A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
TGV - comboio de alta velocidade
© DR

TGV deverá chegar a Gaia em 2026

Em Vila Nova de Gaia, o traçado do TGV será subterrâneo desde a nova ponte até Serzedo. A linha de alta velocidade até Soure (Coimbra) deverá ficar concluída em 2026.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

No final da reunião de executivo desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Gaia revelou que o troço do TGV que ligará o Porto a Soure (Coimbra) contará com financiamento da "bazuca" europeia de 900 milhões de euros – valor que não inclui a nova ponte ferroviária sobre o rio Douro nem a despesa relativa à aquisição do material circulante. O objectivo é que as obras "arranquem com toda a urgência", prevendo que estejam concluídas em 2026, que é o prazo para a renovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ao contrário do projecto de 2009, que previa que os gaienses tivessem de se deslocar a Campanhã ou a Aveiro para apanhar o comboio de alta velocidade, o novo projecto inclui uma estação intermodal em Santo Ovídio. A justificação de uma estação em Vila Nova de Gaia prende-se com o elevado número de passageiros no concelho e com a velocidade do TGV, que entre Campanhã e Gaia não poderá ser muito elevada, uma vez que a travessia será feita através de uma ponte "espelho" junto à Ponte de São João. Do lado gaiense, "o traçado desde a ponte até Serzedo será todo subterrâneo", afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, citado pelo JN

A ligação de Soure (Coimbra) até Lisboa será a segunda etapa, mas, neste momento, "não há dotação financeira do PRR". Referiu ainda a ambição de ligar o Porto à Galiza, num projecto que deverá envolver a região Norte.

+ Vila Nova de Gaia vai ter estação do TGV em Santo Ovídio

+ Nova ponte sobre o rio Douro vai ser “gémea” da Ponte de São João

+ Linha de alta velocidade vai obrigar a nova ponte Porto-Gaia

Linha de alta velocidade vai ligar o Porto a Lisboa em 1h15

Linha de alta velocidade pode ligar Porto a Madrid em três horas

Últimas notícias

    Publicidade