A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Wurst - Salsicharia Austríaca

  • Restaurantes
  • Chiado/Cais do Sodré
  • 5/5 estrelas
  • Recomendado
  1. Wurst Salsicharia Austriaca - Cachorro
    Fotografia: Arlindo Camacho
  2. Wurst - Salcichatia Austriaca - Salcicha
    Fotografia: Arlindo Camacho
  3. Wurst - Salsicharia Austriaca
    ©DR
Publicidade

A Time Out diz

5/5 estrelas

Não estamos a falar de um restaurante, no sentido clássico.
 Este Wurst – Salsicharia Austríaca
é um balcão fofo com uma dúzia de lugares sentados em redor, enfiado num cantinho do Mercado fofo de São Bento. Disto isto, a comida é enorme. Não só serve as melhores salsichas da cidade, como tem este dom de permitir-nos comer gordura animal sólida com a consciência tranquila.

É que as salsichas são biológicas, produzidas pela Wurst na Herdade do Freixo do Meio, perto de Montemor-o-Novo. E salsichas biológicas é como um chuto de heroína feito de papoilas livres de pesticidas e de talibãs.

A traficante de serviço é Maria Fuch, austríaca de Salzburgo encantada
 com Lisboa, sotaque luso-germânico encantador e indumentária tirolesa. É tudo finalizado por ela ali, à frente dos clientes, e é tudo especial. Há quatro variedades de salsichas, com mistura de bovino e suíno. A kaskrainer de queijo, grossa, grelhada, estaladiça por fora, um condensado extraordinário de umami,
 a minha preferida; a bratwurst, de recheio mais branco, também grelhada; a debreziner tem pimentão e piripíri e pica mesmo; a frankfurter é a clássica fumada (e bem fumada), o formato parecido com as industriais.

Nos acompanhamentos, a salada de batatas com cebola roxa, avinagrada, deliciosa; as batatas fritas não são estaladiças mas vêm com pele e muito sabor; o chucrute de repolho de fermentação jovem e ácida. Quanto aos molhos, essencial a mostarda austríaca, a rebentar de estragão. Ao lado, é servido um montículo de fiapos de rábano que por certo o vai lembrar a omnipresente pasta que condimenta o sushi pela simples razão que a omnipresente pasta que condimenta o sushi leva muito rábano (e pouco ou nenhum wasabi...).

Bebidas também fora de série, limonada e água com gás, sumo de mosto de uva, spritzer com xarope
de sabugueiro e limão, boas cervejas austríacas biológicas Brauhaus Gusswerk. Dica: pergunte pelo doce caseiro do dia. Preço do festim: 10€. Não vão lá todos ao mesmo tempo, por favor.

*As críticas da Time Out dizem respeito a uma ou mais visitas feitas pelos críticos da revista, de forma anónima, à data de publicação em papel. Não nos responsabilizamos nem actualizamos informações relativas a alterações de chef, carta ou espaço. Foi assim que aconteceu.

Alfredo Lacerda
Escrito por
Alfredo Lacerda

Detalhes

Endereço
Mercado de São Bento
Rua Nova da Piedade, 101
Lisboa
1200-297
Preço
Até 15€
Horário
Qua-Qui 12.00-15.30/18.00-22.00, Sex 12.00-15.30/18.00-23.00, Sáb 12.00-23.00, Dom 12.00-09.00
Publicidade
Também poderá gostar