Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Fim-de-semana perfeito em família
Do Outro Lado da Toca
Fotografia: Gabriell Vieira Do Outro Lado da Toca

Fim-de-semana perfeito em família

Chegou o fim-de-semana e não sabe o que fazer com as crianças? Temos várias sugestões de coisas para fazer em família.

Por Vera Moura Moura e Raquel Dias da Silva
Publicidade

Já se pode voltar ao teatro e até levar os miúdos às oficinas de que eles tanto gostam. O mérito é do plano de desconfinamento em curso, que permite encontrar cada vez mais pessoas nas ruas e nos jardins. Não nos faltam boas ideias para entreter os miúdos dentro de casa, mas não há razão para desistir de ter um fim-de-semana perfeito em família lá fora. Explore estas sugestões para encher o sábado e o domingo, até as crianças ficarem sem pilha e ser hora de voltar para a cama outra vez.

Recomendado: As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa

Fim-de-semana perfeito em família

Exercício, Desporto, Lynxrace Park
Exercício, Desporto, Lynxrace Park
©DR

1. Competir no Lynx Race Park

Atracções Parques e jardins Oeiras

O Lynx Race Park, em Outeiro de Polima, é o primeiro circuito fixo de corridas de obstáculos em Portugal. A utilização é livre, para todos os que queiram praticar a actividade desportiva que tem conquistado cada vez mais adeptos. Constituído por 11 obstáculos, que podem ser transpostos ao longo de um percurso linear ou de forma isolada, é um convite à competição informal entre atletas. Mas quer também ser sinónimo de diversão e desporto em família.

Miraitowa
Miraitowa
©DR

2. Conhecer mascotes olímpicas

Coisas para fazer Exposições Museu do Oriente, Estrela/Lapa/Santos

A Academia Olímpica de Portugal reuniu peças de colecções particulares e institucionais, para retratar e contar a história das mascotes olímpicas ao longo de mais de meio século. O acervo, complementado por textos e filmes protagonizados por estas personagens, que se têm tornado símbolos identitários das cidades e regiões que recebem os Jogos Olímpicos, vai ficar patente até 19 de Setembro.

Publicidade
Raoul Servais
Raoul Servais
©Raoul Servais Fund

3. Sentar no escurinho com a MONSTRA

Filmes Animação Lisboa, Lisboa

Não é por acaso que a Monstra – Festival de Animação de Lisboa começou a sua 20.ª edição no dia 21 de Julho. É que esse é o Dia Nacional da Bélgica, o país homenageado este ano, cujo cinema de animação se encontra em destaque na programação. Entre os 480 filmes que vão ser exibidos até 1 de Agosto estão várias curtas e longas-metragens de animação belgas, programadas em parceria com o Festival Anima, de Bruxelas, que faz 40 anos; ou ainda filmes inspirados nas aventuras de personagens clássicas de banda desenhada daquele país, como Tintin ou Lucky Luke. Para ver nas salas do Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal, Cinemateca e Cinemateca Júnior.

Junta de Freguesia do Areeiro
Junta de Freguesia do Areeiro
Junta de Freguesia do Areeiro

4. Ver cinema ao ar livre

Coisas para fazer Jardim Fernando Pessa, Areeiro/Alameda

Depois do sucesso das sessões de Cinema ao Ar Livre para todas as idades, que ainda decorrem, a Junta de Freguesia do Areeiro lançou uma edição especialmente dedicada ao cinema infantil. As sessões para os mais pequenos são de entrada livre, respeitando a lotação do espaço, de acordo com as normas de segurança sanitária da Direcção-Geral da Saúde. No solo, estarão assinaladas as áreas em que os espectadores se devem instalar, para garantir o distanciamento físico e a protecção de todos e assegurar uma ocasião para convívio e entretenimento saudáveis e seguros.

Publicidade
OCUBO
OCUBO
OCUBO

5. Deslumbrar-se com Michelangelo e Da Vinci

Arte Reservatório da Mãe d'Água, Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Após o sucesso da Immersivus Gallery no Porto, nasceu em Lisboa, no Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras, uma réplica desse espaço dedicado a experiências imersivas. Actualmente, além de uma exposição dedicada a Monet e Klimt, o atelier OCUBO oferece uma outra proposta: “Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci”, com as obras mais icónicas de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Em vez de levar os miúdos a um museu chato, leve-os a esta galeria imersiva. Eles vão gostar.

Publicidade
A maior exposição europeia de modelos feitos com peças Lego®
A maior exposição europeia de modelos feitos com peças Lego®
A maior exposição europeia de modelos feitos com peças Lego®

7. Visitar a maior exposição europeia com peças Lego

Arte Centro de Congressos de Lisboa, Alcântara

Se não teve oportunidade de ver as mais de 100 construções com peças Lego na Cordoaria Nacional, tem até Setembro para as encontrar umas portas ao lado, no Centro de Congressos de Lisboa. Durante o Verão, poderá descobrir em família um Titanic com 11 metros de comprimento e quase três de altura, dezenas de modelos da Guerra das Estrelas e até a Montanha Solitária, ou Erebor, da trilogia O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, que levou mais de um ano a construir com 120 mil peças.

5L Educação
5L Educação
5L Educação

8. Abrir A Janela

Coisas para fazer Exposições Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Lumiar

Esta exposição faz parte do programa 5L Educação para os anos lectivos 2020-2022, um projecto de Educação para a Cidadania no 1.º Ciclo, com curadoria de Sara Amado e participação de Catarina Requeijo, Maria Remédio e Miguel Fragata. Apresentada pela primeira vez na Livraria Snob na Brotéria, transita agora para o espaço infantil da Biblioteca Orlando Ribeiro e reúne uma biblioteca de 25 álbuns ilustrados e 25 actividades, para trabalhar a educação para a cidadania nas suas múltiplas dimensões.

Publicidade
Água - uma exposição sem filtro
Água - uma exposição sem filtro
Fotografia: Gabriell Vieira

9. Ver uma exposição sem filtro

Coisas para fazer Exposições Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações

O direito humano à água e ao saneamento foi reconhecido pela ONU em 2010. Mas, para cerca de um terço do planeta, um gesto tão banal como abrir uma torneira e ter água potável continua a ser um sonho impossível. Porque é urgente torná-lo realidade, a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento convida as famílias a experimentar e a descobrir as múltiplas facetas do uso e da disponibilização deste bem essencial. Do “Ciclo Desequilibrado”, que desafia a rever o impacto da acção humana no ciclo da água, até à “Mercearia da D. Rosalia”, onde é apresentado o nosso perfil de consumidor hídrico na factura, há muito para descobrir sobre a regalia que é viver num “Presente com acesso a água”.

instalação imersiva
instalação imersiva
Do Outro Lado da Toca

10. Espreitar o outro lado da toca

Coisas para fazer Exposições Centro Cultural de Belém, Belém

A história é universal. Uma menina com resposta sempre pronta vê-se de repente, por culpa da sua insaciável curiosidade, rodeada de maravilhas que nunca viu, com um rol de novas perguntas por fazer. Quantos relógios tem o tempo? É possível jogar às cartas com o futuro? E, o grande quebra-cabeças, quem somos de pernas para o ar? A partir das célebres obras de Lewis Carroll, As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, a nova instalação imersiva da Fábrica das Artes convida-nos a viver o absurdo conto de fadas, onde tudo se transforma à mercê da nossa imaginação. Do Outro Lado da Toca, no Centro Cultural de Belém, é possível espreitar por gavetas, sentar-se à mesa com o Chapeleiro e até conviver com flores gigantes.

Publicidade
Verão no Parque
Verão no Parque
Câmara Municipal de Cascais

11. Passar o Verão no Parque

Coisas para fazer Cascais

A iniciativa “Verão no Parque”, que foi um sucesso em 2020, já arrancou no Parque Marechal Carmona, em Cascais, e no Parque Municipal do Penedo, em São Domingos de Rana. “Durante as manhãs de sábado, traga a família. Além de desfrutar destes espaços naturais em meio urbano no concelho, pode fazer parte de várias acções que ajudam a promover, de forma divertida, a sustentabilidade ambiental, a economia circular e a biodiversidade”, lê-se no site da autarquia, onde pode consultar o programa.

Coisas para fazer com crianças em casa

Hora do conto com a actriz Sofia Correia
DR

Coisas para fazer com os miúdos dentro de casa

Miúdos

Ver televisão o dia inteiro está fora de questão – mas também não seja intransigente, um episódio por dia nem sabe o bem que lhes fazia (a eles e aos pais). Entre leituras, pinturas, cozinhados e trabalhos manuais, o que não falta são coisas para fazer com os miúdos dentro de casa. Boa sorte!

crianças
Fotografia: Alexander Dummer/ Unsplash

Actividades online para entreter as crianças

Miúdos

Num período de incertezas o conforto e a segurança de casa nunca falham. Sobretudo se for capaz de entreter os miúdos sem perder a paciência nem revirar a sala de estar ou a cozinha do avesso. Para o ajudar, fomos à procura de actividades online para miúdos irrequietos, desde aulas de tecnologia para os mais cromos até sessões de yoga para os mais ágeis, sem esquecer histórias para os adormecer a todos, claro.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade