Notícias

Tacos al pastor, espetadas de camarão e slushies de margarita. Duro de Matar abre no Time Out Market

O restaurante no Beato, de Damian Irizarry e Marta Fea, é o primeiro mexicano a entrar no Time Out Market. Na carta, terá várias novidades.

Beatriz Magalhães
Escrito por
Beatriz Magalhães
Jornalista
Duro de Matar
Francisco Romão Pereira | Duro de Matar
Publicidade

Foi no Beato que, em 2023, Damian Irizarry e Marta Fea abriram a taqueria Duro de Matar. A ideia, desde início, foi criar um lugar de festa, onde a música não pára e onde os pratos procuram ir buscar o que de melhor se faz nas taquerias mexicanas, com uma só preocupação – a origem local dos ingredientes. Agora, preparam-se para levar as suas especialidades para o Time Out Market, onde, além dos bestsellers, vão ter novidades como os tacos al pastor e os slushies. A abertura está marcada para segunda-feira, 19 de Maio.

Ao lado de espaços como o Ground Burger ou a ZeroZero, o Duro de Matar é o primeiro restaurante mexicano a integrar a oferta do Time Out Market. Segundo Damian, o espaço não estará muito longe daquilo que se vê nas ruas do México. “Uma taqueria normal apresenta-se quase exactamente da mesma forma que está configurado o mercado da Time Out. Portanto, é como uma banca na rua, no meio de várias outras, em que estamos a servir como bons ‘taqueros’ que somos”, começa por dizer o proprietário à Time Out. 

Tal como acontece no Beato, também no mercado querem dar a conhecer os verdadeiros sabores mexicanos. “Não queremos destacar-nos, queremos apenas fazer aquilo que já fazemos. Levar os ingredientes mexicanos, o estilo e a nostalgia mexicana, transportando a nossa identidade e linguagem num espaço visual – nos uniformes, nas formas como os trabalhadores lidam com os clientes e no menu, que será como um zine”, explica. No que toca aos pratos, querem levar novas propostas como os tacos al pastor. 

“Os tacos al pastor são algo que queríamos fazer há algum tempo. O porco preto é cozinhado no estilo da shawarma, num espeto, que se chama trompo. Andamos a testar há uma semana e é uma das coisas que vamos ter lá. É uma coisa que, se fores ao México, vês nas ruas.” Terão também camarones embarazados, espetadas de camarões, salsa valentina e tajin, e bebidas como slushies de margarita e mezcal paloma. “Eu adoro slushies alcoólicos e acho que vai ser o espaço perfeito para isso porque queremos criar coisas que, quando estás a caminhar no mercado, se tornem ‘pistas visuais’. Também vamos ter os camarones embarazados. Estás a passar, vês estas coisas na mesa e perguntas ‘De onde é que isto é?’”, continua. 

A quesadilla de carne assada, o taco e a quesadilla de cogumelos e manteiga de chipotle, e o taco de tinga de pollo, que leva frango, adobo de chipotle e chile arbol, junta-se ainda ao taco de polvo, salsa negra e pico de gallo. “É um prato mexicano, mas é baseado na salada de polvo portuguesa. A salada de polvo leva geralmente ingredientes parecidos com aqueles que leva o pico de gallo, então combinámos o pico de gallo com a salada de polvo para ter este prato que está entre Portugal e México e que eu realmente gosto”, diz Damian, realçando como todos os ingredientes, à excepção das tortilhas, são de origem local, sendo que o queijo é produzido por uma vaca da Ortodoxo. 

Com o tempo, e já que o Duro de Matar trabalha especialmente com ingredientes sazonais, Damian conta ir tendo pratos diferentes.

🏡 Já comprou a Time Out Lisboa, com as últimas aldeias na cidade?

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp 

Últimas notícias
    Publicidade