Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Coisas para fazer em Lisboa em Dezembro
Luzes de Natal em Lisboa 2020
Fotografia: Gabriell Vieira Natal em Lisboa (Rossio, 2020)

Coisas para fazer em Lisboa em Dezembro

Quer aproveitar a cidade e não sabe por onde começar? Descubra as melhores coisas para fazer em Lisboa em Dezembro.

Publicidade

Por enquanto, ainda há alguns bons programas fora de casa, para aproveitar sempre com máscara, a devida distância social e respeito pela etiqueta respiratória, claro. Por isso, fomos à procura das melhores coisas para fazer em Lisboa em Dezembro. E sim, a oferta cultural é bem capaz de responder ao que precisa para este tempo. Desde exposições e muitos concertos para celebrar o Natal, que é o que se quer. Temos a receita secreta para ter sempre coisas para fazer em Lisboa, dentro ou fora de portas. Aproveite e viva a cidade ao máximo.

Recomendado: Natal em Lisboa: os melhores sítios para um lanche natalício

Coisas para fazer este mês em Lisboa

Banema Studio
Banema Studio
Francisco Nogueira

1. Pop up Banema X Gestalten

Compras Banema Studio, Campo de Ourique

Ao longo dos seus muitos anos de existência a Banema – que abriu loja em Campo de Ourique – conseguiu manter-se actual e focada naquilo que importa: a arquitectura e o design. Até 6 de Janeiro de 2021, as lojas de Lisboa e Porto recebem uma pop up da Gestalten com edições especiais da editora alemã. Em destaque vão estar também alguns livros dedicados aos mais pequenos, sob a chancela Little Gestalten. E há descontos.

Books
Books
Photograph: Shutterstock

2. O que nos salva

Coisas para fazer Teatro do Bairro, Bairro Alto

“O que nos salva” é a literatura. Pelo menos a acreditar na programa de Natal em Lisboa, que este ano tem sessões de leitura, às quintas, no Teatro Bairro. Conduzidas pelo jornalista Nuno Miguel Guedes, a partir das 19.00, terão vários temas e convidados. A primeira sessão está marcada para dia 3 e terá como tema A Arte. Depois, no dia 10, fala-se sobre O Amor, e no dia 17 lê-se sobre O Outro

Publicidade
Portugal Manual
Portugal Manual
Gabriell Vieira

3. Pop up Portugal Manual

Compras Centro Cultural de Belém, Belém

A Portugal Manual ajuda, desde 2018, a dar voz a pequenos artesãos e a promover a produção nacional, juntando na sua plataforma um conjunto de marcas artesanais. Agora todos vão poder conhecer o seu trabalho numa loja pop up no Centro Cultural de Belém, que fica de portas abertas até Fevereiro, no interior das bilheteiras. É o verdadeiro mundo encantado do artesanato e do design.

mercado de produtores
mercado de produtores
comida independente

4. Mercado de Produtores

Coisas para fazer Mercados e feiras Praça de São Paulo, Cais do Sodré

Este novo Mercado de Produtores é quase uma extensão da mercearia especializada Comida Independente, fundada por Rita Santos, que ao longo dos últimos quatro anos tem viajado pelo país, a conhecer produtores, os seus métodos e os seus produtos. Realiza-se na Praça de São Paulo, todos os sábados, até 19 de Dezembro, em parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia, e terá alguns produtores fixos e outros convidados por apenas uma semana. Cada sessão terá como tema um legume da época e um cozinheiro convidado para trabalhá-lo.

Publicidade
Santos Collective
Santos Collective
Gabriell Vieira

5. Mercado de Natal - Santos Collective

Compras Igreja de Santos-o-Velho, Santos

A comunidade do Santos Collective, que tem vindo a fazer mexer os negócios de Santos com um mercado de produtores ao sábado e uma esplanada comunitária durante a semana, terá também a decorrer um mercado de Natal, ao estilo escandinavo e dentro das limitações e regras de segurança agora impostas. Há bancas de pequenos artesãos, vinho quente e músicas natalícias para embalar os dias. Além disso, a organização terá à porta dois grandes cestos para receber doações de roupa e bens (brinquedos ou outros objectos, que serão depois distribuídos pelos parceiros Apsov- Centro De Dia e SAD e a Paróquia de São Francisco de Paula, que cedem as tendas para o mercado acontecer. Esteja atento ao Instagram onde vão sendo divulgadas as actividades especiais. 

Orquestra Clássica Metropolitana
Orquestra Clássica Metropolitana
©Facebook/Metropolitana

6. Orquestra Clássica Metropolitana

Música Clássica e ópera Teatro Tivoli BBVA, Avenida da Liberdade

Durante cerca de 45 minutos vêm à baila dois dos maiores nomes da música clássica: Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. Os alunos da Escola Profissional da Metropolitana que formam a orquestra vão interpretar “Exsultate, jubilate”, em Fá Maior, de Mozart, e a Sinfonia N.º 1, em Dó Maior, de Beethoven. 

Publicidade
Santos Collective
Santos Collective
Gabriell Vieira

7. Farmers Market

Compras Igreja de Santos-o-Velho, Santos

A comunidade de Santos está cada vez mais unida – culpa do Santos Collective, que tem dinamizado eventos e congrega os pequenos negócios do bairro. Agora, todos os sábados há também um mercado de produtos, frutas e legumes orgânicos, o Farmers Market, no Largo da Igreja de Santos-o-Velho. Até tem uma esplanada com tenda, para se abrigar do frio.

Art & Flea Market
Art & Flea Market
Art & Flea Market

8. Art & Flea Market *Xmas*

Compras Núcleo A70, Lisboa

A nova realidade obriga a novos hábitos e regras de circulação no Art & Flea Market do Núcleo A70, mas a vida e o mercado continuam. A edição de Natal decorrerá ao longo de quatro dias (5 a 8 de Dezembro) uma vez que irão ocupar apenas 50% da capacidade de vendedores, respeitando o limite de dois metros entre cada banca. Pode encontrar presentes para todos, desde as habituais peças vintage, artesanato, roupa, artwork e edições independentes.

Publicidade
Natal
Natal
Kaleb Tapp / Unsplash

9. Mercado de Produtos Biológicos de Natal

Coisas para fazer

O Mercado Get Zen está a preparar uma edição especial de Natal. Para além dos produtos biológicos e de artesanato do costume, o evento “A Chegada do Pai Natal à Casa Portuguesa” traz degustações, tertúlias e oficinas onde a alimentação saudável, a sustentabilidade e o processo de reciclagem são a prioridade. Inclui um espaço para deixar as crianças, enquanto os mais velhos podem aprender e construir jogos tradicionais, tudo com aproveitamento de materiais. 

Harry Potter
Harry Potter
Fotografia: Rae Tian/ Unsplash

10. Candlelight: Bandas Sonoras do Cinema à Luz das Velas

Coisas para fazer Concertos Palácio de Xabregas, Xabregas

São concertos a meia-luz. Intimistas e à luz das velas. Em pano de fundo tocam algumas das bandas sonoras mais conhecidas e o cenário é o Palácio de Xabregas, um edifício construído entre o século XVII e XVIII. A 4 e 16 de Dezembro e a 28 de Janeiro, são estes os planos para um serão bem passado no Candlelight: Bandas Sonoras do Cinema à Luz das VelasSerá em sessão dupla, às 19.30 e às 21.15, que poderá ouvir obras famosas de Hans Zimmer, John Williams entre outros compositores de música para filmes como AladinoHarry PotterIndiana JonesRei Leão ou Star Wars. O espectáculo ficará a cargo de um quarteto de cordas a anunciar em breve.

Publicidade
Orquestra Orbis
Orquestra Orbis
egeac

11. Orquestra Orbis

Coisas para fazer Teatro Tivoli BBVA, Avenida da Liberdade

É com “Allegro”, a abertura da String Symphony No. 6 (que Felix Mendelssohn compôs por volta dos 12 anos) que a Orquestra Orbis arranca o seu espectáculo este ano. O concerto segue com andamentos retirados de As Quatro Estações, de Vivaldi, e ainda uma passagem pela obra de Mozart.

natal em lisboa
natal em lisboa
José Frade/EGEAC

12. Saint Dominic’s Gospel Choir

Música Clássica e ópera Campo Pequeno, São Sebastião

O Saint Dominic’s Gospel Choir, um dos maiores e mais antigos coros de gospel portugueses, fundado pelo maestro João Castro, celebra o Natal no Campo Pequeno. O espectáculo I Am Xmas Gospel é dirigido a toda a família e reúne temas clássicos e tradicionais da quadra para cantarolar junto das vozes afinadas.

Publicidade
Museu do Mar Cascais
Museu do Mar Cascais
Museu do Mar Cascais

13. XIII Festa do Livro

Coisas para fazer Museu do Oriente, Estrela/Lapa/Santos

Na XIII Festa do Livro, até 13 de Dezembro, poderá encontrar centenas de títulos do catálogo de edições da Fundação Oriente, que podem ser adquiridos a preços especiais, com o desconto mínimo garantido a começar nos 20% sobre o preço de capa. Uma iniciativa da Fundação Oriente, a Festa do Livro deste ano conta com 14 editoras convidadas. 

Orquestra de Jazz do Hot Clube
Orquestra de Jazz do Hot Clube
©Manuel Ruas Moereira

14. Orquestra de Jazz do Hot Clube

Música Jazz Cineteatro Capitólio, Avenida da Liberdade

O jazz e o Natal combinam como o pão e a manteiga. Desta vez, será a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal,  dirigida por Luís Cunha, a celebrar a quadra com um repertório focado no cancioneiro tradicional americano de inspiração natalícia. Canções como “I’ll Be Home For Christmas”, “Cheek to Cheek”, “Let it Snow” e “Winter Wonderland” vão ser ouvidas. 

Publicidade
Avenida Q no Teatro Maria Matos
Avenida Q no Teatro Maria Matos
©Filipe Ferreira

15. Avenida Q

Teatro Comédia Teatro Municipal Maria Matos, Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Primeiro esgotou noites sucessivas no Teatro da Trindade, depois andou pelo país, agora mudou-se para o extremo de Lisboa com a mesma intenção: fazer rir, são eles quem o diz, com o “musical mais estúpido e genial de todos os tempos – uma Rua Sésamo em esteróides, que junta a estética” dos Marretas a “uma linguagem tão adulta, que só funciona mesmo porque a vida é uma longa marcha de tédio em direcção à campa.”

os musicos do Tejo
os musicos do Tejo
©Reinaldo Rodrigues

16. Os Músicos do Tejo

Música Clássica e ópera Coliseu dos Recreios, Santa Maria Maior

O “Messias” de Georg Friedrich Händel, será apresentado por Os Músicos do Tejo num concerto dividido em três partes, no Coliseu de Lisboa. Esta é uma obra que reforça o sentimento de comunidade e união, tão necessário neste período.

Publicidade
natal no terreiro do paco
natal no terreiro do paco
©CML

17. Tour pelas Luzes de Natal de Lisboa

Coisas para fazer

A 100 Limites organiza uma caminhada que cumpre todas as normas da DGS pelas ruas de Lisboa para ver as luzinhas. São cerca de 10 km para explorar as diferentes iluminações espalhadas pela cidade. Cada participante tem direito a biscoitos, chá e um café – não se pode é esquecer de um agasalho e calçado confortável.

Camerata Atlântica
Camerata Atlântica
©Facebook/Camerata Atlântica

18. Camerata Atlântica

Música Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade

No Natal não podia faltar aquele regresso ao período barroco, e essa viagem no tempo é  feita pela Camerata Atlântica com a sua interpretação da música de Johann Sebastian Bach, compositor dos concertos de Brandemburgo (aqui apresentados o N.º 3 e 6). O espectáculo segue com Concerto para Dois Violinos e suite orquestral N.º 2, ambos de Bach.

Publicidade
Quarteto Arabesco
Quarteto Arabesco
Denys Stetsenko

19. Quarteto Arabesco

Música Teatro do Bairro, Bairro Alto

A versão para quarteto de cordas de “A Criação”, de Joseph Haydn, vai ser interpretada pelo Quarteto Arabesco, no Teatro do Bairro. O actor André Gago fica encarregue da narração semi-encenada.

Palácio de Fronteira e Alorna
Palácio de Fronteira e Alorna
Fotografia: Jorge Maio

20. Um Palácio ao Fim do Dia

Coisas para fazer Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Sete Rios/Praça de Espanha

Agora que os dias estão mais curtos, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna volta a abrir portas ao fim do dia, para passeios temáticos no Palácio. O público terá oportunidade não só de apreciar os trabalhos de conservação e restauro realizados durante o confinamento como de visitar, pela primeira vez, um novo espaço: a Loggia da fachada Norte, que apresenta pinturas murais dos séculos XVIII e XIX.

Publicidade
Exposição Van Gogh
Exposição Van Gogh
Duarte Drago

21. Exposições em Lisboa para visitar este mês

Arte

Com tantos museus e galerias na cidade, é impossível não ter o que ver. Mas não queremos que se perca e, por isso, dizemos-lhe quais as exposições a que deve prestar atenção em Lisboa. Não há desculpas, só precisa é de ter cuidados: leve o álcool-gel e a máscara e mantenha o distanciamento. 

Mais que fazer

Gulbenkian
©Márcia Lessa

Os melhores parques e jardins em Lisboa

Coisas para fazer

Agora que pode arejar as ideias, tenha preferência pelo ar puro, pelos espaços que pintam a cidade de verde. Com todos os cuidados que deve ter e mantendo a distância social recomendada pelas autoridades de saúde, faça o favor de apanhar um arzinho por aqui – se optar por juntar uma grupeta lembre-se que não poderão ser mais que dez. Seja para uma breve caminhada, corrida ou para uma visita prolongada aos relvados, seja prudente.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade