A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
pirilampos
© Mike LewinskiMaio, o mês dos pirilampos

As melhores coisas para fazer em Lisboa em Maio de 2024

Quer aproveitar a cidade e não sabe por onde começar? Descubra as melhores coisas para fazer em Lisboa este mês.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

agenda da cidade continua a revelar-se mais do que animada, e não há razão para ficar em casa a olhar para as paredes – sobretudo no mês em que o Open House abre as portas do Convento dos Cardaes e de mais 73 espaços e que os Jardins Abertos se prolongam por quatro fins-de-semana. Está na hora de se organizar e decidir onde é que quer passar o seu tempo livre. Entre concertos, exposições, oficinas para toda a família e espectáculos de teatro, o difícil é mesmo escolher. Mas não se preocupe. Fomos à procura das melhores coisas para fazer em Lisboa este mês (se for uma pessoa de família, também temos ideias de coisas para fazer com crianças) e encontrámos mais de três mãos cheias de sugestões, incluindo iniciativas gratuitas. Aproveite e viva a cidade ao máximo.

Recomendado: As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Coisas para fazer este mês em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Desde 2017 que a proposta deste festival é só uma: levar os lisboetas (e todos os interessados que por cá andarem) a descobrir mais sobre o património botânico da cidade onde vivem. Os Jardins Abertos deixam de ser um evento de um único fim-de-semana e estendem o plano de actividades – sempre gratuitas – a todo o mês de Maio, sempre aos sábados e domingos. São cerca de 30 os jardins que se abrem para esta edição. Uns são secretos, outros contêm espécimes raros; uns são palco de projectos comunitários, hortas inovadoras e florestas citadinas, enquanto outros, ainda, fazem parte de claustros e palácios. O festival arranca no sábado, dia 4 de Maio, e acontece até 26 de Maio, domingo, e quer este ano estimular a todos os sentidos, do olfacto ao palato. Entre os espaços que, este ano, entram no roteiro estão o Jardim do Dragão, do Centro Científico e Cultural de Macau, o Jardim do Atelier do Grilo ou Real Quinta das Necessidades. Encontre a programação detalhada no site.

  • Coisas para fazer
  • Belém

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado a 5 de Maio, e os 50 anos da revolução de 25 de Abril de 74 são o duplo pretexto para um fim-de-semana de celebração artística da lusofonia no CCB. Com concertos, conferências, leituras encenadas, performances e sessões de cinema. Tudo grátis.

Publicidade
  • Música
  • Parque das Nações

Desde a década de 90 que Dave Matthews e companhia limitada combinam rock com folk, jazz, bluegrass e funk, numa espécie de jam longa e descontraída (e "longa" é mesmo a palavra-chave, com alguns concertos a durarem para cima de três horas). Regressam à MEO Arena no início de Maio, à boleia do décimo álbum, Walk Around the Moon, do ano passado.

  • Filmes
  • Lisboa

O festival que trouxe o cinema independente de todo o mundo a Lisboa regressa a 23 de Maio a Lisboa. Este ano, à 21.ª edição, o IndieLisboa promete duas retrospectivas à boleia dos 50 anos da Revolução dos Cravos: uma sobre a obra de Kamal Aljafari, realizador e artista visual palestiniano; e outra dedicada às Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do Movimento das Forças Armadas (MFA). A viagem ao passado da programação toma ainda conta da secção Director’s Cut, composta por filmes recuperados e recontêçtualizados à luz dos novos dias, com destaque para Os Homens Que Eu Tive, realizado por Tereza Trautman em 1973, em plena ditadura militar brasileira. Como sempre, o epicentro será o Cinema São Jorge, numa programação que também se estende à Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal, Cinema Fernando Lopes e Piscina da Penha de França.

Publicidade
  • Noite

As festas Thug Unicorn eram a internet na vida real, a cultura do Tumblr de meados da década passada materializada numa festa em que o hip-hop, o r&b e outras músicas urbanas do norte e do sul global davam as mãos ao seapunk, vaporwave e outros sons demasiado online. Entraram em hibernação em 2018, mas vão regressar na próxima edição Y2K do Dengo Club. O cartaz inclui, além de Cativo e Supa, co-fundadoras do colectivo portuense, várias caras conhecidas das festas de Saint Caboclo, incluindo o próprio DJ, Runnan, Banu, Kiko is Hot, Von Di e Fvbricia.

+ 🪩 Festas em Maio

  • Filmes
  • Avenida da Liberdade

Nem só de blockbusters saídos dos grandes estúdios de Hollywood se faz o cinema norte-americano. E é precisamente para divulgar a produção independente dos Estados Unidos que a Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento (FLAD) organiza o Outsiders – Cinema Independente Americano, este ano com uma selecção de 12 filmes de realizadores independentes, nunca antes exibidos em Portugal. Este ano o tema central é a família nas suas mais diversas formas, entre o documentário e a ficção.

📽️ Cinema alternativo em Lisboa este mês

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Benfica/Monsanto

Costuma acontecer no Verão, em Julho, mas este ano chega mais cedo. A Feira Medieval de Benfica arranca no Dia do Trabalhador, 1 de Maio, e prolonga-se até domingo, 5, no Parque Silva Porto, mais conhecido como Mata de Benfica. Aos visitantes, pede-se que entrem no espírito da Idade Média – vestindo-se à época, por exemplo. Com entrada gratuita, a programação inclui o habitual mercado, com tavernas e bancas de artesanato, bem como jogos tradicionais, animação de rua e bailias do oriente e da corte.

  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Sob a temática “Os Híbridos das Transições”, o Open House Lisboa, que acontece nos dias 11 e 12 de Maio, abre as portas a apartamentos, conventos, galerias e centros culturais, espaços que estão normalmente fechados. A 13.ª edição da iniciativa contempla a visita de 74 espaços, entre os quais 48 estreias, num total de 866 visitas de entrada livre. Além das visitas, há várias actividades acessíveis, actividades para crianças, cinco passeios, um passeio sonoro, workshops, exposições e concertos.  

Publicidade
  • Noite
  • Marvila

A especialidade da promotora portuguesa LXMUSIC é o techno e o convidado de honra do seu 20.º aniversário é o veterano Ben Sims. Mas o alinhamento inclui também o holandês Deniro, um par de artistas da LXMUSIC, John-E e Steve Menta, e os debutantes Gonçalo Martins e Carol d’Souza. Bónus: quem fizer anos a 10 ou a 11 de Maio não paga à entrada.

  • Dança
  • Contemporânea e experimental
  • Grande Lisboa

Até 12 de Maio, Almada recebe uma nova edição da Transborda. A 4.ª Mostra Internacional de Artes Performativas inclui espectáculos e performances, laboratórios e conversas. Pela primeira vez, este ano, a mostra traz Ivana Müller, coreógrafa croata radicada em França. A programação percorre três espaços da cidade: o Fórum Municipal Romeu Correia, o Teatro Municipal Joaquim Benite e a Casa da Dança.  

Publicidade
  • Arte
  • Fotografia
  • Grande Lisboa

São cerca de 30 fotografias de grandes dimensões onde vemos edifícios, em Itália, na Alemanha, na Geórgia e em Portugal, outrora sumptuosos e agora em ruínas. E uma fotografia em que vemos o impecavelmente restaurado Reggia di Venaria Reale, palácio da Casa de Sabóia.

As fotografias resultam da incursão do fotógrafo Lorenzo Lumeras por palácios, teatros, termas, sanatórios e outros edifícios, abandonados, em busca das marcas do tempo que se instala, dos objectos que nos falam de quem os ocupou (ou ocupa) e, por vezes, das novas vidas desses edifícios. Destaque para sanatórios termais dos anos 1920, de arquitectura soviética, na Geórgia, e de um deles em particular, que foi ocupado por refugiados de Abjasia, aquando da ocupação soviética de 1992-93, e que lá se mantinham ainda em 2021. A fotografia de abertura da exposição mostra outro sanatório, este em Berlim, hoje convertido em local para residências artísticas.

+ 📷 Exposições de fotografia para ver nos próximos tempos

  • Filmes
  • Animação
  • Parque das Nações

A série de mangá sobre o jovem ninja Naruto foi adaptada a um filme-concerto sinfónico que anda em digressão pela Europa. Em Lisboa, a Naruto - Synphonic Experience pode ser vista a 12 de Maio na MEO Arena, num espectáculo visual e musical que celebra o 20.º aniversário de Naruto. A música está a cargo dos 42 músicos da Un Pour Tous Orchestra que acompanham uma edição dos melhores momentos dos primeiros 220 episódios da série, ao longo de duas horas.

Publicidade
  • Filmes
  • Grande Lisboa

Está de regresso mais uma edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) que apresenta produções cinematográficas da comunidade de países de língua portuguesa. De 2 a 12 de Maio, o FESTin exibe cerca de 40 filmes, numa edição que celebra 15 anos de muitas fitas, com destaque para uma retrospectiva das edições anteriores, com alguns dos filmes que marcaram sua história. Na sessão de abertura será exibida a longa-metragem brasileira Mamonas Assassinas – O Filme (2023), realizada por Edson Spinello, um retrato da irreverente banda que se tornou um fenómeno dos dois lados do Atlântico e que, infelizmente, teve um trágico desfecho. O centro da programação é o Cinema São Jorge, mas também há sessões no Cine Turim, Auditório Liceu Camões, Cine Incrível e Fórum Lisboa.

  • Coisas para fazer
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A saúde mental está directamente relacionada com a nossa qualidade de vida, mas ainda é comum subvalorizar sintomas e resistir a cuidados e possíveis terapias e tratamentos. Uma tolice. O que o Festival Mental faz é sensibilizar para a importância da saúde mental recorrendo para isso à cultura. Entre conversas, cinema, teatro ou dança, à 8.ª edição, os divãs para esta terapia artística voltam a ocupar o Cinema São Jorge e também o Espaço Atmosfera M e o Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Grande Lisboa

O Mercado do Forno do Tijolo acolhe a exposição “10 dias que abalaram Portugal”, do Arquivo Ephemera, que dá testemunho do início da democracia após a revolução. Foi nos primeiros dez dias depois do 25 de Abril que os partidos clandestinos passaram à legalidade, novos partidos foram constituídos, os presos políticos foram libertados e o caminho para as eleições livres se tornou realidade. Foi nesses dez dias que a Revolução ganhou a enorme dimensão popular que se manifestou no 1º de Maio.

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Lisboa

Tal como no ano passado, o antigo Tribunal da Boa Hora recebe uma exposição sobre a iconografia da democracia, da vasta coelecção do Arquivo Ephemera. Na comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, podemos ver esta vasta colecção dos mais variados objectos, que vão de jogos, como cubos com caricaturas de políticos, a cartazes, emblemas, autocolantes, postais, faixas, cinzeiros, pratos, discos, ou mesmo caixas de fósforos, como vemos na foto, em primeiro plano. Uma exposição de objectos dos muitos partidos existentes, para apreciar com tempo, também na sua faceta humorística.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Grande Lisboa

Já no fim de Abril se viam as luzinhas mágicas nos bosques e matas mais densos fora de Lisboa. Em Maio, é o mês em que pode ir à confiança para ver este que é o maior espectáculo natural do início do Verão. Tapada de Mafra, Parques de Sintra e Parque Florestal de Monsanto costumam anunciar pelo menos uma data anualmente. Mas as empresas de caminhadas na natureza têm muitas datas já anunciadas (e algumas já esgotadas). Todos os fins-de-semana de Maio e mesmo em alguns dias durante a semana, encontra um passeio nocturno para observar as luzes de acasalamento dos pirilampos.

Mais que fazer

  • Arte

A agenda cultural em Lisboa continua sem dar sinais de abrandar. Com tantas galerias e museus, às vezes até ao ar livre, é quase impossível não ter o que ver. Nos próximos tempos, há uma série de exposições que merecem o seu olhar atento. Artes plásticas ou exposições documentais? Prefere pintura, desenho ou fotografia? O que se está a fazer de novo? Ou o que faz furor são retrospectivas de artistas de nome consolidado? Não há desculpa para não ir ver o que Lisboa tem para oferecer – até porque pode visitar boa parte das exposições sem gastar um cêntimo. Não acredita? Ora, espreite.

 

  • Teatro

Em Lisboa, não faltam opções para ir ao teatro, muitas delas com preços bem apetecíveis (olá, dia do espectador). Algumas estão tão pouco tempo em cena que, a bem dizer, é preciso correr, que nunca se sabe se (e quando) são repostas. Entre companhias históricas e emergentes, encenadores e actores conhecidos e outros ainda a tentar conquistar lugar, encontra-se um generoso conjunto de peças de teatro. Abra a agenda, tome nota e tire bilhete. Se ficar na dúvida e não tiver tempo para ir a todas, é ir a uma agora e a outra depois, e pelo meio vai vendo como anda de compromissos.

Publicidade
  • Música

Há muitos concertos em Maio em Lisboa, mas destaca-se um. Falamos da aguardada estreia nacional de Taylor Swift – que já devia ter acontecido em 2020, mas foi cancelada pela razão que todos sabemos. Os bilhetes esgotaram-se num abir e fechar de olhos, mas os sortudos que conseguiram garantir lugar no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, nas noites de 24 e 25 de Maio, vão poder ver a maior estrela pop da actualidade em pico de forma, a revisitar toda a sua discografia. Os restantes mortais terão de se contentar com Dave Matthews Band, Troye Sivan ou Thirty Seconds to Mars, os outros astros que se vão avistar em Lisboa ao longo deste mês.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade