Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa
Magical Garden
Fotografia: Magical Garden

As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

Outubro é mês de passeios ao entardecer, mas não só. Estas são as melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

O Outono pode já ter chegado, mas continua a não haver razão para não aproveitar os tempos livres da melhor maneira, até porque a agenda infantil em Lisboa não dá sinais de arrefecer. Entre as várias propostas de coisas para fazer com crianças em Lisboa, encontra festivais de cinema, peças de teatro, muitas exposições, oficinas criativas e visitas e até um jardim encantado para levar os miúdos a passear antes que o mês de Outubro chegue ao fim. Com a papinha toda feita, não há desculpas: junte a família e comece a pensar nas coisas divertidas que querem fazer.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

Magical Garden
Magical Garden
Fotografia: Atelier OCUBO/ Magical Garden

1. Magical Garden

Coisas para fazer Jardim Botânico Tropical, Belém

O icónico e renovado Jardim Botânico Tropical, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, será palco do Magical Garden, o mais recente projecto imersivo e interactivo do atelier português OCUBO, que se prolonga até 15 de Novembro, para uma volta ao mundo através de um percurso com mais de um quilómetro. Numa experiência sensorial nocturna, com mais de 300 lanternas e milhares de lâmpadas LED, assim como hologramas, esculturas de luz e até mesmo propostas interactivas, o trajecto promete evidenciar algumas das espécies botânicas tropicais do jardim e surpreender o visitante com instalações luminosas e ambientes sonoros temáticos, onde serão avistados dinossauros e animais selvagens, como elefantes, tigres ou leopardos. Será ainda projectado, na fachada do Palácio dos Condes da Calheta, um espectáculo de videomapping, no qual é revelado conteúdo sobre as espécies do herbário deste jardim.

Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento

2. Exposição Viral

Miúdos Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações

Criada de raíz pelo Pavilhão do Conhecimento, em colaboração com outros dois centros de ciência europeus, esta premiada exposição itinerante e interactiva já foi vista por mais de dois milhões de pessoas e está de volta ao Pavilhão do Conhecimento – agora com novos conteúdos relacionados com a Covid-19. Talvez se lembre do Túnel Virulento, talvez o vá percorrer pela primeira vez. Mas se ouvir um “atchim”, tenha cuidado: há micróbios e vírus invisíveis por todo o lado. Pronto para aprender a proteger-se ou, quem sabe, a ser “Viral”?

Publicidade
Lisbon Under Stars
Lisbon Under Stars
©OCubo

3. Lisbon Under Stars

Coisas para fazer Museu Arqueológico do Carmo, Chiado

Não deixe passar a oportunidade de ver ou rever o Lisbon Under Stars até 31 de Outubro. A experiência sensorial de 360º, que o leva numa viagem ao longo de mais de 600 anos de história da cidade de Lisboa, promete transformar mais uma vez as paredes das Ruínas do Carmo em telas tridimensionais através de projecções multimédia e efeitos visuais. Desta vez há duas sessões por dia, narradas em inglês e português, de segunda-feira a sábado, às 21.00 e às 22.00. Só tem de escolher a que horas quer andar de cabeça no ar. Os bilhetes já estão à venda e custam 10€ (campanha especial).

Coolture Tours - A Rainha Mostra o Palácio
Coolture Tours - A Rainha Mostra o Palácio
Isabel Saldanha

4. A Rainha mostra o Palácio da Ajuda

Miúdos Palácio Nacional da Ajuda, Ajuda

Pelas mãos da Rainha D. Maria Pia de Saboia, mulher do rei D. Luís I, as crianças são levadas a descobrir todos os recantos e encantos do único Palácio Real actualmente visitável em Lisboa. Onde dormiam os reis? A que brincavam os príncipes nos enormes corredores do Palácio? Quantas cadeiras tem a sala dos grandes banquetes? São apenas algumas das curiosidades que a Rainha revelará, numa visita que inclui a encenação de um baile no salão do Palácio.

Publicidade
one o mar como nunca o sentiu
one o mar como nunca o sentiu
©Pedro Pina

5. ONE | O mar como nunca o sentiu

Arte Oceanário de Lisboa, Parque das Nações

No Oceanário há sempre muito azul para explorar. Esta instalação artística no Átrio do Oceanário promove uma experiência sensorial sobre a ligação do ser humano com o oceano. Vai também poder conhecer mais a fundo grande parte do território nacional, que fica debaixo de água. O desafio foi apresentado pelo Oceanário à cineasta e fotógrafa Maya de Almeida Araújo, especialista em fotografia subaquática em movimento e que expõe pela primeira vez em Portugal, que criou uma obra com imagens recolhidas no mar português entre os Açores, Algarve, Costa Alentejana, Cascais, Sintra, Nazaré e Aveiro.

exposições
exposições
Fotografia: DR

6. Meet Vincent Van Gogh

Coisas para fazer Terreiro das Missas, Grande Lisboa

Conhecem o nome, mas não conhecem a história. Ou melhor, conhecem as obras, associam-nas a um nome, mas não sabem quem é realmente o pintor holandês Vincent van Gogh. “Meet Vincent van Gogh” é uma produção do Vincent van Gogh Museum, em Amesterdão, em parceria com a UAU, que depois de Pequim, Barcelona e Seul chega a Lisboa para ocupar o recinto do Terreiro das Missas, em Belém. A exposição é uma máquina do tempo multissensorial que convida o visitante a entrar e a remexer nos sentimentos, angústias, amores e pensamentos do artista.

O melhor da cidade para toda a família

Projector final Planetário
©Bruno Neves/Planetário

Coisas grátis para fazer com crianças

Miúdos

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Trazemos-lhe uma lista de várias coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou descobrir a fauna e flora de um jardim.

Rua das lisboa com movimento
Fotografia: Arlindo Camacho

Os melhores passeios com crianças em Lisboa

Miúdos

Parque infantil, bicicleta à beira-rio e toca a voltar para casa que já está na hora do banho. A vida tem potencial para muito mais e nunca é tarde para querer acabar com os velhos hábitos, ajudá-lo a quebrar rotinas e levar os miúdos a descobrir Lisboa. Não procure mais, sente-se confortavelmente e descubra alguns dos melhores passeios para fazer com crianças

Publicidade
Pavilhão do Conhecimento - férias com ciência
DR

Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade