Sugardaddies
RITA CHANTRE | As pizzas Italian Dream e Taranto
RITA CHANTRE

As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Precisa de boas ideias antes que seja segunda-feira outra vez? Sugerimos nove coisas para fazer no fim-de-semana.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Estamos em Julho, antecâmara da silly season e altura do ano em que as multidões acorrem às praias e piscinas, deixando a cidade mais transitável. O que não é necessariamente sinónimo de vazio cultural e recreativo. O Festival ao Largo soma e segue e o Cool Jazz também ajuda a manter a vida cultural à tona até ao fim do mês. Enquanto isso, a agenda de concertos ferve, graças a Kendrick Lamar, SZA e Pabllo Vittar. Reserve tempo para provar as especialidades dos melhores restaurantes da cidade (e arredores) e as exposições do momento.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em família

Sexta-feira

  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Depois de uma primeira experiência apenas com take-away, Davide e Eros resolveram simplificar as receitas e abrir uma pizzaria de bairro, com porta para a rua, mesas e bancos corridos. A Sugardaddies abriu em Alvalade e ambos garantem que estas são as mais genuínas pizzas napolitanas. A ciência está na massa e Davide e Eros asseguram que estamos perante a prima pizza napolitana. A começar pela fermentação que dura, no mínimo, 24 horas, mas que pode chegar às 48. Fofa e alta quanto baste, resiste à moda das bordas insufladas. O resto é a magia dos ingredientes. Ao fim de um mês e meio, já há pizzas que se destacam no menu. É o caso da Italian Dream (11,50€), que dá nas vistas pelo tom rosado da mortadela e pela burrata fresca desfeita antes de servir. O pistáchio dá-lhe o toque final e, acredite, faz jus ao nome.

+ Sugardaddies: eles querem sustentar o bairro inteiro... com pizzas napolitanas

Sábado

  • Comida

Depois de vários labores manuais, eis que o projecto A Avó Veio Trabalhar chegou à cozinha. Em parceria com o Impact Hub Lisboa, nasceu o Avó Cooking Lab, que já alimentou muito boa gente, sobretudo nos pequenos-almoços servidos no terraço do Lux. Agora, a refeição é outra. Na Musa de Marvila, este sábado, a partir das 18.00, o lanche está servido.

+ Depois dos pequenos-almoços no Lux, A Avó Veio Trabalhar serve o lanche em Marvila

Domingo

  • Arte
  • Design
  • Baixa Pombalina

Esta sexta-feira faz um ano que o MUDE reabriu, depois de grandes obras de requalificação, e a data celebra-se com entrada gratuita e visitas guiadas. No domingo, às 11.00, conte com visita guiada a “Portugal Pop. A moda em português (1970-2020)”, por Bárbara Coutinho. Às 15.00, a “Obra Gráfica na Reserva Visitável”, pela responsável de conservação Inês Correia. Às 17.00, espreite “Para que servem as coisas? Peças do Acervo do MUDE (1900-2000)”, também com Bárbara Coutinho. Embora gratuitas, as visitas guiadas carecem de marcação, que pode ser feita através do email mude.educativo@cm-lisboa.pt ou na recepção do museu até 30 minutos antes do início da visita.

  • Padarias
  • Sete Rios/Praça de Espanha

No início, os Kitchen Dates – aliás, Maria Antunes e Rui Catalão – recebiam desconhecidos em sua casa, em Campo de Ourique, para servir os seus brunches e jantares veganos a quem se quisesse juntar à mesa. Um supper club. Depois, abriram em Telheiras o primeiro restaurante sem caixote do lixo do país, que em 2021 acabaria por sucumbir à pandemia. Mas, como prometido, não desapareceram – além dos seus projectos de literacia alimentar, agora vamos encontrá-los na Massa Mãe. Entre esta quinta-feira, 24 de Julho, e domingo, 27, a dupla vai estar em formato pop-up na padaria artesanal de Paulo Martins. Quatro dias a que deram o nome de Sande-se Quem Puder.

+ Durante quatro dias, há sandes dos Kitchen Dates na Massa Mãe

Mais que fazer em Lisboa

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade