Cine Society
©Cine SocietyCine Society em modo Natal
©Cine Society

O melhor do cinema alternativo em Lisboa

Este mês, há bom cinema em Lisboa para quem aprecia ciclos temáticos, fitas antigas e cinema alternativo.

Renata Lima Lobo
Publicidade

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou aspirante), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais (e em salas sem pipocas, diga-se). Para não perder nada, todos os meses lhe damos as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa e em salas muito especiais. Há propostas para todos os gostos.

Recomendado: Os melhores filmes de sempre

Cinema alternativo em Lisboa este mês

  • Filmes
  • Drama
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

“E viveram felizes para sempre” é o grande slogan das belas histórias de amor, dos finais felizes, da ficção ‘sinta-se bem’. Mas nem sempre corre tudo pelo melhor, como prova a programação do festival de que diz bom dia à tristeza e à melancolia e que regressa a Lisboa entre os dias 12 e 15 de Dezembro. Entre o Fórum Lisboa e o Cinema Fernando Lopes, conte com várias sessões que promovem o choro colectivo ao longo de duas longas e 38 curtas-metragens.

  • Filmes
  • Bairro Alto

Anualmente, de 21 para 22 de Dezembro, o Hemisfério Norte entra na estação mais fria, marcando o Solstício de Inverno com o dia mais curto do calendário. Há vários anos que a Agência da Curta-Metragem celebra o acontecimento com uma festa dedicada ao cinema de curta duração, que se caracteriza pela exibição de pequenos filmes em diferentes pontos do país. Por cá, o Cinema Ideal recebe uma sessão a 20 de Dezembro e a Cinemateca Portuguesa entra em cena no dia seguinte.

Publicidade
  • Filmes
  • Avenida da Liberdade

O cinema latino-americano está bem de saúde, graças a uma nova geração de realizadores e ao incremento das produções do outro lado do Atlântico. Esta 15.ª edição da Mostra de Cinema da América exibe no Cinema São Jorge uma mostra do cinema contemporâneo da América Latina entre 12 e 15 de Dezembro, que divulga o actual panorama cinematográfico da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

  • Filmes
  • Beato

Nove filmes, onze sessões. Todos os dias, entre 12 e 22 de Dezembro, o espaço de cowork e eventos Impact HUB Lisbon, na sucursal da Penha de França, transforma-se numa sala de cinema temporária para acolher a programação de Natal do Cine Society. Um iniciativa que nos meses mais quentes se instala em vários espaços da cidade ao ar livre, mas que desta vez vai para dentro e desafia a ver apenas as estrelas da tela. Todas as sessões arrancam com música ao vivo e haverá comida e bebidas à disposição, como cerveja e vinho quente. Cada participante tem ainda direito a uma manta e a pipocas quentinhas. A programação completa e a bilheteira encontram-se no site do Cine Society.

Publicidade
  • Filmes
  • São Sebastião

Até Dezembro, a Gulbenkian acolhe um ciclo de cinema que desafia à reflexão sobre a democracia nos Estados Unidos da América. A curadoria é de Pedro Mexia, que seleccionou um conjunto de oito filmes estreados entre 1939 e 2018, de Frank Capra a John Carpenter, produções que oferecem diferentes olhares sobre a política norte-americana. A primeira sessão acontece no Grande Auditório, onde Pedro Mexia marcará presença para uma conversa, e as restantes no Estúdio do renovado Centro de Arte Moderna (CAM).

  • Filmes
  • Benfica/Monsanto

A Associação Menino da Lágrima, responsável pela exploração do Cine Bar Turim, tem novos planos para os finais de tarde de quarta-feira, na sala de cinema do cine-teatro. Até Dezembro, decorre o ciclo de cinema ‘Culto e Calafrio’, entre o cinema de autor e produções mais assustadoras. Se em Novembro estará em destaque o cinema de Fritz Lang, em Dezembro os holofotes irão virar-se para os filmes com Marilyn Monroe. Mas com a contagem decrescente para o Dia das Bruxas, é o terror que espreita primeiro.

Mais cinema

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade