Um grupo de moradores da Penha de França, parte integrante da associação Vizinhos de Lisboa, apresentou uma subscrição pública à Câmara Municipal de Lisboa (CML) e à Junta de Freguesia da Penha de França pedindo a recuperação do Chafariz do Alto do Varejão, na Avenida Afonso III.
O equipamento, construído no século XIX, está há vários anos desactivado, "encostado a um edifício em ruína e em estado de abandono, apesar de manter a sua estrutura original em pedra e a bica central", sublinha o grupo, que considera o seu restauro da maior relevância tendo em conta o contexto de alterações climáticas e das "medidas de adaptação que Lisboa deve adoptar, nomeadamente a criação de pontos de água pública para consumo e para arrefecimento do espaço urbano".
Assim, os munícipes pedem que se realize, em primeiro lugar, "um levantamento técnico e histórico do chafariz", para que se possa prosseguir com a sua recuperação e valorização patrimonial. Conforme a viabilidade, pedem ainda a sua reactivação com água potável ou não potável, "integrada numa rede de pontos de abastecimento e mitigação térmica para pessoas, animais e espaços verdes". No plano do património, sugerem que se integre o equipamento em roteiros culturais e de memória da freguesia.
Recorde-se que está em curso um processo de restauro e reactivação de 20 chafarizes da cidade, integrados no sistema do Aqueduto das Águas Livres, sendo que há um ano, 11 já haviam sido recuperados pela EPAL, empresa que gere a rede hídrica de Lisboa. O do Alto do Varejão, porém, nunca fez parte da lista do protocolo assinado entre a empresa de águas e a Câmara Municipal de Lisboa, uma vez que não faz parte da rede em questão.
O chafariz da Penha de França "serviu durante décadas a população e os animais de carga de uma zona com forte presença agrícola, sendo testemunho vivo de uma época em que a água pública era um recurso vital partilhado", lembram os Vizinhos da Penha de França, enfatizando que "Lisboa não pode perder mais um elemento da sua identidade e da sua rede de água histórica".
Notícia actualizada no dia 2 de Setembro, às 18.01, com o reforço por parte da Epal de que o Chafariz do Alto do Varejão não pertence ao sistema do Aqueduto das Águas Livres, não figurando, por esse motivo, no contrato que determina a recuperação de 20 equipamentos hídricos em Lisboa, assinado pela empresa de capital público e pela autarquia.
Mais notícias: fique a par das principais novidades com a Time Out
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp

