La Pasta Fresca

Restaurantes, Italiano São Sebastião
4 /5 estrelas
4 /5 estrelas
(3comentários)
la pasta fresca
1/3
la pasta fresca
2/3
La Pasta Fresca
3/3

Crítica

Quando o assunto é comida italiana, e mesmo sabendo a riqueza do receituário de Itália, gosto dos pratos simples. Uma pasta al pomodoro, feita com três/ quatro ingredientes, um risotto ai funghi, uma burrata de qualidade temperada com bom azeite, tudo isso me enche mais as medidas do que pratos muito condimentados, nascidos de misturas complexas, que juntam vários sabores.

O La Pasta Fresca, restaurante que faz a própria massa e a
 vende para fora, é um dos bons italianos da nova vaga. A pasta tem qualidade, mas cai, em alguns pratos, nesse excesso de produtos. Vejam-se os ravióli de gorgonzola e pêra. A massa fresca é recheada de gorgonzola, ricota e pêra, por cima está um molho de manteiga, queijo pecorino, nozes e, sem necessidade, guanciale (a gordura da bochecha de porco) e sálvia por cima. Vem cortar a doçura do prato, é verdade, mas viveria bem sem ele. O mesmo na beringela alla parmigiana, fatias finas da beringela fritas e servidas com molho de tomate e parmesão. Óptimo. Ao lado, uma salada de rúcula, perfeitamente dispensável.

Muito boa a carbonara, sem excessos, com pimenta, queijo pecorino, guanciale e ovo; excelente a panacota, consistência no ponto, bom equilíbrio do ácido dos frutos vermelhos com a doçura da base. Boa a focaccia, mais parecida com uma pizza, regada a bom azeite.

Por tudo, com copos de vinho italiano, paga-se 45€ (duas pessoas). Ajustado à comida, à zona e abaixo do que se pede nos dias que correm. Mesmo com excessos, vale as quatro estrelas.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Marta Brown

Publicado:

Nome do local La Pasta Fresca
Contato
Endereço Avenida 5 de Outubro, 186 A
Lisboa
1050-064
Horário Seg-Sáb 10.00-23.30
Transporte Metro Campo Pequeno
Preço 20 a 25€
É o proprietário deste estabelecimento?
Static map showing venue location

Average User Rating

4 / 5

Rating Breakdown

  • 5 star:1
  • 4 star:1
  • 3 star:1
  • 2 star:0
  • 1 star:0
LiveReviews|3
1 person listening
tastemaker

Estou dividida. As expectativas eram imensas. 

Isto porque um dos pratos estava 5*, ravioli artesanal com molho ao forno e especiarias como noz moscada, melhores raviolis de carne da última decada. e segundo prato esparguete de massa fresca (muito bom), batatas, bacalhau (desfiado dos congelados), tomate cherry... achei salgado e o bacalhau seco pontuação pessoal  2*, mas para o outro conviva estava óptimo.
O tiramisu achei caro e não surpreendeu. O vinho branco italiano é excelente. Atendimento 5*.
É extremamente agradável ver pessoas a falar italiano a trabalhar no restaurante, dá uma envolvente. 
tastemakerTastemaker

Adoro comida italiana. Talvez seja sacrilégio dizer isto mas talvez existam algumas coisas que aprecio mais do que outras da nossa gastronomia portuguesa. Por esta razão, adoro quando descubro um bom italiano. A dona deste restaurante para além de comunicadora nata e de nos fazer sentir em casa, explicou-nos sempre todos os detalhes dos seus produtos. Algo que eu valorizo muito. Foi-nos aconselhado um vinho da Campania e a trilogia de entradas. 


O carpaccio e a parmigiana de melanzana deixaram-nos bastante optimistas com o que viria a seguir. 


Escolhemos o Ravioli de Gorgonzola e Pera e o Pansoti com avocato. O ravioli foi das coisas mais estupendas que provei nos últimos tempos. Extraordinário. As sobremesas foram também um ponto alto. 


O canolo siciliano foi uma descoberta do outro mundo e a panacotta com laranja e chocolate também não desiludiu. Tive também a oportunidade de ficar à conversa com o chef e a dona sobre a origem do restaurante e a gastronomia italiana e as suas diferenças entre regiões. Descobrimos que vendem pasta fresca feita no próprio restaurante e que têm esparguete de blue corazon. Apesar da distância do centro de Lisboa, vale a pena o desvio. A única coisa que penso não ser incrível é mesmo a acústica do espaço. Perde-se o ambiente intimista a que os italianos nos habituam.