Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Coisas para fazer em Lisboa em Novembro

Coisas para fazer em Lisboa em Novembro

Quer aproveitar a cidade e não sabe por onde começar? Nós dizemos-lhe as melhores coisas para fazer em Lisboa em Novembro

Por Francisca Dias Real
Publicidade
Avenida da Liberdade
Duarte Drago

Chega Novembro e torna-se oficial o início da contagem decrescente para o Natal, já com as luzes a serem instaladas pelos bairros e o cheirinho a castanhas assadas a povoarem cada esquina. Apesar da chuva e da frescura dos dias, a vontade de sair à rua continua lá e olhe que a oferta cultural e gastronómica que a cidade lhe dá é bem capaz de responder ao que precisa para este tempo. 

Nós temos a receita secreta para ter sempre alguma coisa para fazer este mês em Lisboa, de concertos a exposições, passando por festas, mercados, teatro, cinema, magustos ou festivais. Aproveite e viva a cidade ao máximo.

Recomendado: O melhor dos bairros em Lisboa

Coisas para fazer este mês em Lisboa

Vampire Weekend
© Alex John Beck
Música

Concertos em Lisboa em Novembro

O Inverno ja esteve mais longe, o frio começa a instalar-se e a tirar-nos a vontade de sair de casa. Mas é preciso fazer um esforço para ir para a rua. Ver um concerto é sempre um bom plano. Em Novembro, a lista de concertos em Lisboa é bastante ecléctica. Há Expensive Soul (na Altice Arena) e Vampire Weekend (no Coliseu de Lisboa), além dos festivais Super Bock em Stock e Misty Fest. Convém ainda referir os regressos a Portugal de Weyes Blood, Belle & Sebastian ou os candianos Godspeed You! Black Emperor e dos Divine Comedy. 

Reinar Depois de Morrer
D.R.
Teatro

As peças de teatro em Lisboa a não perder em Novembro

Deixe-se de desculpas e vá ao teatro. Em Lisboa, não faltam opções, muitas delas com preços bem apetecíveis. Até nos meses mais parados, Lisboa tem um cartaz preenchido de peças de teatro para todos os gostos. Algumas, graças aos estranhos caminhos da programação e não ao desprezo do público, estão tão pouco tempo em cena que, a bem dizer, é preciso correr e ver, que isto nunca se sabe se e quando são repostas. Outras há que vêm de trás e para a frente continuam. Podemos dizer que há de tudo nesta selecção, em constante actualização. Portanto, não há crise, porque entre companhias históricas e emergentes, encenadores e actores conhecidos e outros ainda a esgravatar por um lugar, portugueses e estrangeiros, encontra-se um generoso conjunto de peças de teatro. Voltamos a abrir as portas das principais salas de teatro de Lisboa para lhe dizer o que reserva este bonito mês de Outono. 

Publicidade
Coisas para fazer

O que não pode perder no Temps d'Images

Um mês inteirinho a desejar uma longa vida à imagem, à performance, à música e ao teatro – eis um possível resumo do Temps d’Images. Arranca a 1 de Novembro e estende-se até dia 1 de Dezembro num sem-fim de espaços da cidade: é o caso do Palacete Gomes Freire, CAL, Teatro do Bairro Alto, Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, Rua das Gaivotas 6, Cinema Ideal, LU.CA – Teatro Luís de Camões ou Musicbox. A relação entre arte ao vivo e imagem é o mote e quer-se assim ao longo de um mês. Ainda que a programação seja intercalada, há praticamente todas as semanas uma peça, um filme ou uma performance à sua espera. Atente nas nossas sugestões do que não pode perder ao longo do festival.

Caminhada do Pijama
Lynx Travel
Coisas para fazer

Caminhada do Pijama

Rossio, Santa Maria Maior

Quantas vezes não se deixou vencer pela preguiça e ficou em casa de pijama? Pois bem, deixe-se de vergonhas e assuma o outfit há uma caminhada do pijama organizada pela Lynx Travel. Passeie pela cidade com o melhor modelito para dormir que tiver lá em casa – descanse que não vai estar sozinho. A caminhada tem ponto de partida às 21.30 junto à estátua do Rossio e segue por algumas das ruas mais movimentadas da baixa lisboeta como a Rua Augusta, Rua do Carmo ou Rua Garrett. 

Publicidade
Coisas para fazer

Mercadito Blog da Carlota

Cordoaria Nacional, Belém

Nunca é cedo demais para começar a pensar no Natal, isso é certo, e a febre dos mercados natalícios já preenche o calendário. O Mercadito Blog da Carlota é um dos maiores e tem data marcada para os dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, para trazer propostas para a estação fria. Esta edição ocupa a Cordoaria Nacional. Já se tornou num hábito na cidade com várias edições por ano, consoante as estações, mas a edição de Natal é sempre especial – quem o diz é Fernanda Velez, autora do Blog da Carlota e mentora do evento. Como é costume, o mercado vai reunir propostas para mulher e criança, para começar a pensar com antecedência nos presentes de Natal e ir riscando nomes da lista – isso ou pensar nos looks festivos. A pequenada, essa pode levá-la a reboque sem medo que estraguem as compras, porque não vão faltar actividades para os entreter, não fosse este um evento de família.

Wonderland
Fotografia: Duarte Drago
Coisas para fazer

Wonderland Lisboa

Parque Eduardo VII, São Sebastião

O Wonderland, no Parque Eduardo VII, já se tornou um habitué na agenda natalícia na cidade. Da roda gigante à pista de gelo habitual que dá para mais de 100 pessoas patinarem ao mesmo tempo, gratuitamente. Para os mais pequenitos há uma espécie de aldeia Natal e uma série de actividades para se entreterem. Além de todas estas atracções, conte com as habituais banquinhas com produtos regionais, roupa, acessórios e peças de artesanato. É um autêntico País das Maravilhas natalício.

Publicidade
banksy
©banksy
Arte

Exposições em Lisboa

Temos mais de duas mãos cheias de exposições para provar que está bem enganado. Queremos ajudar a tornar os próximos dias mais culturais, sozinho ou com a família toda atrelada (sim, há exposições kids friendly). Com tantos museus e galerias na cidade, é impossível não ter o que ver. Não queremos que se perca e por isso dizemos-lhe quais as exposições a que deve prestar atenção em Lisboa. Não há desculpas para não sair de casa. 

Compras, Mercados e feiras

As melhores feiras e mercados de Lisboa

Lisboa tem espaço para todas as bancas e mais algumas. E se há variedade! Em palácios, à sombra de contentores, paredes meias com museus ou em grandes jardins pelos bairros da cidade, tudo com periodicidade fixa, ora no primeiro fim-de-semana, ora no último, só aos sábados ou só às quintas. É bom que seja organizado e que tome nota. Da moda à decoração, dos produtos frescos do dia (muitos deles biológicos) às traquitanas em segunda mão, sem esquecer as novas marcas portuguesas dedicadas ao design – enfim, é um sem-número de coisas que poderá encontrar por lá.  E não se esqueça que além destes mercados com periodicidade fixa, ainda se pode armar em bairrista e visitar os mercados municipais de Lisboa, muitos deles com cara lavada.  

Mais que fazer em Lisboa

Outono
©Crisferrari1500
Coisas para fazer

Seis sítios para ver as folhas a cair em Lisboa

Quando mais alto está, maior é a queda. O provérbio português tanto é verdade metafórica como literal – é o caso das folhas e dos seus flutuantes saltos para o precipício. Quem de baixo olha, bonito lhe parece. Também deve haver um adágio nacional equivalente. Por isso, vestimos o casaco e fomos à procura dos melhores sítios para a prática deste desporto outonal e contemplativo: ver as folhas, no seu vestusto castanho avermelhado, a desprenderem-se dos ramos e a regressar à terra, para dali vir vida nova. 

Café da Garagem do Teatro Taborda
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes, Cafés

Cafés em Lisboa para se abrigar do frio

O Inverno já chegou, as temperaturas baixaram e os planos agora já são feitos a pensar em fugir ao frio e à chuva. Cadeirões, sofás, mantas. Tostas, chás, cappuccinos. É tudo com que sonhamos estar rodeados até à Primavera do próximo ano, certo? Sugerimos então um pacote completo de cafés, desde o melhor para uma manhã com ritmos mais latinos (e huevos bem temperados) até àquele onde pode saborear doces dinamarqueses ou até comprar a louça da casa – nem vai precisar de ir fazer compras para a rua: é um dois em um, com a vantagem de sair de estômago cheio. 

Publicidade