Jardim da Estrela
© Andrea Mann (flickr.com/andreamann) Jardim da Estrela

12 coisas para fazer em família este fim-de-semana em Lisboa (e arredores)

Não sabe o que fazer com as crianças? Temos ideias de coisas para fazer este fim-de-semana, 27 e 28 de Julho.

Publicidade

Com este tempo, não fique a anhar em casa (há tantas actividades ao ar livre para crianças em Lisboa!) e aproveite ao máximo o fim-de-semana em família. Se precisa de entreter as crianças até ficarem sem pilhas e ser hora de pô-las na cama, explore algumas sugestões para encher o sábado, 27 de Julho, e o domingo, 28 de Julho. Há oficinas, espectáculos e muitas outras propostas para todos os gostos e feitios. Só tem de escolher (e, se estas sugestões não chegarem, temos mais ideias de coisas para fazer em Lisboa com crianças).

Recomendados:
🍸 As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa
🖼️ Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

Fim-de-semana perfeito em família

  • Atracções
  • Zoológicos e aquários
  • Sete Rios/Praça de Espanha

O Dia dos Avós celebra-se esta sexta-feira, 26 de Julho. A partir desse dia e até domingo, 28 de Julho, o Jardim Zoológico oferece 15% de desconto num bilhete de adulto ou sénior, mediante a compra de um bilhete por inteiro de adulto ou criança. Mas há mais: programação especial. Na sexta-feira e no fim-de-semana, os visitantes são convidados a descobrirem os avós do Zoo, como a Sigli, uma fêmea de tigre-de-sumatra que, com 22 anos de idade, recebe o título de mais velha da Europa.

  • Miúdos
  • Castelo de São Jorge

Sabia que os pavões são animais selvagens, territoriais e que voam? Sabia que agora é a altura em que começam a nascer pavõezinhos? Se quer aprender mais sobre pavões, junte-se a esta visita organizada pelos especialistas em animais exóticos que tratam dos pavões do Castelo de São Jorge. Custa 4€ e as marcações podem ser feitas por e-mail (servicoeducativo@castelodesaojorge.pt), de segunda a sexta entre as 09.30 e 17.30, ou por telefone (21 880 0620), todos os dias.

Publicidade
  • Miúdos
  • Lisboa

Nesta sessão de teatro sensorial, inspirada na arte e prática culinária de Jeong Kwan, chef e monja budista, as famílias são convidadas a viajar até um bosque encantado, onde existia uma horta repleta de frutas suculentas e legumes frescos que vibravam com os cuidados de uma menina e prosperavam sob a luz radiante do sol.

Prosa - Plataforma Cultural. 21 Jul e 4 Ago, Dom 10.00. 15€ (adulto + bebé)

  • Miúdos
  • Lumiar

A palavra, os livros, a poesia e os contos vão invadir os jardins do Lumiar aos domingos com Escutadores, um ciclo de programação para famílias. A iniciativa é d’A Algures, que procura habitar os jardins de palavras e convida todas as pessoas a trazer uma manta, pôr os pés na relva e escutar histórias. Mas, atenção, os locais e os contadores de histórias mudam. A agenda é a seguinte: Nuno Cintrão no Museu Nacional de Teatro e Dança (14 Jul, 11.00), Cristina Taquelim no Jardim Professor Francisco Caldeira Cabral (21 Jul, 11.00), e Maria João Miguel, Paula Cusati e Ana Lage no Jardim da Quinta das Conchas (28 Jul, 11.00, 17.00 e 18.00).

Vários locais e horários. 14 e 21 Jul, Dom 11.00, e 28 Jul, Dom 11.00/ 17.00/ 18.00. Gratuito

Publicidade
  • Miúdos
  • Parque das Nações

A linguagem é o que projecta os nossos pensamentos, ideias e sentimentos para o mundo, e é graças a ela que conseguimos comunicar uns com os outros. Mas foram precisos muitos milhões de anos para o cérebro humano se tornar o órgão complexo que conhecemos – e que continuamos a estudar – hoje. É precisamente sobre essa evolução e as principais etapas de aquisição da linguagem, processo que começa ainda no útero, de que nos fala a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento. Dividida em seis núcleos distintos, uns mais interactivos do que outros, “Talking Brains – Programados para Falar” convida-nos a descobrir a riqueza da língua – verbal, visual e visuo-motora –, e a testar as nossas competências linguísticas.

  • Arte
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Depois de Frida Kahlo, Monet e Klimt, a Immersivus Gallery, no Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras, recebe a exposição imersiva e interactiva de Salvador Dalí. “Dalí Cybernetics” convida o público a imergir no universo do artista através de projecções de grande formato, instalações interactivas, hologramas e realidade virtual. Além disso, no próximo dia 1 de Junho, das 15.30 e as 19.00, as famílias são convidadas a conhecer melhor o pintor catalão através da interpretação do actor Henrique Gil. Durante o percurso expositivo, na área onde se encontram as poltronas inspiradas pelo icónico Mae West Lips Sofa, vai decorrer um surrealista workshop de gomas promovido pela Hüssel, onde miúdos e graúdos podem criar o seu próprio bolo de gomas com base na sua vivência da exposição. No final, os mais pequenos vão ter também a oportunidade de se divertir e aprender mais sobre reciclagem através de um jogo da glória humano, desenvolvido em parceria com a Sociedade Ponto Verde.

Publicidade
  • Miúdos

Construída por Luís Santos, em parceria com alunos do curso de relojoaria do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique, da Casa Pia de Lisboa, esta instalação inspirada pelo mecanismo do relógio é uma máquina/jogo de revoluções. Nela poder-se-á reconhecer metáforas para as estruturas que formam a nossa sociedade: como estamos ligados uns aos outros e nos influenciamos e o sobre papel único que cada um de nós tem. A música original de Leonardo Outeiro é parte integrante de Quanto Vale a Liberdade?, que pode ser visitada e experimentada a sós, em grupo, ou ainda revelada através dos solos que actores e actrizes propõem ao longo dos meses, no espaço da Fábrica das Artes, no Centro Cultural de Belém.

  • Arte
  • Grande Lisboa

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, Sara Figueiredo Costa leva até à Sala de Exposições da Bedeteca da Amadora “Só Há Liberdade a Sério”, uma exposição de banda desenhada que procura registar as diferentes representações sobre a ideia de “liberdade”. As histórias sobre a liberdade de imprensa, de expressão, de orientação sexual ou de género e resistência a regimes autocráticos percorrem diferentes traços, procurando-se configurar um quadro plural sobre a ideia que associa os direitos à liberdade.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Esta exposição de rua, para ver na Trafaria, na Praceta do Porto de Lisboa, reúne 14 painéis com fotografias de Sylvie Dias. A videógrafa e fotógrafa subaquática mergulhou na frente ribeirinha de Almada para registar as comunidades de cavalo-marinhas, que agora vamos poder ver em grande formato. Em Portugal, existem duas espécies de cavalos-marinhos, o cavalo-marinho-de-focinho-comprido (Hippocampus guttulatus) e o cavalo-marinho-comum (Hippocampus hippocampus), que agora vai poder ver em grande resolução.

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Sensibilizar as famílias para o impacto das abelhas nos ecossistemas. É esta a principal ambição da nova exposição permanente do Jardim Zoológico de Lisboa, que deu lugar também a um novo espaço no Roseiral, na zona de acesso livre. No Jardim das Abelhas, ou Bee Garden, como se lê na placa à entrada, é possível compreender a complexa estrutura social deste insecto e todo o trabalho que desenvolve até à produção do mel, bem como a clara relação de dependência entre o trabalho das abelhas e a reprodução de espécies vegetais que servem de alimento para nós e para outros animais. Dividida em diferentes núcleos, a mostra inclui informações sobre os diferentes estágios de vida da abelha – ovo, larva, pupa e abelha adulta –, a arte e ciência da apicultura – incluindo um exemplar de uma colmeia artificial e de máscaras e outros utensílios necessários à sua manutenção –, ameaças e, claro, boas práticas de conservação.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Quando era criança, Ana Pêgo brincava quase sempre no areal das Avencas, na Parede. Fazia passeios, observava as poças de maré e coleccionava tesouros naturais, que as correntes marítimas tinham transportado até à linha de costa. Ainda sem saber, praticava beachcombing ou, em bom português, a arte de “pentear a praia”. O Verão ainda não chegou, mas tem estado tanto calor que um passeio na praia não nos parece nada mal. Se preferir, também temos sugestões de piscinas naturais em Portugal – mas aí vai ter que praticar outro desporto.

Coisas para fazer com crianças

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. Há museus que guardam memórias de outros tempos, outros que fazem uso da imaginação. Uns dedicam-se às pinturas, outros às instalações, por vezes até interactivas. Aí estão os melhores museus para crianças em Lisboa.

  • Miúdos

Não é só nas aulas, sentados na carteira, agarrados aos livros e a olhar para o quadro, que eles aprendem História. Há quem conte o passado de Lisboa (e não só) de formas mais originais. Fomos conhecer quatro stôras – ou melhor, mediadoras culturais.

Publicidade
  • Miúdos

Os miúdos deliram com os anos e os pais gostam de lhes dar uma festa. Mas decidir onde fazer o evento e organizar tudo pode ser uma dor de cabeça. Em parques e museus, com animação e insufláveis, há muito por onde escolher. Tudo depende da disponibilidade, da paciência e do número de zeros na conta bancária dos pais – nesta lista encontra as melhores festas de aniversário para crianças em Lisboa à medida de todos. Afinal, eles esperam 363 dias pela chegada deste dia (o único momento capaz de rivalizar com o aniversário deve ser o Natal...), as expectativas estão ao rubro e o melhor presente que lhes pode dar é uma festa inesquecível.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade