Museu das Ilusões
DR
DR

As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

A agenda da cidade não pára. Estas são as melhores coisas para fazer com crianças durante o mês de Abril, em Lisboa.

Vera Moura
Publicidade

O que não falta em Lisboa são coisas para fazer com crianças, grandes e pequenas, dentro e fora de portas. Para aproveitar os tempos livres em Abril da melhor maneira, reunimos mais de duas mãos cheias de sugestões, desde espectáculos de teatro até oficinas criativas, passeios ao ar livre e exposições mais ou menos imersivas e interactivas (já agora, há uma data de museus para crianças em Lisboa que vale a pena explorar). Junte a família e comece a planear tudo o que pode fazer em Lisboa (e arredores) nos próximos tempos.

Recomendado: Vida de campo na cidade – as quintas pedagógicas para visitar com os mais novos

Coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

  • Miúdos
  • Belém

Na nova exposição da ilustradora Mariana, a miserável, descobrimos que na cabeça das princesas há mil inquietações, que não são exclusivas das famílias reais – são também de todas as meninas. Mas será que a falta de sono de hoje ainda vem de uma simples ervilha? Não sabemos bem, mas a vida das princesas pós-modernas continua cheia de achaques e dilemas. Partilhamos aflições sobre o que vamos ser daqui a dez anos ou que vamos vestir na próxima festa. Felizmente o pé já não tem de encaixar no sapatinho de cristal! 

  • Miúdos
  • Workshops e aulas
  • Parque das Nações

Inspirado no bailado Coppélia ou a Rapariga dos Olhos de Esmalte, este atelier de dança para crianças e famílias desafia miúdos dos 3 aos 12 anos a descobrir, com a ajuda do Dr. Coppélius, um mistério: o que estará a ler a menina que está à janela? Histórias de encantar? Histórias de ratos de sete cabeças que lutam com soldadinhos de chumbo? Histórias de homens feitos de areia? Histórias de bonecos que ganham vida e dançam sem parar? 

📅 Data: 29 mar. a 6 abr., sáb., dom.: 10.30h (crianças dos 3 aos 6 anos acompanhadas por um adulto), 15h (crianças dos 7 aos 12 anos com possibilidade de participação de adulto)

💰 Preço: 2€

🕗 Duração: 1 hora e 30 minutos

🙋‍♀️ Idade: 3 aos 12 anos

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Lisboa

Abril é mês de revolução e de Primavera, de celebrar a liberdade, mas também de voltar a usufruir da cidade ao ar livre. A partir do dia 1, o programa Festas de Abril celebra estes e outros valores através da música, do teatro, do cinema, dança, poesia e artes plásticas. A maioria das iniciativas é de entrada gratuita – e não faltam ideias para festejar com os miúdos. No Museu Bordalo Pinheiro, por exemplo, as crianças podem "Partir a loiça toda" a 5 de Abril (14.30), uma oficina para criar crachás de cerâmica; ou ser "Bichos Carpinteiros" a 6 (10.30), para aprenderem escrita criativa. A 21 e 22, há ainda "TOMA! 25 de Abril a valer" (18.30), com Nuno Saraiva, que desafia os participantes a pensar a Liberdade e a Democracia hoje e, a partir dessa reflexão, a criar cartazes alusivos à data.

  • Miúdos
  • Chiado

No Museu das Ilusões, no Chiado, ver e crer não tem nada a ver. Logo à entrada deste projecto de entretenimento mas também educativo, para todas as idades – que nasceu em Zagreb em 2015 e que já tem 58 moradas em todo o mundo – um colorido Fernando Pessoa dá as boas-vindas, sem nunca tirar os olhos dos visitantes, estejam eles em que ponto da sala estiverem. Num espaço com um total de 600 metros quadrados e mais de 20 propostas, que pedem cerca de 45 minutos para explorar, sucedem-se miragens, quadros sem vida que se mexem, salas que desafiam a gravidade, cubos que se transformam em pirâmides ao virar da esquina, discos hipnotizantes e muitas outras ilusões ópticas, geométricas ou de perspectiva. Pensado para, acima de tudo, despertar a curiosidade e explicar fenómenos científicos, o espaço é também altamente instagramável, com instalações a pedir fotografias como o Infinity Portal, que desafia a posar como o Super-Homem e depois rodar a imagem a 180 graus; ou o Eléctrico Invertido, para fingir que está no tecto do 28. No final da visita, as famílias encontram um ginásio para o cérebro, com vários jogos que pais e filhos podem usar à-vontade. Depois, um néon avisa “Back to reality”, levando-os à loja de recordações com objectos tão coloridos que saltam à vista da rua. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Performance
  • Belém

O Dia Mundial da Dança é só a 29 de Abril, mas no LU.CA – Teatro Luís de Camões celebra-se mais cedo. A coreógrafa Márcia Lança não é nova nestas andanças – e conhece bem os cantos à casa, onde já apresentou o espectáculo Dentro do Coração. Desta vez, a criadora olha um pouco mais para cima com Dentro da Cabeça, uma performance de dança contemporânea que viaja entre pensamentos e sentidos para ver de 2 a 13 de Abril.

  • Miúdos
  • Sintra

Em 1869, a cantora de ópera Elise Friederike Hensler casou com o Rei Consorte de Portugal, D. Fernando II de Saxe-Coburgo e Gotha, viúvo da Rainha D. Maria II. Juntos, viveram um sonho romântico num cenário digno de filme da Disney: o Jardim e Chalet da Condessa D'Edla, onde receberam amigos, fizeram piqueniques, passeios a pé e de burro. É lá que a Coolture Tours faz a sua nova visita encenada, dando nova vida a uma história de amor que andou sempre à volta da botânica, da música e da arte. A protagonista é a soprano Rafaela Albuquerque, que promete alguns momentos musicais. Aos sábados, as visitas para famílias são em inglês. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Estrela/Lapa/Santos

A Primavera chega ao Museu do Oriente como à cidade: com muitos passarinhos e flores. Uma das oficinas para crianças nos planos chama-se Flores para Guerreiros? e mostra que um elemento da natureza belo, frágil e suave pode muito bem ser um emblema do corajoso, forte e bravo samurai. Os mais novos são desafiados a encontrar flores de cerejeira e muitas outras espalhadas pelo museu. 

  • Miúdos
  • Grande Lisboa

A Yellow Star Company trouxe este musical da Broadway para Portugal. Baseado no filme da Dreamworks Animation e no livro de William Steig, o espectáculo conta a história de um ogre que vive feliz e sozinho num pântano de Tão Tão Longe. Até o seu sossego ser ameaçado pelo governante local, Lord Farquaad, que despeja no lugar todas as criaturas mágicas do seu reino.

Publicidade
  • Miúdos
  • Eventos cinematográficos
  • Belém

festival PLAY já chegou ao fim, mas ainda anda a fazer das suas pela cidade. Em Abril instala-se no LU.CA com Revolução, um programa de sete curtas-metragens sobre mudar –mudaro mundo ou mudar por dentro, quando saímos de um sítio onde sempre estivemos, aprendemos uma coisa nova ou, simplesmente, quando nos cai o primeiro dente. Entre os filmes, as famílias vão ver O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, Pássaros e Dois Balões

  • Miúdos
  • Alfama

Amália Rodrigues não brilhou apenas pela voz, mas também pelo seu estilo único. Nesta oficina, entre fados e poesia, as famílias podem explorar a coleção de vestidos da fadista e criar novas roupas para Amália com bonecas de papel. A actividade inclui visita ao Museu do Fado. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Belém

As cidades são grandes e confusas. Haverá por lá lugar para as crianças brincarem? Nesta visita dinâmica, inspirada no trabalho dos artistas e cineastas Bêka & Lemoine – que trabalham na interseção entre as artes visuais, o cinema documental e a arquitetura – e na sua exposição no CCB "Homo Urbanus. A Citymatographic Odyssey by Bêka & Lemoine", os mais novos são desafiados a explorar o espaço urbano e a imaginar cidades mais divertidas e acolhedoras para o futuro.

  • Miúdos
  • Santa Maria Maior

No Teatro Romano de Lisboa vai construir-se um sistema planetário muito criativo. A ideia é explorar os planetas do Sistema Solar. Sabia que têm nomes de Deuses? Será que são romanos, gregos ou pertencem a outra civilização? Sabe quem os descobriu? As respostas estão à sua espera nesta actividade para famílias com crianças a partir dos seis anos. O bilhete custa 3€ por pessoa e inclui entrada no museu.

Publicidade
  • Miúdos
  • Exposições
  • Belém

O espaço expositivo do LU.CA cresceu do Entrepiso para o Piso 2 – razão mais do que suficiente para uma aposta maior nas exposições. "Quinze ensaios para mudar o mundo" mostra trabalhos de 300 estudantes de Arquitectura da vizinha Universidade Lusíada de Lisboa. As suas respostas criativas e inovadoras para quando o cenário à nossa volta se complica podem ser vistas entre 23 de Abril e 12 de Maio.

  • Miúdos
  • Ajuda

Pintar fora das linhas? Desenhos com várias camadas? A artista alfacinha Branca Cuvier preparou, em parceria com o Jiboia Studio, uma saga workshops para os mais pequenos. Afinal de contas, rabiscar, apagar e voltar a pintar pode ser um exercicio semelhante ao de falhar e voltar a tentar.  

Publicidade
  • Miúdos
  • Oeiras

Neste espectáculo, Pedro Miguel Silva, Mário Bomba e Telmo Ramalho estão por conta das crianças. Sem qualquer guião por onde se seguirem, os três actores vão improvisar uma história a partir das sugestões do público. Se, porventura, alguém achar que a história não está a correr bem, basta dizer "Quem diz é quem é!". A peça é apresentada no Auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha, todos os sábados. Para comprar bilhete, pode fazê-lo no local ou através do número 96 843 1100. 

  • Coisas para fazer
  • Parque das Nações

Há uma nova experiência imersiva no Oceanário de Lisboa. Em colaboração com o estúdio francês Les Ateliers BK (responsável, entre outros, pela projecção de videomapping no Arco dos Triunfo durante os Jogos Olímpicos de Paris), o aquário apresenta "Universo Submerso", que promete envolver o público num ambiente poético que varia entre o celestial e o fundo do mar. Esta viagem revela como todos os elementos, desde o microscópico plâncton até às majestosas baleias-jubarte, estão ligados e em equilíbrio.  

Publicidade
  • Miúdos
  • São Sebastião

A Oficina Fritta, coletivo de artistas em residência no espaço educativo da Gulbenkian, convida as famílias para o ZAAM: um lugar onde as coisas estão em mudança constante, e onde se lançam desafios criativos, diferentes todos os meses, a partir das exposições em cartaz no CAM. Assim, no segundo domingo de cada mês, o espaço educativo transforma-se num "laboratório de contaminações e burburinhos", onde se "trabalha o invisível através do material".

  • Miúdos
  • Parque das Nações

Sempre teve curiosidade em perceber como as personagens dos filmes de animação ganham vida? A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento convida-nos a mergulhar nos bastidores dos estúdios de animação da Pixar e a descobrir como a ciência e a tecnologia de ponta dão vida a filmes icónicos, como Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo ou Divertida-Mente. Com mais de 50 módulos interactivos, será possível explorar, passo a passo, o processo criativo da Pixar, desde a ideia inicial até ao produto final. Produzida pelo Museum of Science de Boston e pela Pixar Animation Studios, “A Ciência da Pixar” chega pela primeira vez a Portugal como resultado do acordo de colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva.

Publicidade
  • Miúdos
  • Lisboa

Nunca é cedo demais para puxar pelo sentido de humor. E o Lisboa Comedy Club quer pôr as famílias inteiras a rir com o Brunch & Stand-Up Comedy para Crianças, um evento que todos os domingos junta um brunch delicioso a espectáculos de stand-up pensados para os miúdos.

  • Miúdos
  • Santa Maria Maior

Inspirada no célebre filme do poeta e cineasta Jean Cocteau, a partir do conto homónimo de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont escrito em França em 1740, esta nova adaptação escrita e musicada por Filipe La Féria de A Bela e o Monstro promete transformar o palco do Politeama num mundo de mistério, encanto e fantasia. O musical, que mostra que a beleza está nos olhos de quem vê e que o amor verdadeiro se esconde não na aparência, mas na bondade do coração humano, promete fazer as delícias de crianças e adultos.

Publicidade
  • Miúdos
  • Parque das Nações

Duas décadas, 9400 sessões e 15 mil bebés depois (o projecto só parou durante a pandemia e nos meses de Agosto), este espectáculo imersivo que se repete todos os sábados de manhã e nos terceiro e último domingos do mês à frente do aquário central do Oceanário soma e segue. Ao longo de 45 minutos, os Músicos a Brincar tocam, cantam e dançam para bebés e as suas famílias, que podem depois fazer uma visita ao Oceanário antes das portas abrirem ao resto do público.

O melhor da cidade para toda a família

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade