Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Porto elege coração de trouxas-de-ovos como o doce típico da cidade
Notícias / Vida urbana

Porto elege coração de trouxas-de-ovos como o doce típico da cidade

Delícia do Porto
© Manuel Vitoriano O doce vai estar à venda em pastelarias, em espaços hoteleiros, nas caves de vinho do Porto e até em cruzeiros

Criação da doceira Gabriela Ribeiro é uma homenagem a D. Pedro IV. Vai poder ser produzido em várias pastelarias da do Porto.

Os portuenses foram chamados a provar os seis doces candidatos e a votar no seu preferido. O vencedor, eleito o doce típico da Invicta, foi uma peça de doçaria conventual em forma de coração. Nasceu pelas mãos de Gabriela Ribeiro e é inspirado nas raízes culturais da cidade do Porto. 

Primeiro, uma homenagem ao antigo Convento de São Bento de Avé Maria do Porto, a actual Estação de São Bento: "nesse convento, usava-se o milho, pão e trouxas-de-ovos. Eu acrescentei o feijão para a criação desta peça", explicou a autora ao site de notícias municipal. Mas há mais. O facto de o bolo ter o formato de um coração tem como objectivo recordar "o momento em que D. Pedro IV doou o seu coração à cidade do Porto como forma de agradecimento pela lealdade do povo da cidade à causa liberal".

A votação final ficou a cargo de um júri composto por chefs como Lubormir Stanisic e Hélio Loureiro, sendo que a escolha do público teve um peso de 30% na nota final. Agora, o doce pode ser produzido por várias pastelarias da cidade e vai estar disponível no comércio tradicional, em espaços hoteleiros, nas caves de vinho do Porto e nos cruzeiros do Douro. Bom proveito.

+ As melhores confeitarias no Porto

+ Os melhores pequenos-almoços no Porto

 Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments