A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Festival Play
DRFestival Play 2024

As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

A agenda da cidade não pára. Estas são as melhores coisas para fazer com crianças em Março em Lisboa.

Escrito por
Vera Moura
,
Raquel Dias da Silva
e
Ricardo Farinha
Publicidade

O que não falta são coisas para fazer com crianças, grandes e pequenas, dentro e fora de portas. Para aproveitar os tempos livres da melhor maneira, reunimos mais de uma mão cheia de sugestões de coisas para fazer, desde espectáculos de teatro até oficinas criativas, passeios ao ar livre e exposições mais ou menos imersivas e interactivas. Com a papinha toda feita, não há desculpas: junte a família toda e comece a pensar nas coisas divertidas que querem fazer por Lisboa (e arredores) nos próximos tempos. Preparado? Boas brincadeiras.

Recomendado: Actividades com crianças - as melhores atracções para os dias frios

Coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

  • Miúdos
  • Performance
  • Chiado

A Companhia Nacional de Bailado gosta de trocar por miúdos as obras que apresenta ao longo da temporada. Agora que se prepara para estrear Balanchine/ Mcnicol/ Forsythe, dando a conhecer dois nomes maiores da dança e um jovem coreógrafo, chama as famílias ao São Carlos para dançar, brincar e descobrir os segredos e curiosidades por detrás do novo espectáculo. A orientadora será Sílvia Santos.

 

  • Miúdos
  • Belém

Com direcção artística de Catarina Requeijo, que assina o texto com Inês Barahona, a partir da obra homónima escrita por alunos do 1.º ano da Escola Básica de São João de Deus, em Lisboa, o espectáculo A Grande Corrida conta a história de Manuela, que está a postos com o seu carro maravilhoso. Mas, durante o percurso, surgem uma série de obstáculos inesperados, que são um teste à sua imaginação e sobretudo à sua persistência. Será que Manuela consegue chegar ao fim? Alcançará ou não o seu sonho de vitória?

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Santos

Está de volta ao Terrapleno de Santos aquela que já é uma das atracções de Inverno mais procuradas da cidade. Esta versão miniatura da Feira Popular tem carrosséis, carrinhos de choque, diversões infantis e, claro, uma roda gigante. Do lado da restauração, conte com tudo a que tem direito – cachorros, bifanas, hambúrgueres, churros e farturas. E ainda há artesanato e produtos regionais. 

  • Museus

Para assinalar os 80 anos do lançamento de “O Principezinho”, a emblemática obra do francês Antoine de Saint-Exupéry, a Câmara Municipal de Cascais organiza, em parceria com o Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa, uma exposição sobre este influente livro, que será seguramente um dos mais traduzidos pelo mundo inteiro. A mostra bibliográfica inclui 45 edições em 45 línguas diferentes, das europeias a outras mais distantes, como o árabe e o japonês. Também lá estará uma edição em mirandês, intitulada “L Princepico”. A entrada é gratuita.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Lisboa

Todas as razões são boas para ir descobrir os 1000 hectares de Monsanto, e procurar estes simpáticos roedores é uma excelente razão. A caminhada vai percorrer trilhos menos conhecidos de Monsanto, longe das zonas mais frequentadas. Pista: pequenas pinhas roídas são a pista de que estamos no seu território.

  • Coisas para fazer
  • Benfica/Monsanto

Há muito que as histórias são um meio de compreender a natureza. Têm-nos ensinado a apreciar os dias longos de Verão e a nudez das árvores no Inverno, a não temer os eclipses e os trovões, a entender o sentido secreto do canto das aves. Quem o diz é Paula Côrte-Real, que dirige estas sessões no Parque Florestal do Monsanto. A localização exacta será enviada por WhatsApp no dia anterior e apenas após recepção de comprovativo de pagamento.

Publicidade
  • Teatro
  • Teatro e artes performativas

Depois de milhares de espectadores e dezenas de datas no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o musical A Bela e o Monstro parte em digressão nacional e a primeira data realiza-se no concelho de Cascais. A produção da Yellow Star Company, encenada por Paulo Sousa Costa e Luís Pacheco, será apresentada no Casino Estoril a 17 de Março, pelas 15.30. Os bilhetes encontram-se à venda e custam entre os 15€ e os 22€. 

+ Peças de teatro para levar os miúdos em Lisboa

  • Filmes
  • Animação
  • Avenida da Liberdade

Cerca de 400 filmes em mais de 150 sessões de cinema, distribuídas por sete competições, nas quais estão 44 países representados. É um mundo de animação que regressa a Lisboa com a Monstra, entre 7 e 17 de Março, com epicentro no Cinema São Jorge. O tema central desta edição é a Liberdade de Expressão e a Irlanda o país convidado, com destaque para o Cartoon Saloon, prestigiado estúdio de animação irlandês que assinala 25 anos desde a fundação. Um dos momentos que irá assinalar a liberdade será a estreia de A Revolução, um filme realizado colectivamente, no qual alunos de escolas de todo o mundo mostram os seus olhares sobre uma revolução democrática. O epicentro do festival é o Cinema São Jorge, mas o (extenso) programa também é acolhido pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinemateca Júnior, Cinema City Alvalade e Cinema Fernando Lopes. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

A Biblioteca Nacional de Portugal e o Clube Português de Banda Desenhada juntaram-se ainda em 2019 para pensar uma exposição comemorativa do centenário de publicação do n.º 1 da revista ABC-zinho. A inauguração era para ter acontecido em Outubro de 2021, mas as alterações de calendário efectuadas em contexto de pandemia forçaram o adiamento para 2023. Patente até 29 de Março de 2024, “Centenário do ABC-zinho. 100 anos de revistas de banda desenhada em Portugal” percorre as principais publicações desde os anos 1920 até à década de 1980.

Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa). 7 Nov-24 Mar, Seg-Sex 09.30-19.30, Sáb 09.30-17.30. Entrada livre

  • Miúdos
  • Lumiar

Concebido para as crianças que ainda não tiveram contacto com o autor, Gil Vicente POP, um espectáculo do teatro meia volta para ver no Museu Nacional do Teatro e da Dança, procura transportar as famílias até ao maravilhoso mundo do teatro vicentino, de uma forma divertida e muito original. Com texto e direcção de Alfredo Martins, a interpretação é de Luís Godinho.

Publicidade
  • Miúdos
  • Carnide/Colégio Militar

Baseado no conto de fadas João e o Pé de Feijão, o novo espectáculo do Teatro Infantil de Lisboa fala-nos do jovem Jack, que troca a preciosa vaca Branquinha por feijões que acredita serem mágicos: depois de lançados à terra, os feijões rebentam num enorme pé de feijão que cresce e alcança as alturas. Com o desconhecido pela frente, o aventureiro, determinado e corajoso, decide escalar o magnífico e gigante pé de feijão para descobrir, acima das nuvens, um mundo mágico habitado por extravagantes criaturas.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Grande Lisboa

Nesta original caminhada, perfeita para famílias com crianças entre 4 e 12 anos, vai conhecer um dos últimos rebanhos de cabras de Azeitão e o seu pastor, António, conhecido por Nix, que é o guia deste passeio e explica a arte da pastorícia enquanto acompanhamos o rebanho. No fim, os participantes podem ficar à conversa com o pastor e aprender mais sobre a região, à volta de uma fogueira, com chá, biscoitos, pão e queijo de cabra.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Estrela/Lapa/Santos

A programação paralela do festival de animação Monstra também dá as mãos ao Museu da Marioneta (pela 17.ª vez), onde até Abril poderá visitar uma exposição temporária com marionetas e cenários de três filmes bastante familiares. Esta viagem aos bastidores inclui as peças originais de Interdito a Cães e Italianos, do realizador Alain Ughetto, sobre uma família italiana perseguida durante a Segunda Guerra Mundial; Retrato de Família, de Lea Vidakovic, que acompanha uma família da Croácia; e A Cada Dia que Passa, do português Emanuel Nevado, que foca uma família de ratos. Nos dias 24 de Fevereiro, 16 de Março e 6 de Abril, a equipa de Serviço Educativo do Museu da Marioneta acontecem visitas orientadas à exposição, pela equipa de Serviço Educativo do Museu da Marioneta.

  • Miúdos
  • Parque das Nações

Na nova exposição do Centro Ciência Viva de Lisboa, as famílias são desafiadas a descobrir o que significa ser astronauta. Para isso, vão ter de embarcar numa grande aventura espacial. Além de treinarem o equilíbrio e a resistência, haverá oportunidade de conduzir um rover de exploração lunar, simular uma caminhada na Lua e até flutuar pelo módulo Columbus.

Publicidade
  • Miúdos
  • Santa Maria Maior

A mais recente produção de Filipe La Féria evoca o clássico conto de fadas de Charles Perrault. Mantendo a mesma mensagem de amor e coragem, esta versão musical – cujo elenco inclui actores, cantores, bailarinos, músicos e até acrobatas – apresenta-se mais contemporânea e progressista.

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Grande Lisboa

A Cartoon Xira já abriu portas. Está na hora de rumar ao Celeiro da Patriarcal em Vila Franca de Xira para passar em revista o melhor do cartoon editado em Portugal em 2023. Além dos vila-franquenses António Antunes, curador da mostra desde a primeira edição, e Vasco Gargalo, temos este ano o olhar acutilante, passado a desenho, de António, José Bandeira, Carlos Brito, André Carrilho, Cristina Sampaio, Vasco Gargalo, António Jorge Gonçalves, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro, João Fazenda, Cristiano Salgado, Nuno Saraiva e Pedro Silva. Como já vem sendo tradição, paralelamente aos autores nacionais, há uma mostra de um convidado internacional, intitulada este ano "Horizontes Imaginários" e que apresenta os trabalhos do mexicano Victor Vélez, que assina como Chubasco.

Publicidade
  • Atracções
  • Quintas
  • Sintra

É o maior equipamento cultural de Cascais e tem uma programação regular a pensar em miúdos e graúdos. Em Março, não faltam actividades nem pretextos para ir à Quinta do Pisão. Vai poder fazer visitas para conhecer os cavalos que ali vivem, bem como para saber mais sobre os mustelídeos que vivem em Portugal. Participe em passeios interpretativos, em caminhadas em família, em workshops de desenho e nas actividades de celebração da Páscoa, com um mercado, caças às cenouras, passeio de tractor com prova de mel e muitos ovos pelo meio.

+ Se ainda não viu, espreite a nova instalação de arte ambiental na Quinta do Pisão

O melhor da cidade para toda a família

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade