Rossio Gastrobar
© Manuel Manso
© Manuel Manso

Os melhores rooftops em Lisboa

Copos em altitude soam-lhe bem? Com música ainda melhor? Siga o nosso roteiro dos melhores rooftop bares em Lisboa.

Mauro Gonçalves
Publicidade

A palavra rooftop pode ainda não ser reconhecida pelo dicionário Priberam, mas quem ciranda por Lisboa sabe bem pronunciar este estrangeirismo – e mesmo que não saiba, estamos aqui para dar uma ajuda. Os rooftop bares já fazem parte do vocabulário alfacinha. São lugares altos por natureza, com bebidas e petiscos por inerência, vistas desafogadas e, por vezes, ambientes festivos. Perca o medo das alturas (nós já perdemos há muito tempo) e suba até um destes terraços com bar, ideais pra reunir amigos ao pôr-do-sol e pela noite fora. Esta é a lista dos melhores rooftops em Lisboa.

Recomendado: Sete bares speakeasy em Lisboa

Os melhores bares em rooftops em Lisboa

  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Eis um local que, habitualmente, não está ao alcance de todos. No topo de um edifício de apartamentos de luxo, Udi Barkan cria uma experiência pop-up de brunch citadino e com vista privilegiada sobre a cidade. Num décimo andar, junto à Avenida da Liberdade, durante o Verão, os sábados e domingos começam à mesa, com um buffet de comida mediterrânica desenvolvido pelo chef. Vai encontrar frutas grelhadas, saladas, gaspacho, uma selecção de manteigas e pães, mas também pratos de assinatura de Barkan, tais como o börek de alperce (uma tarte turca), o tiramisu de beterraba. A cada fim-de-semana, o chef irá surpreender os convidados com receitas diferentes. O brunch fica a 37€ por pessoa, o que inclui entradas, acesso ao buffet, um prato quente e uma sobremesa.

  • Chiado/Cais do Sodré

O Verão de 2025 fica marcado pela reabertura de um terraço que já proporcionou alegrias a muita gente no passado. O Balagania Med Rooftop, no topo do Selina Lisbon, junta música e cocktails de assinatura ao pôr-do-sol. Há também propostas para picar, como os croquetes de vitela ou o ceviche de salmão.

Publicidade
  • Chiado

O Hotel do Chiado nasceu há mais de duas décadas e com ele o Entretanto Rooftop Bar (que é tão incrível que até foi referenciado pelo programa 360 horas em Lisboa do New York Times como um "must" para quem visita a cidade). Tudo o que tem a fazer é subir ao sétimo piso, atravessar o corredor e chegar a este oásis nas alturas. Pelo sim pelo não leve protector solar e refresque-se com um Moscow Mule. Além da carta de cocktails, há também um menu de petiscos e pratos mais robustos e ainda um menu de chá das cinco.

Não são só os toldos às riscas, o balcão ondulado e as cadeiras da espanada: no Blue Bar, o azul que realmente salta à vista é o do oceano em frente. O rooftop com melhor localização de Cascais reabriu em 2025 renovado, com decoração diferente e uma nova carta de comida e bebida, que inclui sanduiches, tacos, batidos, sangrias e cocktails de assinatura, como o Baía Spritz ou o Sandy Shores. Para a estação quente estão prometidas festas temáticas com DJ sets ao pôr do sol. 

Publicidade
  • Chiado

No que à envolvência diz respeito, o Carmo Rooftop proporciona uma vista panorâmica sobre Lisboa, afinal tem o Convento do Carmo de uma lado e o Elevador de Santa Justa do outro, e ainda toda a Baixa aos seus pés. À noite, o cenário torna-se ainda mais impressionante, e até ligeiramente romântico. O menu de bebidas tem cocktails clássicos e receitas da casa. Até Outubro, há sessões de cinema ao ar livre com o selo da Cine Society.

  • Noite
  • São Vicente 

À beira de Santa Apolónia, este espaço, com vista para o Tejo, destaca-se pela decoração tropical. Além de cocktails e petiscos, o menu é composto o suficiente para arrastar um grupo de amigos para jantar. Conte com croquetas, tortilla e batatas bravas para forrar o estômago. Paella, risotto ou hambúrgueres para se alimentar convenientemente. Ao fim-de-semana, há música a levantar os ânimos, incluindo ao domingo, agora com horário alargado até à meia-noite.

Publicidade
  • Bairro Alto

O velho Insólito, bar no último andar do Independente, reabriu portas como Hidden Rooftop, o terraço de vista desafogada do Gandaia Club, que agora também ocupa o rés-do-chão, onde ficava o antigo Decadente. O ambiente é descontraído e confortável, com sofás, candeeiros e mobiliário a acentuar a informalidade do espaço. Da vista sobre Lisboa nem se fala. No menu há refeições leves e clássicos da coquetelaria, mas também café de especialidade e uma carta com pão e pastelaria vindos directamente da Isco, em Alvalade. A programação é outra das coisas a ter em conta. Das aulas de yoga aos DJ sets, é só fazer atenção ao Instagram.

  • Santa Maria Maior

É um oásis improvável no topo de um hotel que nem sempre nos ocorre. Em pleno Martim Moniz, o Hotel Mundial Rooftop Bar ganhou fama à custa das selfies viradas para o Castelo de São Jorge e esse é um mérito que ninguém lhe tira. A isto soma ainda uma carta de petiscos e cocktails, perfeitos para alavancar um final de tarde. Às sextas, até 16 de Outubro, as The Golden Hour Sessions '25 prometem um alinhamento de DJs convidados, que dão música ao terraço até às 21.30. 

Publicidade
  • Vegetariano

O melhor terraço de Cascais fica no topo desta loja-café-galeria que serve refeições vegetarianas, vegan e no Verão, até cruas. Vale a pena lá ir para comprar loiças, para beber um copo no terraço e ver as vistas, ou para provar uma das saladas, sumos, bolos ou chás da casa, sempre feitos consoante a imaginação da dona. Vale muito a pena.

Do topo do antigo edifício Entreposto, à entrada de Moscavide, a vista é desafogada e panorâmica sobre a zona oriental de Lisboa, entre o Parque das Nações e o Aeroporto. Agora é o IDB Lisbon – Innovation & Design Building Lisbon, um terraço onde cabe cultura, desporto e gastronomia. Este verão, o espaço recebe a curadoria do Mīrārī. Além de uma nova carta e de novas colaborações com artistas, o desporto continua a fazer parte do conceito, desta vez com aulas de yoga e cycling e sempre com o skate.

Publicidade
  • Bairro Alto

João Silva, que passou pela Quinta do Arneiro, pelo São Gabriel no Algarve e pela Bica do Sapato, é quem manda por estas bandas – pelo menos, no que há comida diz respeito. A carta continua a privilegiar os produtos portugueses, locais e da época. A vista, essa, é bem menos susceptível a mudanças. Afinal, estamos a falar do quinto andar de um edifício centenário, nivelado com os telhados do Chiado e do Bairro Alto.

  • Noite
  • São Vicente 

Nem só de noites quentes, dançantes e ao relento é feito o Verão no Lux Frágil. À quinta-feira, o terraço da discoteca mais emblemática de Lisboa abre mais cedo, pelas 18.00, e convida a brindes e passos de dança à beira-rio. De resto, já sabe: sempre que, durante o fim-de-semana, se deslocar a esta pista de dança praticamente sagrada pode subir até ao terraço para jogar uma conversa fora, namorar ou simplesmente apanhar um vento no rosto. Às vezes é preciso.

Publicidade
  • Oeiras

Mesa farta a desta madrasta, ansiosa por dar provas de ser boa anfitriã. Da cozinha, saem clássicos de sempre, como os pastéis de massa tenra ou ovos rotos com presunto. Os pratos de massa são feitos com a pasta fresca que já circula nas restantes cozinhas do grupo. Já as pizzas têm o dedo de Luiz André Alvim, da Bike Bakery. Subidas as escadas, é no terraço que a vista mais alcança. O terraço pode não ser muito alto, mas é o local perfeito para um copo de fim de tarde num cenário especial (está aberto entre as 12.00 e as 19.00). Até porque estamos em Paço de Arcos e o que se vê lá ao fundo já não é rio, é mar.

  • Hotéis
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Com a chegada do Verão, o rooftop do Mama Shelter ficou ainda mais apetecível. Durante os meses de Julho e Agosto, o brunch dos fins-de-semana passa a ser servido também no último andar do hotel, sempre entre as 11.00 e as 15.30. Entre as opções estão o salmão fumado e o rosbife, as panquecas de chocolate e morango ou a granola caseira, tudo servido à carta.

Publicidade
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Estamos no centro de Lisboa, mas o ambiente transporta-nos para os trópicos – na decoração e também na ementa, que a chef executiva Inga Martin elaborou para nos transportar até à América Latina. As novas especialidades servidas neste rooftop incluem o Antitucho de Cogumelos Ostra com Glacé e Salsa Verde ou o Anticucho de Porco Preto com Creme de Chiplote e Cebolinho. Do lado dos cocktails, as inspirações chegam das mesmas paragens, com sabores do Brasil, México, Peru e Cuba. À receita junte noites de música ao vivo e com DJ sets igualmente tropicais.

  • Chiado/Cais do Sodré

Sair à noite num parque de estacionamento? Vamos a isso. Pode é ser difícil estacionar numa das mesas do Park ao pôr-do-sol – o sítio tornou-se muito popular entre os turistas que visitam a cidade, o que é compreensivel tendo em conta a vista. Há sempre DJ sets (geralmente com dois DJs por dia, um no turno da tarde, outro no da noite) e a lista de cocktails inclui, por exemplo, daiquiris de limão, morango ou banana, cocktails de gin, caipirinhas, whisky sours ou piña coladas.

Publicidade
  • Grande Lisboa

Não há dúvida de que esta é uma das vistas mais privilegiadas sobre a cidade. Do alto do Altis Avenida, no sétimo piso, vê o Castelo de São Jorge, o Elevador de Santa Justa e ainda o Tejo lá ao fundo. Calha ser também a casa do Rossio Gastrobar, espaço com mobiliário confortável, luz natural para dar e vender, uma carta de cocktails de luxo (assinada pela premiada Flavi Andrade) e um menu de comidas trabalhado em função dos ingredientes de cada estação – dos acepipes mais leves às propostas mais substanciais de João Correia, o chef executivo.

Mas há mais razões para entrar neste elevador e carregar no número sete. Durante o mês de Julho, vão passar pela cozinha do Rossio Gastrobar três chefs, para o Summer Take Over. São eles Sandro Farinho, do Duro (5), DiogoPereira, do Senses (12), e Elísio Bernardes, do Sea Me (19).

No último piso do hotel Lisbon Art Stay, este bar com um interior inspirado numa caixinha de jóias e uma vista panorâmica sobre a cidade chama-se Ruby Rosa e é um speakeasy inspirado na época da Lei Seca, nos Estados Unidos. O espaço e a vista impressionam, mas a prata da casa é mesmo a coquetelaria.

Publicidade
  • Parque das Nações

Pode não ser tão famoso como o seu primo da Avenida da Liberdade, o SEEN Sky Bar, mas a verdade é que o Sky Bar Oriente é ainda mais alto. Fica no 16.º andar do Tivoli Oriente, de onde se avista a Ponte Vasco da Gama e se tem uma visão panorâmica do Mar da Palha. Seja para se sentar à mesa para almoçar ou jantar ou simplesmente para refrescar um dia quente com uma bebida, vale a pena subir.

  • Martim Moniz

Para chegar ao Topo, é preciso subir até ao sexto andar do Centro Comercial Martim Moniz, onde o espera uma vista generosa sobre a praça, a Mouraria, a Graça e o Castelo. A paisagem sempre foi (e continua a ser) o principal atractivo do espaço, mas não é o único motivo que leva tanta gente até lá: a decoração é acolhedora, a carta de cocktails de autor é tentadora e os pratos, pensados para partilhar, também valem a pena. É um rooftop ideal tanto para encontros com amigos como para um programa mais romântico.

Publicidade
  • Estrela/Lapa/Santos

O Tutto Passa pode não ser um italiano convencional, mas a vista do quarto andar do edifício do LACS ninguém lhe tira. Aqui, almoça-se e janta-se, mesmo quem prefere trocar o interior do restaurante pelo rooftop a céu aberto, com os seus pufes e cadeiras de lona. De quinta a domingo, o clima é de festa, com DJs convidados, encarregues de aquecer ainda mais as noites de Verão.

  • Noite
  • Alcântara

O Under The Bridge voltou para aquecer as noites da Lx Factory, com música, sunsets e festas de entrada livre, até 22 de Setembro. Quase debaixo da ponte, este rooftop dá tudo na programação. Por lá, ainda vão passar muito nomes da cena musical nacional – é só uma questão de ficar atento à agenda partilhada todas as semanas no Instagram.

Mais bares em Lisboa

Publicidade

Nunca subestime a escolha do sítio na hora de marcar um primeiro (um segundo, ou até mesmo um terceiro) encontro. Além de um conselho – que é para a vida –, vamos mais longe e escolhemos os bares da cidade com um ambiente mais propício ao romance, ou capazes de potenciar a química entre os corpos.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade