[title]
Nos dias 18, 19 e 20 de Julho o convite é para mergulhar a fundo no futuro dos oceanos. O Out of The Blue está de regresso a Matosinhos para uma edição especial, que acompanha a celebração dos 100 anos das Festas do Mártir São Sebastião. Ao longo destes três dias, o evento vai colocar chefs, especialistas e toda a comunidade a explorar a sustentabilidade dos oceanos através de visitas guiadas e experiências gastronómicas.
A sardinha é a grande protagonista desta edição, com a criação da Academia da Sardinha by Out of the Blue, no âmbito do recente processo de atribuição do selo azul na pesca da sardinha em Portugal. “A sardinha é um símbolo vivo da cozinha portuguesa: o seu produto mais simples e popular, mas também o que encerra maior potencial. Em Matosinhos, maior porto sardinheiro de Portugal, a sardinha sustenta pescadores, fábricas de conservas e restaurantes, gerando emprego e atraindo visitantes”, sublinha Carlos Martins, responsável da Opium, entidade que organiza o evento. “No Out of the Blue, convidamos o público a descobrir este património vivo, celebrando a sardinha como ponte entre sabor, economia, saúde e um futuro mais sustentável”, acrescenta.
E por falar em sardinha, na sexta-feira, às 20.00, e no sábado, a partir das 18.00, o chef Rodrigo Cardoso, responsável pelo restaurante Peixe no Mercado, vai estar na Docapesca - Lota de Matosinhos a ensinar a fazer uma conserva de sardinha. A participação nesta actividade é gratuita, mediante inscrição. Também na Lota de Matosinhos, às 18.00 de sexta-feira, o historiador Joel Cleto vai orientar uma visita guiada pela história e identidade marítima de Matosinhos. O percurso vai contar com performances encenadas pela Academia de Dança de Matosinhos e interpretações musicais da Escola de Música Óscar da Silva e é de entrada gratuita, sem inscrição.
Percursos pedestres e refeições com sabor a mar
O Out of The Blue arranca oficialmente na sexta-feira, dia 18 de Julho, com um percurso pedestre pela Praia de Angeiras, comandado pela chef e bióloga Joana Duarte, às 14.00. Ao longo da caminhada, que arranca no Mercado de Angeiras, os participantes vão poder identificar, provar, capturar algas e aprender a aplicá-las no dia a dia. A experiência custa 20€ e os lugares podem ser reservados através do email info@outofthebluematosinhos.pt.
No sábado, dia 19, está agendado um almoço, já esgotado, com os chefs Hugo Portela, do Cibû; Tânia Durão, do Barro; Aurora Goy, do Apego; e João Magalhães Correia, do Tricky's/Bar Alimentar). Os quatro chefs vão cozinhar na Praia de Angeiras, numa estrutura idealizada pelo arquitecto Pedro Jervell, e vão explorar técnicas tradicionais e contemporâneas utilizando produtos locais.
Há ainda um jantar na Casa de Chá da Boa Nova, restaurante do chef Rui Paula com duas estrelas Michelin, onde o chef português e Catarina Correia recebem o chef galego lago Pazos, do Abastos 2.0, em Santiago de Compostela, para um jantar de celebração da gastronomia atlântica. O jantar está marcado para as 20.00 e as reservas podem ser feitas através do email boanova@ruipaula.com ou do contacto 932 499 444.
Depois desta edição especial, o Out of the Blue regressa, oficialmente, para a segunda edição nos dias 11, 12 e 13 de Setembro, com uma programação mais extensa e actividades para todas as idades, desde exposições a workshops, debates e experiências gastronómicas. Sempre com o olhar no futuro dos oceanos.
+ O Comum quer ser um café como os outros
+ A Ministra da Cultura brasileira vai dar um concerto na Casa da Música