A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

E foi assim que ganhámos a Eurovisão. Como? Descubra no documentário da RTP1

Por
Claudia Lima Carvalho
Publicidade

Imagens inéditas dos bastidores do Festival da Eurovisão conquistado por Salvador Sobral, depoimentos do músico e da irmã, Luísa Sobral, bem como de outros nomes conhecidos da música nacional e ainda imagens do passado, de um tempo em que o país parava para assistir ao evento. É assim Sem Fazer Planos do que Virá Depois, uma minissérie documental de dois episódios que a RTP1 exibe nos dias 26 e 27, às 21.00.

Da autoria de Nuno Galopim e Miguel Pimenta, este documentário conta toda a história da canção que conquistou tudo e todos, contra todas as expectativas. Falamos de "Amar Pelos Dois", o oposto da canção “festivaleira” mas que, na voz de um intérprete carismático, fez história.

Sem Fazer Planos do que Virá Depois analisa ainda o processo de remodelação do Festival da Canção, que esteve afinal na origem de tudo. Para contar a história, o documentário revela depoimentos de Salvador e Luísa, assim como de Simone de Oliveira, Lena d’Água, Celina da Piedade, Noiserv, Tozé Brito, Júlio Isidro, José Carlos Malato, Filomena Cautela e dos elementos da equipa da RTP que trabalhou nas edições de 2017 do Festival da Canção e do Festival da Eurovisão, em Kiev.

O primeiro episódio é saído do baú. Uma verdadeira viagem no tempo em imagens. Vai ser o regresso aos dias em que o Festival da Canção era marcante e cativava a presença dos principais nomes da música portuguesa.

E se o primeiro episódio se fica por Portugal, o segundo leva-nos à Ucrânia, onde Salvador Sobral foi recebido com aplausos e ovações, ainda antes da vitória. O clima de tensão e surpresa vivido na “passadeira vermelha”, a vida nos camarins e ensaios, as escapadelas pela cidade, assim como os instantes de maior emoção recordam momentos que ficaram entre os mais marcantes do ano e que têm já um lugar na história da música portuguesa.

+ Eurovisão: os primeiros bilhetes esgotaram em minutos

Últimas notícias

    Publicidade