Ramiro

Restaurantes, Frutos do mar Intendente
4 /5 estrelas
4 /5 estrelas
(5comentários)
Ramiro
Fotografia: Arlindo Camacho

A melhor hora para ir ao Ramiro é às cinco da tarde. Ali quando as grandes almoçaradas já terminaram, ainda não é hora de os ingleses jantarem e os portugueses estão a pensar lá ir para o lanche (mas não divulgue este segredo, por favor). Vai ver que numa hora despachou umas amêijoas, descascou uns camarões e mergulhou-os na maioneses, partilhou um prato de presunto com boa gordura, rapou uma casquinha de sapateira, dividiu um prego e virou algumas imperiais. Quando sair, até se vai rir da fila.

Perfeito para: desbloquear a conversa com: “sabias que eles têm cinco tanques de marisco aqui?”.

Obrigatório provar: as amêijoas à Bulhão Pato - com torradas barradas em manteiga, óbvio.

Publicado:

Nome do local Ramiro
Contato
Endereço Avenida Almirante Reis, 1 H
Lisboa
1150-007
Horário Ter-Dom 12.00-00.30
Transporte Metro Intendente. Eléctrico 28
Preço Até 40€
É o proprietário deste estabelecimento?
Static map showing venue location

Average User Rating

4.2 / 5

Rating Breakdown

  • 5 star:3
  • 4 star:0
  • 3 star:2
  • 2 star:0
  • 1 star:0
LiveReviews|5
1 person listening
tastemaker

Se esquecermos as filas, tudo é perfeito! A sua fama precede-o, e é merecida. O preço é justo face à qualidade do marisco, o atendimento é muito simpático e super célere. A partir do momento que estamos sentados, tudo flui ao ritmo certo, pois nem a substituição dos pratos cheios de cascas de marisco por outros limpos ou a chegada do petisco seguida falha, tudo num compasso ritmado de bons sabores e profissionalismo.

A sapateira é boa, as amêijoas, o camarão, e claro o último dos mariscos, aquele preguinho a finalizar o repasto.

Um restaurante/ marisqueira à antiga portuguesa, que não se perde mesmo com tanto turista. Que assim se mantenha, para nosso deleite.

tastemaker

Pequeno preâmbulo: sou uma fã acérrima e devota de marisco. 

O Ramiro é, sem qualquer sombra de dúvida, o melhor restaurante para se comer marisco. A vontade de vir cá é constante mas a verdade é que as filas e o preço apresentam sempre bons argumentos. No entanto, ultrapassando estas barreiras, esta casa assenta num único princípio: a qualidade e frescura da sua matéria-prima. Já diz o ditado que é impossível esconder atrás da simplicidade. Apesar do constante movimento e confusão, o atendimento é muito eficiente e rápido. Em poucos minutos, estamos com o primeiro prato na mesa e, dos melhores aspectos desta casa, ainda não terminámos a nossa imperial, já está outra na mesa à nossa espera. É impossível destacar alguma coisa por que é tudo extraordinário e tudo sabe a mar. Desde as amêijoas, às gambas, ao camarão tigre e acabando nos carabineiros. Seja qual for o bichinho, sabemos que vamos gostar. E, porque as tradições são para cumprir, o prego de novilho no final da refeição não pode faltar. Carne tenra que se derrete na boca. O complemento ideal para fechar esta viagem. A meca do marisco que todos querem e devem experimentar.


É uma boa marisqueira? Sim sem dúvida, marisco fresco e saboroso. O típico prego em pão no final é obrigatório! Serviço profissional e de qualidade? Muito! É daqueles sítios aonde estamos a acabar uma cerveja e já nos estão a pôr outra à frente, empregados simpáticos e atenciosos. Agora esperar uma a duas horas para ter mesa? Isso é que já acho exagerado, ainda por cima tendo uma marisqueira igualmente boa ali ao lado. Portanto quando o tempo de espera se torna ridículo opto sempre por outro sítio. Acho que deviam repensar o seu sistema de reservas.

tastemaker

O Ramiro, aquele sítio onde o almoço de domingo vira lanche ajantarado. É tudo fresco, tudo típico, tudo saboroso: as amêijoas à bolhão pato, o camarão do Algarve, a santola cozida. Tudo acompanhado da carcaça torrada e cheia de manteiga e regado com o melhor vinho verde seco Alvarinho Serrade. Os empregados são fantásticos, o espaço cheio e animado. O tempo passa, a tarde chega e para terminar o repasto o melhor dos pedidos um prego, uma bába de camelo e um sorriso. Ramiro é um sítio único, icónico e para vida! Obrigada Ramiro!


Obrigatório, imperdivel, e de preferência sem pressas e sem formalismos. Dica: não vale a pena levantar o dedo para pedir uma nova imperial que assim que damos ultimo golo já temos um novo copo à nossa frente.