Jezzus Santa Marta
Rita Chantre
Rita Chantre

As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Temos um novo fim-de-semana à porta, razão mais do que suficiente para passar a agenda da cidade a pente fino e rechear os próximos dias com tudo do bom e do melhor. Há um novo museu a abrir portas no sábado e com um programa especial – e gratuito – que se prolonga por três dias. Conte ainda com uma nova exposição no MUDE, com 50 anos de moda portuguesa em destaque, sem contar com o Dia Mundial Poesia. O resto da agenda não dá tréguas. Não deixe de dar uma oportunidade aos novos restaurantes, às peças de teatro acabadas de estrear ou aos concertos que vão dar música à cidade.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Sexta-feira

  • Arte
  • Arte popular
  • Baixa Pombalina

O que é a identidade nacional e como é que nos influencia? Como é que a moda se alterou face às mudanças económicas e políticas do país? O que é que significa ser português? As questões flutuam na nossa mente e vão encontrando respostas à medida que exploramos a nova exposição do MUDE. Em conjunto com a Casa do Design de Matosinhos, onde a exposição se estreou em 2022, "Portugal Pop: A Moda em Português", que pode ser vista a partir de sexta-feira, 21 de Março, chega à capital para nos fazer reflectir sobre a moda e o que ela tem representado nos últimos 50 anos. Entre 140 coordenados de diferentes designers, o Museu do Design e da Moda leva o visitante numa viagem no tempo que tem início nos anos 1970 e só termina cinco décadas depois – agora.

+ "Portugal Pop" chega ao MUDE com 50 anos de moda

  • Cascais
  • Recomendado

2025 promete ser um ano agitado e com muitas novidades para Tiago Penão, chef do Kappo e do Izakaya, ambos em Cascais. No restaurante onde se dedica à alta cozinha japonesa, sábado, dia 24, será o último serviço. Depois disso, o Kappo entrará em obras de renovação ou transformação, já que à Time Out o chef revela que será uma “lavagem de cara a 100%”. “Vai ficar completamente diferente”, revela. Já o Izakaya, mais descontraído, um sucesso desde que abriu em 2022, vai chegar a Lisboa. A segunda morada do restaurante abrirá no Príncipe Real até ao final deste ano.

+ O Kappo entra em obras “para subir de nível” e o Izakaya abre em Lisboa ainda este ano

Sábado

  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Não, não perdemos a cabeça para recomendar um brunch de pizza (embora acreditemos que houvesse quem apreciasse). Ainda não é isso, mas dependendo da hora até pode ser que consiga acrescentar uma pizza, já que a nova Jezzus, na Rua de Santa Marta, aproveitou o facto de ter finalmente uma cozinha com espaço para se dedicar também aos pequenos-almoços e aos brunchs com toda uma linha de padaria e pastelaria bem tentadora (e sem vacilar, já que margarina não entra no restaurante), do pain au chocolat ao croissant de amêndoa ou ao cruffin de pistáchio. É até ao meio-dia que a carta de pequeno-almoço funciona e é aí que se encontram algumas das grandes novidades como o brioche de ovo e papada de porco preto, o croque monsieur “aka tosta mística” ou os ovos cocotte servidos com torradas. Já entre as 11.30 e as 18.30, fica também disponível a carta de sandes e focaccias – há uma com presunto de porco preto alentejano com 30 meses de cura e há um brioche com chambão. Nos doces, além da pastelaria, destaca-se a rabanada com coalhada de iogurte, maçã e raspa de lima.

+ A Jezzus é uma pizzaria, mas na nova morada é também uma padaria e pastelaria

  • Museus
  • Alcântara

Era um dos museus mais aguardados da capital e, agora, está finalmente pronto a abrir portas. Dividido em quatro galerias, o MACAM é a nova casa da colecção privada do coleccionador Armando Martins, que contabiliza mais de 600 peças, sendo que aqui são apresentadas 215 numa exposição permanente (que inclui obras portuguesas e estrangeiras, de pintura, escultura, fotografia e vídeo que vão dos anos 70 ao dias de hoje), e duas exposições temporárias – uma centra-se na guerra, a outra na relação do ser humano com o meio ambiente. 

Para celebrar a inauguração do museu, entre dia 22 e 24 de Março, a entrada é gratuita. Estão marcados concertos, sessões de poesia, DJ sets, obras de arte comentadas e actividades para crianças.

+ Um bar numa capela, um hotel e mais de 200 obras de arte. É o MACAM e abre finalmente no sábado

Publicidade
  • Filmes
  • Animação
  • Avenida da Liberdade

O festival de animação Monstra, que acontece entre 20 e 30 de Março, assinala este ano um quarto de século e convida a Áustria para mostrar os seus talentos do cinema de animação, em particular na vertente experimental e abstracta. A Monstra também se faz de exposições e este ano o destaque vai para o COLA – Coletivo Audiovisual, que no seu 10.º aniversário leva à Cinemateca Portuguesa um conjunto de materiais dos projectos, fotogramas dos filmes ou vídeos de making of, de produções como a longa-metragem O Natal do Bruno Aleixo ou a curta Ice Merchants, nomeada aos Óscares em 2023. Um dos destaques da programação será também a exposição "Laika: Frame x Frame", que revela os bastidores de cinco filmes criados pelo estúdio norte-americano.

+ A Áustria vem animar os 25 anos do festival Monstra

Domingo

  • Santos

É dos donos da Cervejaria Sem Vergonha e do Descarado (entretanto fechado), mas pretende subir de nível. Durante a semana, ao almoço, tem um menu mais em conta e aos domingos tem cozido à portuguesa à discrição. A ideia é que o Duro seja um conceito mais premium com uma carte de clássicos. Junto ao balcão, fica a montra do marisco. Do lavagante ao lagostim, da gamba da costa aos ouriços ou aos percebes, é possível pedir tudo ao peso. Mas também há uma bandeja de marisco que inclui quatro ostras, gamba, gamba da Costa, dois ouriços e uma lagosta. Já nas entradas, a base pode estar assente na gastronomia tradicional, mas não deixa de ir buscar algumas referências a Espanha com uns ovos rotos com presunto e outros com carabineiro. A salada russa é feita com atum rosa e o tártaro de novilho chega à mesa num carrinho, à moda antiga, e é todo preparado à frente do cliente. No peixe, olhando para os clássicos, há linguado au meunière e um bacalhau fresco à Brás, além de bisque de lavagante e de arroz de forno com robalo e gambas. Nas carnes, o arroz de forno é com magret de pato e foie.

+ Em Santos, atrás dos clássicos da gastronomia, o Duro ambiciona tornar-se uma referência

Mais que fazer em Lisboa

  • Museus

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, ou clássicos da cidade que são autênticas viagens no tempo. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus da cidade, dando-lhe razões para descobrir ou redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes e que, por vezes, passam despercebidas. Paralelamente, há uma agenda concorrida de actividades, cursos, conferências, visitas orientadas, oficinas, festivais e concertos – alguns pagos, outros gratuitos – lado a lado com exposições temporárias. Conheça estes de Lisboa e arredores que não dispensam uma visita.

Recomendado: Museus grátis de Lisboa

  • Compras

Porque não queremos que perca o fio à meada na hora de renovar o armário ou de repensar a decoração da sala, damos-lhe um lamiré das aberturas dos últimos meses. Há lojas que ajudam a revitalizar bairros, enquanto outras reforçam a tese de que o que é nacional é bom. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novas lojas em Lisboa.

Recomendado: Alongar, suar, dançar: sete estúdios de pilates para manter a forma


Publicidade

Ir ao café é um hábito bem português, ainda que ao longo dos anos os cafés se tenham transformado: acompanharam os tempos, vestiram outras modas e até ritmos de além-fronteiras. Seja para tomar o pequeno-almoço – e não falta em muitos deles uma boa amostra de pastelaria –, lanchar com a família, fazer uma refeição ligeira, trabalhar, encontrar amigos ou mostrar tudo isto nas redes sociais, corremos os bairros e encontrámos 20 cafés em Lisboa onde gostará de se sentar. Há clássicos que nos acompanham desde sempre, mas também novos que abraçam as tendências e a contemporaneidade.

Recomendado: Os 124 melhores restaurantes em Lisboa 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade