selfies
Fotografia: Arlindo Camacho

Agosto em Lisboa: coisas para fazer antes que o mês acabe

Juntámos uma lista de coisas incríveis que tem de fazer antes que o mês chegue ao fim

Publicidade

Longe vão os tempos em que tínhamos de suar para encontrar coisas para fazer em Agosto em Lisboa. Espremíamos agendas, esmiuçávamos calendários e corríamos listas à procura de algum evento para matar o tédio. Mas Lisboa mudou – já não é a cidade fantasma de Agosto, a única capital europeia dada à hibernação. E por isso deixámos de ser respigadores e passámos a curadores. Prepare-se para ficar arrependido por ter marcado férias para este mês ou contente por já ter gasto os dias todos. Aqui tem mais de uma dezena de coisas para fazer – e que as pessoas pelo Algarve andam a perder.

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Agosto em Lisboa: coisas para fazer antes que o mês acabe

  • Noite

Juntamos a sede de conhecer novidades à vontade de beber cocktails e deixamos-lhe uma lista (em constante actualização) dos novos bares que abriram em Lisboa nos últimos meses. A noite lisboeta está bem viva e a prova disso são os novos hóspedes que vão aparecendo – e ainda bem. As novidades são das mais diversas espécies, dos cocktails e seus derivados à cerveja artesanal. Nesta página espere sempre isto: os bares mais frescos da cidade. Por agora, estes são os novos bares em Lisboa que tem mesmo de conhecer. E se lhe dizemos isto é porque fomos lá, experimentámos e aconselhamos vivamente.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

A ideia é mesmo ir para fora de pé sem ter de ir muito longe, . Os passeios de barco tanto podem meter copos e sushi, como podem incluir DJs ou ser mais silenciosos se é isso que procura. Podem ser do género turístico, radical, romântico ou familiar. Podem, no fundo, ser quase tudo o que imaginar. Para que aproveite os dias mais quentes como deve ser, fizemos o sacrifício de andar à procura dos melhores passeios de barcos para fazer aqui no Tejo e reunimos estes sete.

Publicidade

Esplanadas frescas no duplo sentido do adjectivo, percebe? São estes nomes que circulam pelos grupos de WhatsApp quando o sol aparece. Como bom “esplanador”, comece já a dinamizar esses chats e a marcar um copo ao final do dia numa destas novas esplanadas em Lisboa. A ideia é aproveitar o sol, mas há uma outra esplanada coberta por onde os raios passam, sem deixar de estar abrigado por eventuais brisas. Há novidades fresquinhas e muitas razões para pôr protector e reclamar o seu lugar ao sol. 

  • Filmes

É Verão, os dias já estão mais quentes e as noites tendem a ficar agradáveis demais para serem passadas em frente à televisão. Vá arejar para um cinema ao ar livre em Lisboa, com vista para as estrelas no ecrã e no céu – é um programa perfeito quer esteja sozinho ou acompanhado, mesmo que às vezes seja aconselhável uma manta. Por isso, não hesite: arranje o melhor lugar e vista um casaco se a noite ficar fresquinha. De clássicos do cinema a filmes acabadinhos de sair dos Óscares, em bares com vista ou nos melhores parques e jardins da cidade, este ano volta a valer a pena trocar o escurinho do cinema pelo céu estrelado para assistir a grandes filmes ao ar livre.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Quando o Verão cai em Belém, é tempo de cair na relva. Está aí mais uma edição do CCB de Verão e aqui está tudo o que pode ver e ouvir por lá. Um cartaz de concertos, arte e cinema que ocupa os finais de tarde dos finais de semana até quase aos finais do Verão. O princípio é quase sempre o mesmo: cultura ao ar livre e de entrada livre. O Jardim das Oliveiras é palco de  concertos, a Praça Central exibe uma série de filmes – e tudo isto é gratuito. Acresce, no final do mês, o Festival Verão Clássico, com um cartaz feito de concertos diários e masterclasses. Mais uma vez, percebemos que a Oeste há sempre algo de novo. 

  • Coisas para fazer

Estas são as melhores praias de Portugal que pode aproveitar e corrê-las a todos neste mês de férias. De alto a baixo, são 850 quilómetros de areal. Não o corremos todo de uma vez. Fomos correndo. Mas reunimos todos esses quilómetros de areia, sol e sal num guia pensado para o orientar à beira-mar. Pelo meio, descubra ainda os restaurantes e bares de praia para se pôr à sombra a petiscar e a beber um copo. Encontre-nos também nas bancas e guarde-nos no porta-luvas.

Publicidade
  • Coisas para fazer

A felicidade tem um preço – e a partir de certa hora é mais barata. Happy hour é aquela expressão estrangeira que ninguém vai enrolar a língua para dizer, ou recusar-se a compreender o conceito. Nas horas mais felizes dos lisboetas as imperiais passam a custar uma módica moedinha e os cocktails caem para metade do preço. Escolhendo bem, ainda encontra iguarias com preços reduzidos para acompanhar e esplanadas na cidade que não têm preço. Nada como acabar o dia da melhor maneira: numa esplanada a ver o pôr-do-sol, de preferência de cocktail na mão. Por estes dias, o sol põe-se por volta das 21.00. A melhor hora para beber um copo? A happy-hour. De bares de cerveja artesanal aos quiosques com a imperial mais barata, dos rooftops com cocktails a metade do preço aos novos espaços da cidade, Olhamos para o relógio e dizemos-lhe quais são as horas mais felizes para beber e petiscar. É como diziam os Jogos Santa Casa: há horas felizes. 

  • Coisas para fazer

O Verão chegou tardio, mas chegou. Está na hora de se banhar de creme protector, estender a toalha na espreguiçadeira – ou onde se sentir mais confortável – e deixar que o sol e o calor façam o seu trabalho, com intervalos marcados por mergulhos aquáticos, mas não são uns mergulhos quaisquer. Estas são piscinas de água salgada, é essa, aliás, a maravilha das piscinas oceânicas – um fingimento de que estamos no mar, mas num ambiente controlado, sem areia (que é uma chatice para muitos) e sem a agitação marítima das ondas. 

Especial Verão

  • Coisas para fazer

Os dias grandes, as filas pequenas, o trânsito mais manso e as principais vias desimpedidas de Agosto transmitem um sinal a todos os lisboetas: não faz qualquer sentido ir directo do trabalho para casa. Se não foi de férias nem anda a aproveitar uma das melhores praias de Portugal, damos-lhe 42 razões para adiar o jantar e aproveitar o Verão na cidade, ao ar livre e sempre com um copo cheio à frente. 

  • Coisas para fazer

Diz-se por aí que “dentro de água é que se está bem”, uma velha tirada para aqueles dias de calor mórbido e abrasador, em que por mais roupa que dispa vai sempre parecer o inferno na Terra. Mergulhar nas águas da cidade pode ser uma solução fácil, gratuita (ainda que nem sempre) e refrescante para sobreviver aos dias quentes em Lisboa. E as soluções passam ora por uma piscina de hotel ou por uma que não lhe arrombe a carteira, ora por aquela praia paradisíaca aqui à beira ou uma piscina natural no meio de umas arribas.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade