Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Coisas para fazer em Lisboa em Janeiro

Coisas para fazer em Lisboa em Janeiro

Quer aproveitar a cidade e não sabe por onde começar? Nós dizemos-lhe as melhores coisas para fazer em Lisboa em Janeiro

Por Francisca Dias Real e Raquel Dias da Silva
Publicidade
Harry Potter
Manuel Manso

Chega Janeiro e torna-se difícil fugir do tema que inunda a cidade e a cabeça de quem a vive: o regresso à rotina depois de um mês de luzes, cheirinho a castanhas assadas e demasiadas maratonas de compras. Apesar do Natal persistir nos primeiros dias, com a extensão dos mercados de Natal e das pistas de gelo escorregadias, não demore muito a abraçar o novo ano nem a frescura destes dias. A oferta cultural é bem capaz de responder ao que precisa para este tempo. Desde concertos a exposições, passando por festas ou festivais, nós temos a receita secreta para ter sempre coisas para fazer em Lisboa. Aproveite e viva a cidade ao máximo.

Recomendado: Lisboa é deles: os lisboetas do ano

Coisas para fazer este mês em Lisboa

Combat Kitchen: A competição culinária
©DR
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Combat Kitchen: A competição culinária

Academia Time Out, Cais do Sodré

Se trata os tachos por tu e acha que tem os melhores pratos lá do bairro, está na altura de se por à prova. Em Janeiro, a Academia Time Out lançar a maior competição culinária para cozinheiros amadores de sempre. Uma caixa surpresa e um prato a concurso é tudo o que tem de fazer para se elevar ao olimpo dos vencedores. Traga um ajudante, a sua criatividade e paixão, nós tratamos do resto. O Combate na Cozinha é liderado pelo Rodrigo Meneses, que tem a seu cargo a escolha do melhor prato e que vai ajudar todos os participantes a fazerem a sua melhor receita de sempre. O vencedor ganha o cobiçado trofeu da Academia Time Out.

ano novo chinês
©Augusto Fernandes
Coisas para fazer

Ano Novo Chinês em Lisboa: roteiro pelos melhores eventos da cidade

Não há doze badaladas, muito menos doze passas e flutes de champanhe. O Ano Novo Chinês entra oficialmente a 25 de Janeiro com o signo Rato, mas as celebrações começam mais cedo já por este fim-de-semana. O Rato é o primeiro dos 12 animais do zodíaco chinês, o que torna 2020 um ano propício a novos projectos. E se for de seguir as dicas do zodíaco saiba que é bom comer alimentos apreciados pelo rato – como os frutos secos ou queijo. O Museu do Oriente é onde encontra mais ofertas, mas há mais. Eis um roteiro das festividades, que é também um convite a celebrar a cultura chinesa em Lisboa.  

Publicidade
Yoga no Parque
©DR
Coisas para fazer

Yoga ao ar livre na Quinta das Conchas

Quinta das Conchas, Lumiar

A ideia é juntar duas coisas boas: o desporto e os espaços verdes. Dito isto, vista qualquer coisa confortável e vá experimentar as poses de yoga nos relvados da Quinta das Conchas. Não precisa de ter toda a flexibilidade do mundo, porque João Genial, o professor, dá a aula para todos os níveis. Acontecem durante todo o ano (a não ser que chova) às 10.30. Aguente-se estoicamente no tapete e no fim relaxe.

Liz Bonne Maxime
©Inês Félix
Coisas para fazer

Maxime Cabaret Show

Maxime Restaurante-Bar, Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A vida é um cabaret. Pelo menos dentro do Maxime. Mas este espectáculo imersivo é especial: uma viagem deslumbrante pelo mundo do cabaret, burlesco e circo, acompanhada por um jantar de quatro surpreendentes pratos. A cada semana um espectáculo diferente com artistas residentes e convidados, entre os mais notáveis a nível nacional e internacional, que colocam o Maxime Restaurante-Bar no roteiro mundial de artistas de cabaret, numa gloriosa ode ao espírito de Vaudeville. 

Publicidade
Harry Potter: The Exhibition
DR
Coisas para fazer

Harry Potter: The Exhibition

Pavilhão de Portugal, Parque das Nações

Depois do enorme sucesso em mais de dez cidades, esta exposição chega a Portugal. Os fãs do feiticeiro mais célebre de todos os tempos, que ainda não tiveram a oportunidade de a visitar, deixam ter desculpas para não aproveitar uma viagem sem precedentes pelas cenas favoritas dos filmes de Harry Potter, como a sala comum de Gryffindor e o dormitório, as salas de aula de Herbologia e Poções, ou a Floresta Proibida.

Madonna
Steven Klein
Música

Concertos em Lisboa em Janeiro

Ano novo, vida nova. Pelo menos é o que se diz. Janeiro é altura de balanços, de mudanças e promessas de melhoramento pessoal que não tardam muito a ser quebradas. Talvez por isso, ou por causa do frio que se costuma sentir, os concertos não abundam – a agenda ainda vai encher-se um pouco mais, de semana para semana, mas não muito. O que não quer dizer que não haja quem se esforce para nos fazer sair de casa. E é gente boa, de Angel Olsen aos Keane. E claro, Madonna, que vai dar uma série de concertos no Coliseu dos Recreios.

Publicidade
Mário
D.R.
Teatro

As peças de teatro em Lisboa a não perder em Janeiro

Deixe-se de desculpas e vá ao teatro. Em Lisboa, não faltam opções, muitas delas com preços bem apetecíveis. Até nos meses mais parados, Lisboa tem um cartaz preenchido de peças de teatro para todos os gostos. Algumas, graças aos estranhos caminhos da programação e não ao desprezo do público, estão tão pouco tempo em cena que, a bem dizer, é preciso correr e ver, que isto nunca se sabe se e quando são repostas. Outras há que vêm de trás e para a frente continuam. Podemos dizer que há de tudo nesta selecção, em constante actualização.

Compras, Mercados e feiras

As melhores feiras e mercados de Lisboa

Lisboa tem espaço para todas as bancas e mais algumas. E se há variedade! Em palácios, à sombra de contentores, paredes meias com museus ou em grandes jardins pelos bairros da cidade, tudo com periodicidade fixa, ora no primeiro fim-de-semana, ora no último, só aos sábados ou só às quintas. É bom que seja organizado e que tome nota. Da moda à decoração, dos produtos frescos do dia (muitos deles biológicos) às traquitanas em segunda mão, sem esquecer as novas marcas portuguesas dedicadas ao design – enfim, é um sem-número de coisas que poderá encontrar por lá.  E não se esqueça que além destes mercados com periodicidade fixa, ainda se pode armar em bairrista e visitar os mercados municipais de Lisboa, muitos deles com cara lavada.  

Publicidade
exposições
Jean-Denis Attiret S.j. (1702-1768) Retrato da concubina manchu Ulanara China, 1750-1760 Pintura sobre papel 71,5 x 58,2 cm Dole, Musee des Beaux-Arts, nv. 2001.5.1
Arte

Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

Acha que não se passa nada em Lisboa este fim-de-semana? Temos mais de duas mãos cheias de exposições para provar que está bem enganado. Queremos ajudar a tornar os próximos dias mais culturais, sozinho ou com a família toda atrelada (sim, há muitas exposições kids friendly). Com tantos museus e galerias na cidade, é impossível não ter o que ver. Não queremos que se perca e por isso dizemos-lhe quais as exposições a que deve prestar atenção em Lisboa. Não há desculpas para não sair de casa.

curso
Ilustração: José Carlos Fernandes
Coisas para fazer

Cursos e workshops em Lisboa que não pode perder

É desta, desta é que é. Todos os anos começam assim, com promessas que agora é que vai ser, que vamos mover mundos e fundos e aprender uma mão-cheia de coisas novas. Deixando de lado as desistências, não queremos que lhe faltem ideias para se atirar àquele curso ou workshop que tanto o fascina. Quer tornar-se num especialista em vinho? Ou prefere pôr as mãos na massa? Também há linhas e dedais para quem gosta do corte e costura. Sem esquecer os fanáticos por cozinha que gostam de viajar pelo palato. Aqui encontra cursos e workshops em Lisboa que respondem a todos os gostos e necessidades.

Mais que fazer em Lisboa

Café da Garagem do Teatro Taborda
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes, Cafés

Cafés em Lisboa para se abrigar do frio

O Inverno já chegou, as temperaturas baixaram e os planos agora já são feitos a pensar em fugir ao frio e à chuva. Cadeirões, sofás, mantas. Tostas, chás, cappuccinos. É tudo com que sonhamos estar rodeados até à Primavera do próximo ano, certo? Sugerimos então um pacote completo de cafés, desde o melhor para uma manhã com ritmos mais latinos (e huevos bem temperados) até àquele onde pode saborear doces dinamarqueses ou até comprar a louça da casa – nem vai precisar de ir fazer compras para a rua: é um dois em um, com a vantagem de sair de estômago cheio. 

O Asiático - Lareira
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Os melhores sítios com lareira em Lisboa para se aquecer

Uma lareira serve um duplo propósito: decoração e aquecimento. Em Lisboa — e arredores —, há muitos sinais de fumo fora de casa, entre cafés, restaurantes ou hotéis, em pleno centro da cidade ou à beira-mar. De várias cores, feitios e pujanças, saiba onde encontrar a melhor relação qualidade-lareira na zona da Grande Lisboa. Por isso, tire o casaco (e tudo o que lhe for permitido sem ser acusado de atentado ao pudor) e sinta o conforto lá de casa, mas fora dela. 

Publicidade
Tcharan, Pavilhão do Conhecimento
DR
Miúdos

Ideias para tirar os miúdos de casa (sem os constipar)

Não há motivos para ter saudades do Verão, quando qualquer praia ou parque preenche os tempos livres dos mais novos. Surprenda-se com a quantidade de programas infantis que existem em Lisboa no Inverno. Luvas, cachecol, gorro e um blusão bem quente é quanto precisa para os tirar de casa. Vale tudo menos ficar com as crianças fechadas o Inverno inteiro. Vá por nós, não há frio ou chuva que destrua os planos que reunimos para ocupar os miúdos nos próximos tempos. Afinal o Inverno em Lisboa não tem de ser um inferno para os pais.

Publicidade