A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Em Setembro, Sintra enche-se de MIMMOS (ou marionetas)

De 9 a 11 de Setembro, Sintra volta a ser palco da MIMMOS – Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra. Já é conhecido o programa desta 3.ª edição.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A Companhia Valdevinos Teatro de Marionetas revelou a programação da 3.ª edição da MIMMOS – Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra, no mesmo ano em que a companhia celebra o 25.º aniversário. A mostra acontece entre 9 e 11 de Setembro, com espectáculos ao ar livre de entrada gratuita.

A última edição aconteceu em 2019, mas após dois anos de paragem forçada a MIMMOS está de volta. Este ano, a programação estará centrada no Jardim da Anta e na vizinha Casa da Marioneta de Sintra (sede da companhia), num fim-de-semana repleto de espectáculos de teatro vindos do Brasil, Espanha, França, Venezuela e, claro, Portugal.

No total, são dez as companhias de teatro e animação que irão marcar presença: Ángeles de Trapo (Espanha); eLe, El Retrete de Dorian Gray e Periferia Teatro (França); Théâtres de Marionnettes Daniel Raffel (Venezuela); Telba Carantoña Teatro e Realejo Artes (Brasil); Historioscopio – Teatro de Marionetas, Partículas Elementares e XPTO (Portugal).

À boleia das bodas de prata da companhia, o programa inclui uma exposição com o seu espólio, pintura e ilustrações do artista plástico Luís Ferreira; uma oficina de construção de marionetas liderada pela artista Marta Fernandes; uma sessão de cinema ao ar livre com curtas-metragens de animação; e ainda a apresentação de um livro comemorativo dos 25 anos da Companhia Valdevinos Teatro de Marionetas.

“Pretendemos que a programação cultural não seja exclusiva dos grandes centros, seja de Sintra ou de Lisboa, ou outros pólos urbanos, mas que passe a estar acessível a todas as pessoas, sobretudo onde existe maior densidade populacional”, defende em comunicado Fernando Cunha, diretor artístico da MIMMOS.

Os espectáculos arrancam sempre às 16h00, com a última exibição prevista acontecer às 21h30, e a programação completa está disponível no site oficial da companhia sintrense.

Companhia Valdevinos Teatro de Marionetas - Jardim da Anta (Agualva-Cacém). 9 a 11 de Setembro. 16.00-22.30. Entrada livre.

+ As máscaras estão de volta para o Operafest no Jardim do MNAA

+ O TBA precisa dos nossos desperdícios para desenhar o próximo espectáculo

Últimas notícias

    Publicidade