A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
IDB Lisbon
Francisco Romão Pereira

As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

Agosto é Verão e estas são as melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Em Agosto muitos alfacinhas saem da cidade em direcção às praias, mas a agenda infantil da cidade continua a aquecer. Para aproveitar os tempos livres da melhor maneira, há várias coisas para fazer com as crianças que permanecem em Lisboa, incluindo, espectáculos de teatro, oficinas, exposições mais e menos interactivas e, claro, gelados para cumprir o Verão como deve de ser. Com a papinha toda feita, não há desculpas: junte a família e comece a pensar nas coisas divertidas que querem fazer pela cidade fora nos próximos tempos. Preparado?

Recomendado: Cinco escolas de surf em Lisboa e arredores para as férias de Verão

Coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Encarnação

A visita ao topo do antigo edifício Entreposto, à entrada de Moscavide, era capaz de valer só pela vista desafogada e panorâmica, mas o destaque é mesmo o novo espaço de lazer que aí se ergueu. Foi-se um dos parques de estacionamento e surgiu um terraço, pintado a cores garridas e onde cabe cultura, desporto e gastronomia. Com curadoria do colectivo artístico Crack Kids, o IDB rooftop conta até com rampas de skate, onde pode deixar os miúdos fazer uns truques, enquanto aproveita os pratos do chef Agne Dedé.

  • Restaurantes
  • Geladarias
  • Baixa Pombalina

A origem da marca remonta a 1947, em Rimini, Itália. Mas foi em Viena, em 2017, que uma oftalmologista portuguesa se apaixonou pelos gelatos La Romana e decidiu trazê-los, finalmente, para Portugal. Entusiasta da pastelaria, Sónia Parreira é a única responsável pela confecção das sobremesas dispostas na montra principal. Mas a prata da casa são os “verdadeiros gelatos italianos”, as cremolatas de frutas para baixar a temperatura e, claro, a mítica tosta de gelado (5€), em pão brioche integral e torrado, com três sabores à escolha.

Publicidade
  • Teatro
  • Belém

Era uma vez uma jovem de longos cabelos louros, aprisionada no cimo de uma torre por uma feiticeira vingativa. A história é conhecida, mas agora chega-nos com sons e ritmos diferentes, pela mão da Byfurcação. Depois de se estrear com sucesso na Quinta da Ribafria, em Sintra, RAPunzel – Talvez Musical convida as famílias a rumar até ao Jardim Botânico Tropical, em Belém. Com música de Nuno Cintrão, este espectáculo – que se revela uma história em rap (ou um rap a contar uma história) – compromete-se a entreter espectadores de todas as idades; e a fazê-lo de forma pouco convencional.

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Parque das Nações

O direito humano à água e ao saneamento foi reconhecido pela ONU em 2010. Mas, para cerca de um terço do planeta, um gesto tão banal como abrir uma torneira e ter água potável continua a ser um sonho impossível. É urgente torná-lo realidade: eis o que diz a exposição do Pavilhão do Conhecimento, que convida as famílias a experimentar e a descobrir as múltiplas facetas da disponibilidade e uso deste bem essencial. Do “Ciclo Desequilibrado”, que desafia a rever o impacto da acção humana no ciclo da água, até à “Mercearia da D. Rosalia”, onde a factura, que podemos mesmo imprimir e levar para casa, apresenta o nosso perfil de consumidor hídrico, há muito para descobrir sobre a regalia que é viver num “Presente com acesso a água”.

O melhor da cidade para toda a família

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Por isso, fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. Há museus que guardam memórias de outros tempos, outros que fazem uso da imaginação. Uns dedicam-se às pinturas, outros às instalações, às vezes interactivas. Aí estão os melhores museus para crianças em Lisboa. Ah, mas atenção: não se esqueça da máscara nem de consultar as novas regras dos museus (por via das dúvidas, lembre-se de agendar a visita previamente).

  • Miúdos

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Nada como puxar um pouco pela cabeça para reunir os programas mais simples, mas também mais divertidos. Primeiro, lembre-se que boa parte das propostas mais coloridas andam pela rua, cada vez mais um verdadeiro museu a céu aberto para diferentes idades. Depois, siga esta lista de coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou ver a fauna e flora de um jardim.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade