A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mirages and deep time
Mirages and deep time, de Mónica de Miranda

Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

Há modernismo, surrealismo, arte clássica e até urbana nas melhores exposições em Lisboa para visitar no fim-de-semana.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Acha que não se passa nada em Lisboa este fim-de-semana? Qual quê. Há muitas exposições para provar que está enganado, até porque a cultura recusa-se a desacelerar. Portanto, torne os próximos dias mais culturais, sozinho ou com a família toda atrelada. Com tantos museus e galerias na cidade, é impossível não ter o que ver. Mas não queremos que se perca e, por isso, dizemos-lhe quais as exposições a que deve prestar mais atenção em Lisboa. Só tem de decidir o que lhe apetece descobrir: pintura, fotografia, instalações de grande escala, é à escolha do freguês.

Recomendado: Estas exposições gratuitas em Lisboa valem a visita

Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

  • Arte
  • Estrela/Lapa/Santos

O fotógrafo e artista multimédia taiwanês Chou Ching-hui inspirou-se no enclausuramento de um jardim zoológico para fazer uma crítica social “às gaiolas invisíveis da vida moderna”, lê-se no texto de parede da exposição “Animal Farm” (que apesar de ter o nome da obra de George Orwell não se inspira nela). Durante cinco anos, Chou Ching-hui criou cenários surrealistas e teatrais que mostram os excessos e as contradições da sociedade actual e revela-os agora na forma de fotografias de grande escala, retratos, vídeos e instalações artísticas que se estendem em duas galerias do piso térreo do Museu do Oriente. É a primeira apresentação na Europa.

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Lumiar

Em 39 imagens (quase todas a preto e branco), esta exposição no Museu Nacional do Traje percorre a obra do fotógrafo francês Georges Dambier, de olhos postos nos trabalhos feitos na área da moda, em meados do século XX, em especial para a revista Elle. Do reposicionamento da alta-costura francesa aos editoriais de viagem, as imagens provenientes do acervo do próprio Dambier mostram as diferentes faces de um fotógrafo que também passou por Portugal — o Estoril e a Nazaré são cenários por onde passou no final dos anos 50. A curadoria é da historiadora e investigadora de moda portuguesa Anabela Becho.

Publicidade
  • Arte
  • Design
  • Santa Maria Maior

Entre 2021 e 2022, a Roca Lisboa Gallery acolheu um ciclo de conversas à volta das cadeiras. E em Portugal há muitas histórias para contar sobre o design de um dos mais irónicos móveis para sentar. No seguimento desse ciclo nasceu esta exposição, onde podemos conhecer melhor o trabalho de portugueses que contribuíram com o seu traço para o desenvolvimento de peças que marcaram a história do design nacional, na segunda metade do século XX. Como Carmo Valente, António Garcia, Daciano da Costa, Nuno Ladeiro, Toni Grilo, Marco Sousa Santos, Paulo Parra, Pedro Silva Dias ou Daniel Caramelo. Nunca vai olhar para uma cadeira da mesma forma.

  • Arte
  • Belém

É uma exposição antológica da obra de Miguel Telles da Gama, mas não pretende ser um resumo do seu percurso. Sem uma obediência cronológica, o Museu Berardo mostra as obras do pintor e artista plástico português a partir do fim do século e descortina as suas “múltiplas peles”, tão múltiplas como os fragmentos de palavras, imagens e cores das peças da exposição que tem a curadoria de José Luís Porfírio.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Encarnação

“Estabelecimentos” é o nome da exposição da Letreiro Galeria, projecto conhecido por resgatar letreiros de antigos espaços comerciais que vão encerrando portas, cuja primeira pedra foi lançada em Julho, com a instalação de 20 letreiros luminosos de estabelecimentos comerciais no IDB Rooftop, a zona exterior do edifício antigamente conhecido como Entreposto. Essa memória gráfica continuará em exposição, mas esta quinta-feira abre ao público a segunda parte de “Estabelecimentos” que pode ver até 25 de Novembro. Se na parte exterior os fundadores da Letreiro Galeria (os designers Rita Múrias e Paulo Barata) optaram por seleccionar palavras como “oculista”, “cervejaria”, “artes gráficas”, “penteados”, “rádio”, “ferramentas”, “farmácia” ou “bar”, sem identificar qual o estabelecimento de origem, no interior a história é mais completa. Dentro de portas, os visitantes vão conhecer mais de perto a investigação em curso que têm desenvolvido junto de arquivos municipais e privados, além de mais letreiros que têm sido salvaguardados pelos dois designers, vindos dos concelhos de Lisboa, Sintra, Almada, Cascais e Vila Franca de Xira.

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Encarnação

Lembra-se do Rajá? E do óleo Fula? Do champô Foz e das camisas Regojo? Enquanto a casa está em obras, o Mude continua a cirandar por aí e, por estes dias, fixa-se no Entreposto – edifício empresarial às portas de Moscavide, onde o acervo colossal de design gráfico da Colecção Carlos Rocha acabou por encontrar uma lógica, ainda que inusitada, afinidade.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Belém

A mais recente exposição individual da artista visual Mónica de Miranda conta com a curadoria de Azu Nwagbogu e reúne trabalhos inéditos, desde fotografias a esculturas, em torno de A Ilha, uma obra de vídeo que apresenta a história de um lugar utópico, que reside no espaço entre a ficção e a realidade, onde as potencialidades para reescrever histórias e pensar o futuro são reunidas através das personagens e das suas viagens.

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Chiado/Cais do Sodré

Entre 1997 e 1998, Maria José Palla não só retratou 27 poetas portugueses nos seus ambientes pessoais, como organizou um catálogo (Fundação Gulbenkian/ARCARTE, 1999) para uma exposição itinerante. O seu trabalho fotográfico foi exposto em galerias e publicado em vários catálogos e livros, em Portugal e no estrangeiro. Agora, poderá ser visto na Biblioteca de Camões.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Oeiras

O prazer sexual feminino é historicamente menosprezado, mas há uma nova exposição que quer pôr o tema no centro das conversas. Desde o final de Junho que o Palácio dos Anjos, em Algés, mostra Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino, a primeira iniciativa do Museu Pedagógico do Sexo (Musex). Com ou sem consentimento? É a pergunta colocada à entrada da exposição, que é também uma viagem pelo corpo e sexualidade das mulheres.

  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Belém

Steve McCurry tem um extenso portefólio de fotografias emblemáticas. A Lisboa vão chegar 100 imagens em grande formato para a exposição “ICONS”, que inaugura em Setembro, na Cordoaria Nacional. Com curadoria da italiana Biba Giacchetti, co-fundadora da agência Sudest57, a exposição irá apresentar algumas das imagens mais emblemáticas do fotógrafo norte-americano, entre elas o retrato que tirou em 1984 à menina afegã Sharbat Gula, uma imagem que no ano seguinte fez capa da National Geographic.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Belém

É a primeira grande exposição de Julião Sarmento após a sua morte, em Maio de 2021. Patente no Museu Colecção Berardo, Abstracto, Branco, Tóxico e Volátil” é uma antologia do trabalho do artista plástico, que o próprio ainda ajudou a desenhar. Ao longo de 18 salas pode ver pinturas, esculturas e até filmes em super 8 de uma das mais proeminentes figuras da arte portuguesa.

  • Coisas para fazer
  • Santa Maria Maior

No ano em que se celebram os 40 anos da descriminalização da homossexualidade e quatro desde a consagração legal da autodeterminação de género, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade continua a talhar o caminho pela dignidade da pessoa humana com a estreia da exposição que aborda as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a revolução. Porque revelar, nomear, reconhecer, representar e visibilizar é destruir preconceitos e educar para os direitos humanos. Conta com programação paralela, de ciclo de conversas a cinema, performances e visitas orientadas.

Roteiro de arte em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade