A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Sintra recebe Festival Romano no final de Setembro

Sebastião Almeida
Escrito por
Sebastião Almeida
Publicidade

Em Odrinhas, Sintra, o Festival Romano recria o modo de viver da Roma antiga, no fim-de-semana de 20 a 22 de Setembro. Vai haver palestras, ateliers e recriação de actividades da época.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, em Sintra, vai receber, pelo segundo ano, o Festival Romano, numa iniciativa que pretende recriar o quotidiano dessa época através de várias actividades abertas ao público. De 20 a 22 de Setembro, vai haver palestras, aulas de Latim, visitas à colecção romana do museu e oficinas de jóias, jogos e vestuários. Além disso, estão previstos ateliers e um programa de animações, em que serão recriadas situações do dia-a-dia na Roma antiga e rituais da mitologia romana.

A maior parte da programação é de entrada gratuita, mas uma das actividades tem um custo adicional. Dia 21 e 22, para participar na oficina “Escrever como os romanos” terá de pagar 4€. No domingo, dia 22, os arqueólogos Alexandre Gonçalves e Ricardo Campos falam, às 17h, sobre Sintra na época romana.

Nos três dias do festival, a encenação do Mosaico das Musas de Torre de Palma é seguida da palestra da arqueóloga e historiadora Filomena Barata, sobre a peça que é considerada o mais importante mosaico romano em território nacional.

A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Sintra e do Museu Arqueológico de São Pedro de Odrinhas. A produção está a cargo da Câmara dos Ofícios e conta com a participação da Associação Clenardus – promoção e ensino de línguas clássicas, Centro de Arqueologia de Lisboa, Museu de Lisboa -Teatro Romano, Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, Ruínas Romanas de Tróia e UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

+ Os romanos vão sair à rua com actividades grátis

Últimas notícias

    Publicidade