A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Dario Argento
©DR'Profondo Rosso' (1975), de Dario Argento

O melhor do cinema alternativo em Lisboa

Este mês, há bom cinema em Lisboa para quem aprecia ciclos temáticos, fitas antigas e cinema alternativo.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou aspirante), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais (e em salas sem pipocas, diga-se). Para não perder nada, todos os meses lhe damos as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa e em salas muito especiais. Há propostas para todos os gostos.

Recomendado: Os melhores filmes de sempre

Cinema alternativo em Lisboa este mês

  • Coisas para fazer
  • Eventos cinematográficos
  • Grande Lisboa

Entre 12 e 21 de Abril, várias salas de cinema de Lisboa acolhem mais uma edição da Festa do Cinema Italiano. E há duas novidades: aos habituais Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, juntam-se à festa o Cine-Teatro Turim e o Cinema Fernando Lopes. Uma das sessões mais esperadas é a de abertura, reservada para a noite de 12 de Abril no Cinema São Jorge, onde será exibido o filme Ainda Temos o Amanhã, que marca a estreia na realização da actriz Paola Cortellesi, que também escreve o argumento deste filme que bateu recordes em Itália (superando Barbie e Oppenheimer). Destaque ainda para a retrospectiva Sem Censura – Sucessos do Cinema Italiano no pós 25 de Abril, que celebra a relação entre o cinema italiano e a liberdade em Portugal. 

  • Filmes
  • Benfica/Monsanto

Entre 24 e 28 de Abril, o O Cine-Teatro Turim acolhe um ciclo de cinema dedicado ao tema da Liberdade, por ocasião dos 50 anos do 24 de Abril de 1974. O programa é composto por cinco filmes portugueses, foi deles realizados por Sérgio Tréfaut: a longa-metragem de ficção Raiva (2018), adaptada do livro Seara de Vento, de Manuel da Fonseca, que nos fala da pobreza no Alentejo nos anos 50; e o documentário Outro País (1999), um olhar sobre a revolução através do arquivo histórico de fotógrafos e cineastas. O Ciclo Liberdade exibe ainda os filmes Salgueiro Maia, O Implicado (2022), de Sérgio Graciano; Cartas da Guerra (2016), de Ivo Ferreira; e Revolução (Sem) Sangue (2024), de Rui Pedro Sousa, que se estreia em várias salas de cinema no mês de Abril.

Publicidade
  • Filmes
  • São Vicente 

O Mercado de Santa Clara vira sala de cinema para o 25 de Abril e para ser o palco do Festival Censura Fora de Cena, com sessões de cinema entre 24 e 28 de Abril. A censura fica à porta, mas os filmes projectados foram todos censurados durante o Estado Novo. Os filmes seleccionados são Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick (24 Abr); A Corda, de Alfred Hitchcock (25 Abr); Lolita, de Stanley Kubrick (27 Abr); e O Mal-Amado, de Fernando Matos Silva (28 Abr), o único filme nacional no cartaz, produzido pelo Centro Português de Cinema, uma cooperativa que agrupava muitos dos jovens cineastas do Novo Cinema. No local, há comida e bebida, incluindo pipocas, numa iniciativa do Instituto +Liberdade em parceria com a Black Cat Cinema, que se juntam às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

  • Filmes
  • Areeiro/Alameda

O CinePop leva, sem preconceitos, filmes de culto à tela do Fórum Lisboa, antigo Cinema Roma. Ou filmes que apenas ganharam o amor incondicional do público. Uma ideia do realizador e argumentista Tiago P. de Carvalho que acontece algumas vezes por ano, ao domingo. Entre Fevereiro e Abril, a programação inclui oito filmes, originalmente estreados entre 1984 e 1997, começando e terminando com o realizador Rob Reiner, nos filmes Um Amor InevitávelIsto é Spinal Tap.

Publicidade
  • Filmes
  • Lisboa

A Associação Cultural Curious Monkey reactivou o seu Film Club, em parceria com a plataforma cultural Prosa, onde serão exibidas as fitas. Este ciclo recupera filmes estreados entre os anos 40 e 60 do século passado e em Março é exibido o filme Rashômon (1950), de Akira Kurosawa, uma obra que joga com uma história contada a partir de diferentes pontos de vista, sobre a violação de uma mulher e o assasinato do seu marido samurai.

 

  • Filmes
  • Avenida da Liberdade

Nem só de blockbusters saídos dos grandes estúdios de Hollywood se faz o cinema norte-americano. E é precisamente para divulgar a produção independente dos Estados Unidos que a Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento (FLAD) organiza o Outsiders – Cinema Independente Americano, este ano com uma selecção de 12 filmes de realizadores independentes, nunca antes exibidos em Portugal. Este ano o tema central é a família nas suas mais diversas formas, entre o documentário e a ficção.

Publicidade
  • Filmes
  • Alcântara

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril de 1974, o Arquivo Municipal de Lisboa organiza uma mostra de cinema com produções feitas antes, durante e depois da Revolução dos Cravos, e cujo nome também fala para o MFA – Movimento das Forças Armadas, que pôs fim a mais de 40 anos de ditadura em Portugal. E são diversos os géneros cinematográfico que compõem este programa, da ficção ao documentário, ao ritmo de uma sessão por mês até Abril. A MFA – Mostra de Filmes em Alcântara é de acesso gratuito e que acontece no Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca, localizado em Alcântara.

  • Filmes
  • Chiado/Cais do Sodré

Este gigante movimento internacional de curtas-metragens continua de boa saúde. Começou em Lisboa em 2010, depois espalhou-se por todo o mundo e acumula as funções de mostra e festival, já que há espaço para atribuições de prémios. Parte integrante do LABZ, projeto da Subfilmes Creative Network, já passou pelo Bicaense, pelo O Bom o Mau e o Vilão e agora as curtas-metragens são exibidas na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, onde projecta três curtas-metragens a cada terça-feira. Uma das produções é convidada, enquanto que as outras duas estão sempre em competição (saudável) para o galardão de Melhor Curta do Mês.

Mais cinema

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade