A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Última Ceia de Vítor Sobral

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

O chef Vítor Sobral andou de volta dos livros de história antiga, quais manuais de culinária, para perceber como reinterpretar a última ceia de Cristo. Não há mexidas nos ingredientes base – peixe, cordeiro, pão, frutos secos e mel – mas há actualizações. Mário Rolando Peres tratou de amassar o pão e Paulo Laureano trouxe o elixir. Tudo isto a propósito do programa A Última Ceia do Canal História, que pelo 5.º ano consecutivo convida um chef para fazer esta refeição e mostra tudo num programa especial da Páscoa. 

Paulo Laureano, Vítor Sobral e Mário Rolando Peres
DR

Na apresentação aos jornalistas, sentados como se fossem apóstolos numa mesa comprida, começamos por um couvert com azeitonas temperadas com hortelã, uma mousse de pistáchio – um fruto seco muito referido nos livros de época – requeijão de ovelha e pão fermentado. 

Atum escabeche, orégão, redução de vinho e sangue de atum
DR

Para entrada, Vítor Sobral explica que depois de muita pesquisa escolheu um atum em escabeche, orégãos, redução de vinho e sangue de atum. Uma reinterpretação do garum, uma espécie de tempero que era muito utilizado na antiguidade. “Eu fiz um mais actualizado, não fermentado.”

Cordeiro assado, feijão e nozes
DR

Segue-se o cordeiro barrado com especiarias e assado no forno com feijão, nozes e quinoa. “Está muito na moda, a quinoa. E ensopa o molho”, diz.

Mexidos estilo Charroset (pão, vinho, mel e frutos secos)
DR

Na hora da sobremesa, chega uma mistura de pão com vinho, mel e frutos secos. “Para não ser uma bomba calórica acrescentei um bocadinho de maçã”, continua o chef. Acompanha com um sorbet de limão, para desenjoar. 

O pão de Mário Rolando Peres que acompanhou tudo isto foi feito à moda antiga. Amassado à noite e cozido no próprio dia sem fermentações industriais. O vinho é de Paulo Laureano, um dos poucos enólogos que ainda o produz e conserva em ânforas de barro e vende numa talha.

O menu da Última Ceia de Vítor Sobral está disponível no restaurante Peixaria da Esquina (Rua Correia Teles, 56. Ter-Sex 19.00-23.30, Sáb-Dom 12.30-15.30/ 19.00-23.30) por 50€ por pessoa, de 1 a 16 de Abril. 

Últimas notícias

    Publicidade