Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Coisas grátis para fazer com crianças

Coisas grátis para fazer com crianças

Trazemos-lhe mais de dez coisas grátis para fazer com crianças em Lisboa e dar descanso à carteira dos pais.

Projector final Planetário
©Bruno Neves/Planetário O Planetário é grátis no primeiro domingo do mês
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Nada como puxar um pouco pela cabeça para reunir os programas mais simples, mas também mais divertidos. Primeiro que tudo, lembre-se que boa parte das propostas mais coloridas andam pela rua, num verdadeiro museu a céu aberto para diferentes idades. Mas claro que a lista vai muito além da arte urbana. É por isso que lhe trazemos uma lista de várias coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou descobrir a fauna e flora de um jardim.

Recomendado: As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

Coisas grátis para fazer com crianças

@Manuel Ruas Moreira
Atracções

Ler e reler no Jardim das Oliveiras

icon-location-pin Belém

Os seus filhos enchem a barriga quando lhe dá um livro para as mãos? Então atente bem no projecto Livros Viajantes, que conta com dois locais aderentes em Lisboa. Sob a premissa “leve um livro, traga um livro” troque letras e lombadas por outras. Vá ler e deitar-se na relva com os miúdos que a Fábrica das Artes fornece as mantas e almofadas. É um verdadeiro ponto de encontro de histórias e aventuras.

Jardim da Oliveiras do CCB. Seg-Dom todo o dia.

Atracções, Parques e jardins

Fazer um piquenique na Tapada das Necessidades

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

Desde que não chova, o tempo pede sempre jardim e os jardins pedem piqueniques. Até porque os miúdos precisam de ir repondo os níveis de energia que vão gastando. Leve-os até à Tapada das Necessidades com uma manta e um cesto e faça a fotossíntese enquanto eles se deliciam com as guloseimas que preparou.

Publicidade
Atracções, Parques e jardins

Explorar materiais improváveis na Ohficina

icon-location-pin Cascais

Madeira, alumínios, plásticos, tecidos e papel, tudo junto dentro de uma antiga estufa recuperada no meio do Parque Marechal Carmona em Cascais. A Ohficina é um espaço para as crianças explorarem livremente ou acompanhadas. Se os workshops ao fim-de-semana para pais e filhos são pagos, as visitas ao espaço aberto todos os dias são grátis.

Quinta das Conchas
Fotografia: Ana Luzia
Atracções, Parques e jardins

Correr e subir às árvores na Quinta das Conchas

icon-location-pin Lumiar

A Quinta das Conchas tem um vasto e bonito jardim onde as crianças podem brincar sem preocupações. Os pais podem juntar-se a elas para um jogo de futebol ou, se preferirem, relaxar junto a uma árvore. Aos sábados de manhã acontece um mercado de produtos biológicos que põe produtores e consumidores em contacto directo. Só gasta dinheiro se quiser.

Publicidade
avenidas novas, ciclovia
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

Pedalar cidade fora

Pedalar pela cidade já entrou na rotina de muitos lisboetas e usar a desculpa das colinas da cidade para deixar as duas rodas estacionada em casa também caiu em desuso. Muito menos vale a pena dizer que não sabe onde arranjar uma bicicleta. Se é fã da partilha, não faltam soluções como as bicicletas da rede Gira e ainda mais ideias dentro do mesmo espírito, como é o caso das trotinetas que invadiram a cidade, igualmente amigas do ambiente. É certo que precisa de alguma pedalada para circular por Lisboa mas se precisa de incentivo extra, também se arranja. Na última sexta-feira de cada mês, a partir das 18.00, pode juntar-se ao grupo de ciclistas da Massa Crítica, que se reúne no Marquês de Pombal, a casa de partida de uma passeata pela Grande Alface. Os miúdos vão de certeza adorar pedalar em família e provavelmente até o desafiam para uma corrida. Será que tem mais pedalada que as crianças?

Museu do dinheiro
Fotografia: Arlindo Camacho
Museus

Cunhar uma moeda no Museu do Dinheiro

icon-location-pin Baixa Pombalina

Apesar de este ser o Museu do Dinheiro, a entrada é gratuita. Faça os miúdos sentirem-se como reis ao cunhar uma moeda à sua imagem, pegue numa barra de ouro de 12 kg e visite as exposições temporárias que vão estando patentes, além de todas as actividades para famílias que o museu desenvolve aos sábados. Tudo sem gastar um cêntimo.

Publicidade
Jardim da Gulbenkian
©Pedro Ribeiro Simões
Atracções

Estar atento à arte e ajardinar na Gulbenkian

icon-location-pin São Sebastião

Todos os domingos, a partir das 14.00, a entrada no museu da Gulbenkian é gratuita e todos sabemos das romarias aos domingos em família. Aqui está uma boa oportunidade de ir passear para aqueles lados e estar atento à arte, sendo que há muitas exposições interativas. Entre as correrias no jardim, esteja também atento à árvore e ao pássaro do mês, que é revelado no site da Fundação — e que bom que é armar-se em explorador com os miúdos. 

Planetário da Gulbenkien
©DR
Atracções

Ver estrelas no Planetário Calouste Gulbenkian

icon-location-pin Belém

Mesmo quando não há estrelas no céu, há estrelas no Planetário. Na cúpula de 23 metros é possível ver constelações, luas, planetas, nebulosas, galáxias e outras coisas do infinito. A entrada é livre para crianças dos 0 aos 3 anos.   

Publicidade
Museu Nacional de Arqueologia
©MNA IMC
Museus

Ver artefactos egípcios no Museu da Arqueologia

icon-location-pin Belém

As crianças nunca pagam, mas aos domingos de manhã os pais também não. Para além das exposições temporárias, há tesouros da arqueologia portuguesa e artefactos egípcios estrambólicos para descobrir. Mostre aos seus filhos o poder do deus Rá.

Ler Devagar 2
Fotografia: Ana Luzia
Coisas para fazer, Eventos literários

Ver uma bicicleta a voar na Ler Devagar

icon-location-pin Alcântara

Entrar numa livraria não custa nada, por muito in que seja. Se ainda não levou os miúdos à Ler Devagar, na Lx Factory, sugerimos que o faça rapidamente. Não prometemos que passem a ser devoradores de livros, mas pelo menos vão perguntar se podem subir para a bicicleta que voa.

Publicidade
MAAT
Fotografia: Arlindo Camacho
Museus

Espreitar o futuro no MAAT

icon-location-pin Belém

Projecto da Fundação EDP, o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia já está mais do que consagrado nas iniciais MAAT. As suas formas arquitectónicas marcaram o ano de 2016 na cidade, justificando frutíferas romarias à zona de Belém, uma tendência que, de resto, está longe de abrandar. Mesmo que a sua criança ainda não tenha idade para fotografar a belíssima curva do edifício ao pôr-do-sol, não faltam ideias para aproveitar o espaço. Até porque até aos 18 anos, ninguém paga. 

Mais que fazer com miúdos

Rua das lisboa com movimento
Fotografia: Arlindo Camacho
Miúdos

Os melhores passeios com crianças em Lisboa

Todos os anos decide que é desta que vai explorar a cidade com os miúdos, mas depois acaba por fazer sempre as mesmas coisas. A vida tem potencial para muito mais: sente-se confortavelmente e descubra alguns dos melhores passeios para fazer com crianças em Lisboa.

Ilustração de Veterinários
Ilustração: José Carlos Fernandes
Miúdos

Actividades para miúdos que gostam de animais

Pedem póneis, coelhos e furões como presentes de aniversário. Quando os pais se distraem, então é o caos... é entrar no quarto na altura em que os bichos-das-contas se tornam em borboletas. Não se preocupe: se o seu filho adora animais, estas são as melhores actividades para os entreter.

Publicidade
Miúdos

Os melhores restaurantes para crianças em Lisboa

Não se preocupe se o restaurante tem ou não menu infantil. Se quer comer fora, sem confusões, faça como nós: procure outros pontos de interesse e tenha em conta a facilidade de manter as pestinhas debaixo de olho. Estes são os melhores restaurantes para crianças em Lisboa.

Publicidade