selfies
Fotografia: Arlindo Camacho
Fotografia: Arlindo Camacho

Agosto em Lisboa: um guia para passar férias na cidade

Chegámos ao mês das férias de Verão. Mas, ao contrário de muito boa gente, Lisboa não vai a lado nenhum.

Mauro Gonçalves
Publicidade

É verdade: nem toda a gente opta por desertar em Agosto. Para os que ficam, Lisboa é uma cidade cheia de possibilidades – das praias a menos de uma hora do centro aos concertos que dão mais música ao Verão, das esplanadas e terraços às sessões de cinema ao ar livre. Programa não lhe vai faltar, nem mesmo se quiser fazer umas compras de última hora, antes de encarar o areal. Porque ficar em Lisboa em Agosto não tem de ser uma pasmaceira, traçamos o roteiro de tudo o que pode fazer na cidade durante o mês das férias.

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Agosto em Lisboa: por onde começar?

  • Coisas para fazer

A Associação Bandeira Azul da Europa ultrapassou mais uma vez as quatro centenas de praias premiadas em Portugal, com um aumento de seis bandeiras em relação a 2024. Continua a haver vários areais onde pode estender a toalha com a certeza de que está num lugar em boas condições. Isto porque, para conseguir este título, que é atribuído anualmente, é preciso que as praias se candidatem e cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto, além de informação e sensibilização ambiental. Em 2025, são 404 as praias com Bandeira Azul, 81 das quais banhadas pelas águas do rio Tejo, e nós dizemos-lhe 28 onde pode mergulhar perto de Lisboa. Para descobrir ainda mais areais, basta consultar os galardoados do ano no site do Programa Bandeira Azul.

  • Noite
  • Cafés/bares

A palavra rooftop pode ainda não ser reconhecida pelo dicionário Priberam, mas quem ciranda por Lisboa sabe bem pronunciar este estrangeirismo – e mesmo que não saiba, estamos aqui para dar uma ajuda. Os rooftop bares já fazem parte do vocabulário alfacinha. São lugares altos por natureza, com bebidas e petiscos por inerência, vistas desafogadas e, por vezes, ambientes festivos. Perca o medo das alturas (nós já perdemos há muito tempo) e suba até um destes terraços com bar, ideais pra reunir amigos ao pôr-do-sol e pela noite fora. Esta é a lista dos melhores rooftops em Lisboa.

Publicidade
  • Filmes

Os dias estão mais quentes e as noites tendem a ficar agradáveis demais para serem passadas em frente à televisão. Aproveite e vá arejar para um cinema ao ar livre em Lisboa, com vista para as estrelas no ecrã e no céu – é um programa perfeito quer esteja sozinho ou acompanhado, mesmo que às vezes seja aconselhável uma manta. Por isso, não hesite: arranje o melhor lugar e vista um casaco se a noite ficar fresquinha. Vale sempre a pena trocar o escurinho do cinema pelo céu estrelado para assistir a grandes filmes ao ar livre.

  • Coisas para fazer

Eis uma receita infalível para evitar filas, pôr-se a salvo das alforrecas, refrescar as ideias e apanhar o tão desejado sol sem ter de levar com ondas ou tempestades de areia. Falamos das melhores piscinas em Lisboa. Muitas delas são verdadeiros oásis instalados em alguns dos melhores hotéis da cidade, como o Sheraton. Está à espera do quê para vestir o fato de banho, agarrar na toalha e dar um mergulho? Se acabar por se entusiasmar depois de uma tarde de descontracção, não perca o embalo. Aproveite e faça check-in.

Publicidade
  • Compras

Se sabemos quais são as melhores praias, mal seria se não tivéssemos também uma palavra a dizer sobre o vestuário para ir a banhos. Dos mais arrojados aos mais discretos, dos biquínis mais reveladores aos recatados fatos de banho, há opções para todos os gostos e corpos. Na dúvida escolha já mais do que um, sob o pretexto de estar a apoiar a criatividade nacional. Fizemos um roteiro pelas melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho e biquínis. Pelo caminho, e para quem não se importa de comprar sem experimentar, também temos algumas sugestões de lojas online.

  • Compras

Depois de delinearmos o plano de ataque para renovar o equipamento balnear para este Verão – para elas, entenda-se –, chegou a altura de deixar algumas sugestões para homens. Os calções de banho são a opção mais consensual na hora de ir a banhos (aproveite e tome também nota das melhores praias), por isso abraçámos a tarefa de juntar as marcas nacionais com mais pinta, quase todas com loja própria em Lisboa. Não se deslumbre com o produto estrangeiro, porque há etiquetas nacionais a competir no mesmo nível ou até ligeiramente superiores.

Publicidade

As novidades multiplicam-se de tal forma que, quando descobrimos os restaurantes que abriram nos últimos meses, já temos novas mesas à nossa espera. Entre os espaços que ainda cheiram a novo h&aacute lugar para a alta-cozinha, para aproximações às culinárias asiáticas, clássicos da bela Itália, estéticas inspiradoras e, claro, para a moda das sandes – com tudo e mais alguma coisa entre duas fatias de pão. Preparámos um guia com os melhores novos restaurantes em Lisboa e arredores, abertos nos últimos meses. Não fique desactualizado e faça uma reserva – tem muito por onde escolher.

  • Compras

Porque não queremos que perca o fio à meada na hora de renovar o armário ou de repensar a decoração da sala, damos-lhe um lamiré das aberturas dos últimos meses. Há lojas que ajudam a revitalizar bairros, enquanto outras reforçam a tese de que o que é nacional é bom. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novas lojas em Lisboa.

Recomendado: Biquíni ou fato de banho? Fique de olho nestas marcas portuguesas



Publicidade

Beber um copo ao fim do dia, depois do trabalho, pode muito bem ser aquela rotina que de precisávamos e não sabíamos. É aí que entram as happy hours, a desculpa perfeita. Nestas horas felizes, não só as imperiais passam a custar menos, também os cocktails caem para metade do preço. Escolhendo bem, ainda encontra petiscos, como ostras ou tacos, com preços reduzidos para tornar a vida nas esplanadas na cidade ainda mais bela – pensando bem, é experiência que não têm preço (especialmente nos dias quentes de Verão). É tempo de correr as happy hours de Lisboa.

  • Noite

O que não falta em Lisboa são sítios para dançar até o sol nascer. Antes disso, pode sempre aquecer os ânimos num bonito bar lisboeta, explorar tudo o que é novidade ou quem sabe fazer um aquecimento caseiro com os vinis recentemente adquiridos. O programa das festas para Agosto vai da noite ao dia e vice-versa, com festas que apelam aos apreciadores das electrónicas, mas não só. O importante é aproveitar a noite na cidade. E beber muita água, se não quiser acordar de rastos no dia a seguir.

Publicidade
  • Música

Apesar de o mês de Agosto estar mais pobre do que o habitual devido à ausência do MEO Kalorama (o festival este ano mudou de posição no calendário, deixando de ser o último festival do Verão, para acontecer em Junho), há ainda muitos concertos para ver. De festivais como o Jazz em Agosto ou o Sol da Caparica a espectáculos de artistas como Shawn Mendes, Seu Jorge ou Anselmo Ralph, passando por propostas menos óbvias mas imperdíveis, como a Rave Operática ou o Vai d’embute Punk Fest, estes são os concertos a não perder em Agosto.

Agosto em Lisboa: mais coisas para fazer

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade