A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
O Rouxinol
© António Pedro FerreiraO Rouxinol, uma ópera para a infância de Sérgio Azevedo

As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

A agenda da cidade não pára. Estas são as melhores coisas para fazer com crianças em Maio em Lisboa.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

A Primavera não perde o fôlego e oferece muitas coisas para fazer com crianças, grandes e pequenas. Para aproveitar os tempos livres da melhor maneira, reunimos mais de uma dezena de sugestões de espectáculos, de teatro, dança ou circo, concertos, oficinas criativas e exposições mais ou menos imersivas e interactivas. Com a papinha toda feita, não há desculpas: junte a família toda e comece a pensar nas coisas divertidas que querem fazer por Lisboa e arredores fora nos próximos tempos. Preparado?

Recomendado: Sítios onde um adulto pode ser criança em Lisboa

 

Coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Esta exposição temporária resulta de uma colaboração da Monstra com a Cinemateca Portuguesa e comemora os 100 anos de animação portuguesa através de imagens e objectos de 100 filmes, distribuídos por três salas. Além de uma cronologia de imagens de filmes dividida por décadas, na sala central, destaque para cenários e personagens da primeira longa-metragem de animação stop motion (Os demónios do meu avô), as marionetas e adereços de E Se..., e um objecto artístico/mala de viagem da coleção de Regina Pessoa, com o storyboard e adereços de Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias a que valerá a pena dedicar cinco minutos da sua atenção.

  • Arte
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

“Frida Kahlo, A Vida de um Ícone” é a nova experiência imersiva e interactiva da Immersivus Gallery, um convite para conhecer ao pormenor uma das artistas mais influentes de todos os tempos. O projecto resulta de uma parceria do OCUBO com a Fundação Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona e o estúdio criativo Layers of Reality. A visita tem uma duração média de uma hora e 15 minutos, e o público é desafiado a percorrer um conjunto de instalações artísticas com experiências de carácter interactivo e participativo, de realidade virtual, animações holográficas e vídeo mapping em esculturas. A exposição pode ser vista de terça a domingo, com entradas de meia em meia hora, entre as 16.30 e as 20.30. O preço dos bilhetes varia entre 10€ e 15€ e são ainda praticados preços especiais para grupos e turmas escolares.

Publicidade
  • Miúdos
  • Eventos musicais
  • Carnide/Colégio Militar

Dorothy e os seus sapatinhos vermelhos estão de volta, desta vez a Carnide ao Teatro Armando Cortez, pelas mãos do Teatro Infantil de Lisboa. O Feiticeiro de Oz conta as aventuras de Dorothy, uma menina de uma zona rural dos Estados Unidos, que é levada por um furacão até uma terra desconhecida, cheia de cor, música e magia. Pelo caminho Dorothy vai fazendo amigos – é nessa jornada que ela e os seus novos amigos vão descobrir todas as suas virtudes: o amor, a inteligência e a coragem. Este teatro musical é um hino à amizade para ver em família.

  • Miúdos
  • Exposições
  • Belém

Prepare-se para ter um vislumbre sobre uma Lisboa estranhamente distópica, mas ao mesmo tempo familiar, na exposição da curta-metragem O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto. Composta por cenários, adereços e marionetas, permite-nos conhecer os segredos por trás desta produção de animação de volumes, vulgo stop motion, repleta de elementos técnicos e outras curiosidades. O próprio filme ficará projectado em contínuo para permanecermos no embalo desse fantástico universo.

Publicidade
  • Miúdos
  • Parque das Nações

O Crime no Museu está de volta ao Pavilhão do Conhecimento com uma nova e misteriosa aventura que só a ciência pode ajudar a revelar. A noite parece tranquila no interior do museu mas… só aparentemente. Algo de muito estranho se passa numa das exposições do Pavilhão: um corpo humano em avançado estado de decomposição foi descoberto numa jazida de dinossauros! Estaremos perante um cenário de crime? Quem são os suspeitos e o que aconteceu realmente? O Instituto de Ciências Forenses está a recrutar ajudantes para esta missão.

  • Miúdos
  • Parque das Nações

Na era Mesozóica, há muitos muitos milhões de anos atrás, o planeta era quente e húmido, rico em vegetação e espécies exóticas. Os Homo Sapiens ainda estavam longe de existir, mas havia répteis, como os dinossauros, que dominavam a Terra. Uns eram tão pequenos quanto galinhas, outros eram gigantes de pescoços longos como as girafas. Cobertos de escamas, penas, espinhos ou couraças, a diversidade era tanta que, para dizer a verdade, os cientistas descobrem, em média, uma nova espécie por semana. Mas como e o que é que comiam? Como é que se defendiam? Que rituais de acasalamento ou cuidados parentais apresentavam? Já é possível encontrar as respostas a estas e outras questões graças às novas tecnologia –, e num só sítio: a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento. Em “Dinossauros: O Regresso dos Gigantes”, as famílias são convidadas a conhecer de perto e à escala real espécies como o famoso Tyrannosaurus rex, um dos maiores predadores que alguma vez existiu, o Ornithomimus, detentor do primeiro lugar do pódio em velocidade, e o Ankylosaurus, que parecia estar “armado até aos dentes” como o seu próprio nome sugere.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Eventos desportivos
  • Sintra

Com a natureza a despertar, não há razão para não aproveitar cada vez mais o ar livre. Comece por aproveitar a iniciativa “Sintra + Ativa”, que promove actividades de desporto gratuitas em parques e jardins do concelho. Até ao final de Setembro, o que não faltam são coisas para fazer ao fim-de-semana. Ginástica, zumba, râguebi, pilates, capoeira, dança, tiro ao arco, escalada, caminhadas, passeios de bibicleta – as propostas são mesmo muitas e, pelo meio, até tem oportunidade de fazer rastreios de saúde. Os programas acontecem sempre entre as 10.00 e as 18.00, e contam com o apoio das várias juntas de freguesia.

O melhor da cidade para toda a família

  • Miúdos

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Nada como puxar um pouco pela cabeça para reunir os programas mais simples, mas também mais divertidos. Primeiro, lembre-se que boa parte das propostas mais coloridas andam pela rua, cada vez mais um verdadeiro museu a céu aberto para diferentes idades. Depois, siga esta lista de coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou ver a fauna e flora de um jardim.

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Por isso, fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. Há museus que guardam memórias de outros tempos, outros que fazem uso da imaginação. Uns dedicam-se às pinturas, outros às instalações, às vezes interactivas. Aí estão os melhores museus para crianças em Lisboa. Ah, mas atenção: não se esqueça da máscara nem de consultar as novas regras dos museus (por via das dúvidas, lembre-se de agendar a visita previamente).

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade