A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Presépio do século XVIII na Igreja de São José das Taipas
© DRPresépio do século XVIII na Igreja de São José das Taipas

Já pode visitar o presépio mais antigo do Porto

O presépio, datado do século XVIII, tem uma particularidade: quatro reis magos. Pode ser visto na Igreja de São José das Taipas, junto ao jardim da Cordoaria.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

O presépio que se julga ser o mais antigo da cidade do Porto, datado do século XVIII, está na Igreja de São José das Taipas, onde pode ser visto até 6 de Janeiro. A autoria desta obra de arte é atribuída à escola de Machado de Castro, um dos grandes escultores europeus do barroco. 

Tal como no ano passado, a Irmandade das Almas de São José das Taipas decidiu voltar a presentear a cidade com a exibição deste presépio. Pode ser visitado todos os dias de manhã, entre as 11.00 e as 12.30, ou à tarde, entre as 15.30 e as 17.00. Existe ainda a possibilidade de realizar visitas noutros horários, mediante agendamento prévio.

Presépio do século XVIII na Igreja de São José das Taipas
© Irmandade das TaipasPresépio do século XVIII na Igreja de São José das Taipas

Este presépio tem uma particularidade: em vez dos habituais três reis magos, tem quatro. Os três reis são representantes dos três continentes (Europa, Ásia e África) que eram conhecidos à data da criação do primeiro presépio, em 1223, por S. Francisco de Assis. O presépio da igreja de S. José das Taipas é de um tempo em que a humanidade já tinha conhecimento de um quarto continente (América), daí a representação de um quarto rei, na figura de um chefe índio sul-americano.

No exterior da Igreja de São José das Taipas pode também ver um presépio pintado num painel de seis metros, que representa a visão do artista urbano Kilos, a quem a Irmandade das Almas de São José das Taipas lançou o convite. A base de inspiração foi a mensagem da Carta Apostólica do Papa Francisco sobre o significado do presépio, divulgada em 2019. 

Mais ideias para o Natal:

+ Torre dos Clérigos vai ter concertos de Natal e visitas guiadas gratuitas

+ Os melhores mercados de Natal no Porto

Comboio Histórico do Vouga regressa para uma edição especial de Natal

+ Praça de Natal está de volta ao centro de Gaia com entrada livre

+ World of Wine celebra o Natal com luzes, música e mercados

+ Perlim: o reino mágico do Natal está de volta em Dezembro

+ A “maior árvore de Natal do país” está em Ermesinde

Últimas notícias

    Publicidade