Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Fim-de-semana perfeito em família
Castelo de São Jorge
Fotografia: Stefan Didam

Fim-de-semana perfeito em família

Chegou o fim-de-semana e não sabe o que fazer com as crianças? Temos várias sugestões de coisas para fazer em família.

Por Vera Moura e Raquel Dias da Silva
Publicidade

Recomendam-se cuidados acrescidos tanto lá fora como cá dentro (onde quer que “cá” seja), mas respeitando as devidas medidas de higiene e segurança não há razão para ficar fechado em casa a molengar, muito menos agora que chegou o Outono para enfeitar as ruas de bonitos tons de abóbora. Já para não dizer que, embora não nos faltem ideias para entreter os miúdos dentro de casa, a agenda infantil continua preenchida e inclui exposições, workshops, aulas e até visitas guiadas. Explore estas sugestões para encher o seu sábado e domingo, até as crianças ficarem sem pilha e ser quase hora de voltar para a cama outra vez.

Recomendado: As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Fim-de-semana perfeito em família

teatro para crianças
teatro para crianças
Fotografia: Raul Pinto Photography

1. Melissa, Aventuras de uma aranhiça!

Teatro Casa do Coreto, Carnide/Colégio Militar

Na planície alentejana, havia uma casa rasteira onde se contavam histórias a noite inteira. E lá, no canto mais fresco da sala, uma aranhiça trigueira e simpática, que ali vivia atarefada, parava de tecer e escutava. De viagens e sítios extraordinários ouvia falar num tal corropio de gente que era impossível não sonhar. Um dia, ganhou coragem e partiu. Com Ágata Pereira e Andreia Albernaz, esta produção Canto Redondo sobe ao palco da Casa do Coreto, da companhia de teatro Lua Cheia, para contar aos mais novos as aventuras da aranhiça Melissa.

centro cultural de belém
centro cultural de belém
centro cultural de belém

2. Mergulhar com a Tartaruga e o Menino do Mar

Coisas para fazer Centro Cultural de Belém, Belém

Numa ilha distante, no princípio do mundo, nasceu um menino que, em troca da prosperidade eterna dos homens, foi entregue à grande tartaruga, guardiã do mar e dos seus mistérios profundos. A história, narrada com voz de sal e ondulada com desenho vivo, acompanhará os sete anos de aventura deste menino. Cada ano de vida será um mergulho até ao deslumbrante e enigmático reino do fundo mais fundo do oceano.

Publicidade
Teatro Independente de Oeiras
Teatro Independente de Oeiras
Teatro Independente de Oeiras

3. Tentar não se assustar com fantasmas

Teatro Teatro Independente de Oeiras, Cascais

Com texto de Henrique Santana, este espectáculo conta a história de um cientista, o professor Hermes, que procura descobrir a origem do medo e decide levar a cabo uma experiência que anda a preparar há muito: testar a pílula da coragem. Com o conluio do chefe da polícia Pais Neto, escolhe um pobre diabo, o Chichas, para cobaia, e promete-lhe 1500 euros em troca de ele passar a noite numa casa senhorial que consta estar assombrada. Para a realização da experiência, o Professor Hermes contrata uma enfermeira e tem a ajuda do seu discípulo e seguidor que se disfarça de fantasma para assustar o Chichas e testar a pílula contra o medo. Só que há outros fantasmas lá em casa…

Barraca Teatro
Barraca Teatro
Fotografia: Barraca Teatro

4. Descobrir a Ilha Desconhecida

Teatro Jardim de Santos, Santos

Com adaptação e encenação de Rita Lello, O Conto da Ilha Desconhecida, a partir de José Saramago, é uma história sobre o poder do sonho e da vontade de um homem, sobre a força do amor que vai nascendo entre duas pessoas, sem que elas dêem por isso. E sobre um caminho para uma utopia. À primeira vista, estes parecem conceitos complicados de transmitir às crianças, mas não, são as crianças que dominam melhor do que ninguém esta linguagem. Junte a família toda para despertar a criança que há em cada um neste espectáculo de teatro para a infância ao ar livre.

Publicidade
Lisbon Under Stars
Lisbon Under Stars
©OCubo

5. Ver Lisboa debaixo das estrelas

Coisas para fazer Museu Arqueológico do Carmo, Chiado

Não deixe passar a oportunidade de juntar a família para ver (ou rever) o Lisbon Under Stars. A experiência sensorial de 360º, que o leva numa viagem ao longo de mais de 600 anos de história da cidade de Lisboa, promete transformar mais uma vez as paredes das Ruínas do Carmo em telas tridimensionais através de projecções multimédia e efeitos visuais. Desta vez há duas sessões por dia, de segunda-feira a sábado, às 21.00 e às 22.00. Só tem de escolher a que horas quer pôr os miúdos a andar de cabeça no ar. Depois é levá-los directos para a cama (até os vai ouvir ressonar). Os bilhetes já estão à venda e custam 10€ (campanha especial).

Magical Garden
Magical Garden
Fotografia: Atelier OCUBO/ Magical Garden

6. Percorrer um jardim mágico

Coisas para fazer Jardim Botânico Tropical, Belém

O icónico e renovado Jardim Botânico Tropical, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, será palco do Magical Garden, o mais recente projecto imersivo e interactivo do atelier português OCUBO, que se prolonga até 15 de Novembro, para uma volta ao mundo através de um percurso com mais de um quilómetro. Numa experiência sensorial nocturna, com mais de 300 lanternas e milhares de lâmpadas LED, assim como hologramas, esculturas de luz e até mesmo propostas interactivas, o trajecto promete evidenciar algumas das espécies botânicas tropicais do jardim e surpreender o visitante com instalações luminosas e ambientes sonoros temáticos. Será ainda projectado, na fachada do Palácio dos Condes da Calheta, um espectáculo de videomapping, no qual é revelado conteúdo sobre as espécies do herbário deste jardim.

Publicidade
exposições
exposições
Senhora Presidenta/ LU.CA

7. Reflectir sobre o triunfo dos porcos

Coisas para fazer Exposições LU.CA - Teatro Luís de Camões, Belém

Artistas com diferentes idades, abordagens ao desenho e reflexões políticas partilham, nas paredes do entrepiso do LU.CA, as suas visões sobre uma sociedade utópica criada por animais que tenta vencer a sociedade corrupta estabelecida pelos humanos. Esta reflexão parte da obra A Quinta dos Animais, de George Orwell: nela, os animais retratam as fraquezas humanas; nesta exposição, os 27 artistas – incluindo Mariana, a miserável, Carolina Celas, Rui Vitorino Santos, Júlio Dolbeth, Margarida Ferreira, Bárbara Gabriela e Joana Estrela – retratam o triunfo dos porcos à luz do presente.

passeio micológico
passeio micológico
Fotografia: Andrew Ridley/ Unsplash

8. Caçar cogumelos no Parque da Pena

Coisas para fazer Parque e Palácio Nacional da Pena, Sintra

Durante o Outono, a beleza discreta dos cogumelos vem animar os bosques de Sintra. Para celebrar a estação, a Parques de Sintra promove percursos de observação de cogumelos no Parque da Pena, nos dias 10 de Outubro, 14 e 28 de Novembro, sempre às 14.30. Conduzidos por João Luís Baptista Ferreira, professor da Faculdade de Ciências de Lisboa e especialista em micologia, os participantes poderão viver uma nova experiência, focada na descoberta do fascinante mundo dos cogumelos. Passando pela Quinta da Pena e pelo Jardim do Chalet da Condessa d’Edla, o trajecto começa e termina na Abegoaria, completando-se com a visita à exposição “Desvio” (Seg-Dom 09.30-18.00), com aguarelas de Sofia Ares. A inscrição custa 12,50€ e inclui o transporte entre o Largo de São Pedro de Sintra e o Parque da Pena. Todos os interessados devem inscrever-se por e-mail (programacaocultural@parquesdesintra.pt).

Publicidade
Coolture Tours - A Rainha Mostra o Palácio
Coolture Tours - A Rainha Mostra o Palácio
Isabel Saldanha

9. Ver o Palácio da Ajuda com a Rainha

Miúdos Palácio Nacional da Ajuda, Ajuda

Pelas mãos da Rainha D. Maria Pia de Saboia, mulher do rei D. Luís I, as crianças são levadas a descobrir todos os recantos e encantos do único Palácio Real actualmente visitável em Lisboa. Onde dormiam os reis? A que brincavam os príncipes nos enormes corredores do Palácio? Quantas cadeiras tem a sala dos grandes banquetes? São apenas algumas das curiosidades que a Rainha revelará, numa visita que inclui a encenação de um baile no salão do Palácio.

Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento

10. Aprender a proteger-se dos vírus

Miúdos Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações

Criada de raiz pelo Pavilhão do Conhecimento, em colaboração com outros dois centros de ciência europeus, esta premiada exposição “Viral”, itinerante e interactiva, já foi vista por mais de dois milhões de pessoas e está de volta ao Pavilhão do Conhecimento – agora com novos conteúdos relacionados com a Covid-19. Talvez se lembre do Túnel Virulento, talvez o vá percorrer pela primeira vez. Mas se ouvir um “atchim”, tenha cuidado: há micróbios e vírus invisíveis por todo o lado. Pronto para aprender a proteger-se ou, quem sabe, a ser “Viral”?

#desconfinar

Projector final Planetário
©Bruno Neves/Planetário

Coisas grátis para fazer com crianças

Miúdos

Ficar fechado em casa com eles não é uma opção, mas muitas vezes gastar dinheiro também não. Se pensa que é impossível resolver o dilema anterior, ponha o pessimismo de lado. Nada como puxar um pouco pela cabeça para reunir os programas mais simples, mas também mais divertidos. É por isso que lhe trazemos uma lista de várias coisas grátis para fazer com crianças – seja visitar museus, subir às árvores ou descobrir a fauna e flora de um jardim.

Danças com história palácio nacional de sintra
PEDRO LOPES

Coisas para fazer com as crianças em Sintra

Miúdos

A romântica e misteriosa Sintra tem um efeito magnético sobre os lisboetas. Lá no cimo da montanha, não faltam coisas para descobrir. Quer levar os miúdos a reboque? Nesta lista encontra muitas ideias para entreter os mais pequenos em Sintra, entre museus, quintas pedagógicas, jardins e até alguns segredos.

Publicidade
Parque Marechal Carmona
Joana Freitas

Coisas para fazer com as crianças em Cascais

Miúdos

A menos de meia hora de Lisboa, a Linha de Cascais tem várias praias de sonho, bons restaurantes (principalmente de peixe) e até um bairro de museus para percorrer a pé e ir aprendendo pelo caminho. Se leva os miúdos na bagagem nada tema. É que não faltam coisas para fazer com crianças em Cascais, em qualquer altura do ano. O mais difícil vai ser enfiá-los no carro – porque depois é só um tirinho e há muito para descobrir em família.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade