A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Novo Mercado do Levante inaugura em Maio

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

É um dos únicos mercados de levante em Lisboa e está em fase de conclusão de obra, graças a um projecto do Orçamento Participativo. E vai ser re-baptizado de Mercado Jardim.

Levante é sinónimo de vento de leste, de revolta, de motim. Mas algo que é de levante está sempre de partida, como acontece nos mercados de levante, montados ao nascer do sol para voltarem a desaparecer umas horas depois, quando a tarde se instala.

Inaugurado em 1949, o Mercado de Levante de Alvalade, localizado no Bairro das Estacas, é caso único na cidade com periodicidade diária e a proposta para a sua requalificação foi vencedora no Orçamento Participativo de 2014. Na sequência da vitória, a Junta de Freguesia de Alvalade, responsável pela gestão do equipamento, promoveu um processo de discussão pública (cujo relatório está disponível aqui) e só depois se avançou para a obra que foi iniciada em Agosto do ano passado.

Trata-se de um edifício projectado pelo arquitecto Rui Mendes, uma estrutura permanente que vai facilitar a vida de comerciantes e clientes, mas que não quer beliscar as características de levante do mercado. Ou seja, a estrutura vai funcionar como cobertura, debaixo da qual ficarão os postos de venda, por onde é possível passar para o novo espaço público envolvente que inclui um jardim. Um elemento que acabará por dar um novo nome ao mercado, que se passará a chamar Mercado Jardim.

Mercado do Levante, Rua Antero de Figueiredo. Seg-Sáb 07.00-14.00

+ Sé Patriarcal de Lisboa: sobre as obras que desenterraram protestos

+ Livraria Pó dos Livros fecha no final do mês

+ Eurostars Museum: já pode visitar os achados arqueológicos do hotel que também é um museu

Últimas notícias

    Publicidade