A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

'The Terror': um monstro à solta no gelo a partir de terça-feira

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Já vimos quatro episódios de The Terror, a série baseada no livro homónimo de Dan Simmons, produzida por Ridley Scott para o AMC, e tivemos vários e bons calafrios.

Em 2014 e 2016, foram encontrados, no Ártico canadiano, os destroços de dois navios de exploração ingleses, respectivamente o Erebus e o Terror. Ambos tinham partido em 1845, sob o comando de Sir John Franklin, numa viagem para explorar e cartografar os últimos troços ainda não navegados da lendária Passagem do Noroeste, tendo desaparecido sem deixar rasto e dado azo, à época, às mais variadas especulações.

Sabe-se hoje, devido àquelas descobertas, que os barcos ficaram presos no gelo no Estreito de Victória e que os 129 membros da expedição morreram, de frio, fome ou de doenças como pneumonia e escorbuto.

A série do AMC The Terror, produzida por Ridley Scott e com dez episódios nesta primeira temporada, baseia-se na obra homónima do escritor norte- americano Dan Simmons (n. 1948), um dos nomes cimeiros da literatura fantástica, de terror e FC contemporânea (Song of Kali, Carrion Comfort, Drood). Publicado em 2007, The Terror é um dos seus melhores livros e concorreu ao British Fantasy Award de 2008.

Simmons apoia-se na história do desaparecimento da Expedição Franklin, que pesquisou de forma exaustiva, para criar uma intriga de ficção sobrenatural centrada no Inverno de 1847, quando o Erebus e o Terror já estavam prisioneiros dos gelos do Árctico. O escritor utiliza como personagens várias das figuras reais que participaram na trágica expedição.

Em The Terror, que segue com bastante fidelidade a história original de Simmons, os tripulantes dos dois navios começam a ser dizimados por aquilo que a princípio parece ser um urso polar de dimensões invulgares.

Pouco a pouco, e também devido ao contacto com uma mulher esquimó que recolhem, os marinheiros percebem que estão a lidar com uma entidade sobrenatural maligna e ancestral, que os esquimós combatem há séculos; e que se querem sobreviver, precisam de abandonar os navios, que estão a ser gradualmente esmagados pela pressão do gelo, desafiar o Inverno polar e tentar atingir, a pé, uma zona habitada, antes que as reservas de comida acabem.

Rodada na Croácia e na Hungria, The Terror conta no elenco com actores como Ciarán Hinds, Ian Hart, Jared Harris e Tobias Menzies, e tem uma qualidade de produção como a que encontrávamos dantes nos mais abonados e melhores filmes de aventuras de exploração. Com o extra de poder recorrer a efeitos digitais (de que não abusa). Aliás, The Terror começa como uma narrativa náutica clássica. E mesmo quando a morte e o medo se instalam e o elemento fantástico passa a comandar a intriga, a série nunca perde essa dimensão de aventura arriscada na natureza, várias vezes referida por algumas personagens como uma entidade com vida própria, e indiferente à sorte daqueles que se atrevem a desafiá-la.

A atmosfera de angústia e medo crescentes de The Terror é criada pela presença do monstro (nunca totalmente mostrado) e reforçada pela prisão a céu aberto em que os membros da expedição se encontram. Um filme, mesmo que tivesse duas horas ou mais, não faria o devido jus narrativo, dramático e de suspense ao livro de Dan Simmons. The Terror fica sem dúvida muito mais bem servido neste formato de série de televisão.

AMC. Ter 22.10

Últimas notícias

    Publicidade