Coisas grátis para fazer com crianças

Trazemos-lhe vários programas para gastar a energia dos miúdos e dar descanso à carteira dos pais. São 11 coisas grátis para fazer com crianças em Lisboa.

©Bruno Neves/PlanetárioO Planetário é grátis no primeiro domingo do mês

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Nada como puxar um pouco pela cabeça para reunir os programas mais simples, mas também mais divertidos. Primeiro que tudo, lembre-se que boa parte das propostas mais coloridas andam pela rua, num verdadeiro museu a céu aberto para diferentes idades. Mas claro que a lista vai muito além da arte urbana. É por isso que lhe trazemos uma lista de várias coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou descobrir a fauna e flora de um jardim. 

Recomendado: Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

Coisas grátis para fazer com crianças

Ler e reler no Jardim das Oliveiras

Os seus filhos enchem a barriga quando lhe dá um livro para as mãos? Então atente bem no projecto Livros Viajantes, que conta com dois locais aderentes em Lisboa. Sob a premissa “leve um livro, traga um livro” troque letras e lombadas por outras. Vá ler e deitar-se na relva com os miúdos que a Fábrica das Artes fornece as mantas e almofadas. É um verdadeiro ponto de encontro de histórias e aventuras.

Jardim da Oliveiras do CCB. Seg-Dom todo o dia.

+ Livrarias para crianças em Lisboa que tem mesmo de visitar

 

Ler mais
Belém
Publicidade

Explorar materiais improváveis na Ohficina

Madeira, alumínios, plásticos, tecidos e papel, tudo junto dentro de uma antiga estufa recuperada no meio do Parque Marechal Carmona em Cascais. A Ohficina é um espaço para as crianças explorarem livremente ou acompanhadas. Se os workshops ao fim-de-semana para pais e filhos são pagos, as visitas ao espaço aberto todos os dias são grátis. Saiba mais sobre o projecto aqui.  

Ler mais
Cascais
Publicidade
Pedalar marginal fora

Pedalar marginal fora

Só precisa de estar munido de bicicletas que o resto faz-se sozinho. Leve os putos ali para a zona ribeirinha, entre as Docas e Belém e percorra a marginal a pedal. Não tem de se preocupar com carros e o passeio alcatroado é largo, dá mais que espaço para pedalar ao lado dos miúdos à vontade. Com vista para o rio, o sol de Lisboa e uma bela tarde desportiva. 

+ As melhores coisas para fazer à beira-rio

Cunhar uma moeda no Museu do Dinheiro

Apesar de este ser o Museu do Dinheiro, a entrada é gratuita. Faça os miúdos sentirem-se como reis ao cunhar uma moeda à sua imagem, pegue numa barra de ouro de 12 kg e visite as exposições temporárias que vão estando patentes, além de todas as actividades para famílias que o museu desenvolve aos sábados. Tudo sem gastar um cêntimo.

Ler mais
Baixa Pombalina
Publicidade

Estar atento à arte e ajardinar na Gulbenkian

Todos os domingos, a partir das 14.00, a entrada no museu da Gulbenkian é gratuita e todos sabemos das romarias aos domingos em família. Aqui está uma boa oportunidade de ir passear para aqueles lados e estar atento à arte, sendo que há muitas exposições interativas. Entre as correrias no jardim, esteja também atento à árvore e ao pássaro do mês, que é revelado no site da Fundação — e que bom que é armar-se em explorador com os miúdos. 

Ler mais
São Sebastião

Ver estrelas no Planetário Calouste Gulbenkian

Mesmo quando não há estrelas no céu, há estrelas no Planetário. Na cúpula de 23 metros é possível ver constelações, luas, planetas, nebulosas, galáxias e outras coisas do infinito. A entrada é livre para crianças dos 0 aos 3 anos.   

Ler mais
Belém
Publicidade

Ver artefactos egípcios no Museu da Arqueologia

As crianças nunca pagam, mas aos domingos de manhã os pais também não. Para além das exposições temporárias, há tesouros da arqueologia portuguesa e artefactos egípcios estrambólicos para descobrir. Mostre aos seus filhos o poder do deus Rá.

Ler mais
Belém
Publicidade
Mostrar mais

Mais que fazer com miúdos

101 coisas para fazer em Lisboa com crianças

Enfie a família toda no carro e parta à descoberta do que a cidade tem para oferecer aos mais novos. São 101 coisas para fazer em Lisboa com crianças – todas elas bem divertidas também para os pais.

Ler mais
Por Vera Moura

Os melhores restaurantes para crianças em Lisboa

Não se preocupe se o restaurante tem ou não menu infantil – isso é só um pormenor e os miúdos nem sequer vão aguentar muito tempo sentados. Se quer comer fora, sem confusões, faça como nós; procure outros pontos de interesse e tenha em conta a facilidade de manter as pestinhas debaixo de olho. 

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

As melhores lojas para crianças em Lisboa

Não se faça de difícil: visitar lojas de crianças não é um pesadelo assim tão horrível – a maioria dos pais até gosta. Afinal, qual é o coração empedernido que resiste a um vestido cheio de laços e folhos, ao triciclo de madeira ou àquele papel de parede com estrelinhas a fazer pendant com as cortinas? A Time Out foi à procura das melhores lojas para crianças em Lisboa. Chegou a casa com a conta depenada e o coração cheio.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Comentários

0 comments