As peças de teatro para ver esta semana

Se há coisa que não queremos é ouvi-lo a dizer: "Não vou ao teatro faz agora três anos". Deixamos-lhe as peças de teatro para ver esta semana em Lisboa.
Credores
Bruno Simao
Por Miguel Branco |
Publicidade

Como dizer? É mais ou menos aquela coisa do, vá lá, não seja forreta, vá lá, não seja preguiçoso. Se vemos tantos filmes no cinema, se vamos a tantos bares e restaurantes, mercados e exposições, qual a justificação para não irmos mais vezes ao teatro? Esta é a nossa forma, delicada, de lhe dizer para se fazer à cena, para se fazer ao palco. Sim, que mostrar-se solidário perante a comunidade artística fica bem, mas sabe a pouco. A agenda cultural de Lisboa está ao rubro, com muitas peças boas para ver. Estas são as que pode ver já esta semana.   

Recomendado: As peças de teatro em Lisboa a não perder

 

As peças de teatro para ver esta semana

1
Teatro
©DR
Teatro

Teatro

icon-location-pin Santa Maria Maior
icon-calendar

A temporada no D. Maria II arranca com Teatro, de Pascal Rambert, peça que lhe surgiu através de histórias pessoais de actores quando fazia um casting para outro espectáculo em Moscovo. É a vida dos actores em cena.

2
Timão de Atenas
©José Caldeira
Teatro, Drama

Timão de Atenas

icon-location-pin Chiado
icon-calendar

Estreada em Abril no Rivoli, no Porto, a peça Timão de Atenas desce a Lisboa pela mão da Ao Cabo Teatro e com encenação de Nuno Cardoso. É a tragédia e a comédia envolta em ganância e misantropia. Shakeapeare, sempre.

Publicidade
3
O Violino num Violino
©DR
Teatro, Drama

O Vento Num Violino

icon-location-pin Princípe Real
icon-calendar

O regresso dos Artistas Unidos ao Teatro da Politécnica faz-se com a última peça da trilogia de dramas sociais assinados por Claudio Tolcachir. Encenação colectiva com interpretação de Andreia Bento, Isabel Muñoz Cardoso, Margarida Correia, Pedro Baptista, Pedro Carraca e Sara Inês Gigante, o texto do autor e encenador argentino “conta histórias paralelas que a dado momento se cruzam.” É o autor quem diz serem “histórias de pessoas desamparadas, repletas de ausência e de perda, e que giram em torno do seu projecto de amor, o qual corre sempre mal.” Assim, de um lado está uma mãe abastada a braços com o filho estilo trintão sem rumo; do outro, mas de estrato social mais baixo, outra mãe convive com a urgência de a filha lésbica querer, com a sua companheira, passar pela experiência da maternidade. Esse é o desejo que cruza estas vidas e que encontra uma saída “através de uma solução extrema e imprevisível.”

4
Medeia é Bom Rapaz
©DR
Teatro, Drama

Medeia É Bom Rapaz

icon-location-pin Lisboa
icon-calendar

Foi em 1992 que Fernanda Lapa “e uma equipa de artistas e técnicos entusiastas”, mas sem cheta, apostaram na montagem da peça de Luis Riaza. Nessa altura, apresentado no extinto Teatro do Século, foi um êxito que recebeu prémios pela encenação de Lapa e pela interpretação de João Grosso. Vinte e seis anos depois Fernanda Lapa volta a encenar esta peça sobre o desejo, ou melhor, “sobre o Desejo do Desejo”, agora com interpretação de André Leitão e Ruy Malheiro, “dois actores que fazem de homens que fazem de mulheres.” Para a encenadora esta “Medeia é um cerimonial destruidor, um pesadelo da sociedade moderna acorrentada a fantasmas. Fantasmas que lutam risivelmente pelo Poder”, onde “Autor, Actores e Encenadora, num jogo de espelhos deformantes, tentam descobrir a sua própria imagem e esperam vê-la fugir num carro do Sol, depois de se terem vingado de Jasão.”

Publicidade
5
À Espera de Godot
©DR
Teatro

À Espera de Godot

icon-location-pin Santa Maria Maior
icon-calendar

A Sala Estúdio do Teatro Nacional arranca a temporada com um clássico. Surpresa? Talvez não. A encenação é de David Pereira Bastos, que se serve do texto de Beckett para fazer valer o trabalho de actor, como fazer um texto ignorando tantas imposições autorais. É por aí.

6
Que Ainda Alguém Nos Invente
Sofia Berberan
Teatro

Que Ainda Alguém Nos Invente

icon-location-pin Bairro Alto
icon-calendar

A mais recente criação do Teatro Griot desce agora a Lisboa, depois de em Março ter estreado no Teatro do Campo Alegre, no Porto. O espectáculo baseia-se na Rainha Njinga Mbandi, líder angolana que no século XVII lutou pela liberdade do seu povo perante os portugueses. A encenação é de Paula Diogo.

Publicidade
7
Credores
©DR
Teatro, Drama

Credores

icon-location-pin Chiado
icon-calendar

O texto de August Strindberg, escrito em 1888, é daqueles que questiona casais e relacionamentos. Estão os dois muito bem e aparece um estranho, um terceiro. E depois? Encenação de Paulo Pinto, com o próprio, Sofia Marques e Ivo Canelas em palco.

8
Commedia a a la carte
DR
Teatro

O Pior Espectáculo do Mundo

icon-location-pin Avenida da Liberdade
icon-calendar

A brincar, a brincar – e bem que podemos dizer disto porque eles fazem humor – os Commedia a La Carte celebraram 18 anos de carreira em 2018, com uma digressão por todo o país. César Mourão, Carlos M. Cunha e Gustavo Miranda decidiram fazer O Pior Espectáculo do Mundo. Espera-se o pior.

A semana em Lisboa

Moving People
©DR
Filmes

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar aqui os filmes em cartaz esta semana, mas se é um verdadeiro cinéfilo (ou um aspirante a), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial – e por isso fora dos grandes centros comerciais.  Todas as semanas damos-lhe três sugestões de cinema alternativo em Lisboa, habitualmente fora das grandes salas. Não perca a oportunidade de ver (ou rever) alguns filmes obrigatórios, grandes clássicos ou filmes fora da rota comercial. 

Beach House
©DR
Música

Os melhores concertos em Lisboa esta semana

Por toda a cidade há concertos. Há bandas de rock e suas derivações, artistas populares de diferentes proveniências, metais leves e pesados, música portuguesa e estrangeira, inevitavelmente americana mas não só. Há concertos para todos os gostos e carteiras, é o que queremos dizer. Só que nem todos são iguais. Alguns valem mais a pena do que o resto, uns são potenciais surpresas enquanto outros são valores mais ou menos seguros, e por isso toda a informação ajuda. Siga as nossas sugestões dos melhores concertos em Lisboa esta semana.

Publicidade
LUMINA Festival da Luz
©DR
Coisas para fazer

13 coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Grátis é a palavra mágica que todos gostamos de ouvir. Quando tem uma cidade a rebentar pelas costuras de coisas grátis para fazer, a solução certamente não é ficar fechado em casa à espera que lhe chovam ideias no colo. Trazemos-lhe sugestões para aproveitar, à borla, tudo o que Lisboa tem para oferecer esta semana, seja visitar exposições ou mercados, picar o ponto numa festa ou ir a um concerto. Isto tudo e mais um pouco sem ter de abrir os cordões à bolsa. Vai ficar surpreendido com a quantidade de coisas grátis que há para fazer na cidade. 

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com