[category]
[title]
Precisa de umas férias onde a coisa mais barulhenta que ouve é o mar? Adicione estas ilhas pacíficas à sua lista de viagens. Uma delas fica em Portugal.

Todos adoramos umas férias, mas por vezes o verdadeiro luxo é o silêncio absoluto. Sem trânsito, sem clubs barulhentos de praia, apenas o som das ondas e a oportunidade de desligar.
Isso pode explicar porque é que as pesquisas por “destinos silenciosos” dispararam 1268% ao longo do último ano, de acordo com dados do Google Trends analisados pela BookRetreats. O crescente apetite por férias concebidas para desligar gerou até o seu próprio nome: a quietcation (férias silenciosas).
O novo Índice Intocado (Unspoilt Index) da BookRetreats analisou 100 ilhas em todo o mundo utilizando satélite e dados de mapeamento aberto, classificando-as de acordo com seis factores considerados importantes para criar uma paisagem sonora pacífica. Estes incluíram a quantidade de natureza em cada ilha, o número de estradas, níveis de tráfego aéreo, densidade populacional, a presença de céus nocturnos escuros e a quantidade de costa natural.
O estudo também se baseou no trabalho da investigadora de silêncio e professora de psicologia Olga V. Lehmann, bem como na definição da Agência Europeia do Ambiente de uma área silenciosa: um local com uma paisagem sonora agradável onde o ruído indesejado está ausente ou, pelo menos, não é dominante. Basicamente, quanto mais silenciosa, verde, escura e menos edificada for uma ilha, melhor.
A ocupar o primeiro lugar está a Ilha Stewart, a terceira maior ilha da Nova Zelândia e uma das menos povoadas. Apenas cerca de 500 pessoas vivem nos seus enormes 1680 quilómetros quadrados, enquanto cerca de 85% da ilha é parque nacional protegido. Estima-se que vivam aqui 20 mil kiwis raros, o que significa que as aves locais superam os humanos numa proporção de aproximadamente 40 para um.
Tem também uma escassez agradável daquelas coisas que tendem a arruinar uma escapadela pacífica. A Ilha Stewart tem uma pequena pista de aterragem e nenhuma estrada principal, deixando os seus 280 quilómetros de trilhos para caminhadas, florestas e baías isoladas em grande parte livres do ruído humano intrusivo. É também o Santuário Internacional Dark Sky mais a sul do mundo, tornando-a um lugar excelente para observar as estrelas e, se tiver sorte, vislumbrar a aurora austral.
Em segundo lugar surge Anafi, uma minúscula ilha grega que fica a pouco mais de uma hora de ferry da sua vizinha consideravelmente mais famosa, Santorini. Anafi tem menos de 300 residentes, uma densidade populacional quase 30 vezes inferior à de Santorini, e é uma das ilhas menos desenvolvidas do ranking. As suas praias, incluindo Roukounas, Klisidi e Katsouni, também permanecem relativamente vazias durante a época alta, enquanto a ilha obteve uma pontuação elevada pela sua paisagem natural.
Santorini, entretanto, viu-se quase no extremo oposto da tabela, classificando-se no 99.º lugar em 100. Os seus 64 quilómetros de estradas principais ao longo de 76 quilómetros quadrados, o aeroporto internacional e a pontuação de natureza comparativamente baixa jogaram todos contra ela.
O Reino Unido também teve um desempenho surpreendentemente bom, com St. Martin’s nas Ilhas de Scilly a classificar-se em quinto lugar. A minúscula ilha, sem carros, tem apenas 135 residentes, não tem aeroporto e tem 12 praias espalhadas ao longo dos seus 13 quilómetros de costa. Pode ser percorrida de ponta a ponta numa tarde, e a sua falta de estradas e de tráfego aéreo ajudou a impulsioná-la para o top cinco global.
A Ilha de Skye, na Escócia, ficou em 11.º lugar, enquanto Herm, nas Ilhas do Canal, ficou em 14.º. Herm também é livre de carros e tem uma população de apenas cerca de 60 habitantes. Noutros lugares da Europa, a Croácia teve duas ilhas no top 20, com Mljet a classificar-se em 17.º e Vis em 19.º. A Grécia também teve duas no top 25, com Milos a ficar em 22.º ao lado de Anafi. Portugal tem uma: a Ilha das Flores, nos Açores.
📲 Siga-nos nas redes sociais: Whatsapp, Instagram, Facebook e LinkedIn
Discover Time Out original video