Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As peças de teatro para ver esta semana
teatro
Fotografia: Magda Bizarro/ Teatro Nacional D. Maria II Facebook

As peças de teatro para ver esta semana

Os artistas estão a voltar aos palcos, mas ainda há várias peças de teatro para ver esta semana online. Agora é à escolha do freguês

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

A classe artística tem estado, gradualmente, a arranjar novas formas de se exprimir e mostrar trabalho durante a pandemia. E ninguém tem desculpa para não a ver trabalhar. Temos aliás, mais do que nunca, todo o tempo do mundo para ver espectáculos de teatro e dança, mesmo que seja apenas online, sem sair do sítio. E do Teatro Nacional São João ao Teatro D. Maria II, da RTP Palco ao Teatromosca, não faltam bons pedaços culturais para ver e sítios onde vê-los na internet. Mas também nos palcos de Lisboa, que estão finalmente a ganhar vida, depois de tantos meses de interregno.

Recomendado: #garanteolugar: quem quer comprar estes lugares vazios?

As peças de teatro para ver esta semana em Lisboa

teatro
teatro
Fotografia: © Ricardo Rodrigues

Bruscamente no Verão Passado

Teatro Teatro Municipal Mirita Casimiro, Cascais

O Festival de Almada arranca a 3 de Julho, pelas 21.00, com a estreia de Bruscamente no Verão passado, de Tennessee Williams, numa encenação de Carlos Avilez para o Teatro Experimental de Cascais. O espectáculo é uma história envolta em mistério, que denuncia a intolerância relativa à homossexualidade na sociedade dos anos 1950. Depois de estrear no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, onde estará em exibição até 5 de Julho, estreará no Teatro Municipal Mirita Casimiro, no Estoril, onde ficará em cena até 2 de Agosto.

Mártir
Mártir
Fotografia: Rui Carlos Mateus

Mártir

Teatro Teatro Municipal Joaquim Benite, Grande Lisboa

Mártir, de Marius von Mayenburg, é a nova estreia da Companhia de Teatro de Almada, com encenação de Rodrigo Francisco. Benjamin é um cristão radicalizado que vira a vida da sua professora de biologia num caos incontrolável. A prova de que os fundamentalismos são não só islâmicos, e de que o discurso politicamente correcto é um perigo enorme. 

Publicidade
By Heart
By Heart
©Magda Bizarro

By Heart

Teatro Academia Almadense, Grande Lisboa

É uma das mais brilhantes criações de Tiago Rodrigues. Estreada em 2013, By Heart, que já correu o país e o mundo, sobe agora ao palco do Cine-Teatro da Academia Almadense, no âmbito do Festival de Almada. Em palco, dez pessoas escolhidas ao acaso aprendem um poema de cor. E só quando o aprenderem é que isto acaba. Se nunca viu despache-se.

festival de almada, festival de teatro, teatro, turma de 95
festival de almada, festival de teatro, teatro, turma de 95
Fotografia: Bruno Simão

Turma de 95

Teatro Teatro-Estúdio António Assunção, Grande Lisboa

A partir de Class of 76, do colectivo inglês Third Angel, Raquel Castro encontra-se com o seu passado. Agarra uma foto da sua turma de 9.º ano do Colégio Salesianos e conta-nos a sua história, à boleia das histórias dos seus colegas e fazendo – como não? – um retrato desses belos anos 90.

Publicidade
O Mundo é Redondo
O Mundo é Redondo
D.R.

O Mundo é Redondo

Teatro Fórum Municipal Romeu Correia, Grande Lisboa

Os anos passam e António Pires teima em não largar Gertrude Stein. Esta é a quarta encenação de um texto da autora norte-americana e, ao que parece, Pires ainda não se cansou. Há sempre algo por descobrir em Stein e aqui, num mundo-azul e onde a paisagem conta muito, não há excepção.

Teatro Independente de Oeiras
Teatro Independente de Oeiras
Fotografia: Teatro Independente de Oeiras

Os Impagáveis

Teatro Teatro Independente de Oeiras, Cascais

Esta comédia musical de gangsters, passada nos loucos anos 20, estreia-se finalmente em Portugal. O texto é da premiada autora Teresa Frota, com encenação de Henri Pagnoncelli e interpretação de Ana Sofia, Carlos d'Almeida Ribeiro, Jaime Soares, Lourenço Henriques, Luís Viegas, Paula Marcelo e Pedro Rodrigues. As músicas originais são de Cacau Ferreira Castro.

Publicidade
mónologos da vagina
mónologos da vagina
Fotografia: DR/Júlia

Monólogos da Vagina

Coisas para fazer Teatro Armando Cortez, Carnide/Colégio Militar

Os monólogos da vagina são compostos por vários textos. Cada um deles lida com a experiência feminina, abordando assuntos como sexo, prostituição, imagem corporal, amor, menstruação, mutilação genital feminina, masturbação, nascimento, orgasmo. Um tema recorrente em toda a peça é a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade. Todos os anos, um novo monólogo é adicionado para destacar uma questão actual que afecta as mulheres em todo o mundo.

As peças de teatro para ver esta semana online

Simone, O Musical
Simone, O Musical
RTP

RTP Palco

A RTP Palco estreou-se a 29 de Abril, com uma selecção de teatro, música, dança e outras artes de palco para ver no conforto de casa. Com um embaixador por mês a escolher os conteúdos e anunciada como “uma grande montra das artes performativas”, a plataforma é alimentada pelo vasto património de gravações da estação pública, mas também por co-produções e imagens cedidas por diferentes agentes culturais. No site, ou através da app correspondente, é possível entrar em salas como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém, a Fundação Calouste Gulbenkian ou teatros nacionais como o São Carlos e o D. Maria II, sem excluir viagens a salas internacionais. Só tem de decidir o que quer ver esta semana. Entre as peças de teatro disponíveis para streaming, encontra Simone, O MusicalColecção de AmantesJúliaBioluminescência e Dolls.

Teatro do Bairro Alto
Teatro do Bairro Alto
Fotografia: EGEAC/ Teatro do Bairro Alto

Teatro do Bairro Alto

Já imaginou ouvir teatro sem ver o teatro? O Teatro do Bairro Alto convidou vários artistas a criarem peças sonoras para apresentar no podcast Dito e Feito, onde “falar é uma maneira de fazer”. O último episódio pode ser visto até ao final de Julho e é uma encomenda à coreógrafa Clara Amaral, que transforma o acto de escrever num exercício de permeabilidade. Mas há mais programação digital para ouvir e ver, como The Script: Make Yourself at Home, de Llesbeth Gritter e Peter Vandenbempt. O guião, sobre as preocupações de uma pessoa a matar o tempo em casa durante o confinamento, foi enviado a seis performers de diferentes idades e géneros, que o aprenderam sozinhos, em casa.

Publicidade
Teatro Nacional D. Maria II
Teatro Nacional D. Maria II
Fotografia: Teatro Nacional D. Maria II

D. Maria II em Casa

Quando encerrou temporariamente, o Teatro Nacional D. Maria II lançou uma programação exclusivamente online e gratuita, com uma série de espectáculos que foram ficando disponíveis à medida das estreias, todas as sextas-feiras e sábados, às 21.00, e todos os sábados e domingos, às 11.00. Entretanto, o teatro não só voltou a receber espectáculos em palco como já anunciou a programação para a próxima temporada, mas ainda pode tirar proveito da Sala Online e da Salinha Online.

teatro online
teatro online
Teatromosca

Teatromosca

O teatromosca está a criar “Emissões de Emergência”, transmitidas em directo a partir da plataforma Zoom. A última criação é uma audiowalk para ser ouvida durante um passeio pelo Parque dos Poetas, em Oeiras. Tem até 25 de Julho para se inscrever na sessão ou sessões pretendidas. Ao longo dos meses de Junho e Julho, às sextas e sábados à noite, vão realizar-se emissões online, usando múltiplas plataformas, em simultâneo, com conteúdos pré-gravados e outros produzidos ao vivo, em tempo real.

Publicidade
Turismo Infinito
Turismo Infinito
©João Tuna

Teatro Nacional São João

O Teatro Nacional São João também mantém viva a actividade teatral em tempo de confinamento, com masterclasses, leituras e espectáculos, que estreiam e ficam posteriormente disponíveis para visualização no Vimeo. Entre 3 e 5 de Julho, poderá assistir à transmissão online de Turismo infinito e al mada nada, de Ricardo Pais. Os dois espectáculos estreiam-se sexta-feira, às 22.00, e ficam disponíveis até à meia-noite de domingo. Se preferir, pode aproveitar apenas esta visita virtual ao teatro, disponível até 31 de Julho.

Companhia Teatro de Almada

A Companhia de Teatro de Almada está mais perto do que nunca de todas as famílias através de uma sala virtual com peças para miúdos e graúdos. O Pelicano, Tuning, A Mãe, Fedra, O Barbeiro de Sevilha e O Mandarim são algumas das peças de teatro disponíveis para visualização em streaming. Para assistir, basta aceder ao site e escolher o que lhe apetece ver.

Fique em casa

Feud: Bette and Joan
©IMDB

As melhores séries do momento

Filmes

Não param de se estrear novas e boas séries. Com a chegada da Netflix, HBO, Amazon Prime e outras tantas ao radar nacional, a vida ficou bastante mais complicada. No bom sentido, claro. Tente evitar as maratonas nocturnas – ou não –, tenha atenção aos spoilers que aqui vai ver e siga as nossas sugestões das melhores séries do momento. 

The Two Popes
©IMDB

Os filmes originais Netflix que tem de ver

Filmes

Era quase impossível encontrar melhor timing para lhe darmos conteúdo deste. Sim, deste que requer pouco mais do que agarrar no comando, sentar-se ou deitar-se, ajeitar as almofadas, escolher o conteúdo e carregar. Fácil ao nível do exercício físico, talvez não tanto ao do psicológico. É que são 22 filmes originais Netflix, o que quer dizer que há muita coisa à qual deitar o olho e, depois de começar, dificilmente vai querer voltar atrás. 

Publicidade
Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade