Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os melhores concertos da semana
PAUS
© Tomás Brice PAUS

Os melhores concertos da semana

As salas de espectáculos e os espaços culturais começam a reabrir. Saiba o que pode ver ao vivo e online esta semana.

Por Ana Patrícia Silva
Publicidade

Quando as salas e os espaços culturais fecharam, os músicos começaram a actuar em directo das suas casas para todo o mundo. Fizeram-nos companhia diariamente através de transmissões online, trazendo um pouco de alegria a dias menos bons. Agora que o país começa a regressar a uma (nova) normalidade, já há concertos para ver ao vivo, embora com os devidos distanciamentos e o dress code obrigatório: a máscara. Há muito para ver e ouvir nos próximos tempos, através de um ecrã ou ao vivo e com todas as cores.

Recomendado: Leia aqui as edições digitais e gratuitas da Time In Portugal

 

Os melhores concertos da semana

Música, Electrónica, Ghost Hunt
Música, Electrónica, Ghost Hunt
©Pedro Medeiros

Ghost Hunt

O duo de electrónica retro-futurista composto por Pedro Chau (The Parkinsons) e Pedro Oliveira (ex-Monomoy) apresenta o novo álbum II. O concerto será aberto ao público no Auditório CCOP e transmitido em directo online. Na sexta 5, às 19.00.

Grutera
Grutera
© DR

Grutera

Grutera é o nome com que assina o guitarrista Guilherme Efe. Começou por tocar em bandas de metal, mas descobriu que tocar guitarra clássica, à sua maneira pouco ortodoxa, foi a melhor coisa que alguma vez aprendeu a fazer. Apresenta-se para um concerto intimista com jantar no Maus Hábitos, na quinta 4, às 20.30. A entrada custa 10€, está limitada à lotação de 40 pessoas e funciona por pré-venda.

Publicidade
Casa da Música
Casa da Música
© Filipa Brito / CM Porto

Casa da Música

A música regressou à Casa. A instituição portuense volta a receber concertos, apenas na Sala Suggia, com lotação limitada e entrada livre durante todo o mês. Os próximos a subir ao palco são o Aníbal Zola Trio (sexta 5, 21.30), a Orquestra Sinfónica do Porto (sábado 6, 18.00), o Quarteto de Cordas de Matosinhos (terça 9, 19.30), Ricardo Passos (sexta 12, 21.30), Remix Ensemble (sábado 13, 18.00), Old Mountain (terça 16, 19.30), João Salcedo (sexta 19, 21.30), Orquestra Sinfónica (sábado 20, 18.00), Joana Machado Trio (sexta 25, 21.30), Orquestra Sinfónica (sábado 27, 18.00) e Valéria Carvalho (terça 30, 19.30).

PAUS
PAUS
© Tomás Brice

PAUS

Na plataforma virtual Gigs em Casa, pode assistir a concertos na íntegra, transmitidos em directo, com qualidade Full HD, cujo som é captado directamente do sistema de som de uma sala de concertos. Os próximos a actuar são os PAUS (5 de Junho, 21.30). Através do site, pode aceder ao link de bilheteira, inserir os dados solicitados e fazer a pré-compra do bilhete. Um pouco antes da hora anunciada para o começo do concerto, basta clicar no link para o concerto e colocar o código de entrada.

Publicidade
António Zambujo
António Zambujo
©Arlindo Camacho

António Zambujo

A reabertura do Teatro Aveirense será assinalada com dois concertos de António Zambujo, que sobe ao palco no sábado 6 e no domingo 7, pelas 21.30. Os bilhetes custam 10€ e podem ser comprados no Ticketline. O uso de máscara será obrigatório e a sala tem solução para coabitantes, na aquisição de lugares adjacentes na zona central da plateia.

Mundo segundo
Mundo segundo
© Deck97

Mundo Segundo e Samina

A plataforma Gerador desafiou o rapper Mundo Segundo e o artista visual Samina a desenvolverem em conjunto, mas à distância, um dueto inédito em directo. Depois desta performance, vão explicar o processo de criação do momento e responder questões do público. Na sexta 5, às 18.30.

Publicidade
Mário Laginha
Mário Laginha
© DR

MAPLE

O MAPLE é um novo projecto para a transmissão de concertos em directo. Este mês actuam NOA (13 Junho, 18.30), António Zambujo (19 Junho, 19.00), Bernardo Couto (21 Junho, 19.00) e Mário Laginha Trio (29 Junho, 18.00).

Best Youth
Best Youth
© Aloisio Brito

Best Youth

A dupla Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves tem lançado as "Video Letters", uma série semanal de actuações feitas à distância, em que visitam a obra de alguns dos seus fetiches musicais. Já percorreram canções de Neil Young, Tame Impala, Smashing Pumpkins, Fiona Apple, Mark Ronson e Lykke Li. Por vezes, junta-se um convidado, como foi o caso de David Fonseca. Para ver no Instagram.

Publicidade
Música, Dj, Moullinex
Música, Dj, Moullinex
© Nash Does Work

Moullinex

Sábado à noite é para dançar com Moullinex. A sua residência oficial é agora no YouTube da Discotexas, onde está acompanhado de convidados como Xinobi e GPU Panic, cada um em sua casa a transmitir live sets em directo. Todos os sábados a partir das 22.00.

Mais música:

Boss
Capa de 'Born in the USA' de Bruce Springsteen

10 músicas para dançar sozinho

Música

Nesta época de isolamento social, não devemos deixar de fazer o que nos faz felizes. Se dançar o faz feliz, dance, mesmo que não tenha companhia. Há momentos em que nenhuma companhia do mundo é melhor do que a nossa. Faça como Bruce Springsteen, Billy Idol ou Robyn e dance sozinho, como se ninguém estivesse a ver. Se os vizinhos se queixarem do barulho, nós assumimos a culpa.  

Um disco por dia
DR

Desafio Time In: Um disco de música portuguesa por dia

Música Portuguesa

Aproveite os próximos tempos para fazer aquilo que sempre adiou. Ler um livro, ver um filme, ouvir um disco. Qualquer coisa é melhor do que ficar obcecado a ver e a ler notícias sobre o surto de Covid-19. Entretenha os ouvidos com música. Se puder apoiar a música nacional, ainda melhor. Nas últimas semanas, choveram cancelamentos de concertos para os próximos meses. Confinados às suas casas, alguns músicos viraram-se para os ecrãs para continuar a partilhar um pouco da sua arte. Mas ninguém sobrevive com concertos online gratuitos, por isso, nesta altura a melhor forma de os apoiar é comprando música em lojas virtuais. Reserve uma hora por dia para ouvir um disco. Se puder, compre. Veja aqui todos os Desafios Time In

Publicidade
Rui Veloso
© Arlindo Camacho

13 músicas sobre o Porto para cantar à janela

Música Portuguesa

A vida como a conhecíamos está suspensa. Nesta altura estamos todos a sonhar com o mesmo: sair de casa, abraçar amigos e família, jantar fora, ir a concertos, rebolar na relva. Enquanto aguardamos por dias melhores, é importante lembrar as coisas bonitas. Das varandas e janelas à volta do mundo chegam relatos e vídeos de pessoas a cantar, a tocar ou simplesmente a ouvir. Para lembrar que o Porto é a melhor cidade do mundo, decore estas músicas e cante também, como se ninguém estivesse a ouvir.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade