A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Santini
Fotografia: Gabriell Vieira

Santini regressa ao Chiado com nova morada e produção de cones ao vivo

O novo espaço da Santini traz para o Chiado uma fábrica de cones, mas não só. Entre as novidades, encontra picolinis, gelados de pauzinho, já disponíveis em seis sabores diferentes.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Na nova Santini da Rua do Carmo, agora no número 88, sobressai a janela aberta para a rua, perfeita para fãs do take-away, mas essa não é a única novidade da gelataria, que continua a seguir a receita e método tradicional de Attilio Santini. “Trouxemos para cá um pouco da nossa fábrica de cones e temos uma zona de produção ao vivo”, conta à Time Out Eduardo Santini, administrador da marca e neto do fundador. “Se esperarmos um pouco, vai começar a cheirar a bolacha.”

Ao entrar na loja, é impossível não dar por ela. Uma fábrica de cones em versão miniatura, com paredes em vidro, para que os clientes possam ver todo o processo de produção da bolacha Santini, conhecida como wafer. A massa, feita só com produtos naturais como farinha, ovos e açúcar, é colocada primeiro na máquina de molde, que a prensa num formato circular, e depois retirada muito rapidamente para ser enrolada à volta de um molde de cone. “Quisemos trazer também um pouco da nossa história, uma vez que a máquina, que estava na loja original, no Tamariz, é das primeiras que o meu avô comprou”, acrescenta Eduardo, que sugere provar os cones acabados de fazer, especialmente estaladiços.

Santini
Fotografia: Gabriell Vieira

Para acompanhar, ainda não há sabores propriamente novos, mas os de sempre prometem continuar a fazer sucesso. Basta decidir se quer fruta (como manga, limão ou framboesa), frutos secos (como amêndoa, noz e avelã) ou um sabor particularmente docinho (como caramelo ou torrone). Eduardo sugere uma combinação improvável: caramelo e limão, para um contraste surprendente. Mas, na dúvida, talvez queira provar a mais recente inovação da Santini, o gelado de pauzinho picolini (2,50€), disponível para já em cinco sabores diferentes: amendoim, framboesa, manga, maracujá e tangerina.

Santini
Fotografia: Gabriell Vieira

Escolhido o gelado, pode ir passear ou sentar-se no interior na loja. Com uma decoração inspirada em materiais típicos da Lisboa antiga, como madeira natural e pedra, o espaço caracteriza-se por mesas redondas que se alinham junto aos bancos corridos, banhados pela luz de uma outra janela. À frente, uma árvore de Natal, porque nem a Santini escapa ao espírito do velhinho das barbas brancas, razão porque também já estão à venda várias novidades festivas, como cones de chocolate e torrone, bombons e até aquelas bolachinhas com ou sem chocolate que costumam enfeitar as taças de gelado.

Rua do Carmo, 88 (Chiado). Seg-Sex 12.30-20.30 e Sáb-Dom 09.00-13.00 (com entregas através da Uber Eats das 09.00-00.00).

+ Seis coisas que não sabe sobre os cones do Santini

+ Leia já, grátis, a edição Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade