Coisas para fazer no Porto em Julho

Não sabe o que fazer durante este Verão? Aqui tem uma lista recheada de coisas para fazer no Porto em Julho

© Museu Frida KahloVer a exposição das fotografias de Frida Kahlo é uma das 50 coisas que pode fazer este mês

Arrancou a época dos festivais de música de Verão, como o Marés Vivas, o Elétrico ou o RPMM; dos concertos ao ar livre nas Virtudes, no cais de Gaia ou nas ruas de Matosinhos; dos eventos pelas ruas da cidade, como o Festival de Comida, o Cidade Mais e até os espectáculos circenses do Trengo. Além destes, há ainda muitas exposições para ver e apreciar nos museus espalhados pela cidade. Guarde esta lista de coisas para fazer no Porto em Julho e divirta-se.

Recomendado: 15 coisas para fazer no Porto até 5€

Coisas para fazer no Porto em Julho

Pôr-do-Sol nas Virtudes

Música e Pôr-do-sol são uma combinação imbatível, sobretudo quando a primeira está a cargo da Sonoscopia, uma associação que tem trazido ao Porto música da mais inovadora e desafiadora. No jardim da Cooperativa Árvore, actua primeiro o italiano Paolo Angeli e o seu instrumento de 18 cordas, um híbrido entre guitarra, violoncelo e bateria. Audrey Chen desenvolveu uma abordagem singular à voz e ao violoncelo, exponenciada pelo uso de electrónica analógica. Lucrecia Dalt (na foto), uma aventureira exploradora de canções experimentais, de atmosferas e sinestesias, vai fechar o mês.

Cooperativa Árvore , Baixa Sexta-feira 20 Julho 2018 - Sexta-feira 3 Agosto 2018

Frida Kahlo — as suas fotografias

A exposição Frida Kahlo - as suas fotografias está de regresso a Portugal, depois da passagem por Lisboa em 2012. Desta vez, pode vê-la no Porto, mais precisamente no Centro Português de Fotografia. As Origens, Casa Azul, Política, Corpo Acidentado, Amores e Fotografia são as seis secções que constituem a mostra, composta por imagens que estiveram mais de meio século guardadas na Casa Azul – residência da artista e, actualmente, Museu Frida Kahlo – num arquivo com cerca de 6500 fotografias.

Centro Português de Fotografia , Baixa Até Domingo 4 Novembro 2018
Publicidade

Festival Internacional de Música de Espinho

O Festival Internacional de Música de Espinho (FIME) já começou e estende-se até 21 de Julho. O grande destaque desta 44ª edição vai para as orquestras espanholas Real Filharmonía de Galicia e Camerata da Orquestra Sinfónica de Castilla y León, para o alaudista bósnio Edin Karamazov e ainda para os músicos de jazz Michel Portal e Hermeto Pascoal (o concerto deste último já está esgotado). O festival é internacional, mas os músicos portugueses vão ter uma forte presença. A Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra de Jazz de Espinho, e os pianistas Pedro Burmester e Mário Laginha também vão lá estar.   

Auditório de Espinho , Grande Porto Sexta-feira 20 Julho 2018 - Sábado 21 Julho 2018

Sábados Porta-Jazz

Este mês, os concertos da Porta-Jazz são ao ar livre, à sombra de um abacateiro e com bebidas frescas. Actuam os The Nada (Sáb 7), Demian Cabaud (na foto) (Sáb 14), Susana Santos Silva com o projecto Impermanence (Sáb 21) e o quarteto de Vasco Agostinho (Sáb 28).

Porta-Jazz , Baixa Sábado 21 Julho 2018 - Sábado 28 Julho 2018
Publicidade

Jazz no Parque

Na 27ª edição do Jazz no Parque, Serralves apresenta três projectos que vão fazer “bater o pé e abanar a cabeça”, dizem. Os Naked Wolf, um grupo formado por músicos de diversas nacionalidades, conhecidos por associarem o jazz a outros estilos musicais, como o rock, a pop e a folk; Mané Fernandes - The Mantra of the Phat Lotus & Convidados; e Lucía Martínez & The Fearless, que trazem numa música que deriva do universo musical que Ennio Morricone criou para os filmes de cowboys, vão actuar nos três primeiros sábados de Julho.

Fundação de Serralves , Porto Sábado 21 Julho 2018

Sandeman Stage

Segundo a organização, o cartaz é composto por uma "mistura heterogénea de sons e tribos", trazida por artistas nacionais e internacionais. Para começar, há samba com Luca Argel e jazz com o MoFrancesco Quinteto. Uns dias adiante no calendário, é Miguel da Bernarda e o seu projecto Sultão Veneno que vão animar a ribeira de Gaia, seguido por Sebastian Mayor com o seu soft rock. Conte ainda com o ritmo do DJ brasileiro Marcelinho da Lua.

The House of Sandeman Hostel & Suites , Vila Nova de Gaia Sábado 21 Julho 2018 - Domingo 30 Setembro 2018
Publicidade

Curtas de Vila do Conde - Concertos

Alguns dos momentos mais altos do festival Curtas Vila do Conde acontecem quando o cinema e a música se cruzam. O primeiro desta edição vai unir o trio stoner-rock Black Bombaim ao baterista e escultor sonoro João Pais Filipe para musicar The Dragonflies with Birds
and Snakes de Wolfgang Lehmann. 

Teatro Municipal de Vila do Conde , Grande Porto Até Sábado 21 Julho 2018

Orientação na Baixa

A iniciativa Orientação na Baixa, organizada pelo Grupo Desportivo Quatro Caminhos, em parceria com a PortoLazer, pretende ser uma actividade de aprendizagem da modalidade desportiva de orientação, em comunhão com a cultura e o turismo.   

Praça D. João I , Santa Catarina Sábado 21 Julho 2018 - Sábado 15 Setembro 2018
Publicidade

Festival Marés Vivas

Há um novo Marés Vivas no horizonte. O festival mudou de sítio e cresceu, praticamente duplicando o espaço. Este
 ano instala-se no recinto da Antiga Seca do Bacalhau, com capacidade para 40 mil pessoas e para mais e maiores palcos. O cartaz deste ano é encabeçado pelos Jamiroquai – liderados por Jay Kay, andam a mostrar ao mundo o seu funk futurista desde 1992. Joss Stone tem uma voz fumegante
 e uma capacidade para habitar emocionalmente as canções. Brilha sobretudo a fazer versões, é uma garimpeira da melhor 
soul. David Guetta, o DJ superestrela, é um dos produtores mais influentes do século, para o melhor e para o pior. 

Antiga Seca do Bacalhau , Vila Nova de Gaia Sexta-feira 20 Julho 2018 - Domingo 22 Julho 2018

Exposição Prémio Paulo Cunha e Silva

Christine Sun Kim (EUA); Jonathas de Andrade (Brasil); June Crespo (Espanha); Mariana Caló e Francisco Queimadela (Portugal); Naufus Ramírez Figueroa (Guatemala); e Olga Balema (Ucrânia) são os nomes dos artistas que vão ver o seu trabalho exposto na Galeria Municipal do Porto. A exposição colectiva é o resultado do Prémio Paulo Cunha e Silva. 

Galeria Municipal do Porto , Porto Até Domingo 19 Agosto 2018
Publicidade

Nelson Mandela Tribute

O centésimo aniversário 
de Nelson Mandela vai
 ser celebrado durante três dias com um evento de solidariedade na Praia do Aterro, em Matosinhos. Há nomes de luxo no cartaz. Steven Tyler, vocalista dos Aerosmith, é uma das estrelas mais icónicas da história do rock. Actua com o guitarrista Nuno Bettencourt (Extreme)
 e a Loving Mary Band,
 para mostrar o seu álbum a solo. Bob Geldof, líder dos Boomtown Rats, é uma lenda do activismo rock. Atenção também ao rapper e produtor Wyclef Jean dos saudosos Fugees, ao senegalês Youssou N’Dour e aos britânicos Kaiser Chiefs. Actuam ainda nomes como o Soweto Gospel Choir, Rui Veloso, Pablo Alborán e Gabriel O Pensador. As receitas dos bilhetes revertem na totalidade para a Fundação Nelson Mandela e instituições locais.

Praia do Aterro , Leça da Palmeira Até Sexta-feira 20 Julho 2018

Elétrico

É a primeira edição do festival organizado pela agência RDZ, o Indústria e a BySide, e conta com vários nomes nacionais e internacionais altamente recomendáveis, como Honey Dijon, Peggy Gou, Mafalda (na foto) ou Delano Smith.

Parque da Pasteleira , Foz Sexta-feira 20 Julho 2018 - Domingo 22 Julho 2018
Publicidade

After-parties Elétrico

O festival Elétrico acaba a horas decentes, portanto se ainda estiver com energia para gastar, pode e
 deve continuar
 a festa no Indústria. Nicolas Lutz (na foto), DeWalta 
e Serginho são alguns dos mestres de cerimónias.


Indústria , Foz Sexta-feira 20 Julho 2018 - Domingo 22 Julho 2018
Publicidade

Matrixxman

O produtor americano Matrixxman é especialista em acid house e tecno com elementos percussivos delirantes.

Plano B , Galerias Sexta-feira 27 Julho 2018

Campos de Férias com Surf

Para os miúdos que adoram estar dentro de água há aulas de bodyboard, stand up paddle e surf. Mas não só: aprender a andar de skate e participar em jogos tradicionais são outras das actividades.

Fish Surf School , Matosinhos Até Sexta-feira 14 Setembro 2018
Publicidade
Publicidade

Colecção Sonnabend

Esta é a segunda parte da Coleccção Sonnabend (a primeira, chamada de “A Colecção Sonnabend. Meio Século de Arte Europeia e Americana. Parte I” foi apresentada no Museu em 2016). Esta exposição dá especial importância à fotografia, “uma técnica a que a galeria Sonnabend, de forma pioneira, dedicou particular atenção”, adianta o Museu. A Colecção Sonnabend é considerada uma das mais importantes colecções de arte americana e europeia da segunda metade do século XX.

Fundação de Serralves , Porto Até Domingo 23 Setembro 2018
Publicidade

RPMM

A estreia do festival RPMM faz-se com muito house e tecno. Violet, Kenny Glasgow, Francesca Lombardo (na foto), Damian Lazarus & The Ancient Moons e Matthew Dear
 são alguns dos presentes.


Alfândega do Porto , Miragaia Sábado 28 Julho 2018 - Domingo 29 Julho 2018

Shuggah Lickurs

Esta dupla residente do Maus Hábitos incendeia a pista com muitos rebuçados pop, hip-hop e trap. É para suar.

Maus Hábitos , Santa Catarina Sábado 28 Julho 2018 - Domingo 29 Julho 2018
Publicidade

Território

Território é um programa-piloto em que 
se desenvolvem parcerias entre profissionais da dança e escolas de dança portuguesas. E é também um espectáculo, interpretado por futuros bailarinos profissionais 
e dirigido por 
Filipe Portugal, ex-bailarino da Companhia Nacional de Bailado, e pelo coreógrafo inglês Douglas Lee.

Mosteiro de São Bento da Vitória , Taipas Domingo 29 Julho 2018
Publicidade

Actividades de Verão

Além das aulas de dança, circo e ioga, nesta academia os miúdos aprendem a cozinhar, fazem piqueniques e põem em prática as capacidades artísticas em aulas de pintura.

River Dance Studio , Porto Até Terça-feira 31 Julho 2018
Publicidade

Extinção - O início ou o fim?

“Estará o futuro da biodiversidade da Terra nas nossas mãos?", "Serão os humanos a terminar com a sua própria espécie?" ou "Como sobreviveram algumas espécies à extinção?”. Nesta exposição poderá encontrar algumas respostas e observar uma colecção com 60 espécies, muitas delas extintas, que chega de Londres.

Alfândega do Porto , Miragaia Até Segunda-feira 8 Outubro 2018

Imprimere

Os apreciadores de livros vão gostar das notícias da Casa do Design. É lá que estará a exposição Imprimere, dedicada à produção do livro e à celebração dos 250 anos da Imprensa Nacional. A exposição revela todos os passos do processo, mostrando diversas máquinas antigas, assim como livros, matrizes, moldes e ferramentas. A história da produção do livro será vista através de sete núcleos temáticos, dedicados ao papel, à fundição de tipos, à tipografia, à gravura e litografia, à serigrafia, ao offset e, por fim, aos acabamentos. 

Casa do Design , Matosinhos Até Sábado 3 Novembro 2018
Publicidade

Mais coisas para fazer no Porto

Coisas para fazer em família no Porto

Está saturado das semanas intermináveis de chuva e de fins-de-semana passados entre quatro paredes? Já não sabe o que fazer à energia dos mais novos lá de casa? Este sábado pode acordar cedo os miúdos — ou deixar-se acordar por eles — guardar os impermeáveis e sair à rua. Não, não chegou o Verão, mas a Primavera quer florescer e faz um breve intervalo na chuva. E como fim-de-semana é sinónimo de família e programas bem passados, damos-lhe algumas sugestões para o fazer fora de casa. 

Por Joana Silva

12 coisas para fazer no Douro

Que o Douro é a região mais bonita do mundo já toda a gente sabe. Pode é não saber o que fazer quando lá estiver, ofuscado por tanta beleza natural. A pensar nisto, damos-lhe 12 coisas para fazer no Douro, que lhe vão ocupar bem o tempo, encher bem o estômago, e deixá-lo bem relaxado num hotel com uma bela vista sobre a paisagem.

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto

Há lá coisa mais bela do que ver o Sol a desaparecer no horizonte? Convide a sua cara-metade para passear, os seus amigos para beber um copo, ou aproveite o seu final de tarde numa esplanada. Estes são os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto.

Por Ricardo Gonçalves

Comentários

0 comments