[category]
[title]
São mais de 40 obras da Colecção "la Caixa", de 31 artistas. O título é "Pintar É Fácil. Faça Você Mesmo!" – um slogan publicitário para questionar o valor da própria arte.

O título foi pedido emprestado à fotografia de Antoni Muntadas, artista catalão que, em 1989, registou o anúncio de uma loja de materiais de construção: pintar es fácil! hágalo usted mismo. É a primeira peça que vemos assim que entramos na exposição. Em resultado da proximidade entre as duas instituições, mais de 40 obras da Colecção de Arte Contemporânea da Fundação "la Caixa" são expostas na Fundação Calouste Gulbenkian a partir deste sábado, 10 de Outubro. Entre artistas espanhóis, portugueses e ainda outros, é a provocação do título que mais alto ecoa dentro da Galeria Principal.
"O texto sugere uma emancipação dos meios de produção artística, quando, na verdade, é um apelo ao consumo", começa por contextualizar João Maria Gusmão, artista visual e curador. "Esta exposição tenta pensar em formas alternativas de procurar a discursividade ligada às obras de arte e questionar em que medida a cultura não se tornou uma extensão dos proveitos e privilégios da sociedade de consumo", continua.
São 31 os artistas convocados e múltiplos os suportes que ocupam a galeria. Pintura, instalação, escultura, vídeo e fotografia convivem numa multiplicidade de cores, formas e volumes. Para Gusmão, também ele com uma peça nesta mostra colectiva, o exercício curatorial baseou-se na materialidade das próprias obras, mas também nos meios aos quais se destinam e ainda na atitude activista dos seus autores. Com génio pintor e pintor civil frente a frente, o curador traz para o centro da reflexão a máxima de Joseph Beuys: todo o ser humano é um artista.
Perante tal pressuposto, obras de Giovanni Anselmo, Angela de la Cruz, Peter Halley, Damián Ortega, Sigmar Polke, Gerhard Richter, Doris Salcedo, Thomas Schütte e Michael Snow, e ainda de Ana Jotta, Jorge Queiroz e Susanne Themlitz, entre muitos outros, podem até prestar-se à mais baixa e corriqueira das interjeições – o velho "até eu fazia isto". Pegando na deixa, o curador espalhou o tom satírico por toda a exposição. Além da descrição de cada obra, João Maria Gusmão desmonta técnicas, movimentos, intenções e discursos artísticos na forma de uma "receita" para replicar a obra em casa.
A exposição "Pintar É Fácil. Faça Você Mesmo!" pode ser visitada a partir deste sábado, 10 de Outubro, e terá também um programa de visitas orientadas para o público a partir dos 16 anos – nos dias 31 de Outubro, 21 de Novembro, 9 de Janeiro e 6 de Fevereiro, sempre às 15.00. Está ainda agendada uma oficina para crianças dos seis aos dez anos, nos dias 7 de Novembro e 7 de Fevereiro – o mote será Arte por Receita.
Avenida de Berna, 45 A (Praça de Espanha). Qua-Seg 10.00-18.00 (Sáb 10.00-21.00). Até 8 Fev. 8€
📲 Siga-nos nas redes sociais: Whatsapp, Instagram, Facebook e LinkedIn
Discover Time Out original video