Borboletário João Pedro Cardoso da Conceição
DR | Borboletário João Pedro Cardoso da Conceição
DR

Coisas para fazer em família este fim-de-semana em Lisboa (e arredores)

Não sabe o que fazer com as crianças? Temos ideias de coisas para fazer no fim-de-semana.

Vera Moura
Publicidade

A previsão meteorológica está mesmo a pedi-las: um fim-de-semana em família cheio de actividades ao ar livre. Ainda para mais, em tempo férias de Verão. Entreter os miúdos até ficarem sem pilhas e ser hora de pô-los na cama nem sempre é fácil, mas explore algumas sugestões para encher o próximo sábado e domingo. Não faltam oficinas, espectáculos, exposições e passeios. Só tem de escolher (e, se estas sugestões não chegarem, temos mais ideias de coisas para fazer em Lisboa com crianças).

Recomendados:
🍸 As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa
🖼️ Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

Fim-de-semana perfeito em família

  • Miúdos
  • Belém

Nesta oficina, as crianças são convidadas a explorar o retrato através do desenho, experimentando diferentes formas de observar e representar o outro e a si próprias. Com a orientação do ilustrador André Ruivo, os participantes irão criar em conjunto retratos de observação, autorretratos e imaginar novas personagens inspiradas no universo visual de Jeff Wall, artista em exposição no MAAT.

  • Miúdos
  • Santa Maria Maior

Na oficina para famílias Isto é tudo loiça fina!, ninguém parte um prato. Pelo contrário: os miúdos (e os acompanhantes crescidos, que às vezes também partem a loiça toda) exploram a técnica de modelagem e pintura de cerâmica. Pratos, canecas, tachos, travessas – tanta coisa cabe numa mesa! Com ou sem molde, dando azo à imaginação e criatividade, criam-se peças originais e modernas, para depois levar para casa.

Publicidade
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Com libreto de Marshall Brickman e Rick Elice e música de Andrew Lippa, a adaptação portuguesa de A Família Addams é encenada por Ricardo Neves-Neves. Com muita dança, música e humor à mistura, o enredo centra-se na Wednesday Addams, que se apaixona por um rapaz que, para desagrado da família, é normal. Ela confessa a paixão ao pai, o que torna a situação complicada, já que Gomez não esconde nada da mulher, Morticia. O caos instala-se quando a família do namorado de Wednesday é convidada para jantar em casa dos Addams. 

  • Miúdos
  • Belém

Ainda bem que estão aí as férias grandes! A exposição de construções LEGO volta a Lisboa entre os dias 21 de Junho e 28 de Setembro. Acontece na Cordoaria Nacional e tem cerca de 1000 modelos em exposição, feitos com quase 10 milhões de peças LEGO. Entre as maquetes estão personagens dos universos Harry Potter, Star Wars, Minecraft e miniaturas de famosas obras da arquitectura, como o Burj Khalifa e a Grande Muralha da China. Também há uma área para brincar e um espaço para fotografias temáticas.  

Publicidade
  • Miúdos
  • Campolide

O gelo do Ártico está a derreter. Benny, um urso-polar, não tem outra hipótese senão escapar dali e, para isso, constrói uma jangada. Depois de uma longa viagem, chega à Polinésia, onde conhece Polly, uma gatinha. É ela que vai ajudar o urso a descobrir como viver naquele lugar quente e seco, onde tudo lhe é estranho. Um Urso no Universo, a primeira peça para toda a família escrita pela dramaturga alemã Dea Loher. Fala de temas actuais, como o aquecimento global e a extinção das espécies, e de temas de sempre, como a amizade e o respeito pelas diferenças, através de uma história cheia de humor, música e fantasia.

  • Miúdos
  • Castelo de São Jorge

Quer sejam fãs do Batman ou tenham algum medo dos mamíferos voadores que só aparecem depois de o sol se pôr, os miúdos devem saber que os morcegos são essenciais para o funcionamento dos ecossistemas. Na companhia de biólogos da Biota, o Castelo de São Jorge propõe um passeio nocturno para descobrir, observar e identificar as várias espécies que moram no alto da colina, como o morcego-rabudo, o morcego-anão ou o morcego-de-peluche. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Eventos cinematográficos
  • Santa Maria Maior

Os Sábados em Família da Cinemateca querem desafiar os pequenos cinéfilos a descobrir clássicos de animação (e não só). Este sábado passa As Aventuras de Huckleberry Finn, versão 1960, que faz parte do ciclo "Teremos Sempre Michael Curtiz". O filme foi inspirado no livro com o mesmo nome de Mark Twain.

  • Miúdos
  • Ajuda

Já todos ouvimos falar do Robin dos Bosques, mas há um outro Robin por aí – o dos Jardins. Ele vive no Jardim Botânico da Ajuda e a sua missão é salvar os jardins e espaços verdes dos incêndios. À boleia da música e da dança, a história quer pôr os mais pequenos a pensar sobre as causas dos incêndios e o que podemos fazer para os evitar. A encenação é de Sofia Espírito Santo e a produção do Grupo Teatro Infantil Animarte.  

Publicidade
  • Miúdos
  • Sintra

Em 1869, a cantora de ópera Elise Friederike Hensler casou com o Rei Consorte de Portugal, D. Fernando II de Saxe-Coburgo e Gotha, viúvo da Rainha D. Maria II. Juntos, viveram um sonho romântico num cenário digno de filme da Disney: o Jardim e Chalet da Condessa D'Edla, onde receberam amigos, fizeram piqueniques, passeios a pé e de burro. É lá que a Coolture Tours faz a sua nova visita encenada, dando nova vida a uma história de amor que andou sempre à volta da botânica, da música e da arte. A protagonista é a soprano Rafaela Albuquerque, que promete alguns momentos musicais. Aos sábados, as visitas para famílias são em inglês. 

  • Coisas para fazer
  • Parque das Nações

Há uma nova experiência imersiva no Oceanário de Lisboa. Em colaboração com o estúdio francês Les Ateliers BK (responsável, entre outros, pela projecção de videomapping no Arco dos Triunfo durante os Jogos Olímpicos de Paris), o aquário apresenta "Universo Submerso", que promete envolver o público num ambiente poético que varia entre o celestial e o fundo do mar. Esta viagem revela como todos os elementos, desde o microscópico plâncton até às majestosas baleias-jubarte, estão ligados e em equilíbrio.  

Publicidade
  • Miúdos
  • Parque das Nações

Sempre teve curiosidade em perceber como as personagens dos filmes de animação ganham vida? A exposição "A Ciência da Pixar" do Pavilhão do Conhecimento convida-nos a mergulhar nos bastidores dos estúdios de animação e a descobrir como a ciência e a tecnologia de ponta dão vida a filmes icónicos, como Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo ou Divertida-Mente. Com mais de 50 módulos interactivos, será possível explorar, passo a passo, o processo criativo da Pixar, desde a ideia inicial até ao produto final. Produzida pelo Museum of Science de Boston e pela Pixar Animation Studios, “A Ciência da Pixar” chega pela primeira vez a Portugal como resultado do acordo de colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva.

Pavilhão do Conhecimento (Lisboa). Ter-Sex 10.00-18.00, Sáb-Dom 10.00-19.00. 9€-30€ (grátis até aos dois anos)

  • Miúdos
  • Belém

Será que a luz do sol pode ser transformada em movimento? O objecivo desta oficina para crianças entre os seis e os 12 anos é construir um carro movido a energia solar e conduzi-lo numa corrida emocionante. Quem sairá vencedor?

Publicidade
  • Miúdos
  • Belém

Já lá vai o tempo em que os museus eram lugares sagrados onde ninguém podia tocar em nada! Hoje são espaços de encontro, de partilha e de envolvimento. O projecto Aprender a brincar para a brincar a aprender, do CCB, consiste na criação e integração de uma sala lúdica no espaço expositivo. Esta sala permite ampliar as possibilidades de interacção e ligação entre a aprendizagem e a diversão através da criação e utilização de objectos mediadores, tendo por base uma selecção de obras das várias colecções patentes. O espaço está organizado para que crianças a partir de um ano de idade possam participar.

Coisas para fazer com crianças

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário.

  • Miúdos

Não é só nas aulas, sentados na carteira, agarrados aos livros e a olhar para o quadro, que eles aprendem História. Há quem conte o passado de Lisboa (e não só) de formas mais originais. Fomos conhecer quatro stôras – ou melhor, mediadoras culturais.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade