A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Noite de Reis
Estelle Valente

‘Noite de Reis’ e outras peças de teatro para ver esta semana

Coloque "Ir mais ao teatro" como resolução de ano novo e comece por estes espectáculos.

Joana Moreira
Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

A classe artística nunca pára de arranjar novas formas de se exprimir e mostrar trabalho. Há sempre alguma coisa para ver e, nesta altura, a agenda dos teatros está recheada. Todas as semanas há propostas culturais de diferentes géneros, nascidas em diferentes épocas e com diferentes intenções. Muitas vezes com a chancela dos melhores criadores, companhias e salas. E não, não vale dizer que não sabe o que ir ver. Esta lista faz-lhe a papinha toda. Se houver indecisão, é ver uma agora e outra depois. Sem desculpas: vá ao teatro. 

Recomendado: As peças de teatro (e não só) que tem de ver nos próximos meses

As peças de teatro para ver esta semana em Lisboa

  • Teatro
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Depois de Lago dos Cisnes e Sagração da Primavera, Daniel Cardoso, diretor artístico e coreógrafo residente da Quorum Ballet, companhia de dança contemporânea na Amadora, revisita mais um clássico. Eis um Romeu e Julieta actualizado, que à conhecida história de amor junta temas como o egocentrismo, o egoísmo e a auto-indulgência. A música é de Sergei Prokofiev.

  • Teatro
  • Bairro Alto

Pentesileia, do autor alemão Heinrich von Kleist, estreia-se no Teatro do Bairro com encenação de António Pires e uma nova tradução de Luísa Costa Gomes. A peça, que narra a tragédia da Rainha das Amazonas, que se apaixona pelo herói Aquiles, tem como protagonista a actriz Rita Durão. Completam o elenco Alexandra Sargento, Carolina Serrão, Francisco Vistas, Graciano Dias, Iris Tuna, Jaime Baeta, João Barbosa, Tiago Negrão e Vera Moura. 

Publicidade
  • Teatro
  • Grande Lisboa

D. Pedro e Inês de Castro regressam ao palco em Reinar depois de morrer, da autoria de Luis Vélez de Guevara e escrita em 1635, numa co-produção da Companhia de Teatro de Almada e da Compañia de Teatro Clásico de Madrid, em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. Trata-se de uma reposição do espectáculo que se estreou em 2019 e que valeu a José Manuel Castanheira o Prémio Autores para Melhor Cenografia, e a Ignacio García o Prémio de Melhor Encenação, atribuído pela Associação de Encenadores de Espanha.

  • Teatro
  • Campolide

Com encenação de Hugo Franco e um elenco exclusivamente masculino, que inclui o director e co-fundador da Comuna, João Mota, este espectáculo leva à cena a última peça teatral de Federico García Lorca. Escrita em 1936, centra-se em Bernarda Alba, uma matriarca dominadora que mantém as cinco filhas sob vigilância implacável e opressiva disciplina. Até que, por amor a um aldeão, a mais nova rebela-se.

Publicidade
  • Teatro
  • Chiado

Ricardo Neves-Neves lança-se numa das mais populares comédias de Shakespeare. ‘Noite de Reis’ é uma tempestade amorosa cheia de amores não correspondidos, trocas de identidade e questões existenciais. Com um elenco totalmente masculino e uma orquestra composta só por mulheres (a direcção musical é de Mrika Sefa), o encenador cria um espectáculo carregado de humor e muita contemporaneidade (espere escutar Destiny's Child).

  • Teatro

É a última semana para ver Nuvem, o texto de Carlos Manuel Rodrigues e vencedor da 4.ª Edição Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais. A peça, em cena no Teatro da Trindade, fala de uma erupção vulcânica na Islândia, que paralisa todo o espaço aéreo europeu, e de vários outros acontecimentos que se sucedem, desde um famoso artista que causa inquietação até à flutuação do mercado de arte. A encenação é de Daniel Gorjão.

Mais artes dentro e fora de portas

  • Arte

A agenda cultural em Lisboa não dá sinais de abrandar. E, com tantas galerias e museus, é quase impossível não ter o que ver. Nos próximos tempos, há uma série de exposições que merecem o seu olhar atento. Da pintura e da cerâmica à fotografia e às instalações, passando pela azulejaria, tome nota destas exposições em Lisboa a não perder.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade