A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A história de Lisboa também se conta de bola no pé

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O edifício da antiga secretaria do Sport Lisboa e Benfica volta a abrir as portas para uma nova exposição “Lisboa e Benfica – 20 Clubes, 20 Histórias”

Começamos por contar uma história. Na 1ª volta do Campeonato de Lisboa 1941/42, o Benfica venceu o Fósforos (um clube de Marvila formado em 1920 e extinto em 1946) por 10 a 0. Face a este resultado musculado, na 2ª volta do campeonato, o Fósforos atirou-se de cabeça para a frente da baliza e os jogadores ajustaram as suas posições na área mais próxima do guarda-redes, defendendo o resultado em peso. Os encarnados tiveram de lutar para alcançar a vitória, que chegou com um resultado muito mais modesto. Duas bolas na baliza contra uma do adversário.

Pode ficar a conhecer este e mais episódios na exposição colaborativa entre vários clubes da cidade e que abre ao público esta sexta-feira. Conta com 20 cartoons de Ricardo Galvão, bem conhecido pelos leitores do jornal A Bola, que ilustram cada uma das histórias de clubes de Lisboa que se cruzaram com o Sport Lisboa e Benfica nas provas oficiais da Associação de Futebol de Lisboa (AFL). E apesar de não haver qualquer tipo de relação institucional entre o SLB e o Sporting Clube de Portugal, os leões também estão representados.

Arlindo Camacho

Cada clube tem direito a um cartoon, uma linguagem muito forte na área desportiva, a uma ficha de história e a uma imagem de arquivo, cedidas pelos clubes ou pelo Arquivo Municipal de Lisboa, e a maioria tem também um objecto associado. Por exemplo, associada ao Carcavelinhos FC, vemos uma ementa original do jantar de homenagem aos jogadores da equipa de honra de 1932/33, onde foram servidos Bifes à Carcavelinhos com guarnições à João Pedro, Rita e Gaspar Pinto ou Fruta à Valente, Domingos e Sousa.

Existem ainda dois núcleos associados à exposição principal. Por um lado, uma exposição com a curadoria da AFL onde podemos ficar a conhecer toda a história da associação, que inclui a organização do Campeonato de Lisboa e da Taça de Honra e ainda da Selecção de Lisboa. Numa sala contígua, a curadoria passa para o jornal A Bola, que seleccionou ilustrações de José Pargana, João Martins, Stuart Carvalhais e também de Francisco Zambujal, neste caso com direito a um original de 1969 com a caricatura da equipa do SLB, campeã nesse ano.

Arlindo Camacho


Uma viagem no tempo não só para benfiquistas e adeptos de outros clubes aqui representados (embora apenas oito estejam em actividade), mas para todos os amantes do desporto e da história de Lisboa.

A exposição ficará instalada no edifício da antiga secretaria-geral do Benfica até 30 de Setembro e é uma espécie de adeus ao espaço, pelo menos como hoje o conhecemos. Segundo o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, é aqui que será erguido o futuro Hotel Benfica.

Rua Jardim do Regedor, 9. Qua-Dom 11.00-19.00. Entrada: 2€


+ Os melhores sítios para ver a bola em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade