
Playlist Time Out: este mundo é de Sade, nós só vivemos nele
Sete canções frescas para uma semana inteira. Com muito house para dançar, que a Primavera está a chegar
Mesmo que com apenas uma canção para uma banda sonora, o regresso de Sade após sete anos de silêncio seria sempre a principal notícia musical da semana. Mas há muito mais: Fernando Pessoa pela voz de Ana Deus no Ruído Vário; mais um passo no bom caminho do country pela mão de Kassi Ashton; música de dança em abundância pela mão de virtuosos mais veteranos (DJ Koze) ou mais jovens (Peggy Gou, Hoodboi); e um cheirinho da intensa cena jazz britânica em 2018 com Joe Armon-Jones.
Playlist Time Out: este mundo é de Sade, nós só vivemos nele
Sade – “Flower of the Universe”
A primeira canção de Sade Adu em sete anos faz parte da banda sonora de Uma Viagem no Tempo, filme de Ava DuVernay com estreia prevista para Portugal a 14 de Junho. Um regresso em forma de cantiga de embalar com o mínimo de ingredientes, viola e piano repetindo a mesma sequência curta de notas. Uma sequência que termina um minuto antes do final do tema, deixando o terreno livre para as harmonias vocais sussurradas que acompanham os versos de Sade. Um assombro de simplicidade e contenção de gestos.

Ruído Vário – “Ah, Quanta Melancolia”
É o mais recente projecto de Ana Deus em que a música se molda a poesia alheia. Ruído Vário junta-a a Luca Argel e mexe em versos de Fernando Pessoa. A versão de "Ah, Quanta Melancolia" que aqui se ouve e vê, em bicos de pés a um passo do silêncio, foi captada na estreia da dupla, a 30 de Novemnbro de 2017, no festival Dias do Desassossego.

Kassi Ashton – “California, Missouri”
Kassi Ashton apresenta-se com uma canção onde descreve o sufoco de perspectivas de vida que pode envolver quem nasce numa pequena americana - que, no caso, é mesmo a cidade onde ela passou os primeiros anos. Outra luz intensa acende-se no country.

Peggy Gou – “It Makes You Forget”
Estreia pela editora Ninja Tune de uma DJ, produtora e compositora que trocou a Coreia do Sul por Berlim. "It Makes You Forget" são seis minutos e meio de frescura house atravessada por memórias do acid e daquele disco emagrecido e sintético que remete para o início dos anos 1980 em Nova Iorque.

DJ Koze ft. Róisín Murphy – “Illumination”
O percurso de DJ Koze vai longo e de qualidade oscilante, mas esta colaboração com Róisín Murphy é o melhor augúrio possível para Knock Knock, o álbum do produtor alemão apalavrado para 4 de Maio. Pop angular e irresistível, quente e com curvas inesperadas, para pista de dança.
Hoodboi ft. Tkay Maidza – “Glide”
Um produtor e DJ californiano (Hoodboi) e uma cantora e compositora australiana (Tkay Maidza) num monumento house que antecipa o Verão e que, por razões que só os caminhos desvairados da inspiração explicarão, tem sabor a Londres.

Joe Armon-Jones – “Starting Today”
Raramente, ou se calhar nunca, a cena jazz britânica teve tempos assim, com tantos protagonistas, tanta criatividade, tanta vontade de mostrar obra, tantos cruzamentos estilísticos e culturais. O teclista e produtor Joe Armon-Jones viaja no olho deste furacão e terá o seu álbum de estreia, Starting Today, na rua a 4 de Maio via Brownswood, editora do influente DJ e divulgador (& etc.) Gilles Peterson. Este tema-título é um largo caldeirão onde cabe fusão eléctrica, afrobeat, soul, house, até uns vapores de samba.

Mais música
Playlist Time Out: as melhores canções da semana
O ano 2018 começou com pé a fundo no acelerador nos universos da pop e da música de dança. Há regressos inspirados de Kylie Minogue e Tracey Thorn, fulgurante electrónica nacional graças a Branko, PEDRO e P. Adrix, e mais um tratado de reggaeton por J. Balvin. Siga pela playlist Time Out e conheça as melhores canções da semana.
Playlist Time Out: a vingança dos 90s
Do ambiente das raves recriado por CFCF ao regresso inesperado mas inspirado de Busta Rhymes (com uma ajuda gigantesca de Missy Elliott), há boa razões para achar que esta é uma playlist Time Out com sabor a vingança dos 90s. Mas não só – os afrobeats de Burna Boy e o jazz ao barulho com hip-hip e r&b de Chris Dave and the Drumhedz lembram que sim, está-se mesmo em 2018. É ouvir.
Playlist Time Out: as divas nunca morrem
Esta semana contém: dois regressos imponentes, os das En Vogue e de Mr. Fingers. As brumas esotéricas dos Beautify Junkiards e de Anna von Hausswolff. O jazz flutuante dos Kneebody. E delícias à beira Mediterrâneo pela mão de Mylène Farmer e Veysel Mutlu. São novidades tutti frutti para todas as estações.
Playlist Time Out: a última cola do deserto indie
A viagem pela melhor música nova começa com reminiscências do indie-rock dos anos 1990. A seguir, uma incursão pelo Velho Continente com Camille e Jammer, e ofertas r&b made in USA de K. Michelle e Janelle Monáe. O final, apoteótico, fica reservado para uma pequena explosão num grande país da África Ocidental.