Cinema na Piscina, IndieJúnior
Violena Ampudia | Cinema na Piscina, IndieJúnior
Violena Ampudia

Coisas para fazer em família este fim-de-semana em Lisboa (e arredores)

Não sabe o que fazer com as crianças? Temos ideias de coisas para fazer no fim-de-semana.

Vera Moura
Publicidade

Faça chuva ou faça sol, faça o favor de aproveitar ao máximo o fim-de-semana em família (há tantas actividades ao ar livre para crianças em Lisboa e outras tantas dentro de quatro paredes, para quando o tempo não está famoso). Entreter os miúdos até ficarem sem pilhas e ser hora de pô-los na cama nem sempre é fácil, mas explore algumas sugestões para encher os próximos sábado e domingo – ainda para mais, é fim-de-semana de dia da Mãe! Não faltam oficinas, espectáculos, exposições e passeios para este mês de Maio. Só tem de escolher (e, se estas sugestões não chegarem, temos mais ideias de coisas para fazer em Lisboa com crianças).

Recomendados:
🍸 As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa
🖼️ Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

Fim-de-semana perfeito em família

  • Filmes
  • Animação

É sempre a mesma coisa: dentro do IndieLisboa, que este ano se realiza entre 1 e 11 de Maio, mora o IndieJúnior, para pequenos cinéfilos. Mas não é só fechados em salas de cinema que eles se podem divertir e aprender em família. Além de filmes no Cinema São Jorge, na Culturgest ou no Cinema Ideal, há programas espalhados pela cidade – até dentro de uma piscina! Nos dias 3 e 4 de Maio, às 11.30, a Piscina Municipal da Penha de França passa uma sessão de curtas que promete transformar-se no programa de família perfeito para o fim-de-semana do Dia da Mãe – com a temática dos filmes a piscar o olho à efeméride. Entre outras, passará A mamã tem sempre razão, da Chéquia, ou Até ao céu leva mais ou menos 15 minutos, do Brasil. Os bilhetes custam 6€ e o evento foi pensado para maiores de 6.

Nesta edição, as crianças podem ainda contar com oficinas, conversas e debates e uma festa ao ar livre com música ao vivo. O programa Cinema de Colo está de volta para marcar a estreia de bebés entre os seis meses e os três anos no escurinho do cinema.

  • Miúdos

Estão extintos há milhares de anos, mas poucas criaturas despertam tanta curiosidade quanto os dinossauros. Para os fãs destes répteis jurássicos, a exposição "Dino On the Road" instala-se no Parque Marechal Carmona com quinze modelos à escala real – ou seja, gigantes. Organizada em parceria entre a Cascais Ambiente e o Dino Parque da Lourinhã, considerado o maior museu ao ar livre da Europa dedicado aos dinossauros, a exposição é uma oportunidade de ficar a conhecer melhor a marca que esta espécie única deixou na Terra, no geral, e em Portugal, em particular, onde muitos deles habitavam. Educativa, divertida e gratuita, a exposição é para todas as idades. 

Até 25 de Maio, os gigantes tomam conta do Parque Marechal Carmona. Depois é a vez da Quinta da Alagoa, em Carcavelos, se transformar em Parque Jurrássico, entre 28 de Maio e 26 de Junho.
Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Lisboa

A partir de 2 de Maio e durante quatro fins-de-semana, os Jardins Abertos regressam para abrir as portas a 24 espaços verdes, com um programa que inclui visitas guiadas, visitas livres e, pela primeira vez, actividades de jardinagem colectiva, uma oportunidade de sujar as mãos na terra enquanto se aprende mais sobre como cuidar das plantas e do seu habitat. Toda a programação é gratuita e não requer inscrição prévia – e as famílias não foram esquecidas. Consulte todas datas e horários no site do festival.

  • Miúdos
  • Performance
  • Belém

Antes da chegada do Verão, há dança no LU.CA – a protagonista da meia estação no teatro municipal para a infância. Andar para trás não é bem um bailado: é uma "fábula dançada" com assinatura de Sara Anjo que, com muito movimento, vai ao passado para olhar para o futuro, explorando a relação entre a humanidade e o ecossistema.

Publicidade
  • Miúdos
  • Carnide/Colégio Militar

Qual hospital de campanha, o Colombo recebe mais uma edição do Hospital da Bonecada, onde os miúdos são convidados a tratarem os seus bonecos – tudo para perderem o medo das batas brancas. A organização é em tudo semelhante à de um hospital real: começa na sala de espera, antes de seguirem para a triagem, onde terão de explicar os sinais e sintomas da doença dos seus brinquedos, para poderem receber um boletim de saúde e uma cor consoante a gravidade da situação. 

  • Miúdos
  • Belém

Já lá vai o tempo em que os museus eram lugares sagrados onde ninguém podia tocar em nada! Hoje são espaços de encontro, de partilha e de envolvimento. O projecto Aprender a brincar para a brincar a aprender, do CCB, consiste na criação e integração de uma sala lúdica no espaço expositivo. Esta sala permite ampliar as possibilidades de interacção e ligação entre a aprendizagem e a diversão através da criação e utilização de objetos mediadores, tendo por base uma seleção de obras das várias coleções patentes. O espaço está organizado para que crianças a partir de um ano de idade possam participar.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Há uma nova cria de koala no Jardim Zoológico de Lisboa, o primeiro zoo europeu a ter a espécie sob seu cuidado. Este nascimento representa uma contribuição fundamental para o programa de reprodução de espécies ameaçadas.

  • Miúdos
  • Grande Lisboa

A Red Cloud Teatro de Marionetas leva ao TMJB nos dias 3 e 4 de Maio um espectáculo de teatro de marionetas para crianças, falado na língua imaginária do planeta Plip. Trata-se de uma viagem a um mundo sensível de sons delicados e personagens imaginárias que, como as crianças, experienciam o dia-a-dia de maneira sempre diferente. A sua visão sobre as coisas nunca é a mesma, procurando encontrar sempre novos e diferentes significados para momentos do seu quotidiano, de forma absolutamente livre de barreiras e explorando os caminhos da simplicidade. Plip foi a primeira criação da Red Cloud, em 2013, continuando a ser apresentada em território nacional e internacional. 

Publicidade
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Com libreto de Marshall Brickman e Rick Elice e música de Andrew Lippa, a adaptação portuguesa de A Família Addams (para maiores de 12 anos) é encenada por Ricardo Neves-Neves. Com muita dança, música e humor à mistura, o enredo centra-se na Wednesday Addams, que se apaixona por um rapaz que, para desagrado da família, é normal. Ela confessa a paixão ao pai, o que torna a situação complicada, já que Gomez não esconde nada da mulher, Morticia. O caos instala-se quando a família do namorado de Wednesday é convidada para jantar em casa dos Addams. 

  • Miúdos
  • Sintra

Em 1869, a cantora de ópera Elise Friederike Hensler casou com o Rei Consorte de Portugal, D. Fernando II de Saxe-Coburgo e Gotha, viúvo da Rainha D. Maria II. Juntos, viveram um sonho romântico num cenário digno de filme da Disney: o Jardim e Chalet da Condessa D'Edla, onde receberam amigos, fizeram piqueniques, passeios a pé e de burro. É lá que a Coolture Tours faz a sua nova visita encenada, dando nova vida a uma história de amor que andou sempre à volta da botânica, da música e da arte. A protagonista é a soprano Rafaela Albuquerque, que promete alguns momentos musicais. Aos sábados, as visitas para famílias são em inglês. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Estrela/Lapa/Santos

Visita aos bastidores de uma das mais conceituadas produtoras do cinema de animação americano – a Laika Studios. Através de personagens e cenários originais, é possível explorar o meticuloso processo de stop motion e a arte por trás de algumas das animações mais icónicas do cinema.

  • Miúdos
  • Chiado

No númeo 62 da Rua Ivens, no Chiado, ver e crer não tem nada a ver. Logo à entrada do novo projecto de entretenimento mas também educativo, para todas as idades – que nasceu em Zagreb em 2015 e que já tem 58 moradas em todo o mundo – um colorido Fernando Pessoa dá as boas-vindas, sem nunca tirar os olhos dos visitantes, estejam eles em que ponto da sala estiverem. Num espaço com um total de 600 metros quadrados e mais de 20 propostas, que pedem cerca de 45 minutos para explorar, sucedem-se miragens, quadros sem vida que se mexem, salas que desafiam a gravidade, cubos que se transformam em pirâmides ao virar da esquina, discos hipnotizantes e muitas outras ilusões ópticas, geométricas ou de perspectiva. Pensado para, acima de tudo, despertar a curiosidade e explicar fenómenos científicos, o espaço é também altamente instagramável, com instalações a pedir fotografias como o Infinity Portal, que desafia a posar como o Super-Homem e depois rodar a imagem a 180 graus; ou o Eléctrico Invertido, para fingir que está no tecto do 28. No final da visita, as famílias encontram um ginásio para o cérebro, com vários jogos que pais e filhos podem usar à-vontade. Depois, um néon avisa “Back to reality”, levando-os à loja de recordações com objectos tão coloridos que saltam à vista da rua. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Ajuda

Pintar fora das linhas? Desenhos com várias camadas? A artista alfacinha Branca Cuvier preparou, em parceria com o Jiboia Studio, uma saga workshops para os mais pequenos. Afinal de contas, rabiscar, apagar e voltar a pintar pode ser um exercicio semelhante ao de falhar e voltar a tentar.  

  • Coisas para fazer
  • Parque das Nações

Há uma nova experiência imersiva no Oceanário de Lisboa. Em colaboração com o estúdio francês Les Ateliers BK (responsável, entre outros, pela projecção de videomapping no Arco dos Triunfo durante os Jogos Olímpicos de Paris), o aquário apresenta "Universo Submerso", que promete envolver o público num ambiente poético que varia entre o celestial e o fundo do mar. Esta viagem revela como todos os elementos, desde o microscópico plâncton até às majestosas baleias-jubarte, estão ligados e em equilíbrio.  

Publicidade
  • Miúdos
  • São Sebastião

A Oficina Fritta, coletivo de artistas em residência no espaço educativo da Gulbenkian, convida as famílias para o ZAAM: um lugar onde as coisas estão em mudança constante, e onde se lançam desafios criativos, diferentes todos os meses, a partir das exposições em cartaz no CAM. Assim, no segundo domingo de cada mês, o espaço educativo transforma-se num "laboratório de contaminações e burburinhos", onde se "trabalha o invisível através do material".

  • Miúdos
  • Belém

Será que a luz do sol pode ser transformada em movimento? O objecivo desta oficina para crianças entre os seis e os 12 anos é construir um carro movido a energia solar e conduzi-lo numa corrida emocionante. Quem sairá vencedor?

Publicidade
  • Miúdos
  • Santa Maria Maior

Inspirada no célebre filme do poeta e cineasta Jean Cocteau, a partir do conto homónimo de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont escrito em França em 1740, esta nova adaptação escrita e musicada por Filipe La Féria de A Bela e o Monstro promete transformar o palco do Politeama num mundo de mistério e fantasia. O musical, que mostra que a beleza está nos olhos de quem vê e que o amor verdadeiro se esconde não na aparência, mas na bondade do coração humano, promete encantar crianças e adultos.

Publicidade
  • Miúdos
  • Parque das Nações

Sempre teve curiosidade em perceber como as personagens dos filmes de animação ganham vida? A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento convida-nos a mergulhar nos bastidores dos estúdios de animação da Pixar e a descobrir como a ciência e a tecnologia de ponta dão vida a filmes icónicos, como Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo ou Divertida-Mente. Com mais de 50 módulos interactivos, será possível explorar, passo a passo, o processo criativo da Pixar, desde a ideia inicial até ao produto final. Produzida pelo Museum of Science de Boston e pela Pixar Animation Studios, “A Ciência da Pixar” chega pela primeira vez a Portugal como resultado do acordo de colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva.

  • Miúdos
  • Parque das Nações

Duas décadas, 9400 sessões e 15 mil bebés depois (o projecto só parou durante a pandemia e nos meses de Agosto), este espectáculo imersivo que se repete todos os sábados de manhã e nos terceiro e último domingos do mês à frente do aquário central do Oceanário soma e segue. Ao longo de 45 minutos, os Músicos a Brincar tocam, cantam e dançam para bebés e as suas famílias, que podem depois fazer uma visita ao Oceanário antes das portas abrirem ao resto do público.

Coisas para fazer com crianças

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. Há museus que guardam memórias de outros tempos, outros que fazem uso da imaginação. Uns dedicam-se às pinturas, outros às instalações, por vezes até interactivas. Aí estão os melhores museus para crianças em Lisboa.

  • Miúdos

Não é só nas aulas, sentados na carteira, agarrados aos livros e a olhar para o quadro, que eles aprendem História. Há quem conte o passado de Lisboa (e não só) de formas mais originais. Fomos conhecer quatro stôras – ou melhor, mediadoras culturais.

Publicidade
  • Miúdos

Os miúdos deliram com os anos e os pais gostam de lhes dar uma festa. Mas decidir onde fazer o evento e organizar tudo pode ser uma dor de cabeça. Em parques e museus, com animação e insufláveis, há muito por onde escolher. Tudo depende da disponibilidade, da paciência e do número de zeros na conta bancária dos pais – nesta lista encontra as melhores festas de aniversário para crianças em Lisboa à medida de todos. Afinal, eles esperam 363 dias pela chegada deste dia (o único momento capaz de rivalizar com o aniversário deve ser o Natal...), as expectativas estão ao rubro e o melhor presente que lhes pode dar é uma festa inesquecível.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade