A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Aeroporto Francisco Sá Carneiro
© DR

Saiba quais os países para onde já pode viajar na Europa

Com as fronteiras a reabrirem progressivamente, o turismo vai retomar a sua actividade, mas com algumas limitações.

Sebastião Almeida
Escrito por
Sebastião Almeida
Publicidade

A maior parte dos países europeus reabriu as fronteiras há duas semanas, depois de vários meses de restrições. Alemanha, Bélgica, França, Grécia permitem a livre circulação com todos os países da União Europeia (UE) com algumas restrições. Por exemplo, quem chegar à Grécia vindo de Portugal terá de cumprir isolamento social depois de ser testado. Mas há outros estados-membros que não têm a mesma política.

Para incentivar a retoma da circulação entre os Estados-membros e países do Espaço Schengen, que deverá acontecer até 1 de Julho, a Comissão Europeia lançou o Reopen Europa, um site que dá acesso a várias informações sobre os países europeus. Ao introduzir-se o país de destino, é mostrada informação relativa ao estado da pandemia, lojas e serviços abertos bem como restrições de circulação.

A reabertura das fronteiras de Portugal e Espanha acontecerá a 1 de Julho, com a presença dos chefes de Estado de ambos os países. Outros Estados-membros da UE proíbem ou impõe condições para a entrada de portugueses nos seus territórios, pois Portugal apresenta o segundo pior rácio de novas infecções por cada 100 mil habitantes, tendo em conta os dez países europeus com mais contágios. Apenas é superado pela Suécia.

Aos cidadãos nacionais está condicionada ou proibida a entrada na Áustria, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Grécia, Letónia, Lituânia e República Checa.

Apesar da reabertura das fronteiras, o Governo aconselha os portugueses a não viajarem para fora de Portugal e a passarem férias em território nacional.

+ Conheça as restrições na Área Metropolitana de Lisboa

+ Leia grátis a nova Time In Portugal e descubra as praias a menos de uma hora de Lisboa 

Últimas notícias

    Publicidade