Pangzi

Restaurantes, Chinês Martim Moniz
Pangzi
Fotografia: RDF

Às vezes é difícil saber o que é legal ou ilegal no Martim Moniz. O sítio parece-se com outros clandestinos de comida da zona, mas tem anúncio na rua, mesmo ao lado do supermercado chinês Hua Ta Li. No que para aqui interessa, importa que serve uma das melhores sopas de noodles chineses da cidade. A massa é feita na casa, no momento, e o caldo tem um sabor profundo a osso e especiarias. Há várias modalidades, todas entre os 5€ e os 6€, mas nós sugerimos a clássica de porco, com um pedaço de entrecosto assado imerso, a desfazer-se. O ambiente é o de um restaurante popular de Pequim, sem requinte nem cuidados estéticos, cheio de chineses e de alguns tugas entretando rendidos aos noodles. 

Crítica 

Sopinha de massa é uma coisa péssima. Lembra esparguete sobrecozido e lembra o Diogo, um colega de carteira que me enchia a sebenta da Primária de perdigotos. Talvez por isso, desta vez uso o estrangeirismo: falemos de noodles, de sopa de noodles chineses.

No espaço de  metros quadrados, ali entre o Martim Moniz e a Rua da Palma, há pelo menos três salas clandestinas, com mesas forradas a toalha de plástico (ligeiramente pegajosa), que se dedicam a servir sopas de noodles, que não são sobrecozidos, à comunidade sino-moura das imediações.

A melhor é a do número  da Rua Fernandes da Fonseca, mesmo ao lado do supermercado Hua Ta Li, num primeiro andar. Na cozinha está um chinês grande que tem a virtude de mexer muito bem no wok e o defeito de dar primazia à sua comunidade. Se acontecer, vale a pena protestar (com modos) e vale a pena esperar. Os noodles são frescos, estendidos e cortados na hora, e o caldo caseiro translúcido tem uma combinação deliciosa de elegância e complexidade. Aconselho a de porco, que traz um entrecosto assado para comer à colher. Vá lá e não diga a ninguém.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Por Alfredo Lacerda

Publicado:

Nome do local Pangzi
Endereço Rua Fernandes da Fonseca, 12, 1º Esq
Martim Moniz
Lisboa
1100-238
Transporte Metro Martim Moniz BUS E28, 734
É o proprietário deste estabelecimento?

You may be interested in:

LiveReviews|0
1 person listening