Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores exposições de fotografia para ver em Lisboa
exposição ONE
Fotografia: Pedro Pina/ Oceanário de Lisboa Exposição da cineasta e fotógrafa Maya de Almeida Araújo

As melhores exposições de fotografia para ver em Lisboa

Há muita coisa para ver em Lisboa. Se é fã de fotografia tem mesmo de deitar o olho – ou a lente – a estas exposições

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Os museus e galerias da cidade são os locais perfeitos para visitar ao fim da tarde ou durante o fim-de-semana. E se é fã de fotografia tem mesmo de deitar o olho – ou a lente, se quiser registar o que já foi registado por outros – a estas exposições. Damos a nossa palavra de como são paragem obrigatória. Deste retratos de grandes cidades, passando por quatro olhares distintos sobre uma cidade confinada, até à fotografia aquática em movimento numa exposição que é também uma instalação artística, imersiva e sensorial. Pode ver de tudo nestas exposições.

Recomendado: Próxima objectiva: cursos de fotografia em Lisboa

Exposições de fotografia para ver em Lisboa

Contos de Lisboa
Contos de Lisboa
©Mónica de Miranda

Contos de Lisboa

Arte Fotografia Arquivo Municipal de Lisboa|Fotográfico, Intendente

A artista visual e investigadora Mónica de Miranda dá a conhecer o lado menos conhecido de Lisboa. Nesta exposição, patente no Arquivo Municipal de Lisboa, é possível conhecer comunidades que se mantêm distantes da transformação da urbe. Trata-se de um projecto iniciado há cerca de dez anos, com base em fotos de vários bairros entretanto demolidos, como o 6 de Maio, Azinhaga dos Besouros, Fim do Mundo ou Talude, por exemplo. A exposição não mostra, porém, as fotografias captadas nos bairros, mas antes imagens trabalhadas por Mónica de Miranda após um processo artístico de reflexão sobre uma geografia composta por várias geografias, um tempo que se explica em muitos tempos.

Exposição "Lisboa Ainda"
Exposição "Lisboa Ainda"
©Pedro Nunes

Lisboa Ainda

Arte Fotografia Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Em “Lisboa Ainda” são apresentados projectos fotográficos da quarentena de quatro fotojornalistas portugueses: Pedro Nunes, Luís Miguel Sousa, Tiago Miranda e José Fernandes. O poema homónimo, publicado a 20 de Março na página oficial de Facebook de Manuel Alegre, dá o nome à exposição, onde entre 23 de Julho e 20 de Setembro pode apreciar quatro olhares distintos sobre uma cidade confinada. Enquanto Pedro Nunes fotografou a cidade na primeira manhã da primeira segunda-feira da primeira semana da quarentena, Luís Miguel Sousa fez um regresso a lugares que já tinha fotografado repletos de turistas para, com o mesmo enquadramento, captar o contraste dos espaços vazios. Por seu turno, Tiago Miranda fotografou Lisboa pela janela do carro, que o levou por toda a cidade, e José Fernandes destaca figuras em branco na escuridão das ruas vazias.

Publicidade
one o mar como nunca o sentiu
one o mar como nunca o sentiu
©Pedro Pina

ONE | O mar como nunca o sentiu

Arte Oceanário de Lisboa, Parque das Nações

No Oceanário há sempre muito azul para explorar. Esta instalação artística no átrio do Oceanário surgiu na sequência de um desafio proposto à cineasta e fotógrafa Maya de Almeida Araújo, especialista em fotografia subaquática em movimento e que expõe pela primeira vez em Portugal. Além de ficar a conhecer mais a fundo grande parte do território nacional, que fica debaixo de água (mais de 90% de Portugal é mar salgado), poderá mergulhar numa experiência sensorial sobre a ligação do ser humano com o oceano. A obra foi criada com imagens recolhidas no mar português entre os Açores, Algarve, Costa Alentejana, Cascais, Sintra, Nazaré e Aveiro.

Mais arte em Lisboa

Mural Capital Verde Europeia - Smile1art
© Bruno Cunha | CML | DPC | 2020

Siga este roteiro de arte urbana em Lisboa

Coisas para fazer

Vhils, Bordalo II, Aka Corleone, Smile, ±MaisMenos±, Tamara Alves ou Mário Belém são alguns dos nomes mais sonantes neste roteiro de arte urbana em Lisboa. A eles juntam-se artistas de todo o mundo, que escolhem Lisboa para servir de tela aos mais variados estilos e mensagens. Embarque connosco num passeio alternativo pela cidade.

Luzes da Cidade
Adriano Fagundes

Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

Arte

Acha que continua sem se passar nada em Lisboa este fim-de-semana? Nada disso. E há muitas exposições para provar que está bem enganado. Portanto, torne os próximos dias mais culturais, sozinho ou com a família toda atrelada (sim, há exposições kids friendly). Com tantos museus e galerias na cidade, é impossível não ter o que ver.

Publicidade
Mostra POSTER 2020
©EDIT.SET.GO!

Estas exposições gratuitas em Lisboa valem a visita

Arte

Preza a arte mas custa-lhe dar dinheiro por ela? Aliás, custa-lhe dar dinheiro para a poder ver? Uma entrada num museu ou numa galeria sai-lhe quase sempre dos bolsos, mas ainda há exposições gratuitas em Lisboa para quem anda sempre à procura de uma borla. Das duas uma: ou aproveita aqueles dias em que os museus promovem entradas gratuitas ou segue estas nossas sugestões de exposições gratuitas em Lisboa.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade