'Supernova', Companhia Nacional de Bailado
HUGO DAVID'Supernova', Companhia Nacional de Bailado
HUGO DAVID

As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Adivinhe: já é fim-de-semana outra vez. Sem eventos de grande escala, Outubro inclui, até ver, mais uma edição do Doclisboa, com vários filmes em destaque que merecem a sua atenção, novas exposições no MAC/CCB, banda desenhada para todos os gostos ali para os lados da Amadora e a tão esperada reabertura do Teatro Camões. Reparta ainda o tempo pelos novos restaurantes da cidade, pelos concertos em cartaz e pelas peças de teatro acabadas de estrear. E lembre-se: Outubro ainda só vai a meio e ainda há todo um Dia das Bruxas para preparar.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Sexta-feira

  • Coisas para fazer
  • Eventos e festivais

Aves de rapina, cuspidores de fogo, dançarinas exóticas, combates medievais e teatro. São estas as principais animações da Grande Feira Medieval, que chega à freguesia das Avenidas Novas esta semana. Com lugar no Jardim do Arco do Cego, acontece de 17 a 20 de Outubro e tem entrada livre. Aberta a partir das 15.00, promete ainda dezenas de expositores que vão desde a doçaria ao fumeiro. Embora apresente a gastronomia típica da época, traz um pouco da actual.

+ Lisboa vai regressar à Idade Média, mas só durante o fim-de-semana

 

  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Há muito tempo que Leonor Godinho percebeu que o seu caminho na cozinha não passava pelo fine dining. A chef, que trabalhou no estrelado Feitoria e que ficou em terceiro lugar no MasterChef em 2012, passa hoje parte dos seus dias na Vida de Tasca. Fica em Alvalade, onde durante 40 anos funcionou a Casa do Alberto, uma boa tasca portuguesa. E é esse mesmo espírito que Leonor mantém. As doses são fartas e a comida é a que se espera num restaurante do género, da grelha aos pratos do dia é tudo bom e acessível. 

+ As melhores tascas de Lisboa

Publicidade

Sábado

  • São Sebastião

Paulo Alves chegou ao Praia no Parque há menos de um ano e já está a fazer das suas. Durante quatro sábados, o chef vai partilhar o protagonismo na barra com convidados. Chamou-lhe “Barra Aberta” e o menu é sempre diferente. Rui Rosário (SUGOI!), Lucas Azevedo (Ryoshi), Daniel Estriga (Conceito) e André Cruz (Feitoria) farão o menu a meias com Paulo Alves. O ponto de partido será sempre um ingrediente, revelado apenas no momento. “Serão quatro almoços únicos de Barra Aberta, nos quais os quatro chefs convidados – dois especialistas em gastronomia japonesa, outros dois em cozinha contemporânea – vão dar o seu input criativo na criação de um menu que não girará necessariamente à volta de sushi ou crus”, resume o comunicado de imprensa sobre a iniciativa do Praia no Parque. O primeiro almoço especial está marcado já para o dia 19 de Outubro e conta com um regresso. Rui Rosário, hoje à frente do SUGOI! no 8 Marvila, volta ao local onde em tempos partilhou a barra com Lucas Azevedo, o segundo convidado de Paulo Alves, a 2 de Novembro. Já no dia 30, é Daniel Estriga, do Conceito, em Bicesse (Cascais), que unirá a sua cozinha à de Paulo Alves. Por fim, a 7 de Dezembro, o chef residente partilha a barra com André Cruz, chef do Feitoria, restaurante com uma estrela Michelin. Os almoços têm o preço de 80€ (sem bebidas), havendo a possibilidade de pairing com vinhos ou até cocktails de assinatura.

+ Os melhores balcões em Lisboa

  • Arte
  • Belém

Artistas e cineastas, Ila Bêka e Louise Lemoine viajam pelo mundo desde 2017 para explorar a ideia de cidade como ecossistema, sempre observando o comportamento da espécie que designam como Homo Urbanos. Desse processo resultaram as 13 horas de filmes de 13 diferentes cidades, entre elas Tóquio, Mumbai, Rabat e Veneza, agora no MAC/CCB, naquela que é a maior apresentação do projecto até à data. Em cada uma das cidades, a rua é o grande palco onde as acções do quotidiano se desenrolam. No museu, uma "épica instalação de vídeo de uma pura observação cinematográfica convida o visitante a participar numa longa viagem pelo espaço urbano global." Com curadoria de Justin Jaeckle, a exposição pode ser vista até 20 de Abril de 2025.

Na mesma semana, o MAC/CCB inaugurou uma outra exposição. "Hestnes Ferreira – Forma | Matéria | Luz", igualmente voltada para o universo da arquitectura, apresenta uma leitura sobre a obra de Raúl Hestnes Ferreira, a partir do desenho a carvão e da experimentação no processo de trabalho do arquitecto português.

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

Domingo

  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

O Festival Amadora BD vai realizar-se de 17 a 27 de Outubro. Ao todo, são 11 exposições no antigo Ski Skate Parque, duas na Galeria Municipal Artur Bual, uma na Bedeteca da Amadora e outra ainda na Casa Roque Gameiro. Entre os destaques, encontra-se “Mafalda, uma inconformista de 60 anos”, dedicada à icónica personagem de Quino, que surgiu pela primeira vez a 29 de Setembro de 1964, no semanário argentino Primera Plana. Saiba mais aqui.

+ Amadora BD faz a festa, dos 60 anos da Mafalda aos 80 de cartoons no jornal ‘A Bola’

  • Filmes
  • Documentários
  • Lisboa

É na Culturgest, bem como no Cinema São Jorge, no Cinema Ideal e na Cinemateca, que decorre a 22.ª edição do Doclisboa, entre os dias 17 e 27 de Outubro. No domingo, terá algumas fitas dedicadas a bandas intérpretes musicais mundialmente conhecidos – TWST, a partir da chegada dos Beatles a Nova Iorque para o concerto de Agosto de 1965 no estádio Shea; Diário de Estrada: Bruce Springsteen and The E Street Band, de Thom Zimny; e Blur: To the End, de Toby L..

+ Doclisboa: os 10 filmes a não perder no festival

Mais que fazer em Lisboa

  • Coisas para fazer
  • Exposições

Última semana para ver "Atelier", de Pedro Cabrita Reis. Invente tempo, mas vá, sábado – ou domingo, in extremis. O Novo Festival  termina este fim de semana, vá ver o que lá se passa. O Mude reabriu, com uma exposição sobre o próprio edifício. Daniel Blaufuks continua o seu trabalho em torno da memória na exposição “os dias estão numerados”. Não perca também "Preconceptions", de Christine Streuli, na Galeria Filomena Soares, só até 31 de Julho. E, se ainda não viu, dê um saltinho à Underdogs, para ver os milhares (sim) de possibilidades de casinhas que saem do marcador de Ana Aragão em "Monopolis".

Recomendado: Os melhores passeios em Lisboa para fazer em Junho

  • Coisas para fazer

Semana fortíssima em oferta de cinema: há cinema na Casa da Achada, com o imperdível Aparelho Voador a Baixa Altitude, seguido de conversa com a realizadora, Solveig Nordlund;  há cinema no Museu do Fado e Escadinhas de São Miguel, com o Cinalfama; ha cinema no Palácio Baldaya com o Benfica ao Luar; e há cinema no Museu do Orienteo, com o ciclo "Integral Kinuyo Tanaka", a dar a conhecer a obra desta realizadora pioneira do cinema japonês. Mas também há música, claro: o Festival ao Largo, as Noites de Verão da Filho Único, o Jazz na Esplanada, o Pôr do sol no castelo e os Concertos ao pôr do sol na Casa da Cerca. Além disto, visitas guiadas e novas exposições. Tudo grátis.

Recomendado: Os melhores passeios em Lisboa para fazer em Julho 

Publicidade
  • Compras

A agenda não dá descanso, pelo menos no que diz respeito a novas lojas em Lisboa. Para que não perca o fio à meada na hora de renovar o armário, de repensar a decoração da sala ou até mesmo de pensar numa mudança de visual, damos-lhe um lamiré das inaugurações dos últimos meses. Há espaços que dão nova vida aos bairros, enquanto outros resgatam tesouros de outras épocas e até o desafiam a pôr as mãos na massa. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novidades.

Recomendado: Da decoração à roupa, as lojas onde vai querer entrar na Lx Factory


Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade