Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Um passeio pelo Palácio de Beau-Séjour e pelo Bairro Grandella
Notícias / Vida urbana

Um passeio pelo Palácio de Beau-Séjour e pelo Bairro Grandella

Palácio de Beau-Séjour
©DR

Este sábado, a partir 15.00, o destino é Benfica e o seu património. Duas paragens históricas e lanche no final.

 

Primeiro, uma visita ao Palácio de Beau-Séjour, edifício oitocentista que acolhe actualmente o Gabinete de Estudos Olisiponense da Câmara Municipal de Lisboa. É aqui, no número 368 da Estrada de Benfica, que arranca o périplo organizado pela Explore Latitudes, agendado para este sábado, entre as 15.00 e as 18.00.

Poderá explorar os jardins e ainda conhecer o Gabinete, aberto especialmente para os participantes. Quanto ao palácio, mandado construir pela Viscondessa da Regaleira em 1849, na Quinta Campainhas, hoje na posse da Câmara, dar-lhe-á motivo para admirar o famoso tecto do Salão Dourado, uma tela pintada por Columbano Bordalo Pinheiro ("O Carnaval de Veneza"), o lavatório ornamental de Rafael Bordalo Pinheiro e o tecto da Galeria de Pintura pintado por Francisco Vilaça.

A caminhada continua pelo bairro operário do filantropo Francisco Grandella, com o simbolismo destas vilas no contexto da cidade, cujas origens remontam ao começo do século XX. Serviu para alojar as famílias dos empregados dos Armazéns Grandella, foi classificado em 1984 como Imóvel de Interesse Público, e na antiga escola do bairro esteve instalada uma das secções da Biblioteca-Museu República e Resistência da Câmara Municipal de Lisboa. Muito mais há a descobrir por aqui.

Inscrições e informações: 217 264 179 ou 918 959 584; info@explore-latitudes.pt. O roteiro custa 15€ e é gratuito para crianças até aos 10 anos. O grupo é limitado a 30 participantes. 

 

Publicidade
Publicidade