A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Antiga refinaria da Petrogal em Leça da Palmeira, Matosinhos
© GalpAntiga refinaria da Petrogal em Leça da Palmeira, Matosinhos

Antiga refinaria de Matosinhos vai dar lugar a centro de inovação

Nos terrenos da antiga refinaria da Galp vai nascer um centro dedicado à inovação e um pólo universitário. O projecto poderá gerar entre 20 mil a 25 mil empregos.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Os 237 hectares de terreno até agora ocupados pela refinaria da Petrogal, em Leça da Palmeira, vão dar lugar ao desenvolvimento de um Innovation District, com a cedência de parcelas para a construção de um pólo universitário, em parceria com a Universidade do Porto.

O protocolo de cooperação para o projecto foi assinado esta quarta-feira pela Galp, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N). De acordo com o protocolo, com o Innovation District estima-se que possam vir a ser directa ou indirectamente gerados entre 20 e 25 mil postos de trabalho, num prazo de dez anos. 

Este centro de inovação será potenciado por um "ecossistema urbano, social e ambientalmente sustentável", com comércio e serviços, hotelaria, restauração, indústria 4.0, habitação, equipamentos culturais e de lazer, com destaque para um parque verde. O objectivo é "promover a valorização económica, social e ambiental de toda a região Norte do país, posicionando esta iniciativa no topo dos projectos mundiais de tecnologia associada a energias sustentáveis", anuncia a Galp.

A reconversão da refinaria irá iniciar-se com o "programa de desmantelamento e descontaminação dos solos", lê-se em comunicado da Câmara Municipal. Para mitigar o impacto económico e social em Matosinhos do encerramento da Petrogal, o Fundo de Transição Justa, integrado no programa Portugal 2030, reserva 60 milhões de euros. Parte desta verba será aplicada no apoio aos 1200 trabalhadores que perderam o seu emprego e às empresas afectadas, outra parte irá para a criação do pólo universitário/centro de ciências e tecnologias da Universidade do Porto. O fomento de empresas na área da produção de energias limpas e a construção de uma linha de Bus Rapid Transit (BRT) estão igualmente previstos.

“O Norte e a cidade de Matosinhos abraçaram durante meio século uma actividade industrial estratégica, pioneira e estruturante para o desenvolvimento da região e transformação energética do país. Perante a inevitável e necessária transição energética para um mundo mais sustentável, a Galp pretende assegurar e perpetuar o seu contributo social e económico, criando ainda mais valor para Matosinhos, para o mercado e participando activamente no progresso do país”, afirma Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp, citada em comunicado da Galp.

Este centro de inovação e conhecimento será "um orgulho para o Norte e para o país”, acrescenta Andy Brown, presidente executivo da Galp. "A Galp faz parte da história de Matosinhos há mais de 50 anos e estamos empenhados em continuar a ser um pólo de desenvolvimento económico e social e gerador de emprego nesta região, com um projecto que será um dos eixos para colocar a Galp e o país na vanguarda da transição energética, da inovação e da descarbonização da economia, rumo a um futuro mais sustentável."

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, destaca "a nova etapa que a assinatura deste protocolo inicia com a ambição de transformar uma área contaminada num activo que contribua para o crescimento do emprego qualificado e da competitividade da região". Já António Cunha, presidente da CCDR-N, reforça que "este será o maior e mais estruturante projecto de desenvolvimento regional de Portugal no horizonte da próxima década" e "uma oportunidade histórica para a região Norte, a vários títulos". 

Mais sobre Matosinhos:

+ Antiga fábrica em Matosinhos vai dar lugar a centro empresarial

+ Fevereiro é mês de marisco em Matosinhos a preços especiais

+ Terminal de Cruzeiros e Titan de Leixões reabrem com visitas guiadas

+ Matosinhos: Obelisco da Memória restaurado e com nova iluminação

Caminho da Costa, que liga o Porto a Valença, já está certificado

Últimas notícias

    Publicidade