A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Cultura na Rua
©José Frade

Coisas grátis para fazer com crianças

Trazemos-lhe mais de dez coisas grátis para fazer com crianças em Lisboa e dar descanso à carteira dos pais.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Nada como puxar um pouco pela cabeça para reunir os programas mais simples, mas também mais divertidos. Primeiro, lembre-se que boa parte das propostas mais coloridas andam pela rua, cada vez mais um verdadeiro museu a céu aberto para diferentes idades. Depois, siga esta lista de coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou ver a fauna e flora de um jardim.

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Coisas grátis para fazer com crianças

  • Museus
  • Estrela/Lapa/Santos

Uma ponte entre culturas remotas. Assim é o Museu do Oriente, cujas colecções de arte portuguesa e asiática são a demonstração mais elevada dos encontros históricos entre o Ocidente e o Oriente. Mas há muitas outras exposições a não perder. Aproveite que a entrada é gratuita às sextas-feiras, das 18.00 às 20.00.

  • Coisas para fazer
  • Alvalade

O Parque José Gomes Ferreira é mais conhecido como Mata de Alvalade, mas nem por isso deixa de ser um sítio incrível para passar uma tarde. Além de ser um dos melhores parques de Lisboa para se fazer um piquenique, tem árvores por todo o lado, incluindo oliveiras e alfarrobeiras. Melhor do que estender a toalha mesmo sobre a relva, no meio das flores, só digerir a refeição a pedalar na pista ciclável.

Publicidade
Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Lumiar

A Quinta das Conchas tem um vasto e bonito jardim onde as crianças podem brincar sem preocupações. Os pais podem juntar-se a elas ou, se preferirem, relaxar junto a uma árvore. Separada da Quinta das Conchas por um muro, tem ainda a Quinta dos Lilases, de ambiente mais recatado, com o seu célebre lago artificial, de inspiração romântica. Os miúdos brincam, os pais namoram.

  • Museus
  • Baixa Pombalina

Apesar de este ser o Museu do Dinheiro, a entrada é gratuita. Face à pandemia, foram implementadas várias medidas de segurança sanitária, mas é possível continuar a visitar as exposições temporárias que vão estando patentes. Tudo sem gastar um cêntimo. Mas há mais. Apesar de as habituais actividades para famílias, que o museu desenvolve aos sábados, estarem suspensas, há oficinas a funcionar online. É para aproveitar dentro e fora de casa.

Publicidade
  • Atracções
  • São Sebastião

Todos os domingos, a partir das 14.00, a entrada no museu da Gulbenkian é gratuita e todos sabemos das romarias aos domingos em família. É uma boa oportunidade para ir passear para aqueles lados e estar atento à arte, sendo que há muitas exposições interactivas. Entre as correrias no jardim, esteja também atento à árvore e ao animal do mês, que é revelado no site da Fundação Gulbenkian — e que bom que é armar-se em explorador com os miúdos. 

  • Atracções
  • Belém

Mesmo quando não há estrelas no céu, há estrelas no Planetário. Na cúpula de 23 metros é possível ver constelações, luas, planetas, nebulosas, galáxias e outras coisas do infinito. A entrada é sempre livre para crianças dos 0 aos 3 anos, mas no primeiro domingo de cada mês, as crianças dos quatro aos 12 anos e os maiores de 65 também não pagam. Desculpa perfeita para os avós passarem tempo com os netos.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Eventos literários
  • Alcântara

Entrar numa livraria não custa nada, por muito in que seja. Se ainda não levou os miúdos à Ler Devagar, na Lx Factory, sugerimos que o faça rapidamente. Não prometemos que passem a ser devoradores de livros, mas pelo menos vão perguntar se podem subir para a bicicleta que voa.

Mais que fazer com miúdos

  • Miúdos

Neste oásis para alfacinhas e turistas, cujo epicentro é o Jardim do Príncipe Real, os mais novos não foram esquecidos. Para eles também há várias paragens obrigatórias, seja para brincar, comer ou comprar. Junte a família e parta à descoberta deste bairro.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade