A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Quartos para estudantes caros? Esta autocaravana está para alugar por 600 euros

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

Volkswagen é usada há cerca de três anos como alojamento local no Estoril. Muito elogiados pelos turistas que os visitam, os anfitriões decidiram alargar a oferta ao ano lectivo que agora começa.

João Lavadinho é um superhost no Airbnb. Há cerca de três anos que aluga como meio de hospedagem a Volkswagen Transporter que tem parqueada no jardim de casa, no Estoril, a turistas de todo o mundo. Tem um histórico impecável na plataforma de alojamento local. Agora, decidiu abordar a época baixa de outra forma – alugando-a a estudantes. Preço: 600 euros por mês.

O valor pode ser dividido por duas ou até quatro pessoas. A Volkswagen transformada em autocaravana está equipada com um colchão, mas o proprietário garante que há espaço para dois. Água e luz estão incluídos. Internet, também. A casa-de-banho é nas traseiras da casa, que fica nas proximidades dos Salesianos e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Mais? Há pequenos fogões disponíveis e espaço para grelhados.

O anúncio foi publicado no OLX na segunda-feira, 20 de Agosto, e João Lavadinho já recebeu “vários contactos”. Interessados há “sete ou oito”. Questionado sobre se considera justo o preço pedido por uma autocaravana feita imóvel num quintal, o dono diz à Time Out Lisboa que “é como tudo”. “Se houver mercado…” João Lavadinho admite ajustar o valor, embora sublinhe que o actual é uma redução para quase metade face aos 35 a 39 euros diários do Airbnb. 

A ideia de alugar a Volkswagen durante o ano lectivo surgiu como “uma brincadeira”. “Saltou de repente. Pensei: ‘deixa cá ver...’ Enquanto ninguém a usa, pode ser que dê jeito a alguém.” João Lavadinho diz olhar para esta prática mais como uma forma de acolher pessoas e garantir utilidade à sua autocaravana, e menos como um negócio.

A classificação geral de cinco estrelas no Airbnb (só falha o pleno pela localização, que os hóspedes avaliam com 4,5) e as dezenas de comentários elogiosos dão-lhe respaldo. Quando não estão a elogiar a peculiar experiência de hospedagem, estão a gabar as qualidades dos anfitriões (papel que João divide com a mulher, Lena).

“China, Coreia do Sul, Japão, Tailândia, EUA, Canadá, Holanda, Alemanha…” João Lavadinho, 65 anos, funcionário público, estima ter recebido 170 pessoas na sua autocaravana, gente de toda a parte. Gente como ele: viajantes de mochila às costas que ficam “por aqui, por ali, em acampamento selvagem ou no sofá de alguém”. Ele próprio já percorreu 10.000 quilómetros por dez países europeus nessas condições. E projecta voltar a fazê-lo, quando chegar a reforma e apesar da idade. “Enquanto me puder mexer…”

Voltando ao Estoril e aos quartos para arrendar, o OLX apresenta 36 resultados com preços a variar entre os 255 e os 900 euros. A Uniplaces, especializada em arrendamento para estudantes, tem um intervalo maior para a zona: 225 a 2250 euros. Em Maio, esta mesma plataforma calculou em 409 euros o valor médio que um aluno do ensino superior gasta mensalmente em arrendamento. Um valor muito acima de outras cidades universitárias como Porto, Coimbra e Braga, e que tem dificultado a vida aos estudantes na capital.

Últimas notícias

    Publicidade