Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Barquinha Parque

Barquinha Parque

Viagens, Escapadas Grande Lisboa

A Time Out diz

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme se os espaços continuam abertos.

Prefere passar um dia de sol:1) dentro de um museu; 2) a ver uma exposição ao ar livre? Se escolheu a segunda opção, dirija-se, por favor, a Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, e vá conhecer o primeiro (e único) parque verde dedicado à escultura contemporânea. O Barquinha Parque tem um nome previsível que esconde o propósito inusitado de reunir em sete hectares de natureza os melhores trabalhos feitos em Portugal desde a década de 60 até à actualidade – em 2007 foi distinguido no Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista, na categoria Espaços Exteriores de Uso Público.
Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Zulmiro de Carvalho e Xana assinam algumas das obras em exposição e é aliás do último a peça mais procurada no recinto: uma casa que parece feita de Lego que tem como base caixas de plástico industrial e que quer lançar a discussão sobre o futuro da construção em modelos ecossustentáveis. Foi baptizada com o nome Casa no Céu e tem como vizinhos os Trianons de Joana Vasconcelos, que são dois módulos independentes inspirados, de forma pouco surpreendente, nos famosos Grand e Petit Trianon de Versalhes. Estiveram em exposição em Serralves e juntaram-se à colecção permanente do parque em 2012 para serem um espaço de refúgio. Pode entrar, fazer voar as fitas e espantar-se com o pequeno curso de água que vai encontrar no interior e que remete para a proximidade com o Tejo, a escassos metros de distância e que acompanha a extensão do parque. É precisamente à beira-rio que estão instaladas as zonas de descanso, com mesas de piquenique, árvores que oferecem uma sombra simpática para estender a manta e ficar a apreciar a paisagem, equipamentos desportivos, parque infantil e uma cafetaria.
As obras dispostas pelo jardim são para usar e aproveitar, contrariamente ao que acontece nos museus tradicionais. Posto isto, não tem de ter receio de levar os miúdos atrás nem de
se cansar a repetir 375 mil vezes o clássico “não mexas aí!”. Para que não lhe falte nada em
Barquinha Parque matéria de descanso, há ateliês gratuitos para crianças dos 5 aos 12 anos que se propõem a pô-las à descoberta dos cinco sentidos através de um passeio pelas artes. O próximo acontece a 25 de Maio, pelo que se quer garantir lugar para a prole mais pequena, convém marcar já lugar. O Barquinha Parque está aberto todos os dias e tem entrada livre.

Por Nelma Viana

Publicado:

Detalhes

Endereço arque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha
Vila Nova da Barquinha
2260-445
Contato
É o proprietário deste estabelecimento?
Também poderá gostar
    Últimas notícias