Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Coisas para fazer em Lisboa em Maio

Coisas para fazer em Lisboa em Maio

Quer aproveitar a cidade e não sabe por onde começar? Nós dizemos-lhe as melhores coisas para fazer em Lisboa em Maio

Jardim do Campo Grande
Fotografia: Manuel Manso
Por Francisca Dias Real
Publicidade

O frio já lá vai (ou pelo menos assim esperamos) e a vontade de sair à rua para fazer a fotossíntese é mais que muita, e olhe que a oferta cultural e gastronómica que a cidade lhe dá é bem capaz de responder ao que precisa para este tempo. Os dias são maiores e não sabe bem como os preencher, é por isso que está a ler isto, certo? Nós temos a receita secreta para ter sempre alguma coisa para fazer este mês em Lisboa, de concertos a exposições, passando por festas, mercados, teatro, cinema ou festivais. Aproveite e viva a cidade ao máximo antes da febre dos Santos Populares.

Recomendado: O melhor dos bairros em Lisboa

Coisas para fazer este mês em Lisboa

out jazz
Cortesia Out Jazz
Coisas para fazer

Somersby Out Jazz

icon-location-pin Vários locais
icon-calendar

O Somersby Out Jazz está de volta e nesta 13.ª edição traz novidades: há dois jardins que entram na corrida ao melhor lugar deitado na relva, o Parque da Bela Vista (Setembro) e a Ribeira das Naus (Agosto). Até Setembro é assim que pode aproveitar os domingos, sem ter de pagar nada. Os estreantes juntam-se assim à Torre de Belém (Maio), Jardins do Campo Grande (Junho) e Jadim da Estrela (Julho), para acolher as longas tardes de jazz, soul, funk e hip-hop.  Este ano, a organização preparou talks especiais que acontecem um domingo por mês sobre temas que incidem na sustentabilidade e música, com Fernando Alvim a moderar as conversas. As iniciativas vão sendo anunciadas nas redes sociais do Out Jazz. O festival volta a aliar-se ao Movimento Claro para promover comportamentos mais sustentáveis – não haverá palhinhas e os copos são reutilizáveis, podendo ser adquiridos em cada jardim por 1€. Tome nota: todos os domingos de Maio a Setembro a partir das 17.00 e sempre de entrada livre.

Vintage Sale - Vinil
©Clem Onojeghuo
Coisas para fazer

Feira do Vinil

icon-location-pin Mercado de Santa Clara, São Vicente 
icon-calendar

Há bancas cheias de discos revivalistas (LPs, singles e raridades) prontos a serem levados para casa para juntar à colecção que tem ao lado do gira-discos. E se é um aficionado por cápsulas fonocaptoras e agulhas e todos os elementos que compõem um gira-discos fique a saber que haverá também venda de peças – caso tenha o aparelho lá de casa em baixa forma – e dos próprios gira-discos, para que não lhe falte nada. A Feira do Vinil está de volta ao Mercado de Santa Clara.

Publicidade
Jardim Botanico da Ajuda
©DR
Coisas para fazer

Jardins Abertos

icon-location-pin Lisboa, Lisboa
icon-calendar

A iniciativa Jardins Abertos abre os portões de vários jardins lisboetas, incluindo privados, para visitas guiadas e workshops em paralelo. Mas há mais: uma Biblioteca Botânica, uma Mostra de Cinema Ambiental, uma Mostra de Design Sustentável, uma Mostra de Orquídeas e uma festa com música e alimentação saudável, para toda a família. 

Museu Calouste Gulbenkian
© Lydia Evans / Time Out
Arte

Exposições em Lisboa

Temos mais de duas mãos cheias de exposições para provar que está bem enganado. Queremos ajudar a tornar os próximos dias mais culturais, sozinho ou com a família toda atrelada (sim, há exposições kids friendly). Com tantos museus e galerias na cidade, é impossível não ter o que ver. Não queremos que se perca e por isso dizemos-lhe quais as exposições a que deve prestar atenção em Lisboa. Não há desculpas para não sair de casa. 

Publicidade
Museu das Marionetas - Barnabé
©DR
Coisas para fazer

FIMFA - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas'19

icon-location-pin Lisboa, Lisboa
icon-calendar

As marionetas e formas animadas do mundo chegam à capital. Vários palcos lisboetas vão receber espectáculos de companhias e artistas nacionais e internacionais, que estabelecem relações entre as marionetas e outros domínios artísticos, integrando vídeo, teatro, artes plásticas e dança. Paralelamente, decorrem colóquios, exposições e workshops relacionados com o tema.

Música

Concertos em Lisboa em Maio

Os antigos diziam que Maio era o mês das trovoadas. Sobre isso não podemos dizer muito mais – recomenda-se uma visita ao Instituto Português do Mar e Atmosfera –, mas faça chuva ou faça sol, vale a pena sair de casa para assistir a uns quantos concertos em Lisboa. Desde Manel Cruz, a apresentar o primeiro disco em nome próprio, e os Metallica, de regressso à capital para um concerto no Estádio do Restelo, a Ed Motta, também de volta para um concerto no Estúdio Time Out, passando pelos Backstreet Boys, Roberto Carlos, Martinho da Vila, Dead Can Dance e mais gente boa. 

Publicidade
OUT FEST
©DR
Coisas para fazer

Out//Fest

icon-location-pin Parque Marechal Carmona, Cascais
icon-calendar

Prepare a toalhinha de piquenique para se espojar na relva do Parque Marechal Carmona – o Out//Fest regressa a Cascais para fazer um aquecimento para os festivais de Verão com muita electrónica e pôr-do-sol a compor o cenário. Já na sua 4.ª edição, o Out//Fest associa-se este ano a duas das maiores produtoras de música electrónica – a Bloop, responsável pelo cartaz de dia 25, e a Fuse, que faz curadoria no dia 26. O Out//Fest, tal como nas edições anteriores, divide-se entre o palco principal – cujo estilo musical progride consoante o horário – e o palco secundário, junto à zona das crianças que funciona em formato silent garden, até às 20.00 dos dois dias. 

Compras, Mercados e feiras

As melhores feiras e mercados de Lisboa

Lisboa tem espaço para todas as bancas e mais algumas. E se há variedade! Em palácios, à sombra de contentores, paredes meias com museus ou em grandes jardins pelos bairros da cidade, tudo com periodicidade fixa, ora no primeiro fim-de-semana, ora no último, só aos sábados ou só às quintas. É bom que seja organizado e que tome nota. Da moda à decoração, dos produtos frescos do dia (muitos deles biológicos) às traquitanas em segunda mão, sem esquecer as novas marcas portuguesas dedicadas ao design – enfim, é um sem-número de coisas que poderá encontrar por lá.  E não se esqueça que além destes mercados com periodicidade fixa, ainda se pode armar em bairrista e visitar os mercados municipais de Lisboa, muitos deles com cara lavada.  

Publicidade
Tuca and Bertie
DR
Filmes

Quatro séries para ver em Maio

Se as estreias na televisão parecem tímidas, a Netflix tem muito para mostrar em Maio, como Dead To Me, que marca o regresso de Christina Applegate à televisão, muitos anos depois. Mas antes há a despedida inesperada de Into the Badlands – à terceira temporada a AMC cancelou esta série original de arte marciais. A terceira temporada chega já no início de Maio. É bem provável, que nos próximos dias sejam anunciadas outras estreias, mas organizamos-lhe a agenda por agora. Se não sabe para que lado se virar, dizemos-lhe as quatro séries para ver em Maio. 

Mais que fazer em Lisboa

MAAT - Museu Arte, Arquitectura e Tecnologia
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

A agenda cultural de Lisboa que não pode perder

Pode odiar muitas coisas em Lisboa, até reconhecemos que a nossa cidade tem uma série de defeitos, mas se há coisa de que não se pode queixar é da agenda cultural. É ela que o obriga a sair porta fora quando a vontade de saltar do sofá é igual a zero.

 rage room, smash it, sala de raiva
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

Saiba quais são as melhores coisas radicais para fazer em Lisboa

Aviso prévio: este artigo é impróprio para cardíacos. Os níveis de adrenalina prometem subir só de ler. É que saltar para o Tejo, entrar num quarto escuro para fazer amigos ou numa sala para partir tudo, fazer coastering, ir a um restaurante clandestino, saltar de asa delta ou passear pela serra de Sintra à noite não é para meninos. 

Publicidade
TOPO Chiado
Fotografia: Manuel Manso
Restaurantes

As melhores esplanadas em Lisboa

Passamos o Inverno inteiro a sonhar com elas, ao primeiro raio de sol da Primavera voltamos ansiosos para elas e durante o Verão instalamo-nos confortavelmente, porque não queremos outra coisa: são as melhores esplanadas da cidade. 

More to explore

Publicidade