Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Coisas grátis para fazer com crianças

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Projector final Planetário
©Bruno Neves/Planetário O Planetário é grátis no primeiro domingo do mês

Coisas grátis para fazer com crianças

Trazemos-lhe mais de dez coisas grátis para fazer com crianças em Lisboa e dar descanso à carteira dos pais.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Nada como puxar um pouco pela cabeça para reunir os programas mais simples, mas também mais divertidos. Primeiro que tudo, lembre-se que boa parte das propostas mais coloridas andam pela rua, num verdadeiro museu a céu aberto para diferentes idades. Mas claro que a lista vai muito além da arte urbana. É por isso que lhe trazemos uma lista de várias coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou descobrir a fauna e flora de um jardim.

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Coisas grátis para fazer com crianças

Museu do Oriente
Museu do Oriente
©Museu do Oriente

1. Descobrir o Oriente em Lisboa

Museus Estrela/Lapa/Santos

Uma ponte entre culturas remotas. Assim é o Museu do Oriente, cujas colecções de arte portuguesa e asiática são a demonstração mais elevada dos encontros históricos entre o Ocidente e o Oriente. Mas há muitas outras exposições a não perder. Aproveite que a entrada é gratuita às sextas-feiras, das 18.00 às 20.00.

Entrada do Parque José Gomes Ferreira
Entrada do Parque José Gomes Ferreira
©Reino Baptista

2. Respirar ar puro no Parque José Gomes Ferreira

Coisas para fazer Alvalade

O Parque José Gomes Ferreira é mais conhecido como Mata de Alvalade, mas nem por isso deixa de ser um sítio incrível para passar uma tarde. Além de ser um dos melhores parques de Lisboa para se fazer um piquenique, tem árvores por todo o lado, incluindo oliveiras e alfarrobeiras. Melhor do que estender a toalha mesmo sobre a relva, no meio das flores, só digerir a refeição a pedalar na pista ciclável.

Publicidade
Parque Florestal de Monsanto
Parque Florestal de Monsanto
©Arlindo Camacho

3. Fazer a Rota da Biodiversidade em Monsanto

Coisas para fazer Benfica/Monsanto

Existem muito mais de uma centena de espécies de fauna e flora para descobrir no Parque Monsanto, em Lisboa. O percurso chama-se Rota da Biodiversidade e tem 14 km, mas pode escolher pequenos troços para percorrer em família, a pé ou de bicicleta. Basta descarregar o mapa da rota e as fichas das aves, répteis, mamíferos e flora que poderá encontrar.

@Manuel Ruas Moreira

4. Ler e reler no Jardim das Oliveiras

Atracções Belém

Os olhos dos seus filhos brilham quando lhes dá um livro para as mãos? Então atente bem no projecto Livros Viajantes, que conta com dois locais aderentes em Lisboa. Sob a premissa “leve um livro, traga um livro” troque letras e lombadas por outras. Vá ler e deitar-se na relva com os miúdos que a Fábrica das Artes fornece as mantas e almofadas. É um verdadeiro ponto de encontro de histórias e aventuras.

Jardim da Oliveiras do CCB. Seg-Dom todo o dia.

Publicidade

5. Fazer um piquenique na Tapada das Necessidades

Atracções Parques e jardins Estrela/Lapa/Santos

Desde que não chova, o tempo pede sempre jardim e os jardins pedem piqueniques. Até porque os miúdos precisam de ir repondo os níveis de energia que vão gastando. Leve-os até à Tapada das Necessidades com uma manta e um cesto e faça a fotossíntese enquanto eles se deliciam com as guloseimas que preparou. Se preferir, a Parques de Sintra está a servir cestas de piquenique um sábado por mês, nos Parques da Pena e de Monserrate e nos Jardins de Queluz. As reservas são feitas até às 12.00 da quarta-feira anterior à data do piquenique, através de e-mail (eventos@parquesdesintra.pt).

Quinta das Conchas
Quinta das Conchas
Fotografia: Ana Luzia

6. Correr e subir às árvores na Quinta das Conchas

Atracções Parques e jardins Lumiar

A Quinta das Conchas tem um vasto e bonito jardim onde as crianças podem brincar sem preocupações. Os pais podem juntar-se a elas ou, se preferirem, relaxar junto a uma árvore. Separada da Quinta das Conchas por um muro, tem ainda a Quinta dos Lilases, de ambiente mais recatado, com o seu célebre lago artificial, de inspiração romântica. Os miúdos brincam, os pais namoram.

Publicidade
Museu do dinheiro
Museu do dinheiro
Fotografia: Arlindo Camacho

7. Invadir uma caixa-forte no Museu do Dinheiro

Museus Baixa Pombalina

Apesar de este ser o Museu do Dinheiro, a entrada é gratuita. Face à pandemia, foram implementadas várias medidas de segurança sanitária, mas é possível continuar a visitar as exposições temporárias que vão estando patentes. Tudo sem gastar um cêntimo. Mas há mais. Apesar de as habituais actividades para famílias, que o museu desenvolve aos sábados, estarem suspensas, há oficinas a funcionar online. É para aproveitar dentro e fora de casa.

Jardim da Gulbenkian
Jardim da Gulbenkian
©Pedro Ribeiro Simões

8. Estar atento à arte e ajardinar na Gulbenkian

Atracções São Sebastião

Todos os domingos, a partir das 14.00, a entrada no museu da Gulbenkian é gratuita e todos sabemos das romarias aos domingos em família. Aqui está uma boa oportunidade de ir passear para aqueles lados e estar atento à arte, sendo que há muitas exposições interactivas. Entre as correrias no jardim, esteja também atento à árvore e ao animal do mês, que é revelado no site da Fundação — e que bom que é armar-se em explorador com os miúdos. 

Publicidade
Planetário da Gulbenkien
Planetário da Gulbenkien
©DR

9. Ver estrelas no Planetário Calouste Gulbenkian

Atracções Belém

Mesmo quando não há estrelas no céu, há estrelas no Planetário. Na cúpula de 23 metros é possível ver constelações, luas, planetas, nebulosas, galáxias e outras coisas do infinito. A entrada é sempre livre para crianças dos 0 aos 3 anos, mas no primeiro domingo de cada mês, as crianças dos quatro aos 12 anos e os maiores de 65 também não pagam. Desculpa perfeita para os avós passarem tempo com os netos.

Publicidade
Ler Devagar 2
Ler Devagar 2
Fotografia: Ana Luzia

11. Ver uma bicicleta a voar na Ler Devagar

Coisas para fazer Eventos literários Alcântara

Entrar numa livraria não custa nada, por muito in que seja. Se ainda não levou os miúdos à Ler Devagar, na Lx Factory, sugerimos que o faça rapidamente. Não prometemos que passem a ser devoradores de livros, mas pelo menos vão perguntar se podem subir para a bicicleta que voa.

Mais que fazer com miúdos

Rua das lisboa com movimento
Fotografia: Arlindo Camacho

Os melhores passeios com crianças em Lisboa

Miúdos

Todos os anos decide que é desta que vai explorar a cidade com os miúdos, mas depois acaba por fazer sempre as mesmas coisas. A vida tem potencial para muito mais: sente-se confortavelmente e descubra alguns dos melhores passeios para fazer com crianças em Lisboa.

Ilustração de Veterinários
Ilustração: José Carlos Fernandes

Actividades para miúdos que gostam de animais

Miúdos

Pedem póneis, coelhos e furões como presentes de aniversário. Quando os pais se distraem, então é o caos... é entrar no quarto na altura em que os bichos-das-contas se tornam em borboletas. Não se preocupe: se o seu filho adora animais, estas são as melhores actividades para os entreter.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Também poderá gostar

        Publicidade