Agosto em Lisboa: 21 coisas para fazer antes que o mês acabe

Juntámos uma lista de coisas incríveis que tem de fazer antes que o mês chegue ao fim
selfies
Fotografia: Arlindo Camacho
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Longe vão os tempos em que tínhamos de suar para encontrar coisas para fazer em Agosto em Lisboa. Espremíamos agendas, esmiuçávamos calendários e corríamos listas à procura de algum evento para matar o tédio. Mas Lisboa mudou – já não é a cidade fantasma de Agosto, a única capital europeia dada à hibernação. E por isso deixámos de ser respigadores e passámos a curadores. Prepare-se para ficar arrependido por ter marcado férias para este mês ou contente por já ter gasto os dias todos. Aqui tem 21 coisas para fazer – e que as pessoas pelo Algarve andam a perder.

Recomendado: Coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Agosto em Lisboa: coisas para fazer antes que o mês acabe

1
out jazz
Coisas para fazer

Ir ao Out Jazz e deitar-se na relva

icon-location-pin Lisboa
icon-calendar

A 12.ª edição do Somersby Outjazz leva música ao Jardim da Estrela durante o mês de Agosto, tudo para que passe mais uma temporada de papo para o ar. Espaços verdes, vontade de estar al fresco e de copo na mão, tudo com a música como cenário de fundo. Tudo grátis, todos os domingos, às 17.00.   

2
Café Klandestino
Duarte Drago
Noite

Beber um copo nos novos bares em Lisboa

Juntamos a sede de conhecer novidades à vontade de beber cocktails e deixamos-lhe uma lista dos novos bares que abriram em Lisboa nos últimos meses. A noite lisboeta está bem viva e a prova disso são os novos hóspedes que vão aparecendo – e ainda bem. As novidades são das mais diversas espécies, dos cocktails e seus derivados à creveja artesanal. Nesta página espere sempre isto: os bares mais frescos da cidade. Por agora, estes são os novos bares em Lisboa que tem mesmo de conhecer. E se lhe dizemos isto é porque fomos lá, experimentámos e aconselhamos vivamente.

Publicidade
3
pedro Abrunhosa
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer, Concertos

Fazer uma maratona das festas populares

Está aberta a época da fartura, da música popular e do folclore, do fogo de artifício, das procissões e das quermesses. Ou seja, de tudo aquilo que o mês de Agosto tem de melhor nos arredores de Lisboa quando a agenda na cidade enfraquece. Damos-lhe várias festas para se entreter durante o mês – e até pode estender as romarias para Setembro. Pelo caminho, temos sugestões do que pode fazer ou comer à beira de cada uma. Todos os dias são dias de festa, prova disso é esta nossa lista de bailaricos. 

4
Passeio de barco no Tejo
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Embarcar nestes passeios de barco no Tejo

A ideia é mesmo ir para fora de pé sem ter de ir muito longe, . Os passeios de barco tanto podem meter copos e sushi, como podem incluir DJs ou ser mais silenciosos se é isso que procura. Podem ser do género turístico, radical, romântico ou familiar. Podem, no fundo, ser quase tudo o que imaginar. Para que aproveite os dias mais quentes como deve ser, fizemos o sacrifício de andar à procura dos melhores passeios de barcos para fazer aqui no Tejo e reunimos estes sete.

Publicidade
5
futuros de lisboa
©Fotografia: Luísa Ferreira/ Colagem e manipulação digital: Inês Lino e José Piteira
Coisas para fazer, Exposições

Desvendar os Futuros de Lisboa

icon-location-pin Santa Maria Maior
icon-calendar

O nome avança quase tudo, em tempos de mudanças aceleradas e profundas, e em mês de calmaria na cidade é sempre bom ir para o fresco dos museus. O Museu de Lisboa planeia esta mostra que conjuga três elementos: Lisboa, Cidade e Futuro. "Futuros de Lisboa" ocupa dois pisos do Torreão Poente da Praça do Comércio até Novembro e às perspectivas dos comissários João Seixas, Manuel Graça Dias e Sofia Guedes Vaz juntam-se as reflexões de diversos especialistas. E as de todos os cidadãos que foram chamados a contribuir.

6
Brunch Electronik
©Inês Costa Monteiro
Noite

Comer um brunch diferente: o Electronik

Se o Brunch Electronik fosse comestível estas eram as coisas que tinha de provar. A temporada das tardes que se tornam noites na Ajuda, com música electrónica e alguns dos melhores DJs do mundo, prossegue por todos os domingos até 16 de Setembro. A missa de domingo dispensa sacerdotes, padres e igrejas. Dispensa mesmo grandes formalidades. Esta missa acontece ao ar livre, todos os domingos, na Tapada da Ajuda. Começa às 14.00 e dura até às 22.00. Leve calçado confortável.

Publicidade
7
Museu dos doces, The sweet art museum, marvila
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

Aproveitar enquanto pode para ver o The Sweet Art Museum

icon-location-pin Marvila

Só tem até ao fim do mês para visitar este espaço onde as regras são inversamente proporcionais àquelas a que tem de obedecer nos outros museus. As proibições desaparecem para darem lugar a experiências – pode fotografar, tocar nas obras e, imagine-se, mergulhar nelas. O The Sweet Art Museum instala-se numa transversal da Rua do Açúcar, em Marvila, e vai deixar a cidade mais doce e os feeds de Instagram mais rosa. O museu tem oito salas, uma delas pensada pela artista portuguesa Maria Imaginário, sendo que algumas contam com degustação de doces. Dos gelados às gomas, passando por uma sala com uma piscina de marshmallows, onde pode mergulhar (isto é a sério). 

8
Praia da Samoqueira - Porto Covo
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Sujar-se de areia nas melhores praias

Estas são as melhores praias de Portugal que pode aproveitar e corrê-las a todos neste mês de férias. De alto a baixo, são 850 quilómetros de areal. Não o corremos todo de uma vez. Fomos correndo. Mas reunimos todos esses quilómetros de areia, sol e sal num guia pensado para o orientar à beira-mar. Pelo meio, descubra ainda os restaurantes e bares de praia para se pôr à sombra a petiscar e a beber um copo. Encontre-nos também nas bancas e guarde-nos no porta-luvas.

 

Publicidade
9
Presépio do Convento de Nossa Senhora das Necessidades
Museus

Conhecer o roteiro de Monica Bellucci no Museu de Arte Antiga

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

Monica Bellucci mudou-se para Lisboa em 2016, foi mais uma daquelas que se apaixonou pela cidade e já vive como uma local. Tanto que o Museu Nacional de Arte Antiga convidou a actriz italiana a fazer o roteiro de Agosto e a escolher 12 peças das colecções do museu. Entre as peças escolhidas pela actriz estão duas de Domingos António Sequeira, a Adoração dos Magos e o Coração da Virgem, o Presépio do Convento de Nossa Senhora das Necessidades, o quadro Conversação, de Pieter de Hooch, ou o Tapete com árvores e animais, uma tapeçaria em de lã do Irão. Estão previstas duas visitas guiadas ao roteiro idealizado por Monica Bellucci, uma no dia 30 de Agosto, às 15.30

10
esplanada lost in
©DR
Coisas para fazer

Ser feliz com as happy hours

A felicidade tem um preço – e a partir de certa hora é mais barata. Happy hour é aquela expressão estrangeira que ninguém vai enrolar a língua para dizer, ou recusar-se a compreender o conceito. Nas horas mais felizes dos lisboetas as imperiais passam a custar uma módica moedinha e os cocktails caem para metade do preço. Escolhendo bem, ainda encontra iguarias com preços reduzidos para acompanhar e esplanadas na cidade que não têm preço.

Publicidade
11
Piscina praia das maçãs
DR
Coisas para fazer

Dar um mergulho nestas piscinas oceânicas

O Verão chegou tardio, mas chegou. Está na hora de se banhar de creme protector, estender a toalha na espreguiçadeira – ou onde se sentir mais confortável – e deixar que o sol e o calor façam o seu trabalho, com intervalos marcados por mergulhos aquáticos, mas não são uns mergulhos quaisquer. Estas são piscinas de água salgada, é essa, aliás, a maravilha das piscinas oceânicas – um fingimento de que estamos no mar, mas num ambiente controlado, sem areia (que é uma chatice para muitos) e sem a agitação marítima das ondas. 

12
ccb de verao, ccb
Coisas para fazer

Acompanhar o passo no CCB de Verão

Quando o Verão cai em Belém, é tempo de cair na relva. Já decorre mais uma edição do CCB de Verão e aqui está tudo o que pode ver e ouvir por lá. Um cartaz de concertos, arte e cinema que ocupa os finais de tarde dos finais de semana até quase aos finais do Verão. O princípio é quase sempre o mesmo: cultura ao ar livre e de entrada livre. O Jardim das Oliveiras é palco dos concertos, a Praça Central exibe osfilmes divididos em dois ciclos – um de autor, outro temático – e tudo isto é gratuito. Atente na agenda que ainda resta. 

Especial Verão

Okah
Duarte Drago
Coisas para fazer

Os melhores sítios para beber um copo ao fim do dia em Lisboa

Os dias grandes, as filas pequenas, o trânsito mais manso e as principais vias desimpedidas de Agosto transmitem um sinal a todos os lisboetas: não faz qualquer sentido ir directo do trabalho para casa. Se não foi de férias nem anda a aproveitar uma das melhores praias de Portugal, damos-lhe 42 razões para adiar o jantar e aproveitar o Verão na cidade, ao ar livre e sempre com um copo cheio à frente. 

Publicidade
O Eurico
Fotografia: Joana Freitas
Restaurantes, Português

Tascas abertas em Agosto

Nestas oito tascas em Lisboa, em vez de um pedaço de papel de mesa colado à porta a dizer "férias" ou "descanso do pessoal", vai encontrar o serviço familiar do costume, pratos do dia honestos e caseiros e o conforto de saber que não foi a única pessoa a ficar na cidade em Agosto. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com