Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Dez sítios para comer ao balcão no Porto
Depois de um mês rodeado de amigos e família, tire um tempo para si. Estes dez sítios para comer ao balcão no Porto são perfeitos para ir sozinho
Cervejarias, marisqueiras, snack-bares ou restaurantes de autor: a cidade está cheia de bons poisos para comer e beber em paz e sossego. Conheça dez sítios para comer ao balcão no Porto.
Dez sítios para comer ao balcão no Porto
A Casa Guedes
As filas são sempre gigantes n'A Casa Guedes e, por isso, só os primeiros a chegar conseguem lugares sentados. Se for o seu caso, escolha o balcão sem pestanejar. É de lá que consegue ver o incrível pernil de porco a ser fatiado, as batatas a serem fritas e o pão a entrar na torradeira. Há visão melhor que esta?
RO
A comida para partilhar está na moda mas o ramen é um bom prato para devorar sozinho. Verdade seja dita, não dá jeito nenhum beber um caldo e sorver noodles com ajuda. Já sabe, quando precisar de aquecer o corpo e a alma e não tiver companhia, vá ao RO e sente-se ao balcão.
Snack-Bar Gazela
A correria é tanta — num dia normal servem-se 300 cachorrinhos — que é difícil encontrar o pequeno balcão do snack-bar Gazela com um lugar livre. Caso tenha sorte, comece por pedir um fino. Depois, atire-se a um cachorrinho pincelado com manteiga e molho picante.
Café Santiago
O Café Santiago é um dos clássicos da cidade e as filas que todos os dias se formam à porta do restaurante provam isso mesmo. Ou seja, é quase impossível não esperar por mesa, principalmente se estiver em grupo. Solução? Ir sozinho e sentar-se ao balcão com vista para as prensas.
Cervejaria Diu
O Diu é um bom sítio para juntar amigos mas também é um óptimo local para ir sozinho. Sente-se ao balcão, peça um dos rissóis de carne e uma canja de frango do campo para aquecer. Se houver estômago para mais, termine com uma francesinha.
Cufra
Anda sempre cheio de pressa e a única companhia que tem para almoçar é o seu telemóvel? Então vá à Cufra, mais um clássico nesta lista, e sente-se ao balcão. Francesinhas, bifes, peixe grelhado e marisco são as estrelas da carta. E não precisa de andar às voltas para estacionar: há parque privativo.
Capa Negra II
Como qualquer cervejaria/snack-bar que se preze, o Capa Negra II tem um enorme balcão onde todos os dias muitos clientes comem os rissóis de carne, bifes e francesinhas que dão fama a esta casa. Também é o poiso de eleição para os adeptos de bola, que preferem beber finos durante 90 minutos.
Ikeda
Conhecido pela sala dos origamis, no primeiro piso, o Ikeda é muito mais do que isso. No andar de baixo, que é inspirado numa izakaya (tasca japonesa), há um balcão muito requisitado de onde é possível ver a preparação do sushi e de alguns pratos frios como o ceviche e os tártaros.
Euskalduna Studio
É nos cobiçados lugares ao balcão que a maioria dos clientes do Euskalduna Studio prefere jantar. Além de terem uma vista privilegiada para a cozinha, podem ainda conversar com o chef Vasco Coelho Santos sobre aquele ingrediente fora do vulgar ou as tendências da gastronomia actual.
The Dog – Casa do Cachorro
Neste spot na Boavista, o balcão é o único sítio disponível se quiser comer sentado. Dá a volta ao snack-bar e, em qualquer lugar, tem vista para o sítio onde a magia acontece. Ou seja, para a grelha onde são preparados os cachorrinhos e cozinhados os bifes para os pregos.
Outras sugestões
Os melhores restaurantes para comer muito e pagar pouco no Porto
Prato farto, comida genuína e boa bebida a acompanhar uma refeição que sai por meia dúzia de tostões. Onde? No Porto, claro. Se tem amor à comida, mas também tem ao dinheiro, leia o que se segue. Depois, junte um grupo de amigos e encha a barriga com comida a sério. Um fartote que lhe vai ficar por uma pechincha.
30 pratos que tem de comer no Porto
Sabe que está no Porto quando lhe chegam à mesa doses generosas de comida bem feita. Há petiscos, sandes, pratos de autor, doces e até iguarias de várias partes do mundo. Esta lista de 30 pratos que tem de comer no Porto é uma edição de coleccionador, entenda-se. Bom apetite.