A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

MoMA oferece cursos gratuitos de arte online

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Quer seja um amante de arte, capaz de ficar vários minutos a contemplar uma obra, imaginando os processos, as técnicas e as histórias que ela esconde, ou um simples curioso, empenhado em explorar as diversas áreas de conhecimento e descobrir factos interessantes sobre elas, este cantinho da internet é para si. Através da plataforma Coursera, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) disponibiliza vários cursos de arte que pode fazer de forma gratuita.

What is Contemporary Art?” é uma porta de entrada para um mundo que, muitas vezes, tem dificuldade a chegar a um público que não o especializado. A partir de mais de 70 obras da colecção do MoMA, situadas entre 1980 e a actualidade, e dos testemunhos de artistas, arquitectos e designers de todo o mundo sobre processos criativos, materiais, técnicas e inspirações, procura-se responder à questão levantada. As sessões são dadas em inglês, com legendas disponíveis em inglês e espanhol.

Também pode recuar ao pós-guerra e descobrir como foram criadas as obras abstractas de nomes como Willem de Kooning, Yayoi Kusama, Jackson Pollock ou Mark Rothko. "In the Studio: Postwar Abstract Painting" permite-nos mergulhar no pensamento e na técnica destes artistas através de demonstrações em estúdio e de visitas a galerias. Este curso completa-se através da realização de testes e trabalhos escritos ou pela participação em exercícios de pintura abstracta.

Além das artes plásticas propriamente ditas, pode descobrir áreas como a fotografia e design de moda. Apesar de passarmos boa parte do tempo a tirar, partilhar ou ver fotografias, raramente paramos para analisar e interpretar o que está à nossa frente. Com base em imagens do MoMA, "Seeing Through Photographs" pretende "tratar a discrepância que há entre ver e compreender as fotografias através da introdução de ideias, abordagens e tecnologias que levaram à sua criação”. Já "Fashion as Design" explora o design de moda a partir de 70 peças de vestuário e acessórios de todo o mundo, cuja história, desenvolvimento, usos e significados ao longo do tempo são explicados das perspectivas social, política, cultural, económica e ambiental.

Estes e outros cursos, que pode consultar aqui, são leccionados por curadores, conservadores de arte, historiadores de arte e investigadores ligados ao museu. Apesar de serem em inglês, alguns disponibilizam legendas noutros idiomas.

+ Os workshops e cursos online que pode fazer em casa

Últimas notícias

    Publicidade