Notícias

Site onde os jovens podem pedir cheque-livro já está online

O cheque-livro exclui manuais escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo e livros não editados em Portugal. Vouchers começam a ser emitidos a 4 de Novembro.

Hugo Geada
Escrito por
Hugo Geada
Jornalista
Livro
UnplashFestival Internacional de Poesia do Porto arranca a 26 de Julho
Publicidade

A plataforma governamental  onde os jovens portugueses que nasceram entre 2005 e 2006 vão poder requisitar um cheque-livro no valor de 20 euros já está a funcionar. Este documento vai começar a ser emitido a 4 de Novembro e o prazo limite é 23 de Abril de 2025. Nesta plataforma pode encontrar uma apresentação que explica os objectivos da iniciativa, quem pode ou não dela beneficiar, como funciona, uma lista das mais de 200 livrarias aderentes e muitas outras dúvidas devidamente respondidas. 

A notícia foi avançada pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), referindo que desta iniciativa ficam excluídos manuais escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo e livros não editados em Portugal. "Este programa tem como objectivos fomentar os hábitos de leitura e incentivar a frequência de livrarias por parte dos jovens adultos", refere a DGLAB. 

O Programa Cheque-Livro já tinha sido aprovado pelo anterior Governo, contudo a sua aplicação só agora se concretiza por atrasos na criação desta plataforma. A demora levou a uma alteração do regulamento para que a sua aplicação se possa estender até Abril de 2025. 

O cheque-livro é uma medida proposta pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). Esta defendia a atribuição de 100 euros aos jovens de 18 anos para a compra de livros, mas o Governo anterior decidiu fixar o valor em 20 euros e limitou o benefício a cerca de 200 mil pessoas. Quando aprovou esta medida, em Dezembro de 2023, o executivo de António Costa revelou que o programa teria uma dotação de 4,4 milhões de euros, através do Fundo de Fomento Cultural.

😋 Se não é bom para comer, não é bom para trabalhar. Siga-nos no LinkedIn

📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp

Últimas notícias

    Publicidade