A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Marlene Vieira
Mariana Valle Lima

Marlene está de volta à televisão, agora para nos pôr a fazer pratos de chef

‘Cozinha de Chef’ é o programa em que Marlene Vieira prepara no seu restaurante de fine dining alguns dos pratos que marcaram o seu percurso.

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Os restaurantes de fine dining são ainda hoje, por diversas razões, distantes de uma grande maioria das pessoas. E é isso que o canal Casa e Cozinha quer ajudar a desmistificar com a ajuda da chef Marlene Vieira. O preço dos menus é, na grande parte das vezes, o factor impeditivo, e se uma experiência não tira o lugar a outra, a verdade é que com Cozinha de Chef, que se estreia esta segunda-feira, a alta cozinha fica mais acessível.

Gravado na cozinha do Marlene, o restaurante de fine dining onde Marlene Vieira ambiciona conquistar uma estrela Michelin, Cozinha de Chef conta com 11 episódios. Em cada um, a chef prepara duas receitas – todas elas com um toque contemporâneo. Serão pratos vistosos, com técnicas que podem, afinal, ser mais simples de replicar em casa do que se pensa.

“É um orgulho muito grande para nós termos a chef Marlene e o Cozinha de Chef por tudo o que a Marlene representa”, disse na apresentação do programa Diogo Alexandre, director do canal Casa e Cozinha, destacando a generosidade da chef. “Gravámos nesta cozinha, logo aqui acho que é um programa que se diferencia já da maioria porque não é um programa de estúdio. Temos vida neste programa, temos realmente uma cozinha de chef.”

A ideia é que cada receita conte uma história de Marlene Vieira, com uma carreira já longa na cozinha. “Vamos acompanhar, ao longo dos episódios, receitas que remetem para diferentes momentos da carreira da sua carreira”, explicou ainda. E isso pode ser uma receita que apresentou no Avenue, o restaurante na Avenida da Liberdade, onde começou a ganhar nome, como um prato que ainda hoje faz sucesso no Time Out Market, onde está desde o início. 

“Este programa mexeu muito comigo porque é, realmente, mais dar do que receber. É disso que se trata, de abrir as portas ao meu receituário, àquilo que me foi passado”, apontou Marlene, na mesma apresentação. “Chegou a vez de eu passar o testemunho a outras pessoas. De certa forma isto fica quase como um património nacional, há aqui uma entrega de cozinha portuguesa contemporânea, que vem com uma bagagem que é a minha carreira”, acrescentou ainda. “Fazer uma retrospectiva, esta conexão com todos estes 30 anos de carreira, é claro que mexe comigo. É uma vida dedicada à profissão, não é uma vida de sacrifício como muita gente diz”, defendeu.

No primeiro episódio, que passa esta segunda-feira às 20.30, mas que repetirá noutros horários, Marlene Vieira vai apresentar uma francesinha de atum e um bacalhau com creme de caldo verde. “Este episódio é logo muito marcante”, garantiu Diogo Alexandre. “Primeiro porque a chef Marlene partilha a receita do molho de francesinha e não há muitos chefs a partilharem receitas de molhos de francesinhas, e depois vamos sentir a emoção da Marlene a cozinhar o caldo verde que a remete para as memórias de infância, da casa da avó.”

Além das receitas, os episódios terão também momentos de partilha de dicas práticas. “Sabe como garantir um arroz solto ou cremoso, ou um polvo tenro?”, questiona a chef no teaser do programa. Outra novidade do programa são os conselhos de Gabriela Marques, sommelier do Marlene, e que dará as suas orientações para as melhores harmonizações. 

Cozinha de Chef vem reforçar a aposta do canal na gastronomia nacional, depois de também ter passado, por exemplo, dois documentários sobre a vida e o percurso de dois chefs que têm vindo a crescer no panorama: Cláudio Pontes, nos Açores, e Vítor Adão, em Lisboa. Este último terá em breve também um programa de receitas.

+ A primeira vez num Michelin: “É engraçado que depois está cá tudo, os sabores estão cá todos”

+ A primeira vez num Michelin: “Vinha aqui para dizer que não gosto e ainda não consegui”

Últimas notícias

    Publicidade