marionetas
MIMMOS – Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra
MIMMOS – Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra

As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

A agenda da cidade não pára. Estas são as melhores coisas para fazer com crianças durante o mês de Setembro, em Lisboa.

Raquel Dias da Silva
Publicidade

O que não falta em Lisboa são coisas para fazer com crianças, grandes e pequenas, dentro e fora de portas. Para aproveitar os tempos livres da melhor maneira, reunimos mais de 20 sugestões para fazer este mês, desde espectáculos de teatro até oficinas criativas, passeios ao ar livre e exposições mais ou menos imersivas e interactivas (há uma data de museus para crianças em Lisboa que vale a pena explorar). Junte a família e comece a planear tudo o que pode fazer em Lisboa (e arredores) nos próximos tempos.

Recomendado: 🐷 Quintas pedagógicas: leve-os ao campo sem sair da cidade

Coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

  • Coisas para fazer

Os jardins do Palácio Pimenta vão transformar-se num grande campo de estudo. Pela terceira vez, vai medir-se, em conjunto, a biodiversidade ali existente, da forma mais simples, contando e identificando as espécies animais e vegetais presentes. Ao longo do dia, acompanhado por cientistas e especialistas nos diferentes grupos de espécies, o público é convidado a participar num estudo de campo contínuo. Além de lúdico, será uma oportunidade de contribuir para o conhecimento da biodiversidade nacional: todas as observações feitas são validadas e registadas, em tempo real, na plataforma da BioDiversity4All, que reúne informação sobre a biodiversidade nacional. A participação é gratuita, mas está sujeita a reserva, através de e-mail (reservas@museudelisboa.pt), em cada grupo de espécies nos quais se pretende participar.

  • Miúdos
  • Carnide/Colégio Militar

Criado a partir do relato autobiográfico de Anne Frank, este espectáculo de André Murraças – que assina a adaptação, a encenação, dramaturgia, interpretação e cenografia – mistura o texto com factos históricos e explica a cronologia da guerra e da vida das personagens. Como testemunho poderoso da resiliência humana e uma memória perene do terrível impacto do Holocausto, as palavras da jovem judia alemã continuam a inspirar e educar pessoas ao redor do mundo sobre a importância da tolerância, compaixão e justiça.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Grande Lisboa

O Dia Internacional do Gamer celebra-se a 29 de Agosto. Para assinalar a data, o Museu Nostálgica inaugura “Gaming Experience”, uma exposição interactiva no centro comercial Ubbo, que reúne mais de 30 equipamentos da década de 70 até aos dias de hoje. Além disso, vão estar também disponíveis 18 postos de jogo para os visitantes. Aberta todos os dias até 15 de Setembro, das 12.00 às 20.00, a exposição – localizada no átrio do Piso 0 – é de entrada gratuita.

  • Sintra

O Jardim da Anta – Agualva e a Casa da Marioneta voltam a receber espectáculos de marionetas nacionais e internacionais. Também há oficinas de marionetas, curtas de cinema de animação e espectáculos de teatro de marionetas, apresentados por companhias portuguesas, francesas, alemãs e espanholas. Destacam-se, nos dias 14 e 15 de Setembro, Onirotóptero, assinado pela Trupe Fandanga e que pode ser visto entre as 17.00 e as 19.00. Entre as criações internacionais, destacam-se Kibukis dreamland da alemã Thomas Herfort Marionettes, apresentado nos dias 14 e 15, às 16.00; Periplo Varieté da espanhola Periplo Marionetas, nos mesmos dias, às 18.00; e ainda Prise de Terre da francesa Le Poisson SOluble, que pode ser visto a 14 de Setembro, às 21.30. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Irmos para a rua e aproveitarmos parte do Verão, nas férias ou nos tempos livres, para nos rodearmos de ciência e de natureza. É este o convite da Rede de Centros de Ciência Viva, que todos os anos promove actividades guiadas por investigadores e especialistas, de Julho a Setembro, num ambiente informal e descontraído. Só no distrito de Lisboa, por exemplo, contam-se cerca de 30 propostas. Ao todo, são mais de 400 acções de norte a sul do país, disponíveis em cerca de 650 datas e organizadas em colaboração com 90 entidades parceiras. Nem todas são gratuitas, mas há muito por onde escolher. Mas não fique à espera. As inscrições esgotam rapidamente e, na melhor das hipóteses, terá de ficar em lista de espera. 

  • Coisas para fazer
  • Festivais
  • Grande Lisboa

A agenda de Setembro fica também marcada pelo regresso do Desfile Internacional da Máscara Ibérica. Sábado, dia 21, o cortejo parte da Praça do Município, pelas 16.30, rumo ao Rossio. No cortejo, mais de 450 participantes vão exibir tradições de toda a Península Ibérica e ainda exemplares das famosas máscaras venezianas.

Publicidade
  • Miúdos
  • Belém

No campo, os vizinhos sabem de tudo. As notícias correm depressa mesmo entre as criaturas mais lentas. Por isso, quando o Rato do Campo decide visitar a sua prima na cidade, já todos os animais sabem da viagem. Chegado à metrópole, dá-se conta de como tudo é diferente, e ele e a prima discutem se é melhor viver no campo ou na cidade. Não chegam a uma conclusão, mas não faz mal, a partida sempre foi mais divertida do que a chegada. É a promessa deste espectáculo de Joana Estrela e Nicolau, contado com desenhos, música e algumas minhocas.

LU.CA – Teatro Luís de Camões. 14-22 Set, Sáb (14) 16.30, Sáb-Dom (15-22) 11.30/ 16.30. 3€-7€

  • Miúdos
  • Belém

Sobre o mesmo dilema, mas com entrada gratuita, há também uma exposição. Qual é a diferença entre o campo e a cidade? São opostos? Estão longe um do outro? O que é que os une e o que é que os distingue? Como extensão do espectáculo “Dois Ratos”, Joana Estrela e Nicolau propõem uma exposição interactiva para desenhar em conjunto novos sítios para habitar.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Aulas e workshops
  • Cais do Sodré

Neste workshop de cozinha para toda a família, grandes e pequenos são convidados a aprender a fazer quesadilhas e deliciosos tacos de frango, dois clássicos da cozinha mexicana.

  • Coisas para fazer
  • Castelo de São Jorge

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, o Castelo de São Jorge acolhe Dias da Idade Média, para promover a divulgação das vivências da Idade Média e a relação das comunidades com o património que ainda se conserva e que liga a cidade medieval à actual cidade. A programação – que está disponível para consulta online – inclui workshops, visitas guiadas, concertos, demonstrações, ateliês e conversas. As actividades são gratuitas, mas requerem marcação até 25 de Setembro, por e-mail (info@castelodesaojorge.pt) ou telefone (+351 218 800 620).

Publicidade
  • Miúdos
  • São Sebastião

Num ritmo pausado, mas que se quer de festa, o Avenidas, no Bairro do Rego, recebe a 2.ª edição do Avenidas Bebé Fest, um festival para crianças até aos três anos. A programação inclui actividades de artes visuais, música, movimento e teatro. A ideia é prolongar o Verão ao arranjar tempo e espaço para olhar, imaginar, sentir, cheirar, ouvir e despertar para novas sensações.

  • Miúdos
  • Belém

Sabemos que nem tudo o que está escrito nos livros é real. Mas por vezes, quase sem repararmos, encontramos histórias que oferecem novas lentes para ver o mundo. A série de leituras Não é ficção, que o LU.CA inicia esta temporada, dá palco a textos do nosso tempo sobre temas ou questões que importam abordar. À leitura juntam-se imagens e ambientes sonoros e musicais, porque diferentes expressões artísticas podem aprofundar a nossa compreensão sobre um assunto. No final, ficamos a conversar, a trocar ideias, a fazer perguntas e a descobrir respostas em conjunto. A primeira sessão Não é ficção é dedicada ao livro Deputados do Futuro, Olá!, escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Carolina Celas.

Publicidade
  • Arte
  • Grande Lisboa

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, Sara Figueiredo Costa leva até à Sala de Exposições da Bedeteca da Amadora “Só Há Liberdade a Sério”, uma exposição de banda desenhada que procura registar as diferentes representações sobre a ideia de “liberdade”. As histórias sobre a liberdade de imprensa, de expressão, de orientação sexual ou de género e resistência a regimes autocráticos percorrem diferentes traços, procurando-se configurar um quadro plural sobre a ideia que associa os direitos à liberdade.

  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Esta exposição de rua, para ver na Trafaria, na Praceta do Porto de Lisboa, reúne 14 painéis com fotografias de Sylvie Dias. A videógrafa e fotógrafa subaquática mergulhou na frente ribeirinha de Almada para registar as comunidades de cavalo-marinhas, que agora vamos poder ver em grande formato. Em Portugal, existem duas espécies de cavalos-marinhos, o cavalo-marinho-de-focinho-comprido (Hippocampus guttulatus) e o cavalo-marinho-comum (Hippocampus hippocampus).

Publicidade
  • Miúdos
  • Workshops e aulas
  • Belém
Tentar não acordar o dragão
Tentar não acordar o dragão

O MAAT continua a desafiar os miúdos para, todos os domingos, ficarem a saber mais sobre energia eléctrica. Com fios, martelos, chaves e parafusos, os mais novos vão poder não só construir um circuito eléctrico simples mas também testá-lo. Cuidado: é preciso muita perícia para não acordar o dragão.

  • Miúdos
  • Belém

Será que a luz do sol pode ser transformada em movimento? O objecivo desta oficina para crianças entre os seis e os 12 anos é construir um carro movido a energia solar e conduzi-lo numa corrida emocionante. Quem sairá vencedor?

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Belém

O que é um electroíman? Será um truque de magia? Ou tem uma explicação científica? Nesta oficina para crianças, a ideia é mesmo aprender o que é um electroíman, como se constrói e qual a sua utilidade. No final da actividade, os conhecimentos adquiridos são testados num jogo. O bilhete custa 8€.

O melhor da cidade para toda a família

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade