[title]
A mente criativa e o espírito enérgico do chef Rui Paula não têm sossego – e com isso ganhamos todos. O Douro acolheu recentemente um DOC renovado e com novos menus de degustação, que foi inaugurado em Maio com pompa e circunstância num evento que reuniu vários chefs com estrelas Michelin, com restaurantes abertos naquela região vinícola, e outros em franca ascensão. Rui Paula decidiu repetir o feito e, desta vez, é o DOP, no coração do Porto, que recebe, esta quinta-feira, dia 10 de Julho, uma verdadeira chuva de estrelas.
Juntamente com Sandro Teixeira, chef executivo do DOP, Rui Paula – que conquistou duas estrelas Michelin para a Casa de Chá da Boa Nova e está também presente no Time Out Market com um restaurante em seu nome – preparou um jantar que irá contar com alguns dos mais conhecidos representantes da alta cozinha da nossa praça. Ricardo Costa, do The Yeatman, com duas estrelas Michelin, Arnaldo Azevedo, do Vila Foz, e Julien Montbabut, do Le Monument, ambos com uma estrela, farão parte de um jantar que homenageia a cidade do Porto, celebrando a tradição, sempre de olhos postos no futuro.

“A cozinha portuense tem uma alma própria. É feita de história, de temperos e de pessoas com uma identidade muito forte”, adianta Rui Paula em nota de imprensa. Assim, num jantar que pretende exibir “diferentes visões do mesmo Porto”, que “prestam homenagem ao passado e projectam ideias para o futuro”, vão ser apresentados pratos como bacalhau e azeitona, polvo à lagareiro, e ostra, que dão início à refeição.
Depois, segue-se a sapateira com gamba do Algarve e moqueca, preparada por Arnaldo Azevedo; a lula e carbonara, de Sandro Teixeira e Rui Paula; o atum com pinhões e lingueirão, de Ricardo Costa; e ainda o tamboril com beringela e galanga, dos chefs da casa, numa forte representação do marisco e do pescado. Por fim, antes da sobremesa, será servida a barriga de leitão com requeijão e flor de laranjeira do chef francês Julien Montbabut. O menu termina com topinambour e avelã.
“O jantar nasce da ideia de mostrar que, mesmo partindo do mesmo território, da mesma herança e do mesmo produto, existem formas distintas de interpretar a cozinha”, explica o anfitrião, acrescentando que o Porto é “uma cidade plural, rica em talento, onde cada chef imprime a sua assinatura sem nunca perder o sotaque” e que esta é a sua forma de homenagear a cidade e os seus cozinheiros.
O menu custa 200€/pessoa com harmonização de vinhos incluída.
Largo de S. Domingos, 16. 22 201 4313. Ter-Sáb 19.00-22.00
+ Quinta São José do Barrilário: um refúgio com vista para o Douro mais autêntico
+ Festival da Comida Continente leva música e pratos de chefs ao Parque da Cidade