Red Frog
Francisco Romão Pereira | Red Frog
Francisco Romão Pereira

Sete bares speakeasy em Lisboa

Fomos à procura dos melhores bares speakeasy em Lisboa. Estas são as nossas sugestões para uma noite de secretismo.

Escrito por: Hugo Geada
Publicidade

O conceito surgiu durante a Lei Seca nos Estados Unidos, pouco depois da produção, transporte e comércio de bebidas alcoólicas terem sido proibidos no país, como estipulou a 18.ª emenda da Constituição americana. Os estabelecimentos que vendiam álcool ilegalmente nessa época eram conhecidos como speakeasies, porque era necessário falar (speak) com cuidado (easy). Eventualmente, a lei foi revogada, mas o ambiente encontrado nestes bares já tinha conquistado adeptos. O Red Frog tem tudo o que um speakeasy precisa, mas há mais sítios na cidade envoltos em secretismo. Não acredita? Ora conheça estes bares speakeasy em Lisboa.

Recomendado: Programa das festas para Maio em Lisboa

Sete bares speakeasy em Lisboa

Estamos à porta de uma retrosaria. Afastamos uma cortina de pano branca e estamos num sítio completamente diferente. A luz não é demasiada, o espaço é limitado o suficiente para ser acolhedor – sem ser pequeno. Há mesas e um balcão com bancos dos dois lados, mais alguns lugares junto ao bar. Na carta, brilham os cocktails de autor, mas também a cerveja angolana Cuca.

  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Uma referência para políticos, intelectuais e os mais variados tertulianos, o Procópio foi fundado em 1972 e já então era um bar de estilo retro. Para entrar, é necessário bater à porta ou tocar à campainha. Depois pare um momento para apreciar a sala mal iluminada, com lareira a lenha, um piano vintage e lustres de vidro Art Nouveau, que brilham através dos vários espelhos posicionados de maneira a observar todos os presentes. Na carta, há bebidas internacionais, mas também licores nacionais, como Amarguinha ou Ginjinha. Se preferir, poderá ainda optar por cocktails, vinho e cervejas.

Publicidade
  • Noite
  • Bares abertos de madrugada
  • Avenida da Liberdade

Escondido dentro do Monkey Mash, na Praça da Alegria, este speakeasy lisboeta continua a figurar entre os melhores bares do mundo, integrando a lista do The World's 50 Best Bars. Com um ambiente íntimo e sofisticado, onde os cocktails de autor são protagonistas, o espaço criado por Emanuel Minez e Paulo Gomes destaca-se pela criatividade das suas bebidas e pelo rigor técnico da equipa. Actualmente, está na 94ª posição desta conceituada lista, mantendo-se como o único bar português nomeado.

  • Noite
  • Baixa Pombalina

Há um bar no último piso do hotel Lisbon Art Stay, com um interior inspirado numa caixinha de jóias e uma vista panorâmica sobre a cidade. Chama-se RubyRosa e é um speakeasyO espaço e a vista impressionam, mas a prata da casa é mesmo a coquetelaria de autor. 

Publicidade
  • Noite
  • Princípe Real

Ingredientes como anchovas, queijo, ou gordura de pato são comuns na gastronomia e quase sempre impensáveis na coquetelaria, mas no Sneaky Sip, no Príncipe Real, um bar com alma de speakeasy, são eles as estrelas do copo. Esta ideia fora da caixa pertence aos mesmos donos do popular Café Klandestino, no Intendente. Para entrar é preciso tocar à porta (ou marcar a password divulgada todos os meses no Instagram).

The Kissaten tem vários argumentos a seu favor. No entanto, o que vai ser puxado para os títulos e servir de cartão de apresentação ao bar, aberto desde Setembro no hotel Locke Santa Joana, é este: tem a maior selecção de whiskies do país, com cerca de 120 garrafas diferentes. Por agora. O número já é considerável, contudo, para os proprietários, ainda há margem para aumentar.

Publicidade
  • Bares
  • Alfama

O Ulysses apresenta-se como um speakeasy no meio de Alfama, nada fácil de encontrar graças à porta discreta. O bar até pode ter o tamanho de uma caixa de sapatos mas é um verdadeiro tesouro de bebidas espirituosas e licores raros. Nas prateleiras, há mais de três dezenas de referências. As reservas são necessárias.

Mais bares em Lisboa

  • Noite
  • Cafés/bares

Luzes a meio gás, madeiras e veludos a forrar o espaço, sala de jogos, cocktails trabalhados e cartas com selecções vastas, que vão dos chás aos pratos. Os bares históricos de Lisboa carregam um misticismo que serve de cápsula do tempo, mesmo que a data de fundação possa não corresponder à decoração, e há neles uma vertente quase-secreta que continua a entusiasmar quem os escolhe. Salas de conspiração, retiros jornalísticos ou speakeasiesembalados por bandas sonoras que nos remetem ao cinema noir, transformaram-se em pontos de encontro de muitas gerações. E é por isso que deve uma visita aos melhores bares históricos em Lisboa.

Os bares de vinho (ou wine bars, como lhes chamam os ingleses), as garrafeiras e as lojas da especialidade estão cada vez mais na moda e ainda bem. Afinal, o nosso vinho é um dos melhores do mundo e fica bem em diversas ocasiões. Seja para se refrescar a meio da tarde, aconchegar-se ao fim do dia ou até para lançar o mote numa noite de festa, reunimos os melhores bares de vinho em Lisboa, onde além de conseguir beber um copo (muitas vezes de referências fora da caixa) consegue também picar um bom petisco.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade