Chalet com a Condessa d'Edla
José Marques da Silva/ PSML
José Marques da Silva/ PSML

Coisas para fazer em família este fim-de-semana em Lisboa (e arredores)

Não sabe o que fazer com as crianças? Temos ideias de coisas para fazer no fim-de-semana.

Vera Moura
Publicidade

A previsão meteorológica está mesmo a pedi-las: um fim-de-semana em família cheio de actividades ao ar livre. Ainda para mais, em tempo de Santos Populares e de Feira do Livro. Entreter os miúdos até ficarem sem pilhas e ser hora de pô-los na cama nem sempre é fácil, mas explore algumas sugestões para encher os próximos sábado e domingo. Não faltam oficinas, espectáculos, exposições e passeios. Só tem de escolher (e, se estas sugestões não chegarem, temos mais ideias de coisas para fazer em Lisboa com crianças).

Recomendados:
🍸 As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa
🖼️ Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

Fim-de-semana perfeito em família

  • Miúdos
  • Baixa Pombalina

Vivemos em democracia desde a revolução do 25 de Abril de 1974 e isso significa que temos mais direitos – principalmente o direito à liberdade. Mas, atenção, também temos alguns deveres, como votar. E se os miúdos pudessem votar? Votariam em ter mais férias, comer mais doces, plantar mais árvores? No Museu do Dinheiro, Junho é mês de ir a votos. Encontramo-nos nas urnas.

  • Coisas para fazer
  • Eventos literários
  • São Sebastião

Está de regresso a Feira do Livro de Lisboa, até 22 de Junho. A 95.ª edição do maior evento dedicado aos livros da cidade acontece no Parque Eduardo VII e entre mais de 3000 eventos, não faltam horas do conto, peças de teatro, mini-concertos, visitas de mascotes e sessões de autógrafos de autores do género infanto-juvenil.  

Publicidade
  • Miúdos
  • Sintra

Em 1869, a cantora de ópera Elise Friederike Hensler casou com o Rei Consorte de Portugal, D. Fernando II de Saxe-Coburgo e Gotha, viúvo da Rainha D. Maria II. Juntos, viveram um sonho romântico num cenário digno de filme da Disney: o Jardim e Chalet da Condessa D'Edla, onde receberam amigos, fizeram piqueniques, passeios a pé e de burro. É lá que a Coolture Tours faz a sua nova visita encenada, dando nova vida a uma história de amor que andou sempre à volta da botânica, da música e da arte. A protagonista é a soprano Rafaela Albuquerque, que promete alguns momentos musicais. Aos sábados, as visitas para famílias são em inglês. 

  • Miúdos
  • Parque das Nações

Este mês, a Companhia Nacional de Bailado leva a palco do Teatro Camões o espectáculo de dança contemporânea Walking Mad/ Cacti – pretexto para chamar as famílias para um atelier especial, "Um, dois, três, quatro... mais o Cacto!", onde a música e a dança estão sempre presentes. O que é o ritmo e como podemos brincar com ele? O que é o espaço e como o usamos? E as emoções, como entram nesta equação? As respostas são bem capazes de andar por aqui. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Ajuda

Já todos ouvimos falar do Robin dos Bosques, mas há um outro Robin por aí – o dos Jardins. Ele vive no Jardim Botânico da Ajuda e a sua missão é salvar os jardins e espaços verdes dos incêndios. À boleia da música e da dança, a história quer pôr os mais pequenos a pensar sobre as causas dos incêndios e o que podemos fazer para os evitar. A encenação é de Sofia Espírito Santo e a produção do Grupo Teatro Infantil Animarte.  

  • Miúdos
  • Belém

As gavetas, os bolsos, as mochilas, as caixas e tudo o que canto e cantinho do quarto dos brinquedos é um museu de coisas que guardamos – ou porque são muito importantes ou porque não têm importância nenhuma. Berlindes e rebuçados; uma pedra e um bilhete do metro; um dente de leite e um botão do casaco… A pergunta que a exposição da ilustradora Teresa Cortez faz no Entrepiso do LU.CA não tem respostas certas nem erradas: serão estas coisas todas tralha ou tesouro?

Nos dias 7, 8 e 29 de Junho, antes (ou depois!) de dar um olho na exposição, os mais novos podem criar um pequeno livro de pano para guardar e dar novo significado às suas tralhas – ai, desculpem aos seus pequenos tesouros – no workshop O livro das tralhas e dos tesouros.

Publicidade
  • Miúdos
  • Eventos cinematográficos
  • Santa Maria Maior

Os Sábados em Família da Cinemateca querem desafiar os pequenos cinéfilos a descobrir clássicos de animação (e não só). Este sábado, à boleia do ciclo "Teremos Sempre Michael Curtis", passa Filhas Corajosas, filme a preto e branco de 1939 do realizador húngaro mais conhecido por clássicos incontornáveis como Casablanca ou As Aventuras de Robin Hood

  • Coisas para fazer
  • Estrela/Lapa/Santos
Ir a um arraial amigo dos mais novos
Ir a um arraial amigo dos mais novos

Organizado pelo Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes, é perfeito para trazer os miúdos (há insufláveis e matraquilhos) e reservar mesa (965 171 764; no total são 150 lugares sentados), o que é óptimo para quem aprecia algumas sopas e descanso no meio de tanta folia – além de bifanas, sardinha assada e caldo verde, o menu também inclui opções vegetarianas e vegan e iguarias dignas de Feira Popular, das farturas ao algodão-doce. Em cartaz, a animação está garantida até ao final de Junho, sempre às sextas e sábados, com excepções abertas para as noites de 12 e 18 de Junho, vésperas de feriado.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Santos

São boas notícias para quem, mal entra Maio, começa a desesperar pelos Santos Populares. A freguesia da Estrela antecipou-se e montou o arraial no Terrapleno de Santos no dia 16 de Maio. Espere encontrar os acepipes do costume (sardinha, caldo verde e caracóis incluídos) e os manjericos e bandeirolas da praxe. E, claro, um cartaz musical de luxo e as atracções à lá Feira Popular do costume. 

  • Miúdos

Estão extintos há milhares de anos, mas poucas criaturas despertam tanta curiosidade quanto os dinossauros. Para os fãs destes répteis jurássicos, a exposição "Dino On the Road" instala-se na Quinta da Alagoa, em Carcavelos, com quinze modelos à escala real – ou seja, gigantes. Organizada em parceria entre a Cascais Ambiente e o Dino Parque da Lourinhã, considerado o maior museu ao ar livre da Europa dedicado aos dinossauros, a exposição é uma oportunidade de ficar a conhecer melhor a marca que esta espécie única deixou na Terra, no geral, e em Portugal, em particular, onde muitos deles habitavam. Educativa, divertida e gratuita, a exposição é para todas as idades. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Parque das Nações

Há uma nova experiência imersiva no Oceanário de Lisboa. Em colaboração com o estúdio francês Les Ateliers BK (responsável, entre outros, pela projecção de videomapping no Arco dos Triunfo durante os Jogos Olímpicos de Paris), o aquário apresenta "Universo Submerso", que promete envolver o público num ambiente poético que varia entre o celestial e o fundo do mar. Esta viagem revela como todos os elementos, desde o microscópico plâncton até às majestosas baleias-jubarte, estão ligados e em equilíbrio.  

  • Miúdos
  • Parque das Nações

Sempre teve curiosidade em perceber como as personagens dos filmes de animação ganham vida? A exposição "A Ciência da Pixar" do Pavilhão do Conhecimento convida-nos a mergulhar nos bastidores dos estúdios de animação e a descobrir como a ciência e a tecnologia de ponta dão vida a filmes icónicos, como Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo ou Divertida-Mente. Com mais de 50 módulos interactivos, será possível explorar, passo a passo, o processo criativo da Pixar, desde a ideia inicial até ao produto final. Produzida pelo Museum of Science de Boston e pela Pixar Animation Studios, “A Ciência da Pixar” chega pela primeira vez a Portugal como resultado do acordo de colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva.

Pavilhão do Conhecimento (Lisboa). Ter-Sex 10.00-18.00, Sáb-Dom 10.00-19.00. 9€-30€ (grátis até aos dois anos)

Publicidade
  • Miúdos
  • Belém

Será que a luz do sol pode ser transformada em movimento? O objecivo desta oficina para crianças entre os seis e os 12 anos é construir um carro movido a energia solar e conduzi-lo numa corrida emocionante. Quem sairá vencedor?

  • Miúdos
  • Belém

Já lá vai o tempo em que os museus eram lugares sagrados onde ninguém podia tocar em nada! Hoje são espaços de encontro, de partilha e de envolvimento. O projecto Aprender a brincar para a brincar a aprender, do CCB, consiste na criação e integração de uma sala lúdica no espaço expositivo. Esta sala permite ampliar as possibilidades de interacção e ligação entre a aprendizagem e a diversão através da criação e utilização de objetos mediadores, tendo por base uma seleção de obras das várias coleções patentes. O espaço está organizado para que crianças a partir de um ano de idade possam participar.

Coisas para fazer com crianças

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. Há museus que guardam memórias de outros tempos, outros que fazem uso da imaginação. Uns dedicam-se às pinturas, outros às instalações, por vezes até interactivas. Aí estão os melhores museus para crianças em Lisboa.

  • Miúdos

Não é só nas aulas, sentados na carteira, agarrados aos livros e a olhar para o quadro, que eles aprendem História. Há quem conte o passado de Lisboa (e não só) de formas mais originais. Fomos conhecer quatro stôras – ou melhor, mediadoras culturais.

Publicidade
  • Miúdos

Os miúdos deliram com os anos e os pais gostam de lhes dar uma festa. Mas decidir onde fazer o evento e organizar tudo pode ser uma dor de cabeça. Em parques e museus, com animação e insufláveis, há muito por onde escolher. Tudo depende da disponibilidade, da paciência e do número de zeros na conta bancária dos pais – nesta lista encontra as melhores festas de aniversário para crianças em Lisboa à medida de todos. Afinal, eles esperam 363 dias pela chegada deste dia (o único momento capaz de rivalizar com o aniversário deve ser o Natal...), as expectativas estão ao rubro e o melhor presente que lhes pode dar é uma festa inesquecível.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade