Mister Obama, se quer ser um bom tripeiro, estes são os sítios a visitar no Porto

O antigo presidente dos EUA está na Invicta e nós fizemos-lhe uma lista com os sítios a visitar no Porto

© DRBarack Obama está no Porto e estes são os sítios que queremos que ele conheça

Procurar soluções para as alterações climáticas é o objectivo da visita de Barack Obama à Invicta, à boleia da Climate Change Leadership Porto Summit 2018, que acontece hoje no Coliseu. E como somos bons hospitaleiros, pessoas que gostam de bem receber, não deixámos passar o acontecimento em branco. Preparámos, portanto, um roteiro com os sítios a visitar no Porto, para que o antigo presidente dos EUA se sinta como um tripeiro de gema. Ver o pôr-do-sol nas virtudes, beber um fino no Guindalense ou comer uma francesinha (obviamente) são só algumas das nossas humildes sugestões.

Recomendado: 10 coisas que os turistas fazem e que todos os portuenses deviam experimentar

Mister Obama, se quer ser um bom tripeiro, estes são os sítios a visitar no Porto

Almoce uma francesinha no Café Santiago

Esta é uma das casas mais famosas de francesinhas da Invicta. Fica mesmo em frente ao Coliseu, logo, é um sítio muito oportuno para Barack Obama ir almoçar. A francesinha é mítica. O molho é preparado todos os dias e o segredo para o sucesso, segundo Isabel Ferreira, "é ter carnes e pão frescos". A salsicha e a linguiça vêm do Leandro do Bolhão e a família está envolvida em todas as etapas do processo: o marido vai buscar as carnes e descasca as batatas (sempre cortadas e fritas na casa) e o filho corta as côdeas ao pão. 

Santa Catarina

Beba um fino no Guindalense

O Guindalense é aquele postal do Porto que nunca vai passar de prazo. Bem encaixada no coração da Sé, entre a Ponte D. Luís, as escadas dos Guindais e a Muralha Fernandina, a mítica esplanada do Guindalense Futebol Clube é o sítio ideal para Obama relaxar, beber um fino e comer uns tremoços, enquanto admira esta nossa bela cidade.

Baixa
Publicidade
Conheça o Douro de barco

Conheça o Douro de barco

Passear de barco Douro acima, Douro abaixo é um programa que Obama não pode perder. E empresas dispostas a levá-lo numa das viagens mais bonitas da sua vida, não faltam. A Douro Azul, por exemplo, tem passeios de um dia, do Porto à Régua; ou de sete dias, com paragens em Entre-os-Rios, visitas à Quinta da Aveleda, espectáculos de música abordo e barbecues no deque. Uma alegria.

Mate a fome com um cachorrinho no Gazela

Há mais de 50 anos que a arte dos cachorrinhos é aprimorada no Snack-Bar Gazela. E fama não lhes falta, a contar pela quantidade de pessoas que enche o balcão do pequeno espaço na Batalha. O pão é fino e estaladiço, a salsicha e a linguiça são de grande qualidade, e o queijo é derretido para amparar os enchidos. No final, é tudo pincelado com manteiga e molho picante. 

Santa Catarina
Publicidade

Ou então na Casa Guedes com uma sandes de pernil

Portuense que é portuense conhece A Casa Guedes. E a verdade é que ninguém resiste às sandes de pernil, com ou sem queijo da Serra. Tudo começou há quase 30 anos, quando os irmãos César e Manuel Correia compraram esta antiga casa de pasto ao senhor Guedes. Na altura, o pernil já era o forte lá do sítio e assim se manteve. Só para ter uma ideia, por dia saem pelo menos duas fornadas de pernil e gastam-se entre 20 a 30 queijos.

 

Baixa

Beba um Porto na Cave Museu Sandeman

Com 150 mil visitas por ano, os responsáveis pelas caves Sandeman decidiram que era oportuno criar um museu que contextualizasse e contasse a história de uma das marcas de vinho do Porto com mais impacto internacional. Como é óbvio, não falta uma explicação sobre Don - o mítico e misterioso senhor de preto do logótipo criado em 1928, vestido com a típica capa dos estudantes portugueses e o sombrero espanhol -, nem uma prova de vinhos no final, claro.

Vila Nova de Gaia
Publicidade

Veja o pôr-do-sol nas Virtudes

O Jardim do Passeio das Virtudes é o sítio certo para quem quer ver o pôr-do-sol seráfico combinado com uma vista maravilhosa sobre o rio. Agora com o bom tempo a chegar, este espaço torna-se também numa esplanada ao ar livre, para copos ao fim da tarde ou piqueniques entre amigos.

Baixa

Jante comida tradicional na Adega São Nicolau

4 /5 estrelas

Não costumamos ser acanhados nas nossas demonstrações de amor. E em relação à Adega São Nicolau somos muito expansivos: gostamos de tudo. Da carta, cheia de boas opções, como o galo à bordalesa ou os filetes de polvo com arroz do mesmo, nunca esquecendo os bolinhos de bacalhau para começar a refeição de forma perfeita. Mas podemos falar também dos doces, todos caseiros, ou da esplanada estrategicamente virada para o rio Douro. 

Ribeira
Publicidade

Mais para fazer no Porto, mister Obama

Os melhores restaurantes de comida tradicional no Porto

Hoje em dia não é difícil experimentar pratos de outros cantos do mundo na cidade mas, verdade seja dita, nada sabe melhor que uma refeição de comida caseira, temperada no ponto e servida em doses generosas (tal como as mães e as avós fazem). Isso é coisa que não falta nesta cidade e ainda bem. Faça bom proveito dos melhores restaurantes de comida tradicional no Porto.

Por Teresa Castro Viana

12 coisas para fazer no Douro

Que o Douro é a região mais bonita do mundo já toda a gente sabe. Pode é não saber o que fazer quando lá estiver, ofuscado por tanta beleza natural. A pensar nisto, damos-lhe 12 coisas para fazer no Douro, que lhe vão ocupar bem o tempo, encher bem o estômago, e deixá-lo bem relaxado num hotel com uma bela vista sobre a paisagem.

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Coisas para fazer no Porto em Julho

Arrancou a época dos festivais de música de Verão, como o Marés Vivas, o Elétrico ou o RPMM; dos concertos ao ar livre nas Virtudes, no cais de Gaia ou nas ruas de Matosinhos; dos eventos pelas ruas da cidade, como o Festival de Comida, o Cidade Mais e até os espectáculos circenses do Trengo. Além destes, há ainda muitas exposições para ver e apreciar nos museus espalhados pela cidade. Guarde esta lista de coisas para fazer no Porto em Julho e divirta-se. Recomendado: 15 coisas para fazer no Porto até 5€

Por Bárbara Baltarejo

Comentários

0 comments