Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Exposições de fotografia para ver em Lisboa

Exposições de fotografia para ver em Lisboa

O panorama cultural da cidade não arrefece e a oferta continua a prometer encher-lhe as medidas

ficção e fabricação
©Mónica de Miranda
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Os museus e galerias da cidade são os locais perfeitos para encher a agenda de final de tarde ou fim-de-semana. Se é fã de fotografia tem mesmo de deitar o olho – ou a lente, se quiser registar o que já foi registado por outros – a estas exposições. Damos a nossa palavra de como são paragem obrigatória. Da Lisboa registada por Joshua Beloniel, pioneiro na reportagem fotográfica portuguesa, passando pelas imagens surrealistas do designer Fernando Lemos, até à fotografia contemporânea desde que foi implementada a moeda única na Europa. Pode ver de tudo nestas exposições.

Recomendado: Próxima objectiva: cursos de fotografia em Lisboa

Exposições de fotografia para ver em Lisboa

Ficção e Fabricação
©James Welling
Arte

Ficção e Fabricação

icon-location-pin MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Belém
icon-calendar

São 68 obras que integram esta exposição que celebra o imaginário da arquitectura como elemento central da fotografia na arte contemporânea. A exposição “Ficção e Fabricação: Fotografia de Arquitetura após a Revolução Digital” reúne obras de cerca de 50 artistas que constroem e manipulam imagens feitas a partir de objetos e espaços arquitetónicos, assinalando também os 30 anos da invenção do Photoshop. Encontre por lá desde as obras de Andreas Gurski, Thomas Demand ou Doug Aitken, até às criações ficcionais de Beate Gütschow ou Isabel Brison. Numa era onde dominam os meios digitais, “Ficção e Fabricação” expõe as ficções provenientes do campo artístico que aqui surgem como uma alternativa crítica à própria arquitectura.

Faroleiro com modelo de farol
©Rodney Graham
Coisas para fazer, Exposições

(Euro)políticas: fotografia contemporânea depois de 1999

icon-location-pin Museu do Dinheiro, Baixa Pombalina
icon-calendar

A moeda única na Europa foi responsável por uma série de transformações sociais desde que foi introduzida em 1999. Passados 20 anos, o Museu do Dinheiro apresenta esta exposição a partir da “Coleção de Fotografia Contemporânea do Novo Banco” e à volta de três temas centrais: actos de hospitalidade, actos de participação e actos de utopia. Através da lente da fotografia contemporânea internacional está convidado a viajar por uma série de perspectivas sobre a Europa em que vivemos. 

Publicidade
exposicao instantes de lisboa
©Joshua Benoliel/ Arquivo Municipal de Lisboa
Coisas para fazer, Exposições

Instantes de Lisboa

icon-location-pin Biblioteca/ Espaço Cultural do Cinema Europa, Campo de Ourique
icon-calendar

A memória da cidade de Lisboa deve muito a Joshua Benoliel (1873-1932), um dos maiores fotógrafos portugueses. Pioneiro na reportagem fotográfica em Portugal, trabalhou em publicações de destaque como O Século e agora pode ver o seu trabalho bem de perto. Numa exposição patente até 7 de Setembro no Espaço Cultural Cinema Europa desenhada em conjunto com o Arquivo Municipal de Lisboa.

Capa do folheto promocional do pavilhão brasileiro na Tokyo Trade Fair. Fernando Lemos, 1963
©Fernando Lemos
Arte, Design

Fernando Lemos Designer

icon-location-pin Cordoaria Nacional, Belém
icon-calendar

O MUDE continua fora de portas, desta vez a partir de quinta-feira na Cordoaria Nacional com a primeira exposição retrospectiva do trabalho de Fernando Lemos como artista gráfico. O fotógrafo, designer e pintor Fernando Lemos, hoje com 93 anos, tem ainda direito a duas mostras, associadas à exposição, promovidas pela Galeria Ratton que expõe o seu trabalho em azulejo e pela Galeria 111, onde encontra os últimos desenhos, aguarelas e fotografias da sua fase surrealista.

Mais arte em Lisboa

Arte

Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

Acha que não se passa nada em Lisboa este fim-de-semana? Temos mais de duas mãos cheias de exposições para provar que está bem enganado. Queremos ajudar a tornar os próximos dias mais culturais, sozinho ou com a família toda atrelada (sim, há muitas exposições kids friendly). Com tantos museus e galerias na cidade, é impossível não ter o que ver. Não queremos que se perca e por isso dizemos-lhe quais as exposições a que deve prestar atenção em Lisboa. Não há desculpas para não sair de casa.

Museu do Dinheiro
Inês Félix
Museus

Conheça estes museus grátis em Lisboa e arredores

Não é ao domingo de manhã, sábado à tarde ou segunda de madrugada. Estes museus são de entrada gratuita sempre que a porta está aberta ao público. E a busca pela descoberta de um museu gratuito também pode significar a descoberta de um museu que nem sempre está na ribalta. Fomos à procura dos museus grátis em Lisboa e concelhos vizinhos e descobrimos algumas pérolas museológicas. Da sala de operações do Movimento das Forças Armadas ao museu que respira dinheiro, há muito para aprender sem gastar um tostão. Aventure-se também nestes museus grátis em Lisboa e arredores.

Publicidade