Coisas para fazer em família no Porto

Tanta chuva fê-lo sonhar com o fim-de-semana e com coisas para fazer em família no Porto? Eis algumas sugestões

© Cláudia Paiva

Está saturado das semanas intermináveis de chuva e de fins-de-semana passados entre quatro paredes? Já não sabe o que fazer à energia dos mais novos lá de casa? Este sábado pode acordar cedo os miúdos — ou deixar-se acordar por eles — guardar os impermeáveis e sair à rua. Não, não chegou o Verão, mas a Primavera quer florescer e faz um breve intervalo na chuva. E como fim-de-semana é sinónimo de família e programas bem passados, damos-lhe algumas sugestões para o fazer fora de casa. 

Coisas para fazer no Porto em família

Comece o dia a respirar ar puro na Quinta do Covelo

Se acha que os bons pequenos-almoços se tomam em casa, desta vez não o vamos desencaminhar. Considerando que já se abasteceu de comida em casa este é a primeira sugestão: começar o dia na Quinta do Covelo. Quem tem crianças em casa sabe que de manhã é que se começa o dia, e que é neste momento dos fins-de-semana que a energia que lhes corre no corpo parece não se esgotar. Neste sítio vai conseguir passear, desfrutar da zona verde que cobre a quinta, e quando chegar à zona do parque infantil não se vai arrepender de ter acordado tão cedo. Há escorregas, baloiços e muito mais com que os entreter. 

Ler mais
Constituição

Renove-lhes o guarda-roupa no Patinho Azul

Não dispensa as compras, seja para si ou para os putos, ao sábado de manhã? Depois da correria no parque e enquanto o apetite para almoçar não dá de si, há uma loja para crianças em Sá da Bandeira que merece ser conhecida. Com design próprio e de fabrico nacional, as peças da loja-ateliê O Patinho Azul são feitas à mão e clássicas, mas adaptadas às exigências de agora. Há vestidos, fatos e cueiros para recém-nascidos; sobretudos e calções para bebés; camisas axadrezadas, gorros e casacos de malha para crianças; calçado para todas as (tenras) idades; e ainda roupa para ocasiões especiais, como baptizados e aniversários. Se for com mais do que uma criança, ou tem uma mini Sara Sampaio em casa, ponha-os a desfilar pela loja. 

Ler mais
Baixa
Publicidade

Todos bem alimentados, e satisfeitos, no Treze % Restaurante

Dê um salto à Foz assim que a fome apertar. O Treze % é um bom sítio para juntar a família toda (tios, avós, primos), e temos a certeza que a criançada não se vai importar nem fazer birra à mesa. Primeiro, ponha os miúdos a almoçar — há um menu infantil com hambúrguer no prato com batata chips ou filetes de pescada com arroz branco (8€) — e de barriga cheia e energias renovadas, são eles que vão querer deixar os adultos à mesa para ir digerir e exercitar à vontade.  No terraço com jardim traseiro do restaurante há um quadro de ardósia e giz que os põe a dar largas à imaginação.

Ler mais
Foz

Ler dá saúde e faz crescer na Papa-Livros

Estamos na era do tablets, jogos e smartphones, mas é preciso incutir nos miúdos o gosto pela leitura e pelos livros, porque não há nada que os faça mais curiosos e criativos do que esses pedaços de papel cobertos a palavras e banhados a sabedoria. Na Papa-Livros encontrará um espaço acolhedor e  excelentes argumentos para os cativar. Depois de entrarem, são eles quem não vão querer abandonar este espaço que é um verdadeiro dois-em-um: primeiro, perdem-se na grande parede de livros infantis, e depois sentam-se para beber um chá (eles também fazem isso) e comer um dos melhores bolos de chocolate da cidade, com receita da avó da proprietária, enquanto também devoram um dos livros do espaço. 

Ler mais
Cedofeita
Publicidade

World of Discoveries e uma tarde assumidamente cultural

Aproveite a onda didáctica e faça a criançada embarcar em mais uma viagem de conhecimento, desta vez mais palpável do que as palavras de um livro. No World of Discoveries há um mundo para descobrir, sim, e aulas de História diferentes das da escola. Se quer pôr as crianças a aprender sobre o tempo dos impérios e das naus de uma forma divertida dê um salto a este museu interactivo com parque temático. Deixe-os a ser orientados por uma equipa de guias vestidos a rigor, enquanto toma um vinho numa das inúmeras esplanadas da Ribeira, mesmo ao lado.

Ler mais
Miragaia

A fechar o dia com pizza de ouro - Luzzo

Depois de um dia preenchido com natureza, compras, livros e História, chegou o momento de relaxar: à mesa, com pizza e cocktails. A Luzzo é uma pizzaria kids friendly, e além dos cocktails que vai querer pedir para si, porque são um dos pontos fortes da carta, também pode deixar os putos contentes: o Cool Dandy é uma bebida feita com laranja, arando, ananás e groselha, mais dois marshmallows em cima. Depois eles podem descer as escadas, que vão encontrar uma zona feita à medida de quem só pensa em brincar. Quando lhes cheirar a pizza, de certeza que regressam. Bom apetite, e depois, bom descanso.

Ler mais
Porto
Publicidade

Mais coisas de criança

Os melhores museus para crianças no Porto

Levar os miúdos a um museu pode ser mais difícil do que os obrigar a comer a sopa. Mas não a todos. Nos melhores museus para crianças no Porto há atracções para todo o tipo de miúdos. Difícil vai ser tirá-los de lá.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana

As melhores lojas de roupa para crianças no Porto

A hora de vestir a descendência é sempre um filme de terror? Fizemos-lhe uma lista com as melhores lojas de roupa para crianças no Porto que são absolutamente irresistíveis. Umas fabricam peças artesanais, outras importam marcas de luxo, outras ainda vendem de tudo um pouco. Pelas prateleiras tanto têm roupa para andar a arrastar pelo chão, no dia-a-dia, como vendem peças para alturas mais solenes, como baptizados e aniversários. Boas compras.    

Ler mais
Por Mariana Morais Pinheiro
Publicidade

Seis coisas para fazer com os miúdos no Porto

Seja a fazer desporto ou a visitar um museu, a ver animais ou a devorar bolo de chocolate, há muito para fazer com as crianças na cidade. Leia o que se segue e faça o roteiro. Uma coisa é certa: os miúdos vão adorar.

Ler mais
Por Teresa Castro Viana

Comentários

0 comments