A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mapa “Notable people”
Topi TjukanovMapa “Notable people"

Este mapa diz-lhe quem são as pessoas mais famosas de todas as cidades do mundo

Fernando Pessoa é uma das “pessoas mais notáveis” de Lisboa. Mas a capital portuguesa é berço de outros nomes conhecidos.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Todas as cidades têm um herói… Ou um vilão. E nunca foi tão fácil descobrir onde nasceram as suas figuras públicas preferidas. Para não perder tempo pelos meandros da Internet, o geógrafo finlandês Topi Tjukanov criou um mapa interactivo que mostra os locais de nascimento das “pessoas mais notáveis” do mundo. Em Lisboa, Fernando Pessoa destaca-se.

Construído no Mapbox, uma espécie de Photoshop para mapas, o “Notable people” mostra onde nasceram “pessoas notáveis” das mais variadas áreas, de conquistadores e políticos a desportistas a escritores, músicos e actores. É possível até filtrar a pesquisa de acordo com quatro categorias: “Cultura”, “Descoberta e Ciência”, “Liderança” e “Desportos e jogos”. Por outro lado, quanto mais zoom fizer, mais fácil se torna encontrar pessoas de subúrbios ou bairros específicos.

Mapa “Notable people”
Topi TjukanovMapa “Notable people”

Os resultados destacam uma enorme variedade de personalidades famosas, desde Barack Obama (nascido em Honolulu, Havai) e Cristiano Ronaldo (Funchal, Madeira, Portugal) até Björk (Reykjavik, Islândia) e Malala Yousafzai (Mingora, Paquistão). Mas como é que funciona? Simples: os dados são baseados num trabalho de investigação, publicado na Nature, que fez um “ranking de notabilidade” de pessoas nascidas entre 3500 aC e 2018. No mapa, quanto maior e mais negrito for o nome, mais notável é.

Em Portugal, por exemplo, Cristiano Ronaldo, Vasco da Gama, José Saramago e Fernando Pessoa são alguns dos nomes mais conhecidos. Em Lisboa, além de Fernando Pessoa, encontra Cesário Verde (poeta), Mário de Noronha (esgrimista) e Mafalda Teixeira (actriz). O mapa não é 100% preciso (veja-se o caso de Daniela Ruah, que nasceu em Boston, mas aparece em Lisboa), uma vez que a informação tem origem na Wikipedia e na Wikidata. Mas é uma maneira interactiva e rápida de descobrir curiosidades, sobretudo sobre o país, a cidade e o bairro onde vive.

+ Guia de coisas para fazer em Lisboa e arredores

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade