Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Fim-de-semana perfeito em família

Fim-de-semana perfeito em família

Chegou o fim-de-semana e não sabe o que fazer com as crianças? Temos várias sugestões de coisas para fazer em família que lhes vão gastar a energia toda – e garantir que, à noite, dormem que nem anjinhos

Por Vera Moura e Raquel Dias da Silva |
Publicidade
à bolina com Fernão Coolture tours

Teatro, cinema, passeios, exposições, workshops de tudo e mais alguma coisa, sessões de leitura, visitas guiadas e muito mais actividades para descobrir Lisboa e arredores, sempre com os miúdos a reboque (sejam bebés ou pré-adolescentes). Se ao longo do ano há mais de 101 coisas para fazer com crianças na cidade, num fim-de-semana perfeito em família também não queremos que lhe falte nada. Aqui ficam algumas sugestões para encher o seu sábado e domingo, até os putos ficarem sem pilha e ser quase hora de voltar para a escola outra vez. E aproveite que há muitas propostas grátis ou com preços a combinar com os petizes.

Recomendado: Fim-de-semana perfeito em Lisboa

Fim-de-semana perfeito em família

1
O que é que aconteceu na terra dos Procópios?
Miúdos

O que é que aconteceu na terra dos Procópios?

Centro Cultural da Malaposta, Grande Lisboa

Nesta peça de teatro infantil, a animação e as descobertas são constantes. As figuras — algumas bem estranhas — com quem os Procópios se vão encontrando vão ajudá-los a entender a magia das pequeninas coisas de todos os dias... O que é que aconteceu na terra dos Procópios? é um texto dramático português da autora Maria Alberta Menéres, inserido no Plano Nacional de Leitura. Nesta viagem pela Terra dos Procópios, vamos escutar histórias de outras viagens, algumas que parecem familiares e outras carregadas de figuras mágicas (quem nunca ouviu falar do cavalo que corre mais do que o vento?).

2
Museu do Dinheiro
©Arlindo Camacho
Miúdos

Arquitecturas imaginadas

Museu do Dinheiro, Baixa Pombalina

O que é uma cidade? Precisamos de avenidas, ruas, praças, jardins, passeios, prédios, casas, museus, escolas, hospitais e lojas, mas quem é que decide abrir uma janela ou plantar uma árvore? Quem nunca pensou “se fosse eu faria de outra forma?!” Pois bem, nesta oficina os mais novos vestem a pele de arquitetos, sentam-se ao estirador e soltam a imaginação para, numa maquete comunitária gigante, criarem uma nova cidade.

Publicidade
3
Afim de Filmes
DR
Miúdos

Contos de Contar

Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade

Matinés, concertos, horas de conto, oficinas, sessões de cinema e visitas aos bastidores: o novo projecto educativo do Cinema São Jorge está cheio de planos para 2020, e começa a fazer das suas já este sábado com o actor, contador de histórias, coordenador pedagógico, locutor e professor de teatro Duarte M. da Silva a protagonizar a primeira edição de Contos de Contar. Ao longo de uma hora, a promessa é contar a história de um filme a miúdos com idades entre os 3 e os 6 anos (acompanhados de um crescido), com a ajuda de música ou de outras experiências. A brincadeira custa 3€ e está marcada para as 11.00 na Sala 2. 

4
LU.CA
DR
Miúdos

Ciclo + Azul

A água ocupa 70 por cento do Planeta Terra – razão pela qual lhe chamamos Planeta Azul. O LU.CA - Teatro Luís de Camões pediu a cor emprestada ao mundo e juntou-se às iniciativas da Capital Verde para, ao longo de 10 dias, alertar e debater a acção climática. O ciclo + Azul chama um gestor da água e de desastres climáticos, biólogos e biólogos marinhos, engenheiros químicos, um artista plástico e uma atriz para um conjunto de debates, visionamento de filmes, leituras encenadas, passeios a jardins, oficinas e uma exposição onde os mais novos são sempre bem-vindos, mesmo que tenham outras cores preferidas. Há programas para escolas, mas se clicar em LER MAIS vai descobrir os cinco que foram pensados para as famílias. 

Publicidade
5
à bolina com Fernão Coolture tours
Miúdos

À bolina com Fernão

Museu de Marinha, Belém

À bolina com Fernão é uma das mais recentes visitas encenadas da Coolture Tours. Fernão de Magalhães é o guia de serviço no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, no ano em que se comemoram os 500 anos da primeira volta ao mundo.

6
Museu do Oriente
Miúdos

Os deuses são gulosos?

Museu do Oriente, Estrela/Lapa/Santos

Comece o dia a levar os gaiatos a uma oficina que os vai levar pelas tradições chinesas de Ano Novo, sobretudo no que diz respeito à gastronomia – os deuses são gulosos? O Zaojun é, só precisa de descobrir, em família, quem lhe faz companhia.

Publicidade
7
Dinossauros Explorer
DR
Miúdos

Dinossauros Explorer

Cordoaria Nacional, Belém

Estreou na pré-história (bem.. na verdade foi na década passada, que é como quem diz em Dezembro de 2019) e oferece 3500 metros quadrados de dinossauros em ambientes que recriam o seu habitat natural. A julgar pelas filas da última exposição de dinossauros na Cordoaria Nacional, num passado remoto (dois anos é muito tempo!), esta será outro sucesso. Não deixe para a última.

8
Museu do oriente
Miúdos

Do camarim ao palco!

Museu do Oriente, Estrela/Lapa/Santos

Uma visita encenada cheia de sorrisos, exclamações, surpresas e personagens imaginadas, para famílias com crianças a partir dos cinco anos. Durante uma hora, pais e filhos vão explorar o camarim de um actor de Ópera Chinesa e aprender como se prepara um espectáculo.

Publicidade
9
Shrek
Miúdos

Shrek: O musical

Casino Estoril, Cascais

Era uma vez um pântano distante, onde vivia um ogre chamado Shrek. De repente, o seu sossego é interrompido pela invasão de personagens de contos de fadas que foram banidos do seu reino pelo maldoso Lorde Farquaad. Determinado a salvar o lar das pobres criaturas, e também o dele, Shrek faz um acordo com Farquaad e parte para resgatar a princesa Fiona. Mas resgatar a princesa pode não ser nada comparado com seu segredo profundo e sombrio. Com encenação de Henrique Feist, este musical é uma estreia absoluta em Portugal.

10
Harry Potter
Manuel Manso
Coisas para fazer

Harry Potter: The Exhibition

Pavilhão de Portugal, Parque das Nações

Depois do enorme sucesso em mais de dez cidades, esta exposição chega a Portugal. Os fãs do feiticeiro mais célebre de todos os tempos, que ainda não tiveram a oportunidade de a visitar, deixam ter desculpas para não aproveitar uma viagem sem precedentes pelas cenas favoritas dos filmes de Harry Potter, como a sala comum de Gryffindor e o dormitório, as salas de aula de Herbologia e Poções, ou a Floresta Proibida.

+ A exposição de harry Potter em Lisboa em 16 imagens

Publicidade
11
Museu do oriente
Miúdos

E o vencedor é...o rato!

Museu do Oriente, Estrela/Lapa/Santos

Noutra oficina do Museu do Oriente a propósito do Ano Novo Chinês, doze animais entram na corrida e um a um vão cruzando a meta, uma forma fácil para os miúdos aprenderem a história do zodíaco chinês procurando os animais nas exposições do museu. 

12
A Rainha da Neve
DR
Miúdos

A Rainha da Neve

Teatro Politeama, Santa Maria Maior

Depois de clássicos como Aladino, A Pequena Sereia e Rapunzel, Felipe La Feria leva ao Politeama A Rainha da Neve, inspirado no conto de fadas de Hans Christian Andersen. 

Publicidade
13
Heidi o músical
David Cachopo
Miúdos

Heidi - o Musical

Teatro Armando Cortez, Carnide/Colégio Militar

Depois da morte dos pais, Heidi é entregue ao avô, um homem de poucas palavras, que vive isolado no cimo dos Alpes. Nas montanhas, ela conhece Pedro, um pequeno pastor que se transforma no seu melhor amigo. O TIL - Teatro Infantil de Lisboa, pega numa das histórias infantis mais populares do mundo para, com muita música, transormar o coração dos alfacinhas. 

14
Jardim Zoológico de Lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa
Coisas para fazer

Clube da Natureza

Jardim Zoológico de Lisboa, Sete Rios/Praça de Espanha

Vencedor do prémio da Associação Mundial de Zoos e Aquários, o projecto do Jardim Zoológico de Libosa pretende desenvolver eventos gratuitos nos espaços verdes da Freguesia de São Domingos de Benfica, através de um passaporte que incentiva as famílias a contactarem directamente com a natureza e a apoiarem a sua conservação. A iniciativa termina a 16 de Fevereiro de 2020, com a entrega de prémios para distinguir as famílias com o passaporte mais preenchido, com a oferta de bilhetes, descontos e "sábados selvagens", um programa com percursos temáticos que permite visitar os bastidores do Jardim Zoológico de Lisboa e aprender mais sobre os processos diários de tratamento e alimentação dos animais.

Publicidade
15
A Grande Viagem de Magalhães
DR
Miúdos

A Grande Viagem de Magalhães

Museu Nacional de Arqueologia, Belém

Integrado nas comemorações oficiais dos 500 anos da viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, o espectáculo para as famílias "A Grande Viagem de Magalhães" dá a volta ao mundo sem sair do Museu Nacional de Arqueologia. Fique a saber tudo sobre a grande odisseia do navegador português, com paragens inesquecíveis no Brasil, na Patagónia ou nas Filipinas. 

16
Pum! A Vida Secreta dos Intestinos, no Pavilhão do Conhecimento
Inês Félix
Arte

PUM! A Vida Secreta dos Intestinos

Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações

Falar de puns e cocós sem levar um raspanete dos pais? Sim, na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, para ver até Agosto de 2020. O orgão mais subestimado do corpo humano e os seus inquilinos (bactérias, vírus e outros micro-organismos) são os grandes protagonistas de "PUM! A Vida Secreta dos Intestinos", que transformou as páginas do best-seller A Vida Secreta dos Intestinos, de Giulia Enders, numa exposição interactiva para toda a família. 

Lisboa dos pequenitos, bairro a bairro

Loja quer
©DR
Miúdos

Príncipe Real

Por ocasião dos 50 anos da Time Out, os editores de todo o mundo elegeram os 50 bairros mais cool do momento. O Príncipe Real ficou em 5.º lugar. Os restaurantes e lojas com mais pinta da cidade sucedem-se – e todos os dias parecem nascer novidades. Neste oásis para alfacinhas e turistas, cujo epicentro é o Jardim do Príncipe Real, os mais novos não foram esquecidos. 

Miúdos

Belém

Os meninos andam a estudar os Descobrimentos? Feche-lhes o livro de História e leve-os a Belém. Alguns dos monumentos mais emblemáticos do bairro histórico à beira rio são do tempo em que os portugueses partiram à descoberta do mundo. 

Publicidade
Miúdos

Alvalade

Não é o bairro mais óbvio quando falamos do melhor da cidade, mas Alvalade tem conquistado cada vez mais famílias, que não passam sem uma voltinha na movimentada Avenida da Igreja, não resistem aos melhores pratos dos melhores restaurantes, já sabem os nomes dos senhores das bancas do Mercado de Alvalade de cor e vão assistindo ao nascimento de muitas novidades. Então e as crianças? As crianças não foram esquecidas e encontram no bairro atracções à sua medida.

Pavilhão do Conhecimento
Arlindo Camacho
Miúdos

Parque das Nações

A zona oriental de Lisboa estava completamente adormecida até 1998, quando a EXPO fez nascer o grandioso Parque das Nações. "EXPO? O que é isso?", perguntam aos pais os filhos dos anos 2000. Se não lhe apetece fazer uma longa viagem pelo corredor da memória, o melhor é enfiá-los no carro e partir à descoberta do bairro à beira Tejo, onde não faltam atracções para as crianças. 

Publicidade