14 coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

As melhores coisas para fazer em Lisboa, sem gastar um tostão

©Vitorino CoragemLena d'Água e Banda Xita

Grátis é a palavra mágica que todos gostamos de ouvir. Quando tem uma cidade a rebentar pelas costuras de coisas grátis para fazer, a solução certamente não é ficar fechado em casa à espera que lhe chovam ideias no colo. 

Trazemos-lhe sugestões para aproveitar, à borla, tudo o que Lisboa tem para oferecer esta semana, seja visitar exposições ou mercados, picar o ponto numa festa ou ir a um concerto. Isto tudo e mais um pouco sem ter de abrir os cordões à bolsa. Vai ficar surpreendido com a quantidade de coisas grátis que há para fazer na cidade.

Recomendado: Cinco exposições em Lisboa a não perder nos próximos meses

Grátis em Lisboa esta semana

Centenário Nelson Mandela
©DR
1/14

Centenário Nelson Mandela

Lisboa assinala o centenário do nascimento de Nelson Mandela com um concerto, um filme, uma conferência e uma rotunda. É precisamente na véspera do aniversário de Mandela (também véspera do Mandela Day - Dia Internacional Nelson Mandela, conforme decretado pela ONU) que a Praça do Município recebe uma festa que celebra a memória do antigo presidente da África do Sul. Primeiro, às 21.15, com um espectáculo do grupo Gospel Collective, que irá contar com a participação especial de Kalaf, ao que se segue a projecção do filme Invictus (2009), realizado por Clint Eastwood e onde Morgan Freeman interpreta um Nelson Mandela durante o seu primeiro mandato.  

Ler mais
Praça do Município , Grande Lisboa Terça-feira 17 Julho 2018
Lena d’Água com a Banda Xita
©Vitorino Coragem
2/14

Lena d’Água com a Banda Xita

Organizadas pela Filho Único, as Noites de Verão são um oásis de concertos numa altura do ano em que a música ao vivo começa a desaparecer da cidade, secada pelas férias e os festivais. Esta semana continuam a dar música ao Jardim dos Coruchéus (e por lá continuam até ao fim de Julho para em Agosto se mudarem para o Museu do Chiado) e sexta é dia de estar mais perto de Lena d’Água com a Banda Xita.

Ler mais
Jardim dos Coruchéus , Grande Lisboa Sexta-feira 20 Julho 2018
Festival ao Largo - Noites Russas
©DR
3/14

Festival ao Largo - Noites Russas

Embora na terça-feira 10 já tenha havido um programa com Khachaturian e Tchaikovsky, a designação “Noites Russas” é aplicada a este programa com trechos de óperas de Glinka  (considerado o pai da escola russa), Mussorgski e Prokofiev, e o Concerto para violino de Aleksandr Glazunov, compositor do final do Romantismo, que foi director do Conservatório de São Petersburgo e professor de Shostakovich. Por Pedro Meireles (violino), Coro do TNSC e Orquestra Sinfónica Portuguesa, com direcção de Emil Tabakov.

Ler mais
Largo de São Carlos , Chiado Sábado 21 Julho 2018 - Domingo 22 Julho 2018
Os Amantes Regulares
©DR
4/14

Os Amantes Regulares

O francês Philippe Garrel assina este filme passado em Paris durante e um ano depois dos acontecimentos de Maio de 1968. A história centra-se em François, um jovem de 20 anos que quer ser poeta e fugiu ao serviço militar; e em Antoine,
o seu amigo rico, em cujo apartamento se instala e com
o qual fala sobre a revolução e fuma ópio. Lá conhece Lillie, uma jovem escultora pela qual se apaixona. Com Louis Garrel, Julien Lucas e Clotilde Hesme.

Ler mais
Centro Cultural de Belém , Belém Sexta-feira 20 Julho 2018
Cinema ao ar livre na Fábrica da Pólvora
5/14

Cinema ao ar livre na Fábrica da Pólvora

Finalmente uma boa desculpa para ir a Barcarena. Aos sábados à noite são os filmes para crescidos, aos domingos de manhã é a vez dos garotos. A entrada é livre, mas limitada aos lugares existentes e no sábado projecta-se a comédia francesa De Braços Abertos. Domingo é dia da animação O Gangue do Parque 2.

Ler mais
Fábrica da Pólvora de Barcarena , Oeiras Sábado 21 Julho 2018 - Sábado 25 Agosto 2018
Ler na Maior
6/14

Ler na Maior

Trocar telefones por livros parece uma ideia do outro mundo, agora que a tecnologia tomou de assalto as nossas vidas, mas ainda é possível. Nas antigas cabines telefónicas estão a nascer microbibliotecas – a mais recente foi inaugurada na freguesia de Santa Maria Maior e ergue-se no Jardim do Recolhimento.

Ler mais
Por Francisca Dias Real
Out Jazz
7/14

Out Jazz

A 12.ª edição do Somersby Outjazz leva música ao Jardim da Torre de Belém, Keil do Amaral (Monsanto), Parque Eduardo VII, Jardim da Estrela e Jardim do Campo Grande, para mais uma temporada de papo para o ar. Cinco espaços verdes, cinco meses de música gratuita todos os domingos às 17.00. Este domingo (22 de Julho) a música fica por conta de Innerville e Tiago Fonseca (Musikum), no Parque Eduardo VII.

Ler mais
Lisboa , Lisboa Domingo 22 Julho 2018 - Domingo 30 Setembro 2018
Lusco-fusco
8/14

Lusco-fusco

Está de volta a programação cultural Lusco-fusco no Pólo Cultural Gaivotas. O pátio recebe a terceira edição deste evento que junta música, cinema, performance e gastronomia na mesma equação. Desta vez pode contar com dez sessões de cinema ao ar livre com filmes como História Trágica com Final Feliz de Regina Pessoa. A programação completa aqui.

Ler mais
Polo Cultural Gaivotas|Boavista , Chiado/Cais do Sodré Quarta-feira 18 Julho 2018 - Segunda-feira 10 Setembro 2018
Bairro do Intendente em Festa
Fotografia: Manuel Manso
9/14

Bairro do Intendente em Festa

Até 22 de Julho, o Bairro Intendente em Festa está de volta para mais uma edição cheia de música, cinema, teatro, visitas guiadas e feiras. Este ano a iniciativa faz-se sob o mote Memória e Projecção de um Bairro, uma forma de celebrar o Património Cultural Material e Imaterial. A programação é extensa e sublinha as características de um bairro multicultural, com vida de dia e de noite, cruzando gerações e tendências. Espreite aqui a programação completa.

Ler mais
Largo do Intendente , Intendente Sábado 21 Julho 2018 - Domingo 22 Julho 2018
Marie Antoinette says au revoir!
10/14

Marie Antoinette says au revoir!

Conhecemos Maria Imaginário pelo seu universo encantado de gelados, frutas e cenários doces – a última exposição foi sobre corações partidos, em conjunto com Mariana, a Miserável. Desta vez, a artista traz-nos outra história, daquelas que a fazem sonhar: “Marie Antoinette says au revoir!” chega à Travessa da Ermida este sábado, e por lá fica até 19 de Agosto. Maria Imaginário sempre teve um enorme fascínio por Marie Antoinette, pela estética, pelos mitos (que são muitos), pelos mistérios e por toda a luxúria que caracterizaram a jovem rainha francesa. No fundo, esta é uma exposição de culto, de uma Marie Antoinette dos tempos modernos, sempre com pautas de ironia e onde não faltam bolos, não tivesse a rainha sido eternizada com a expressão “Se não têm pão, comam brioche”.

Ler mais
Travessa da Ermida , Belém Até Domingo 19 Agosto 2018
Lost and Found
11/14

Lost and Found

O Estúdio Pedrita inaugura a sua segunda exposição individual na Underdogs. Durante um mês pode ver um verdadeiro cruzamento entre o mundo analógico com o mundo digital, um legado passado com a realidade presente, sempre com a imagem de marca dos Pedrita que recorrem à famosa técnica dos azulejos industriais descontinuados. Tudo é feito de pequenos pedaços de histórias encontradas ao acaso. Em "Lost and Found" há um gesto autoral que resgata do esquecimento as fotografias originais e que é acompanhado de uma acção transformadora, reconfigurando-as num novo formato estético, o acto de recuperação estende-se igualmente ao próprio suporte.

Ler mais
Galeria Underdogs , Marvila Terça-feira 17 Julho 2018 - Sábado 28 Julho 2018
Half-a-Dozen
©Nick Hannes
12/14

Half-a-Dozen

Seis fotógrafos estrangeiros passaram por Lisboa em 2016 numa residência artística a convite da J. Barbado – Art investments and advisory. E agora chegaram os resultados ao espaço Collectors. Até ao final de Julho pode ver os portefólios que criaram com Lisboa como pano de fundo.

Ler mais
Collectors Marvila , Marvila Até Terça-feira 31 Julho 2018
Você Não Está Aqui
13/14

Você Não Está Aqui

Vinte anos passados, não há como passar ao lado das marcas que a Expo 98 deixou na zona oriental de Lisboa, sendo que foi uma das maiores transformações urbanas. Tudo isto foi registado pelo fotógrafo Bruno Portela que agora apresenta 78 fotografias a grande escala, em tom documental, em sete núcleos expositivos no Parque das Nações: na Torre Galp, no Oceanário, no Pavilhão de Portugal, no Centro Comercial Vasco da Gama, no antigo Pavilhão Atlântico, na Torre Vasco da Gama e na Ponte Vasco da Gama. Quem vê o presente e recorda os tempos da Expo vai certamente embarcar numa viagem ao passado e notar o enorme desenvolvimento desta zona. A exposição inaugura no sábado e as imagens vão estar expostas até 30 de Setembro. No primeiro domingo de cada mês, às 10.30, pode acompanhar a visita guiada com os comentários do fotógrafo e de um convidado especial em cada sessão.

Ler mais
Parque das Nações , Parque das Nações Até Domingo 30 Setembro 2018
New Works
14/14

New Works

É a quarta exposição de Adam Pendleton na Galeria Pedro Cera, que já teve as suas obras expostas no Tate Modern (London), Museum of Modern Art (MoMA) e no Guggenheim. Quase sempre dentro das temáticas de abstracção, linguagem política e identidade, o artista volta a trazer as suas pinturas rebeldes cobertas por um emaranhado de formas, palavras, linhas e figuras geométricas. Galeria Pedro Cera. Rua do Patrocínio, 67 (Campo de Ourique). Ter-Sex 10.00-19.00 e Sáb 14.30-19.00. Até 24 de Julho

Ler mais
Galeria Pedro Cera , Lisboa Terça-feira 17 Julho 2018 - Terça-feira 24 Julho 2018

Lisboa low cost

Mergulhos low cost: as melhores piscinas até 20 euros em Lisboa

Gosta de dar um bom mergulho na piscina, mas recusa-se a esvaziar a carteira para o fazer? Depois de explorar as melhores piscinas em Lisboa, partimos em busca das que refrescam as ideias e o corpinho sem dar cabo da conta bancária.  Se pensa que no centro da cidade não há piscinas onde possa mergulhar, afaste essa ideia. De Carnide às Olaias, dando um salto até Oeiras ou ao Estoril, sempre com o seu kit Verão pronto a sair de casa.  Aqui tem as melhores piscinas até 20 euros em Lisboa.  

Por Francisca Dias Real

15 coisas para fazer em Lisboa até 5€

É verdade que é cada vez menos fácil respeitar a fasquia da nota de cinco, mas se puxar pela cabeça ainda descobre muito para fazer na cidade sem ultrapassar este valor. Se já estiver a pensar no próximo nível, espreite a leitura aqui em baixo.  

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

Entreter os miúdos sem gastar um tostão

Ficar em casa com os miúdos pode não custar dinheiro, mas dá cabo dos nervos a muitos crescidos. Problema: nem sempre a conta bancária está para programas culturais e actividades ao ar livre pagas. Solução: museus com entrada gratuita, actividades que não custam um cêntimo ou até um piquenique no parque enquanto a chuva não volta.    

Por Vera Moura
Publicidade

Comentários

0 comments